Três anos atrás, a NET lançou uma rede de hotspots Wi-Fi em nove cidades brasileiras. Utilizando pontos de acesso pendurados na infraestrutura dos postes de iluminação, a rede era restrita a lugares de maior movimento e com grandes concentrações de pessoas. Agora, surge uma nova estratégia: a operadora irá criar uma rede adicional nos modens dos próprios clientes para expandir a cobertura.

Access point do Claro/Embratel/NET Wi-Fi: da Cisco e fica nos cabos da NET.

Access point do NET Wi-Fi: antes nos postes, agora na casa dos clientes.

Isso não é novidade no mercado: a Oi firmou parceria da Fon para transformar os modens dos clientes em hotspots. Atualmente, milhões de pontos de acesso estão disponíveis em todo o Brasil, mas há um porém: nessas redes, é utilizada a banda do próprio cliente para viabilizar a conexão.

A promessa da NET é ser um pouco diferente: todo modem terá uma rede adicional com nome #NET-WIFI, com velocidade separada da banda larga contratada e, portanto, sem interferência na conexão do cliente. Ainda assim, o cliente que desejar poderá desativar essa rede Wi-Fi pública sem dificuldade.

Quem for assinante NET com banda larga de pelo menos 5 Mb/s conseguirá acessar essa rede gratuitamente e de forma ilimitada. Clientes com velocidades inferiores ou mesmo de outras operadoras poderão usar o hotspot gratuitamente por 15 minutos, mediante cadastro. Caso queira acesso por mais tempo, é possível comprar pacotes pré-pagos de 2 horas, 1 dia ou 7 dias.

De acordo com o comunicado enviado aos clientes, a inclusão da rede será gradativa e de forma automática nos modens dos clientes. Com boa vontade, a NET pode se tornar a líder em Wi-Fi no Brasil: em fevereiro de 2016, a Anatel registrou que a operadora tinha mais de 8 milhões de clientes, liderando o mercado em acessos com 31,9% de todo o mercado de banda larga.

Uma grande vantagem frente à Oi é a forte presença da NET no estado de São Paulo, onde a rede Oi WiFi cresceu muito pouco nos últimos anos. A GVT havia prometido uma rede similar há algum tempo, mas o projeto nunca evoluiu. Quem sabe isso se torne realidade nas mãos da Vivo?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Max Egito Curcino

Você realmente acha que as franquias existem? Literalmente, elas não são praticadas, as que se referem a internet fixa, mesmo que esteja no regulamento. Até a SKY Banda Larga, que usa rede 4G não limita a velocidade depois da franquia de 50GB.

Luciano Costa
Estamos entrando em 2018 e essa ideia "genial" só serviu para uma coisa: saturar/congestionar os canais 2.4ghz. Basta ver a quantidade de redes duplicadas (NET CLARO WIFI) através de aplicativos como o "wifi analizer". A interferência dobrou por conta dessa política de compartilhamento.Num apartamento, temos 50 redes "brigando" por 11 canais 2.4ghz. Ai Ai.
Leandro Magon
Fica toda hora aparecendo no meu smarth incomodando...Querem que a gente vire zumbi olhando só para a tela desses aparelhinhos.Acordem para a vida gente !!!
Judson
Reativando o post, descobri que hoje ao chegar em casa, meu celular não conseguiu conectar com minha rede, oculta, mas se conectou a outra rede com o nome do meu roteador, e solicitava cadastro do NET-WI-FI. com mto custo consegui identificar minha rede original. Bem, hoje mesmo eu dou um jeito de acabar com isso, pois mesmo afirmando que não interfere na banda do cliente, ja faz dias que venho sofrendo com uma baixa qualidade de internet.
Mateus Gomes
1. Não recebi nenhum comunicado (chequei email e telefone agora, nada). 2. "todo modem terá uma rede adicional com nome #NET-WIFI, com velocidade separada da banda larga contratada e, portanto, sem interferência na conexão do cliente" Mentira, notei essa misteriosa rede #NET-WIFI que apareceu e pouco tempo depois tenho notado minha internet tão instável que eu nem consigo usar pra navegar. O técnico confirmou que é a rede #NET-WIFI que está causando interferência. O que era pra ser de 60MB tem hora que não chega nem a 1MB. A ideia é boa, mas se a NET tem interesse de reutilizar a infra dos clientes para fazer isso, tinha que ter melhorado (E MUITO) a infra geral e testado de verdade pra garantir que não ocasiona problemas e não interfere na velocidade contratada, não vale correr o risco. Senão assim o cliente vai estar pagando banda pros outros usarem sem autorização, e isso é crime.
Ricardo - Vaz Lobo
Valeus, obrigado!
Leandro Rocha
Desculpe a demora. Não desconta.
Eliã Faustino von Randow
só esqueceram de uma detalhe muito importante, o radio do aparelho tem limite, dependendo da quantidade de pessoas conectadas sua rede principal ira cair, pois o aparelho não suporta muitas conexões simultâneas com qualidade, o máximo deve ser entre 15 a 20 clientes, passou disso começa a dar problema.
Bruno

Desculpe parecer chato rs. Mas aqui NÃO. E recentemente (poucos dias atrás) descobri que o provedor está mandando endereçamento por IPv6 para meu roteador (já que o modem opera em modo bridge.. ele é apenas um receptor fazendo funções das camadas baixas do OSI). E meu roteador, pelo DHCP do IPv6, também tá mandando endereçamento 6 para meus dispositivos.
Mas voltando ao WIFI, aqui não mesmo. O modem que a NET colocou aqui é um HUMAX HG100R usando firmware original ^^.

Bruno R da Silva
Desculpe parecer chato rs. Mas aqui NÃO. E recentemente (poucos dias atrás) descobri que o provedor está mandando endereçamento por IPv6 para meu roteador (já que o modem opera em modo bridge.. ele é apenas um receptor fazendo funções das camadas baixas do OSI). E meu roteador, pelo DHCP do IPv6, também tá mandando endereçamento 6 para meus dispositivos. Mas voltando ao WIFI, aqui não mesmo. O modem que a NET colocou aqui é um HUMAX HG100R usando firmware original ^^.
DumbSloth87

http://webportal.netcombowifi.com.br/optout

DumbSloth87
http://webportal.netcombowifi.com.br/optout
DumbSloth87

Pra quem quer desabilitar esta bosta:
http://webportal.netcombowifi.com.br/optout

DumbSloth87
Pra quem quer desabilitar esta bosta: http://webportal.netcombowifi.com.br/optout
Marcio Neves

Pra desativar tem que ir no site da net. Só não lembro o caminho

Exibir mais comentários