Não será mais necessário comparecer a uma agência bancária para abrir ou fechar uma conta corrente. As burocracias para confirmar a identidade do cliente, como fotocópias de documentos e verificações de assinatura, poderão ser resolvidas pela internet, de acordo com autorização dada pelo Banco Central nesta segunda-feira (25).

Até então, os futuros clientes conseguiam iniciar o processo de abertura pela internet, normalmente preenchendo um formulário com dados pessoais e informações de renda, mas era necessário ir pessoalmente a uma agência ou assinar documentos em papel para concluir a operação. A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) autoriza os bancos a cuidarem de todo o processo por meios eletrônicos.

dinheiro-carteira

Segundo o G1, o Banco Central acredita que a abertura remota de contas poderá, inclusive, dificultar as fraudes, já que os meios eletrônicos oferecem mecanismos adicionais de verificação: pense, por exemplo, na utilização do GPS do smartphone para analisar a localização do cliente e tecnologias de reconhecimento facial e de voz como instrumentos de confirmação de identidade.

A medida não é obrigatória, ou seja, cada banco pode ou não permitir a abertura e fechamento de conta corrente pela internet, desde que possua mecanismos de verificação adequados para confirmar a identidade do cliente e prevenir fraudes.

Na prática, a decisão regulamenta e abre espaço para instituições como o Banco Intermedium e o Banco Original, que estão dispensando agências físicas e investindo em aplicativos para movimentação de conta e atendimento ao cliente. Em março, o Banco Central decidiu que documentos digitalizados, para fins de operações no sistema bancário, têm o mesmo valor legal do documento de origem.

No caso de contas abertas pela internet, os bancos devem obrigatoriamente assegurar a possibilidade de encerrar o relacionamento por meio eletrônico. Além disso, as mesmas disposições para contas abertas de maneira presencial se aplicarão às contas digitais, incluindo as atualizações de situação cadastral, regulamentações de tarifas estabelecidas pelo Banco Central e prevenção de lavagem de dinheiro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roberto
DEFINIU O QUE SINTO E PENSO.
JGui
Primeira corri atras da conta essêncial do Itau, para não pagar taxa nenhuma mensalmente. Mas mesmo com a conta essêncial eu não tinha direito a DOC/TED de graça, eu pagava mais de bizzaros R$8,00 reais por transferência. Por isso, mudei para iConta com a mesma conta que sempre tive no Itau, aonde DOC/TED ou qualquer outra atividade online é de graça.
Frederico Martins
Rafael, tem uma demanda com a participação até do Ministério Público de Minas Gerais, por conta de um problema com os consignados dos servidores de lá.
Marcos
Dado que não é obrigatório, muitos vão permitir abirir a conta online... mas quantos vão deixar fechar?
Rafael Souza Vieira
Olá Frederico, desconheço essa informação, é verídica? O Intermedium trata muito bem seus clientes. Vejo todos aqui muito empenhados em dar o melhor tratamento ao cliente, sempre com muito respeito e dedicação. Digo pois sou funcionário da instituição, tenho muito orgulho de fazer parte da equipe e sei o carinho com o qual o cliente é tratado aqui. Estou inteiramente a disposição para lhe ajudar, prestar informações e esclarecer qualquer tipo de mal entendido. Um grande abraço!
kadu

Não, são cartões de crédito mesmo. Eu tenho um cartão Submarino e não precisei enviar nenhum documento para ser aprovado.

kadug
Não, são cartões de crédito mesmo. Eu tenho um cartão Submarino e não precisei enviar nenhum documento para ser aprovado.
Caleb Enyawbruce

Seria bom ter mais essa opção em todos os bancos, mas acho que o que o rapaz disse, e que pra mim seria a solução definitive é nem precisar sair de casa. Mas acho que estamos querendo demais rsrs

Ramon Gonzalez
Seria bom ter mais essa opção em todos os bancos, mas acho que o que o rapaz disse, e que pra mim seria a solução definitive é nem precisar sair de casa. Mas acho que estamos querendo demais rsrs
Frederico Martins
Esse banco já tem até ação judicial por desrespeito ao consumidor.
Léo Oliveira
Minha gerente me chama de "meu querido" hehhehe Muito simpática ela. Deve ganhar altas comissões com toda aquela simpatia kkkk Oq eles não fazem pra virar gerente PJ...
Yan Minari
No Itaú eu era chamado de "meu anjo" ehehe PS: eu usava a iConta.
@Sckillfer

Até onde sei esses cartões passam como crédito, mas são pré-pagos.

F. S.
Até onde sei esses cartões passam como crédito, mas são pré-pagos.
SiouxBR
É o motivo pelo qual atualmente uso o NuBank para pequenas compras ou para compras pela internet, onde acho ele mais seguro (como a compra aparece imediatamente no meu telefone, se for uma fraude posso contestar na mesma hora). Por enquanto ainda não aposentei o cartão de crédito "principal" do banco, mas se o NuBank fechar um programa de milhagens ou pagamento do pontos em dinheiro (cashback), migro 100% para ele...
Exibir mais comentários