Início » Telecomunicações » Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado

Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado

Avatar Por

rede-cabos-internet

Na noite desta sexta-feira (22), a Anatel soltou um comunicado em sua página do Facebook informando que estão proibidos os limites de franquia na internet fixa por prazo indeterminado, impedindo qualquer redução, suspensão ou cobrança adicional por tráfego excedente. A medida afeta todo tipo de conexão física, inclusive via satélite.

Um conselho irá estudar o caso com mais atenção e decidir o que deve ser feito de forma permanente. "Até a conclusão desse processo, sem prazo determinado, as prestadoras continuarão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações estejam previstas em contrato de adesão ou plano de serviço", diz o comunicado.

A agência afirma que as mudanças nos modelos de cobrança "precisam ser feitas sem ferir os direitos do consumidor, razão pela qual proibiu qualquer alteração imediata". No entanto, a Anatel, que já se manifestou favoravelmente aos limites de consumo, declarou que as operadoras podem ofertar planos de acordo com seus modelos de negócios.

Screen Shot 2016-04-22 at 7.41.47 PM

Os posicionamentos recentes da Anatel geraram muita controvérsia e insatisfação entre os clientes. A agência chegou a sofrer ataques DDoS e teve sistemas derrubados, ficando instáveis por mais de 24 horas, desde a noite de quarta-feira (20).

Para entender mais sobre o assunto, ouça o Tecnocast.zip, no qual falamos sobre o limite da banda larga fixa e suas consequências.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jhansen R. Machado
Aí está o quanto significava o "indeterminado". Abriram novamente a consulta pública. Hora de passar de vez um rolo compressor em cima desses *&*%(&. Procurem o link para nova consulta, que vai ate setembro 2018 e espalhem, espalhem, espalhem.
yardz
Antagônico? Qual momento eu defendi pontos de vista diversos?

Apenas disse que a aquisição de uma empresa é sim um investimento. Onde há antagonismo nisso???

Se a empresa investe em algo deve ser necessariamente bom pra mim ou me agradar?
Você sabe oque é antagonismo ou pegou uma palavra do google e jogou em seu argumento?

Desculpa ter te mandado estudar... Vá aprender a pensar antes, vc precisa mais disso.
Blogdobatista
Temos que continuar de olhos abertos e continuar assinando as petições para que a Anatel acabe de vez com essa ideia.
Petter
Seguinte, primeiro desce do tijolo que vc não é merda nenhuma pra ficar se achando deste jeito.

Vc daria um ótimo presidente pra Vivo, Tim, Claro ou Oi. É antagônico o que pensa, daqui a pouco vai dizer que cartel é investimento também.

Estude, mas estude muito antes de tentar mandar outra pessoa estudar.

E outra, converse com o espelho, assim vc não precisa subestimar sua incrível inteligência.
yardz
Das empresas grandes de internet a GVT era a que detinha a melhor estrutura, justamente por ser a mais nova(até a entrada da Tim Live)...
E a vivo NÃO POSSUÍA ESTRUTURA, logo aquisição de uma estrutura, por pior que seja É UM INVESTIMENTO. Pode não ser a melhor opção, pode não ter o resultados que você espera, MAS É UM INVESTIMENTO SIM.
E mais entenda que ela não somente comprou investimento, comprou conhecimento que estava na GVT, comprou as concessões que a empresa possuía...

Não estou babando ovo algum, estou levantando um ponto de uma reclamação sem sentido embasada na ignorância e vontade de reclamar.

Porque você não vai estudar um pouco e aprenda alguns conceitos básicos sobre o tópico em questão. De outra forma é impossível um diálogo, visto que você é incapaz de compreender oque foi dito e também não sabe oque está dizendo.
Petter
Cara ele comprou uma estrutura velha como qualquer outra no Brasil com uma base de clientes para ela atender que já deixava saturada, que investimento é esse?
Para de babar ovo e acorda!
yardz
Comprar uma estrutura melhor não é investir na melhoria de rede(infraestrutura)????
Cara tu sabe o significado da palavra investimento? Acho que tu confundiu investimento com "criar" ou "desenvolver".

