Não será mais necessário comparecer a uma agência bancária para abrir ou fechar uma conta corrente. As burocracias para confirmar a identidade do cliente, como fotocópias de documentos e verificações de assinatura, poderão ser resolvidas pela internet, de acordo com autorização dada pelo Banco Central nesta segunda-feira (25).

Até então, os futuros clientes conseguiam iniciar o processo de abertura pela internet, normalmente preenchendo um formulário com dados pessoais e informações de renda, mas era necessário ir pessoalmente a uma agência ou assinar documentos em papel para concluir a operação. A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) autoriza os bancos a cuidarem de todo o processo por meios eletrônicos.

Segundo o G1, o Banco Central acredita que a abertura remota de contas poderá, inclusive, dificultar as fraudes, já que os meios eletrônicos oferecem mecanismos adicionais de verificação: pense, por exemplo, na utilização do GPS do smartphone para analisar a localização do cliente e tecnologias de reconhecimento facial e de voz como instrumentos de confirmação de identidade.

A medida não é obrigatória, ou seja, cada banco pode ou não permitir a abertura e fechamento de conta corrente pela internet, desde que possua mecanismos de verificação adequados para confirmar a identidade do cliente e prevenir fraudes.

Na prática, a decisão regulamenta e abre espaço para instituições como o Banco Intermedium e o Banco Original, que estão dispensando agências físicas e investindo em aplicativos para movimentação de conta e atendimento ao cliente. Em março, o Banco Central decidiu que documentos digitalizados, para fins de operações no sistema bancário, têm o mesmo valor legal do documento de origem.

No caso de contas abertas pela internet, os bancos devem obrigatoriamente assegurar a possibilidade de encerrar o relacionamento por meio eletrônico. Além disso, as mesmas disposições para contas abertas de maneira presencial se aplicarão às contas digitais, incluindo as atualizações de situação cadastral, regulamentações de tarifas estabelecidas pelo Banco Central e prevenção de lavagem de dinheiro.

Receba mais sobre Banco na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados