Início » Legislação » Você poderá abrir ou fechar uma conta corrente pela internet

Você poderá abrir ou fechar uma conta corrente pela internet

Paulo Higa Por

Não será mais necessário comparecer a uma agência bancária para abrir ou fechar uma conta corrente. As burocracias para confirmar a identidade do cliente, como fotocópias de documentos e verificações de assinatura, poderão ser resolvidas pela internet, de acordo com autorização dada pelo Banco Central nesta segunda-feira (25).

Até então, os futuros clientes conseguiam iniciar o processo de abertura pela internet, normalmente preenchendo um formulário com dados pessoais e informações de renda, mas era necessário ir pessoalmente a uma agência ou assinar documentos em papel para concluir a operação. A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) autoriza os bancos a cuidarem de todo o processo por meios eletrônicos.

dinheiro-carteira

Segundo o G1, o Banco Central acredita que a abertura remota de contas poderá, inclusive, dificultar as fraudes, já que os meios eletrônicos oferecem mecanismos adicionais de verificação: pense, por exemplo, na utilização do GPS do smartphone para analisar a localização do cliente e tecnologias de reconhecimento facial e de voz como instrumentos de confirmação de identidade.

A medida não é obrigatória, ou seja, cada banco pode ou não permitir a abertura e fechamento de conta corrente pela internet, desde que possua mecanismos de verificação adequados para confirmar a identidade do cliente e prevenir fraudes.

Na prática, a decisão regulamenta e abre espaço para instituições como o Banco Intermedium e o Banco Original, que estão dispensando agências físicas e investindo em aplicativos para movimentação de conta e atendimento ao cliente. Em março, o Banco Central decidiu que documentos digitalizados, para fins de operações no sistema bancário, têm o mesmo valor legal do documento de origem.

No caso de contas abertas pela internet, os bancos devem obrigatoriamente assegurar a possibilidade de encerrar o relacionamento por meio eletrônico. Além disso, as mesmas disposições para contas abertas de maneira presencial se aplicarão às contas digitais, incluindo as atualizações de situação cadastral, regulamentações de tarifas estabelecidas pelo Banco Central e prevenção de lavagem de dinheiro.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roberto
DEFINIU O QUE SINTO E PENSO.
JGui
Primeira corri atras da conta essêncial do Itau, para não pagar taxa nenhuma mensalmente. Mas mesmo com a conta essêncial eu não tinha direito a DOC/TED de graça, eu pagava mais de bizzaros R$8,00 reais por transferência. Por isso, mudei para iConta com a mesma conta que sempre tive no Itau, aonde DOC/TED ou qualquer outra atividade online é de graça.
Frederico Martins
Rafael, tem uma demanda com a participação até do Ministério Público de Minas Gerais, por conta de um problema com os consignados dos servidores de lá.
Marcos
Dado que não é obrigatório, muitos vão permitir abirir a conta online... mas quantos vão deixar fechar?
Rafael Souza Vieira
Olá Frederico, desconheço essa informação, é verídica? O Intermedium trata muito bem seus clientes. Vejo todos aqui muito empenhados em dar o melhor tratamento ao cliente, sempre com muito respeito e dedicação. Digo pois sou funcionário da instituição, tenho muito orgulho de fazer parte da equipe e sei o carinho com o qual o cliente é tratado aqui. Estou inteiramente a disposição para lhe ajudar, prestar informações e esclarecer qualquer tipo de mal entendido. Um grande abraço!
kadug
Não, são cartões de crédito mesmo. Eu tenho um cartão Submarino e não precisei enviar nenhum documento para ser aprovado.
Ramon Gonzalez
Seria bom ter mais essa opção em todos os bancos, mas acho que o que o rapaz disse, e que pra mim seria a solução definitive é nem precisar sair de casa. Mas acho que estamos querendo demais rsrs
Frederico Martins
Esse banco já tem até ação judicial por desrespeito ao consumidor.
Léo Oliveira
Minha gerente me chama de "meu querido" hehhehe Muito simpática ela. Deve ganhar altas comissões com toda aquela simpatia kkkk Oq eles não fazem pra virar gerente PJ...
Yan Minari
No Itaú eu era chamado de "meu anjo" ehehe PS: eu usava a iConta.
F. S.
Até onde sei esses cartões passam como crédito, mas são pré-pagos.
SiouxBR
É o motivo pelo qual atualmente uso o NuBank para pequenas compras ou para compras pela internet, onde acho ele mais seguro (como a compra aparece imediatamente no meu telefone, se for uma fraude posso contestar na mesma hora). Por enquanto ainda não aposentei o cartão de crédito "principal" do banco, mas se o NuBank fechar um programa de milhagens ou pagamento do pontos em dinheiro (cashback), migro 100% para ele...
Léo Oliveira
Eu não falei cartão do banco.... Há diversas empresas que permitem você solicitar cartão de crédito sem enviar foto de docs., tipo o Saraiva, Petobras, Santader Free, Credicard, Itaucard, enfim, praticamente todas, até Amex! Com aprovação ou recusa instantânea. Pra mim o Nubank não acabou com a burocracia bancária, mas apenas agilizou um processo que antes era um pouco mais demorado se fosse realizado em uma agência física. Ele tem essa pegada jovem e cheio de estilo, o que eu gosto, se não não teria o meu desde o fim de 2014, mas, nas entranhas, é igual a qualquer outra administradora, tendo, inclusive, umas cláusulas bem macabras no contrato....
SiouxBR
Tenho uma pequena empresa onde só trabalhamos eu e meu sócio. Emitimos 2 a 3 boletos de cobrança por mês. Após pagar as despesas mensais transferimos a diferença para nossas contas pessoais. Ou seja, o saldo da conta de PJ fica zerada. O risco seria o banco quebrar no dia do pagamento do boleto de um cliente...
Léo Oliveira
Eu tenho a iConta e nunca fui tarifado quando precisei resolver problemas na agência. Usei o gerente umas 3 vezes
Léo Oliveira
Concordo contigo!
Léo Oliveira
Também gosto demais do Nu, mas é o cartão que menos uso pois, vamos falar a verdade, não trás benefício algum. No momento uso mais o do banco mesmo e o pré pago do Controly (são fenomenais e já me salvou algumas vezes!). Vamos ver se o Nubank vem com um programa tão matador quanto o do Banco Original que, infelizmente, não é para as massas hahha
Léo Oliveira
Legal, mas não seria mais interessante você ter conta em uma instituição sólida, por se tratar de PJ?
Léo Oliveira
Eu abri minha iConta (Itaú) em menos de 15 minutos e, curiosamente, fui muito bem atendido pela gerente! Realmente há os que fazem de mal grado pois, como você citou, não recebem comissão. Felizmente não foi meu caso e eu acredito sim que, a partir desta norma, contas digitais só serão abertas online, mesmo com a relutância dos bancos.
Daniel Drumond
Pq não usar certificado digital? Seria ótimo!
kadug
Se não houvesse a obrigatoriedade de disponibilizar o fechamento da conta aberta pela internet também eletronicamente, provavelmente os bancos adotariam a abertura de contas (que é vantajoso para eles, menos gente na agência e maior facilidade de se tornar cliente), mas o fechamento de contas pela internet, jamais. Mas como um está atrelado ao outro, pela regra do BC, então não teremos nem um nem outro. :P
kadug
Itaú, Banco do Brasil e Bradesco oferecem essa modalidade de conta. É a iConta, Conta Digital e DigiConta, respectivamente.