Sem contar que ela deveria conseguir concessões da Anatel... Cara infelizmente uma empresa comprar outra visando adquirir tecnologia, conhecimento e estrutura e algo bem normal.

O cara viajou feio...
Petter
Investimento é diferente de investimento em melhoria da rede (infraestrutura).
Petter
Isso que vc disse é crime tipificado na lei brasileira (e da maioria dos outros países).
Seguindo sua mesma linha de raciocínio todo segmento mercadológico deveria ser regulamenta com mão de ferro pelo governo.
Imagine no segmento de laticínios sem um governo atuante direto, regulamentador, uma empresa sabotando a linha de produção da outra. Não, pera....
Petter
Esqueça e nem perca tempo tentando explicar, nossa sociedade cresceu a sombra de um estado maezona.
A após mais de uma década de PT com sua teoria de estado paternalista esta visão se enraizou mais ainda.

Guerra perdida?
Petter
Fera, o que ele disse acima é correto.
O Estado precisa apenas agir como uma espécie de auditor para garantir que a equação seja justa para ambos os lados (impedir cartéis, oligopólios, monopólios, etc).
Se não existisse esta mania de paternalizar a ação do estado sobre a sociedade civil muito dos problemas de hoje não existiriam.
Keaton
Sim, estamos falando do mesmo site, porém desde a hora que eu postei até agora a pouco, ele não estava abrindo de jeito nenhum.
ochateador
Aqui o site http://www.anatel.gov.br acessa de boas.
Estamos falando do mesmo site?
Keaton
Voltou nada. lol
João
Essa aí é velha. Hoje em dia qualquer maracutaia já podem preparar a cova pq irão falir.
Joaomanoel
Essa aí é velha. Hoje em dia qualquer maracutaia já podem preparar a cova pq irão falir.
corvolino
Não tem nada o que comemorar ainda que isso é para ver se as pessoas esquecem. TEM que continuar o protesto para acabar com a franquia Fixa e MÓVEL principalmente.

Temos que reclamar e aumentar o mínimo necessário no contrato também. É hora de pressionar mais e mais.

A medida de fixar não está impedida ainda.
Cumpadi Úochinguinton
Esses caras da ANATEL são uma piada!!!VEJAM: https://www.youtube.com/wat...
Compadre Washington
Esses caras da ANATEL são uma piada!!!
VEJAM: https://www.youtube.com/watch?v=zDPgWP7vVGY
Ricardo - Vaz Lobo
Eu acho que é uma recuada estratégica: vão esperar um momento em que os ânimos coxinhas/mortadelas/chuchus estejam mais mansinhos pra atochar o limite.
Tiago Celestino
Os lobistas das teles devem tá furiosos. hahahaha
Marcvs Antonivs
Fico aqui, a imaginar com meus botões, o que a galera neo-liberal está pensando da pressão que a Dilma comunista botou em cima da Anatel pra botar um fim nessa farra obscena das operadoras...
ochateador
Já voltou.
3-6-9
Pra frisar: nosso mercado não é livre, OK?
Sam86
Pra frisar: nosso mercado não é livre, OK?
Daniel Nogueira
http://gizmodo.uol.com.br/unicel-acusa-anatel-e-operadoras/
Daniel Nogueira
sem comentários...
http://gizmodo.uol.com.br/unicel-acusa-anatel-e-operadoras/
Keaton
Legal, falando nisso, o site da Anatel ainda não voltou ao ar... haha

http://i.imgur.com/v7UrNlO.png
3-6-9
Você não leu até o final?"Mas eu tenho minhas dúvidas de que cartéis consigam se formar no livre mercado."Eu não acredito que cartéis possam se formar em um livre mercado.
Sam86
Você não leu até o final?

"Mas eu tenho minhas dúvidas de que cartéis consigam se formar no livre mercado."

