Início » Jogos » Microsoft encerra produção do Xbox 360

Microsoft encerra produção do Xbox 360

Console é o mais popular no Brasil e já teve 84 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo

Jean Prado Por

xbox-360-lado

Adeus, Xbox 360! A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (20) que não vai mais produzir o Xbox 360 no Brasil e no mundo. O console foi lançado há mais de 10 anos (!) e teve sua morte decretada por Phil Spencer, presidente da divisão de Xbox. A justificativa é que ficou pesado produzir um console com mais de uma década de vida.

Durante todo esse tempo, foram mais de 84 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Como aponta o UOL Jogos, ele ainda é considerado o videogame mais popular no Brasil. A Microsoft informou ao veículo que a produção do Xbox 360 também será encerrada no mercado brasileiro, mas lojas que ainda tiverem estoque continuarão vendendo o console.

xbox-360-rip

Por enquanto, nenhum outro serviço atrelado ao Xbox 360 irá morrer. Donos do videogame, por exemplo, poderão continuar usufruindo dos benefícios da Xbox Live, e a assinatura Gold irá continuar (assim como a oferta de jogos gratuitos). Spencer se disse orgulhoso pelo que foi alcançado com o Xbox 360 e afirmou que o console ajudou a redefinir “toda uma geração de jogos” na Microsoft.

Foram mais de 78 bilhões de horas (!) gastas em jogatinas, segundo o post que anuncia o fim da produção do console. Nele, Spencer ainda lembra que jogos do Xbox 360 ainda funcionam com o Xbox One, o que pode motivar velhos gamers a comprarem o nem-tão-novo-assim console da Microsoft.

halo-3-xbox-360

Halo 3 sendo jogado no recém-falecido Xbox 360

“Franquias como Gears of War nasceram no [Xbox] 360, e sucessos já estabelecidos como o Halo se firmaram durante a geração desse console. O Xbox 360 também foi o ponto de partida para inovações técnicas que influenciaram a indústria, como o Kinect, além do começo de atualizações de sistema e mudanças na dashboard baseadas no feedback dos fãs”, lembra Spencer.

No varejo brasileiro, ainda é possível encontrar o Xbox 360 à venda na maioria dos sites, com um preço médio de R$ 850 para a versão Slim, com 4 GB de armazenamento. O Xbox One, lançado em novembro de 2013 aqui no Brasil, está significativamente mais caro que o seu antecessor, sendo vendido por no mínimo R$ 1.600.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius Mota

Ouço! Eu sei que vocês não vai acreditar, mas eu só tenho um código de ouro Xbox Live e foi aceito! Clique https://xblg.codetoad.org

Sunny Yadav

Gaming just got better with Microsoft stay connected free xbox live gold to your xbox live community start party chats.

Antonio

É isso aí. Já li também que para as publishers o XOne é mais vantajoso - deve ser por esse mesmo motivo...

Quebra-crânio Rugidor
É isso aí. Já li também que para as publishers o XOne é mais vantajoso - deve ser por esse mesmo motivo...
João Silverado
Em termos de vendas, ps4 vende mais que Xbox one, mas está presente em mais países. Porém, Xbox mantem mais jogadores ativos durante o mês. Ubisoft mesmo já falou isso.
hiper36

Aqui o app esta bem. Youtube esta muito bom. O problema é no seu console cara.

punho888
Aqui o app esta bem. Youtube esta muito bom. O problema é no seu console cara.
Thiago Sabaia
Alguém notou que o app do YouTube sumiu do Xbox 360? Simplesmente um dia liguei o console e ele não estava mais lá, não aparece nem na loja de apps. E se eu tento digitar youtube no Internet Explorer dele o console trava e preciso reiniciar no botão.
Henrique
Ainda trará muita diversão ao mundo, principalmente aos brasileiros que tem que pagar um absurdo para obter o x One, que ao invés de abaixar subiu o preço, quem comprou ano passado teve seu produto valorizado.
Dactar
O Xbox foi um quase desconhecido. O 360 foi um sucesso e colocou a Microsoft no mapa dos games. O XONE até agora não consegue chegar perto do líder. É isso. 3 tentativas, 1 acerto.
Caleb Enyawbruce

marcou a historia, sem duvidas

Ramon Gonzalez
marcou a historia, sem duvidas