Início » Software » Os bots do Telegram estão mais inteligentes

Os bots do Telegram estão mais inteligentes

@music, @youtube, @foursquare e @sticker: mais conteúdo, menos esforço

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

No dia em que o Facebook supostamente apresentará novidades no Messenger, o Telegram atualizou seus aplicativos com uma série de recursos novos. O destaque é para a versão 2.0 da plataforma de bots, com novas formas de interação, além de pequenas novidades para os aplicativos do Android e iOS.

Desde que o serviço apresentou a Revolução dos Robôs e os chamados Inline Bots, pequenos assistentes que enviam conteúdo especial direto da caixa de mensagem, ficou claro o esforço do Telegram para enriquecer sua plataforma.

telegram-bots-1

A partir desta terça-feira (12), esses assistentes ganharam novas formas de ação e interação, além de um conteúdo diferenciado a ser oferecido. São quatro bots principais de exemplo: @music, @youtube, @foursquare e @sticker. Um dos diferenciais são os botões embaixo das mensagens, evitando que o usuário precise enviar uma mensagem para interagir com o robô.

Cada um tem seus recursos. O @music, por exemplo, oferece o download de várias composições de música clássica, de artistas como Bach, Mozart e Beethoven. As músicas são oferecidas em listas paginadas, e ele também é capaz de entregar uma composição aleatória. Tudo isso sem enviar qualquer mensagem.

Além disso, ele funciona como um Inline Bot. Isso significa que você pode escrever @music em qualquer conversa e procurar pelos MP3 de compositores renomados enquanto conversa com o seu amigo. Também dá para ouvir as músicas antes de escolher a melhor para enviar na conversa.

telegram-bots

O bot do YouTube também oferece suas regalias. Você pode fazer login na sua conta do Google para configurar as recomendações de sugestões, seja vídeos curtidos por você ou do seu canal. Ele funciona da mesma forma: envie @youtube para qualquer conversa e busque o vídeo desejado.

E não estranhe se você precisar conceder a sua localização para o Telegram novamente. Com o @foursquare, é possível enviar locais próximos a você para seus amigos, buscando-os direto no Telegram. E o @sticker agora procura um sticker na biblioteca do app usando apenas emojis como busca.

Desenvolvedores interessados podem construir bots parecidos, com todas as liberdades que esses novos assistentes têm no campo de mensagens. Eles conseguem gerar qualquer tipo de conteúdo, como documentos, arquivos de áudio, vídeos, stickers, animações e contatos. Mais informações técnicas aqui.

A novidade chega às vésperas da F8, conferência de desenvolvedores do Facebook em que a rede social pode apresentar algo parecido no Messenger. No caso do Telegram, fica a cargo dos desenvolvedores criarem bots que agreguem mais conteúdo à conversa.

Atualizações nos aplicativos

telegram-android5440cfa2dfb0b8b4e0

Além de uma nova plataforma de bots, o Telegram atualizou os aplicativos do Android e iOS. A plataforma do robôzinho verde foi a que teve menos regalias, apenas ganhando um novo design na tela de chats. Agora, os cantos da mensagem são arredondados, e novos botões, cores e barras de progresso foram adicionados.

Já no iOS, as mensagens no Telegram ganharam uma nova forma de compartilhamento (imagem ao lado), permitindo que o usuário escolha os contatos e adicione uma mensagem junto com as fotos e vídeos que deseja enviar. Ele também pode enviá-los facilmente para outro aplicativo, como o YouTube ou Chrome.

Com o suporte a vídeos do YouTube, o Telegram incluiu um player de vídeo dentro do aplicativo, para que as pessoas assistam a vídeos do YouTube sem sair da conversa. Além disso, ficou mais fácil ver pacotes de sticker, com direito a uma prévia caso o usuário mantenha o dedo na tela.

As novidades já devem estar disponíveis na última versão do seu Telegram, em todas as plataformas. Os recursos do iOS chegarão ao Android em breve.

Mais sobre:
  • Antony

    É o Opera dos mensageiros

    • BornToParty

      Ninguém usa, mas sempre esta na frente das novidades e “criando” tendências.

      • ronaldstg

        Fale por si

        • BornToParty

          Eu uso brother.
          ¯_(ツ)_/¯

          • Robson Oliveira

            Eu tb uso e bastante! Sou um evangelizador… rs

        • Adinaldo de Santana

          Eu uso.

      • MInha familia inteira no Telegram!