Eu não acredito que cartéis possam se formar em um livre mercado.
Leonardo Caldas
Dura até as pessoas esquecerem e começarem a se concentrar no próximo escândalo. Já que a postura da Anatel tem sido desde o início favorável às operadoras mesmo...
yardz
Danilo, uma palavra para rebater seus argumentos do governos sérios obrigariam a venda de uma empresa: Microsoft
Vc quer que por causa do Brasil, uma empresa não possa comprar ações de outra... Na europa em países diferentes?.... Uma empresa na Inglaterra, não pode comprar ações de outra empresa alemã, porque ambas estão presentes no Brasil???? Sonha com isso.
(usei países aleatórios, mas seu argumento é ridículo assim)


A Vivo comprou a GVT queria expandir seus negócios, entrar no mercado de telefonia e internet fixa... Comprar empresas de setores que vc pretende entrar é uma pratica extremamente comum para grandes empresas. Elas adquirem conhecimento, direitos, tecnologias, etc...

Agora dizer que a Vivo não investiu em tecnologia é muita burrice (falta de pensar mesmo). Acaso ela ganhou a GVT ou pagou por ela? Se pagou por ela foi investimento.

Eu te mandaria estudar, mas visto que vc já tem as informação seu caso é falta de pensar mesmo.
grande_dino_2
Ah sim, von Mises, autor prolífico da Escola Austríaca.
Li pouca coisa dele, pra ser sincero. Na verdade, eu li pouca coisa da Escola Austríaca.



Preciso ir atrás pra ver o que ele (Mises) fala de fato, porque eu sei mais sobre o que os outros falam dele do que sobre o que ele fala.
Sugira-me alguma(s) obra(s) dele onde eu possa ter uma boa visão de qual é o argumento dele a favor do livre mercado (não precisa ser livros necessariamente, pode ser papers também).


E deixo explícito de antemão que não acredito no livre mercado como a solução para todos os defeitos do capitalismo.
Antony
"antes cartéis ..." quer dizer que você aceita que se formem cartéis, desde que de acordo com suas crenças de livre mercado? Já percebo que a ideologia vem antes do consumidor. Na minha visão, independente se a ação vem do Estado, da concorrência ou ordens diretas de Cheesus, eu espero que os direitos do cidadão sejam respeitados acima do lucro das empresas.
Gracyane Oliveira
O povo que usa no dia a dia a internet não vai esquecer. Eu pelo menos não vou.Mas você está certo, eles querem enrolar. Mas vejo um lado bom que não é resolver tudo as pressas. O ministro das comunicações quer resolver em duas semanas a polêmica e esse tempo é muito pouco para tanta coisas errada que essas operadoras fazem A discussão precisa ser longa e esclarecida em todos os seus pontos.
Lesphirou
Isso daí não é uma boa notícia ainda, galera... Esse prazo indeterminado pode ser mais curto do que pensam. E se for uma mera estratégia apenas para esperar essa comoção pasar? Agora temos que por pressão no legislativo para que não se possa limitar internet fixa, por pressão no MP para que investiguem um possível cartel das teles e Anatel inclusa e também para que se possa diminuir a burocracia necessária para outras teles surgirem no nosso mercado. É um caminho muito longo, mas quanto mais cedo começarmos, melhor.
Lesphirou Fronkborsten
Isso daí não é uma boa notícia ainda, galera... Esse prazo indeterminado pode ser mais curto do que pensam. E se for uma mera estratégia apenas para esperar essa comoção pasar? Agora temos que por pressão no legislativo para que não se possa limitar internet fixa, por pressão no MP para que investiguem um possível cartel das teles e Anatel inclusa e também para que se possa diminuir a burocracia necessária para outras teles surgirem no nosso mercado. É um caminho muito longo, mas quanto mais cedo começarmos, melhor.
marcos_5000
Claro que esse prazo indeterminado significa: até a poeira baixar, o povo esquecer, e podermos colocar em prática de fininho sem receber tantas reclamações.
3-6-9
O que eu li foi Mises, você já leu?
Sam86
O que eu li foi Mises, você já leu?
3-6-9
O problema de "regulamentação mínima" é que ela nunca permanece mínima por muito tempo...E por que você acha que todo mundo é burro?Sim, porque sua analise pressupõe que num eventual mercado livre de regulamentações estatais as empresas não seriam capazes de entrar num acordo para racionalizar o uso das frequências. Sabia que as instituições que normatizam (não me refiro a regulamentação) as radiofrequências não são subordinados a governo nenhum? https://en.wikipedia.org/wi...Pois é, as pessoas, sejam física ou jurídica, não precisam do Pai-Estado para ajudar a cuidar de suas vidas e seus negócios.
Sam86
O problema de "regulamentação mínima" é que ela nunca permanece mínima por muito tempo...

