Os bots do Telegram estão mais inteligentes

@music, @youtube, @foursquare e @sticker: mais conteúdo, menos esforço

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
telegram-bots-1

No dia em que o Facebook supostamente apresentará novidades no Messenger, o Telegram atualizou seus aplicativos com uma série de recursos novos. O destaque é para a versão 2.0 da plataforma de bots, com novas formas de interação, além de pequenas novidades para os aplicativos do Android e iOS.

Desde que o serviço apresentou a Revolução dos Robôs e os chamados Inline Bots, pequenos assistentes que enviam conteúdo especial direto da caixa de mensagem, ficou claro o esforço do Telegram para enriquecer sua plataforma.

A partir desta terça-feira (12), esses assistentes ganharam novas formas de ação e interação, além de um conteúdo diferenciado a ser oferecido. São quatro bots principais de exemplo: @music, @youtube, @foursquare e @sticker. Um dos diferenciais são os botões embaixo das mensagens, evitando que o usuário precise enviar uma mensagem para interagir com o robô.

Cada um tem seus recursos. O @music, por exemplo, oferece o download de várias composições de música clássica, de artistas como Bach, Mozart e Beethoven. As músicas são oferecidas em listas paginadas, e ele também é capaz de entregar uma composição aleatória. Tudo isso sem enviar qualquer mensagem.

Além disso, ele funciona como um Inline Bot. Isso significa que você pode escrever @music em qualquer conversa e procurar pelos MP3 de compositores renomados enquanto conversa com o seu amigo. Também dá para ouvir as músicas antes de escolher a melhor para enviar na conversa.

telegram-bots

O bot do YouTube também oferece suas regalias. Você pode fazer login na sua conta do Google para configurar as recomendações de sugestões, seja vídeos curtidos por você ou do seu canal. Ele funciona da mesma forma: envie @youtube para qualquer conversa e busque o vídeo desejado.

E não estranhe se você precisar conceder a sua localização para o Telegram novamente. Com o @foursquare, é possível enviar locais próximos a você para seus amigos, buscando-os direto no Telegram. E o @sticker agora procura um sticker na biblioteca do app usando apenas emojis como busca.

Desenvolvedores interessados podem construir bots parecidos, com todas as liberdades que esses novos assistentes têm no campo de mensagens. Eles conseguem gerar qualquer tipo de conteúdo, como documentos, arquivos de áudio, vídeos, stickers, animações e contatos. Mais informações técnicas aqui.

A novidade chega às vésperas da F8, conferência de desenvolvedores do Facebook em que a rede social pode apresentar algo parecido no Messenger. No caso do Telegram, fica a cargo dos desenvolvedores criarem bots que agreguem mais conteúdo à conversa.

Atualizações nos aplicativos

telegram-android
5440cfa2dfb0b8b4e0

Além de uma nova plataforma de bots, o Telegram atualizou os aplicativos do Android e iOS. A plataforma do robôzinho verde foi a que teve menos regalias, apenas ganhando um novo design na tela de chats. Agora, os cantos da mensagem são arredondados, e novos botões, cores e barras de progresso foram adicionados.

Já no iOS, as mensagens no Telegram ganharam uma nova forma de compartilhamento (imagem ao lado), permitindo que o usuário escolha os contatos e adicione uma mensagem junto com as fotos e vídeos que deseja enviar. Ele também pode enviá-los facilmente para outro aplicativo, como o YouTube ou Chrome.

Com o suporte a vídeos do YouTube, o Telegram incluiu um player de vídeo dentro do aplicativo, para que as pessoas assistam a vídeos do YouTube sem sair da conversa. Além disso, ficou mais fácil ver pacotes de sticker, com direito a uma prévia caso o usuário mantenha o dedo na tela.

As novidades já devem estar disponíveis na última versão do seu Telegram, em todas as plataformas. Os recursos do iOS chegarão ao Android em breve.

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados