Início » Software » Como fazer backup das conversas no WhatsApp

Como fazer backup das conversas no WhatsApp

No Android (Google Drive), no iPhone (iCloud) ou no Windows Phone, fazer backup do WhatsApp é muito simples e rápido

Por
07/11/2018 às 14h20
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Com a importância adquirida pelo WhatsApp nos últimos tempos (são mais de 1 bilhão de usuários!), é mandatório que você mantenha suas conversas salvas em algum lugar — seja para guardar dados, links e fotos ou por recordação (ou prova judicial, vai saber).

Fica ainda mais evidente a necessidade de uma rotina de backup se você usa o WhatsApp Business para a sua loja ou serviços — nomes de clientes, contatos e histórico de vendas são indispensáveis. Saiba como fazer backup do WhatsApp.

Antes de saber como fazer, porém, é importante lembrar que houve uma mudança no processo de backup do WhatsApp (as notícias são duas: uma boa e uma ruim…).

Whatsapp / Interface / Pixabay

Mudança no backup do WhatsApp

A notícia boa:

A partir de 12 de novembro (2018), os arquivos de backup passarão a não ser contabilizados pelo armazenamento em nuvem do Google Drive — ou seja, independentemente do tamanho do backup, o arquivo não “ocupa mais espaço”.

A notícia ruim:

A outra mudança é que, nesta mesma data, arquivos de backup mais antigos que um ano (12 meses) passarão a ser apagados automaticamente. Se você tem backups antigos que deseja preservar, recomendamos que faça backup do WhatsApp antes. Isso significa que lá no Google Drive, vão apagar arquivos mais antigos que um ano.

Você vai precisar de…

Você pode continuar usando o Google Drive para fazer o backup de suas mensagens e arquivos de mídia ou optar por um backup local, numa pasta no seu Android.

Quanto a isso, nada muda. Você também segue podendo restaurar o histórico mesmo se você trocar de celular. É recomendado conectar o telefone a uma rede Wi-Fi antes de fazer, já que isso pode consumir muitos dados e gerar custos adicionais da operadora.

Para usar o backup usando Google Drive, você precisará de:

  • Uma conta do Google ativa (logada) no seu celular;
  • O aplicativo do Google Play Services instalado (Android 2.3.4 ou superior);
  • Espaço livre no seu aparelho para criar um arquivo de backup.

Backup do WhatsApp no Google Drive (Android)

O aplicativo permite aos usuários salvarem todo o conteúdo, (imagens, vídeos e áudios) no Google Drive. Basta usar a conta que está logada no seu Android. Muitas vezes, o backup já vem ativado por padrão e você nem percebe que suas conversas estão sendo salvas. Se preferir, porém, pode checar se tudo está como deveria nas Configurações.

Backup WhatsApp Google Drive
  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque no Botão Menu (três pontos);
  3. Toque em “Configurações”, e procure por “Conversas”;
  4. Escolha a opção “Backup de conversas“;
  5. Toque em “Fazer backup para o Google Drive” e defina uma frequência
  6. Essa frequência pode ser Mensal, Semanal ou Diária (só não pode ser Nunca).
  7. Selecione uma conta do Google que você quiser usar para fazer o backup.
  8. Se você quiser incluir os vídeos no backup, basta ativar a opção Incluir Vídeos;

Pronto!

Agora, todas as conversas serão salvas.

A qualquer momento, quando você precisar desinstalar o WhatsApp ou migrar de telefone, basta fazer login com o seu número e a conta do Google usada no backup no Android que as mensagens voltarão de onde pararam.

Você também pode não programar backups automáticos e fazer isso usando Google Drive a qualquer momento. O recurso é ideal para quem tem dúvidas sobre a data da última cópia de segurança (especialmente após a mudança no Google Drive).

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Toque no Botão Menu (três pontos);
  3. Escolha Configurações > Conversas > Backup de conversas;
  4. Toque em “FAZER BACKUP” para dar início ao backup no Google Drive.
    O processo pode levar alguns segundos ou minutos.

Neste mesmo processo você consegue fazer um “backup local”.

Observação 1: Dependendo do tamanho da sua conversa, o primeiro backup completo pode demorar. Conecte o seu telefone à tomada ou outra fonte de energia. Por outro lado, os próximos backups somente adicionam informações, sem copiar tudo de novo.

Observação 2: arquivos de mídia e mensagens no Google Drive não ficam protegidos pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.