E por que você acha que todo mundo é burro?

Sim, porque sua analise pressupõe que num eventual mercado livre de regulamentações estatais as empresas não seriam capazes de entrar num acordo para racionalizar o uso das frequências. Sabia que as instituições que normatizam (não me refiro a regulamentação) as radiofrequências não são subordinados a governo nenhum? https://en.wikipedia.org/wiki/3GPP

Pois é, as pessoas, sejam física ou jurídica, não precisam do Pai-Estado para ajudar a cuidar de suas vidas e seus negócios.
igor
olha ia o PL 116 http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/pl-116-transforma-cenario-da-tv-paga
3-6-9
O mercado é regulado sim. A ANATEL (Estado) veladamente impõem barreiras para a entrada de novos grandes players. Os pequenos provedores só existem porque dependem das grandes operadoras, que fornecem o link. Dessa forma, a hegemonia delas nunca é de fato ameaçada.Como os membros do Estado são corruptos, operadoras e Estado entraram num acordo, se é que me entende, para garantir que ninguém mais entre na brincadeira e para que as operadoras que existem possam fazer o que bem entender.Isso é um dos vários malefícios de se dar poder demais para o Estado. Aqueles que estão exercendo o poder invariavelmente vão usá-lo em benefício próprio e contra a sociedade.Mas neste caso específico, basta abrir o mercado de fato para esse esquema ruir e a concorrência começar a fluir.
Sam86
O mercado é regulado sim. A ANATEL (Estado) veladamente impõem barreiras para a entrada de novos grandes players. Os pequenos provedores só existem porque dependem das grandes operadoras, que fornecem o link. Dessa forma, a hegemonia delas nunca é de fato ameaçada.

Como os membros do Estado são corruptos, operadoras e Estado entraram num acordo, se é que me entende, para garantir que ninguém mais entre na brincadeira e para que as operadoras que existem possam fazer o que bem entender.

Isso é um dos vários malefícios de se dar poder demais para o Estado. Aqueles que estão exercendo o poder invariavelmente vão usá-lo em benefício próprio e contra a sociedade.

Mas neste caso específico, basta abrir o mercado de fato para esse esquema ruir e a concorrência começar a fluir.
3-6-9
Engraçado, nosso mercado é altamente regulado, o Estado vive metendo o bedelho, e a despeito disso está cheio de cartéis. O próprio mercado de telecomunicações é exemplo claro disso.Seu eu sou ingênuo, você é cego.E antes cartéis num mercado verdadeiramente livre do que em mercado regulado pelo Estado, como é o nosso caso. Mas eu tenho minhas dúvidas de que cartéis consigam se formar no livre mercado.
Sam86
Engraçado, nosso mercado é altamente regulado, o Estado vive metendo o bedelho, e a despeito disso está cheio de cartéis. O próprio mercado de telecomunicações é exemplo claro disso.

Seu eu sou ingênuo, você é cego.