      • Telegram é o melhor já criado e as novidades nos param de lançar. Sem falar na versão ZapZap que traz grupos públicos

      • eu também uso e bastante.

    • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      A EXPERIÊNCIA!™

  • Matéria completíssima, parabéns. Os bots são realmente os futuros apps.

    • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      ????

    • Wes Ollie

      esse passo da conta no boteco hoje

  • abraaocaldas

    comandos como @music, @youtube … me lembra a época do IRC.

    • LekyChan

      o comando que mais usei foi /msg nome_de_um_bot xdcc send 1

    • Lembrei exatamente disso, dos canais com bots que serviam de repositório pra download de anime e seriados. Huahuaahua

    • Muriel

      haha, uso até hoje pra conseguir conteúdo sem seeds no torrent.

    • ochateador

      Ainda tem esses bots no IRC 😀

  • Wolfgang Marcos

    Telegram <3

  • Bruno Carvalho

    Por mim substituiria fácil o Whatsapp, porém ainda me vejo preso a ele porque todo mundo que conheço usa, um ou outro que utiliza o telegram. Uma pena.

    • Muriel

      Qualquer coisa é melhor que o WPP, até mesmo o Skype e o Viber, mas todo mundo tem o WPP.

      • Antony

        Quais os motivos pra achar o Whatsapp tão ruim? Não sou nenhum defensor do app, muito menos do Facebook, mas pra mim sempre funcionou perfeitamente, e sem deixar meu celular uma carroça.

        • Muriel

          Em parte por causa do meu fanboyzismo com o Windows Phone(sempre demora pra chegar os recursos) e parte por ser muito estranha a venda para o Facebook, eu não consigo entender o porque de um investimento tão alto em um serviço criptografado que nem eles vão poder ter acesso pra ter uma grande base de metadata.

          • Blind

            pesquise mais sobre as informações que não são criptografas no whatsapp.

        • Alan Patrik

          A unica coisa que me incomoda é a gambiarra do Whatsapp Web, é muito escrota. Estar na web com a conexão do celular.

          • Antony

            Realmente, a interface web é podre (finalmente um argumento técnico). Acredito que a causa seja o plano da empresa de atrelar o app a um numero de telefone, já que em tablets sem conexão 3G/4G também não é possível utilizar (só com gambiarras).

        • Não é que o fusca seja ruim e que ter uma Ferrari pelo mesmo preço… WP não é ruim, o Telegram que trouxe inovação, foco na privacidade, segurança e velocidade.
          Amigo, baixe passe seu usuário(A sim, o Telegram pode criar Usuário assim não precisa passar seu numero para desconhecidos e bem mostra sentinela em grupos) ou entre pelo link convite https://telegram.me/joinchat/AcORVT8nqeqI0e_a3o2VwA
          que te add em um dos meus grupos

          A única boa no WhatsApp é a popularidade que conseguiu, Telegram não tem comparação.

        • Kid Kalango

          O grande problema do Whatsapp é a obrigação de ter de salvar a imagem ou vídeo no celular se quisermos assistir. Aí, não tem memória que aguente. Depois é um problema pra apagar um monte de coisas e uma grande perda de tempo em decidir o que apagar. Quem ainda não fez isso? No telegram a imagem ou vídeo fica na nuvem, a não ser que eu queira baixar. Pra mim, isso é a mais espetacular diferença.

    • Blind

      enquanto não falarmos sobre e não convidar o povo e ignorá-los no whatsapp mostrando que existe vida fora dele, nunca iremos conseguir trazer usuários pra cá.

      com meu método de : estou saindo do whatsapp, se quiserem, me chamem no telegram, e aos poucos que um ia usando o telegram eu bloqueava no whatsapp a pessoa.

      1 ano e meio sem whatsapp ;D

    • Jefferson Rodrigues

      Basta você voltar a usar o celular para falar com as pessoas e usar o seu e-mail para enviar arquivos. Faço isso é não sinto falta de nenhum app de comunicação.

  • Patrick Paula

    Eu acho o Whatsapp Web horrível. Se faz um programa pra desktop estilo do Telegram, ficaria maravilhoso!

  • Carol Dorettiane

    Participe do grupo público no telegram zoeirinha no guarujá https://telegram.me/joinchat/CFP6pAauasOSRLnvJhNeYg

  • Nikita Osadchiy

    Ajude-me, por favor, a obter ouro no novo jogo de bot em Telegram. Registre-se usando este link – https://t.me/ArenaGameTelegramBot?start=709626