Backup local do WhatsApp (Android)

Nas imagens acima, é possível ver dois horários (Local: 13:02 e Drive: 03:00). O backup local é bom se você quiser migrar para outro Android com outra conta Google mas o mesmo WhatsApp. Acesse usando o gerenciador de arquivos.

Procure um gerenciador de arquivos no Google Play ou use o nativo do celular. Para conferir se você tem um, basta ir em Configurações > Armazenamento e USB > Interno > Explorar. Caso contrário, ele pode estar presente em um aplicativo com um nome parecido. Se não achar nada, baixe o Gerenciador de Arquivos ou o File Manager.

No armazenamento interno, existe a pasta /WhatsApp e é lá que ficam as informações. Em /WhatsApp/Databases ficam os históricos e em /WhatsApp/Media ficam armazenadas as mídias. Esses arquivos não podem ser abertos fora do WhatsApp.

Entretanto, devem ser transferidos para outro dispositivo (um novo celular) antes da instalação do WhatsApp para que o mensageiro possa detectar que há um backup no aparelho. Sem as mídias do backup, algumas conversas podem ficar incompletas.

Backup do WhatsApp no iPhone (iCloud)

Assim como o Android usa o Google Drive para fazer backcup, o iPhone usa o iCloud, armazenamento próprio da Apple. Para isso funcionar, obviamente você precisa de uma conta ativa no iCloud e ter espaço livre no iPhone e no iCloud para salvar tudo.

Backup WhatsApp iPhone iCloud
  1. Entre em Ajustes do iPhone > iCloud;
  2. Para o iOS 8 ou superior, verifique que o iCloud Drive esteja ativo.
    No caso do iOS 7, a opção Documentos/Dados também precisa estar ativa;
  3. Entre no WhatsApp, e toque no menu;
  4. Vá até Conversas > Backup de Conversas;
  5. Escolha a opção Efetuar Backup Agora;
  6. Na opção Auto Backup, ative backups automáticos e escolha a frequência;
  7. Suas mídias (fotos e mensagens de voz) são salvas automaticamente.
  8. Se você quiser incluir os vídeos no backup, basta ativar a opção Incluir Vídeos;

É importante checar se o iCloud está fazendo backup na rede móvel (o que pode consumir seu plano de dados). Entre em Ajustes > iCloud > iCloud Drive > Usar Dados de Celular e marque “Não” caso você queira fazer backup das conversas só no Wi-Fi.

Pronto!

Na frequência escolhida, suas mensagens do WhatsApp serão salvas no iCloud.

É importante sempre fazer login na mesma conta do iCloud para baixar suas conversas.

Se você tiver algum problema, provavelmente sua conta do iCloud precisa de algum ajuste. Basta acessar a Ajuda da Apple e ver o que há de errado. Se nada der certo, o Help do WhatsApp também ensina como checar se há outros problemas no backup.

Backup do WhatsApp no Windows Phone (local)

No caso do Windows Phone (sim, ele mesmo), é bem simples fazer backup do chat. Por padrão, o aplicativo salva na memória do telefone um backup todos os dias, que acontece às 4 horas da manhã. Para fazer um backup manual, siga os passos abaixo.

whatsapp-windows-phone
  1. Com o WhatsApp aberto, clique em Mais (ícone de reticências);
  2. Acesse as Configurações > Configurações de Conversa;
  3. Clique em Backup;

Pronto. Simples assim.

No menu Backup, também é possível ver o horário em que o último backup foi feito e, caso você queira fazer outro, basta clicar em backup novamente. Se desinstalar o WhatsApp, não se preocupe: seus dados estarão salvos. Basta clicar em “Recuperar” na próxima instalação.

O WhatsApp não oferece backup na nuvem para usuários de Windows Phone, como acontece no Android ou iOS. Ainda assim, se o seu celular tiver entrada para cartão de memória, é possível transferir o histórico de conversas segundo o Help do WhatsApp.

Exportar mensagens

Se as soluções de backup atuais não te deixaram satisfeito, saiba que você também pode exportar as mensagens do WhatsApp. É um processo em que você envia sua conversa inteira por e-mail. O WhatsApp limita a exportação às 10 mil mensagens mais recentes se você anexar mídias (fotos, vídeos e áudios). Sem isso, serão salvas as 40 mil mensagens. Os limites existem devido ao tamanho máximo permitido no e-mail.

Mais sobre: , ,