E antes cartéis num mercado verdadeiramente livre do que em mercado regulado pelo Estado, como é o nosso caso. Mas eu tenho minhas dúvidas de que cartéis consigam se formar no livre mercado.
Marcelo Vieira Migliorini
sem motivo ainda para comemorar, na minha humilde opinião é um recuo estratégico para um ataque mais violento ainda, irão juntar empresários, advogados, torturadores... tudo na mesma sala, não vai sair coisa boa
Thiago Lopes
Regulamentação mínima é diferente de não existir regulamentação. É só saber um pouco de física que você saberia que se não fosse a regulamentação, não existiria telecomunicações. Imagina uma empresa transmitindo ondas de rádio que causa interferência destrutiva com a transmissão de outra empresa, seria uma maravilha, não???? Quem determina a frequência de transmissão do seu 4G, da sua antena de TV, da radia que toca na sua cidade, tudo isso é a ANATEL.
grande_dino_2
O cara só leu Introdução a Microeconomia e achou que o que estava escrito lá era um retrato de como o mundo realmente funcionaria.
Leonardo Caldas
Não fica a impressão de que depois de um parecer favorável às operadoras, querer "barrar a limitação da Internet para avaliar melhor a decisão" soa somente como um cala a boca devido à reação inesperada da opinião pública?
Danilo Caesar
ComCast e Verizon por anos pedido concessão a anatel para vir ao Brasil e a Vodafone também pediu concessão, Vodafone já atua no Brasil a algum tempo trabalhando no Segundo Setor.

A Anatel negou alegando que o mercado no Brasil era inchado e não tem espaço para tanta gente.

Por 5 anos seguidos a Verizon pediu para vir para cá!
E foi negado, a ComCast tentou diversas vezes, e até rolou uma especulação dela comprar uma Empresa aqui no Brasil, para entrar no mercado, a Anatel não só não deu a concessão como não aceitou o fato deles comprarem alguma empresa aqui!

O mercado de telefonia, tv e internet é fechado por 4 empresas que finge competir entre si.

No Passado a America On-Line entrou no Brasil com os dois pés no peito, para ser uma grande empresa no mercado, mas foi embora por que a competição do mercado é Falsa e Mandrake!

Anunciaram que iria vir uma tal de Virgin Mobile para o Brasil alguns anos atrás e estou esperando até hoje! Tem noticia disso aqui no TecnoBlog!
Antony
Nossa que mundo perfeito, os empresários estariam disputando os clientes de forma justa, claro, não haveria formação de cartéis, muito menos seriam combinadas manobras pra ganhar mais dinheiro do consumidor entre todos eles! SANTA INOCÊNCIA, BATMAN!
Danilo Caesar
Depois que começou uma certa "Ameaça" de uma galerinha ai pedindo pra tirar o presidente da Anatel do cargo, pq ele é incompetente e não sabe o que faz ou fala!

Já voltaram atrás para não ter o Limite de Franquia!
Danilo Caesar
Não existe estado controlando, nada!
E a ANALtel é um órgão gerenciado por cargos comissionados, gente que lustrou bola de politico e ganhou de alguma forma um cargo lá!

Se o Estado e a ANALTel realmente controlasse algo, não teriam deixado a Vivo comprar a GVT, uma empresa que era grande ficou maior ainda, ela ganha um ponto na qualidade de serviço, sem investir nada em infraestrutura pois ela comprou uma empresa que era melhor que ela nesse quesito e está herdando o sistema deles, que será piorado, pois a Vivo está implementando suas politicas, e não absorvendo as politicas da GVT que são melhores.

Isso sem mencionar que a empresa que é dona da vivo na Europa, tem cadeira no Conselho da Empresa que é dono da Tim na Itália, em países sérios eles forçariam a venda da TIM para uma outra Empresa que não seja as que temos aqui.
E o que se falava era da possível venda da TIM para a Vivo também!