kadug
Depende. Realmente as contas digitais não devem ser as mais lucrativas, porque não tem taxa de manutenção e normalmente tem isenção de várias taxas (sem limite de saque, sem taxa pra DOC/TED, etc). Por outro lado, são contas com custos menores também, e que desafogam as agências já que são exclusivamente eletrônicas. Então há um interesse dos bancos sim, do contrário nem ofereceriam essa modalidade de conta. Mas definitivamente não é do interesse das agências (paradoxalmente, são coisas diferentes) porque, como você disse, as agências não recebem comissão nem bônus por esse tipo de conta. É por isso que os gerentes dificultam tanto a vida de quem quer abrir uma conta dessas.
kadug
"Tu não precisa enviar foto nem documento porque tu já entregou presencialmente no banco" Não cara, diversos cartões de crédito (Submarino, Saraiva, etc) podem ser solicitados pela internet, sem apresentar documentação.
Thiago Martins
como eu gostaria que as firmas adotassem esses bancos....se pá deve ser até mais vantajoso para empresas tbm, mas né....¯_(?)_/¯
Rafael Souza Vieira
KKK fato, não é de interesse dos grande Bancos como Itau e Bradesco. Mas Bancos menores como Original e Intermedum já estão fazendo a abertura elo site e APP com a diferença que o Intermedium é totalmente isento de tarifas, veja https://www.intermedium.com.br/conta-corrente.jsf
Rafael Souza Vieira
No Banco Intermedium a conta Digital é ilimitada para saques na rede 24h e Ted's, fora todos os outros serviços de uma conta corrente normal. Cartão com Bandeira Master, tudo isento de tarifas. E você pode abrir a conta pelo APP ou começar pelo site https://www.intermedium.com.br/conta-corrente.jsf
Rafael Souza Vieira
No Intermedium basta começar a abrir a conta Digital pelo site ou abrir direto pelo APP, totalmente isenta de tarifas até para TED's e Saques no 24h, tudo ilimitado. veja https://www.intermedium.com.br/conta-corrente.jsf
Rafael Souza Vieira
Viva as contas digitais!! O massa da conta do Intermedium é poder abrir pelo APP sua conta e ser totalmente isenta de tarifas como a Iconta. Fora isso O Banco Intermedium não restringe o cliente da conta digital ao contato físico com um funcionário presencial ou por telefone e possui recursos inovadores como o pague fácil que gera boletos dentro do seu IB u APP que quando quitado compensa em sua conta como um depósito.
Rafael Souza Vieira
Léo, não sei se os grandes bancos disponibilizariam a abertura online para as contas digitais pois não é interesse deles comercializarem essas contas. Já ouvi dizer de muita gente que mesmo indo a agência, encontrou dificuldade em abrir uma conta digital no Itau e Bradesco, que os gerentes não gostam pois não recebem comissão.
Rafael Souza Vieira
No Banco Intermedium o comerciante pode gerar um boleto no seu internetBanking pagar na lotérica ou qualquer caixa mais próximo ao seu estabelecimento com o dinheiro físico e o saldo compensa na conta corrente dele. Resolveria? Att
Rafael Souza Vieira
O Banco intermedium tem esse recurso também veja https://www.intermedium.com.br/conta-corrente.jsf#principalCheque
Rafael Souza Vieira
O Banco Intermedium tem esse recurso de deposito de cheque por imagem, é bem, simples, basta bater uma foto pelo APP e o cheque compensa na sua conta em até 2 dias. Acho muito bom, funciona bem!
Rafael Souza Vieira
O Banco Intermedium tem o recurso chamado pague facil, você gera um boleto dentro do seu InternetBanking ou do APP, paga em qualquer ciaxa, ou lotérica e o recurso compensa na sua conta =D Eles tem o depósito de cheque por imagem também, você bate uma foto do cheque e ele compensa na sua conta. Olha ai https://www.intermedium.com.br/conta-corrente.jsf
SiouxBR
Vai num restaurante que tem wi-fi e usa o celular para isso...
SiouxBR
Tem o SuperConta, que faz papel de banco e que, teoricamente, atende pessoa jurídica (tentei abrir uma conta para minha empresa cerca de um mês atrás e até agora não recebi resposta).
SiouxBR
As minhas 2 primeiras faturas foram fechadas 10 dias antes do vencimento, ou seja, 40 dias. Esse será o 3º mês que sou cliente, então não sei dizer se continuará assim ou não. De qualquer modo, acho legal poder editar os dados do pagamento, ver no Maps o local da compra e receber a confirmação na hora. Por enquanto sou fã da empresa. Para melhorar, precisam implantar o programa de milhagem apenas...
Thiago Martins
"A medida não é obrigatória, ou seja, cada banco pode ou não permitir a abertura e fechamento de conta corrente pela internet...." TOTAIS DE BANCOS QUE VÃO ADOTAR A MEDIDA=0
Marco Pacheco
Léo, isso é verdade: temos um dos melhores sistema bancário do mundo!
Marco Pacheco
Ricardo, blz cara? Eu acho que conta salário é isenta de tarifa, mas tem limite de extrato impresso e ted e doc são bem mais caros! Em todo caso, para quem conseguiu juntar um cascalho e deixou no banco, normalmente te isentam das tarifas. Minha conta no Itaú custa em torno de 60 reais por mês de manutenção e sou isento sempre! Meu cartão de crédito platinum nunca paguei anuidade por conta dos gastos que concentro nele!
Paçaro
Aqui tem os papéis nas paredes falando da proibição de usar o celular enquanto na agência. Todo mundo caga pra ela. Pessoal usa numa boa e o segurança não tá nem aí.
Diogo Paiva
Nos EUA é assim. Um amigo abriu uma conta lá uma vez e para depósito de cheques ele só precisava tirar uma foto com o aplicativo do banco. Simples assim...
Keaton
Pior que em certas cidades, nem jogar no celular enquanto está na fila tu pode... =P
Ed
Por que você tem uma conta essencial, se já tem a iConta? Você precisa ter conta-corrente em dois bancos diferentes?
F. S.
Tu não precisa enviar foto nem documento porque tu já entregou presencialmente no banco quando abriu a conta, ao contrario do NuBank. E o NuBank foi criado pensando em acabar com a burocracia bancaria, o nome não é a toa, cartão de crédito foi só a forma que viram de começarem.
F. S.
Já abri esperançoso de que poderia encerrar minha conta pela internet, assim como foi com o cancelamento de provedoras digital... Doce ilusão
Fabio Lima
Com certeza!
Zé das Covi
Imagina que legal , chega dia 22 , tu tem um puta problema na sua conta ,e vai ter que abrir em outro banco URGENTE para receber um pagamento , só que acabou a franquia ... e agora ? comofaz ?
Léo Oliveira
35 dias aqui
Léo Oliveira
Mas oq tem haver o Nubank? Qualquer cartão pode ser solicitado pela internet, inclusive sem enviar foto de documento... Nubank não foi pioneira nisso.
Léo Oliveira
Qualquer cartão pode ser solicitado pela internet, inclusive sem mandar foto de documento. Nubank não foi pioneira nisso.
Renan Batista Sanches
como está o vencimento da sua fatura? mudaram a minha para apenas 35 dias, antes era 40
Renan Batista Sanches
a um mês abri uma conta dessa modalidade no Bradesco, era a segunda conta do tipo q a minha agência confeccionava, levei tudo impresso do site do Bradesco para não virem com conversa mole, ainda quis me socar um monte de titulo de catalização. Tentei no Itau onde já tinha poupança, mas o responsável era mais liso do que peixe, inventou um monte de desculpas para não fazer
Cidopina™
Tinha visto uma propaganda do Bradesco que dava pra depositar cheques apenas fotografando eles pelo App. Mas não sei exatamente como funciona, porque não tenho conta lá. Alguém ai já fez isso?
Baião, Douglas
Um depósito delivery?
grande_dino_2
O BB tem a conta "pacote digital", que é basicamente isso daí. Não tem tarifa de manuntenção e todas as transações feitas via internet banking não pagam tarifa. Qualquer outro tipo de transação eles metem a faca. Mas pra conseguir abrir uma, você tem que ir na agência mesmo (não dá pra mudar a sua conta existente para essa pelo site) e eles provavelmente vão falar um monte de merda, desde "o BB não oferece esse tipo de conta" e "é só para clientes novos". Outros bancos eu não sei como está.
JGui
Uso cartão de crédito Nubank, tenho minha iConta do Itaú, e a minha conta corrente é a Conta Essencial. Não pago nada, e faz mais de um ano que não compareço fisicamente a uma agência bancária. Amém.
JGui
Uso cartão de crédito Nubank, tenho minha iConta do Itaú, e a minha conta corrente é a Conta Essencial. Não pago nada, e faz mais de um ano que não compareço a uma agência bancária fisicamente. Amém.
grande_dino_2
Me passa o seu endereço, qual banco você tem conta e o número da sua conta que eu passo na sua casa, pego o dinheiro e faço o depósito pra você. :D De verdade! :D
André Almeida Martins
huuuuun.. verdade! =D
ochateador
Eu pedi essa conta na CEF. Quando a gerente começou a enrolar pedi para ela ligar no Banco Central e em 2 min resolvi o assunto :P
Fabio Lima
E para você concluir o cadastro, o que fazes?
Ricardo - Vaz Lobo
Sim, isso aí, mas os bancos fazem de conta que esse tipo de conta "não existe".
ochateador
Nubank é apenas uma operadora de cartão....
ochateador
Você pode pedir conta 0 do Banco Central. Sem tarifas e tem direito a 4 extratos, 4 saques e umas outras coisas gratuitas todo mês.
Ricardo - Vaz Lobo
Há alguns anos, o BC mandou os bancos criarem uma "conta virtual", sem mensalidade, direito a um cartão de débito grátis mas com tarifação monstruosa se você usar serviços na agência. Adivinhem? Eles nunca oferecem esse tipo de conta, tem que implorar.
Ramon Gonzalez
Nao. Ele falou dinheiro fisico. Tipo um comerciante que precisa depositar seu faturamento do dia, ou alguém que vendeu um produto pra um colega e precisa depositar a grana.
Ricardo - Vaz Lobo
Rrarararararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Passei por isso hoje!
Diego Farias
Que ótimo.
Renan Rufino
Daqui a pouco o NuBank é um banco!!! Meu deus <33333
Fabio Lima
O Nubank fazendo diferença...
Diego F. Duarte
Vc quis dizer: teleporte? Ok, e possivel fazer isso com cheques nos EUA, mas no fim, continua nao sendo bem dinheiro fisico, e sim um TED usando um documento fisico.
André Almeida Martins
talvez já inventaram isso.. transferencia, talvez?!
JeronimoPW
Boa, só falta agora criarem um dispositivo pra gente depositar dinheiro físico nos bancos sem sair de casa e enfrentar filas e mais filas irritantes >.<
Paçaro
Me sinto um selvagem cada vez que tenho que ir no banco mofar numa fila e falar com um ser humano que não queria estar ali.
Léo Oliveira
Já era hora! Atualmente existem dois bancos que fazem isso (sim, eles burlaram a lei): o Intermedium e o Banco Original. Será interessante ver este processo sendo disponibilizado para as contas digitais, tipo o iConta do Itaú, a Digiconta do Bradesco, enfim.... É um grande passo no fim na burocracia bancária e, com certeza, irá "bancarizar" milhares de brasileiros; não é atoa que temos um dos sistemas bancários mais avançados do mundo.