Eu acho que se colocarem macacos lá no lugar do povo que administra a ANALtel os estragos seriam menores.
3-6-9
Se o mercado fosse livre como você imagina, já teríamos tais novas operadoras há muito tempo.Nosso mercado é super-regulado e tem carga tributária altíssima, dois aspectos que inibem a entrada de novos players.O fato de o Estado não proibir a entrada de novas empresas no setor não significa que o mercado seja de fato livre. O buraco é muito mais embaixo.
Sam86
Se o mercado fosse livre como você imagina, já teríamos tais novas operadoras há muito tempo.

Nosso mercado é super-regulado e tem carga tributária altíssima, dois aspectos que inibem a entrada de novos players.

O fato de o Estado não proibir a entrada de novas empresas no setor não significa que o mercado seja de fato livre. O buraco é muito mais embaixo.
tropaR
Um pouco mais sobre esse bosta que preside a Anatel
https://www.youtube.com/watch?v=zDPgWP7vVGY
Thiago
Isso aí é pra embromar e passar o tempo. O bicho ficou com a corda no pescoço atacando o consumidor desta forma e defendendo com tanta arrogância as operadoras. Essas bicho é comprado DESCARADO e quer evitar a deposição do cargo e se queimar para sempre.
Mas com certeza vão tentar de novo porque até o ano que vem muita água vai rolar e o povo esquece. Esse pode mas não pode é adiamento descarado.
jvmag
Mas várias empresas regionais provedoras de internet estão gritando aos quatro ventos que não colocarão limites no tráfego, e as pessoas estão migrando para elas. A Anatel NÃO impõe que as operadoras coloquem limites nos dados, ela apenas diz que isso não é ilegal, ou seja: as operadoras tem a liberdade de vender seus planos de forma limitada ou ilimitada. Logo, logo, aparecerão operadoras de grande porte (com cobertura de serviço no país inteiro) oferecendo internet sem limites. Para haver concorrência, não é preciso liberalismo, é preciso oferecer uma qualidade superior ao que a maioria oferece (e, por consequência, essa maioria vai acabar tendo que melhorar o serviço).
Matheus Gonçalves
Fala mais...
3-6-9
E segue o Leviatã controlando a tudo e a todos.Se não existisse ANATEL...Se não existisse Estado intervindo loucamente no mercado...Se o mercado fosse verdadeiramente livre...Essa situação não seria problema, pois ao mesmo tempo que uma operadora estaria impondo franquia, outra operadora não estaria impondo franquia justamente para atrair os consumidores insatisfeitos com a primeira. Os consumidores teriam, então, o poder de escolha.Estaria acontecendo concorrência de fato.Mas isso é um cenário possível apenas em um Estado regido pelos princípios liberais, o que não é o nosso caso... 😭
Sam86
E segue o Leviatã controlando a tudo e a todos.

Se não existisse ANATEL...

Se não existisse Estado intervindo loucamente no mercado...

Se o mercado fosse verdadeiramente livre...

Essa situação não seria problema, pois ao mesmo tempo que uma operadora estaria impondo franquia, outra operadora não estaria impondo franquia justamente para atrair os consumidores insatisfeitos com a primeira. Os consumidores teriam, então, o poder de escolha.

Estaria acontecendo concorrência de fato.

Mas isso é um cenário possível apenas em um Estado regido pelos princípios liberais, o que não é o nosso caso... ?
Feripe Hatsune
Estou com medo de ser outra pegadinha do Malandro isso..
SR 71 Pássaro Preto
Ficaram com medinho depois dos ataques DDoS.
Anthony Fernando
Ficaram com medinho depois dos ataques DDoS.
Guilherme Alexandre
Esse "indeterminado" é preocupante. A situação só será totalmente resolvida quando o congresso aprovar uma lei que proíba isso.
Marcos
Ufa! Por um segundo achei que a gente ia ter que lidar de verdade com os nossos problemas.
C. Herrera
Boa notícia, vamos ver quanto dura o "indeterminado". Esquentou o papo aqui no bar. De repente, todo mundo está falando do mesmo assunto! Valeu aí, Matheus Gonçalves, por nos manter informados a esta hora da noite!