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Como Mario foi parar dentro do mundo do Sonic, com permissão da Sega

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Eu sou um gamer old school, assoprador de cartuchos, e fiquei extremamente feliz quando vi que a Sega lançou um pacote chamado Sega Genesis & Mega Drive Classics para Steam. Claro, eu conheço os emuladores, as ROMS, a possibilidade de jogar várias das pérolas do console de 16-bit num computador atual, mas nada disso era oficial. Agora é.

E a Sega foi mais longe, de uma forma, digamos... surpreendente: na última semana, a empresa adicionou o suporte a modificações desses jogos no Steam, além de um hub em 3D, que simula um quarto antigo, com uma televisão de tubo, no qual você pode acessar seus games clássicos. É bem legal:

Segundo a empresa: "Cada um dos jogos do Mega Drive terá agora suporte ao Steam Workshop, permitindo a você compartilhar versões modificadas de seus títulos retrôs favoritos."

Em outras palavras, esse recurso dá acesso para que os jogadores alterem as ROMs dos games, sem a possibilidade de ganhos financeiros, que fique claro. Mas isso acabou por gerar todo um novo universo de títulos baseados em jogos da Sega. Um universo definitivamente divertido, mas muito, muito estranho. E, bem, cheio de violações de direitos autorais.

Por exemplo, quando na sua vida você imaginou ver o Mario, digo, Somari, passeando livremente por Green Hill Zone?

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Outros personagens, da Nintendo ou não, estão neste exato momento inundando universos de títulos da Sega, como se não houvesse amanhã. Alex Kidd in the Enchanted Castle foi transformado em Super Mario World 64, Super Donkey Kong 99, Super Mario World e até mesmo Angry Birds!

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Isso sem contar todas as versões bizarras de Sonic The Hedgehog, agora estreladas por nomes como Kirby, Knuckles, Amy Rose, e Sally Acorn.

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Outro exemplo? Quem não se lembra do lindíssimo Ecco, o golfinho?

Por qualquer motivo que passou na cabeça de um dos modders, Ecco é agora uma orca, afinal, por que não?

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Outra bizarrice aleatória? Jogar Streets of Rage 2 com o Megaman?

Se você não tem ideia de como essas modificações são feitas, como os sprites são alterados, nem a trabalheira que dá fazer um mod assim, esse vídeo de Sonic 1 Boomed mostra um time lapse de quase todo o processo:

Note que uma parte dos projetos já existia de forma clandestina antes da Sega liberar o uso do Steam Workshop. A ferramenta, porém, está permitindo que os mods sejam portados oficialmente para o Steam.

Alguns desenvolvedores defendem que, uma vez que boa parte dos jogos estão sendo reescritos do zero, a única parte que pode vir a infringir de fato direitos autorais é se alguém usar imagens de personagens conhecidos, o que visivelmente está acontecendo.

De qualquer forma, outros usuários com um pouco mais de bom senso já começaram a colocar o seguinte texto na descrição dos mods: "Já que isso foi feito como uma modificação e sendo permitido pela ferramenta o uso de material protegido, entendo que o resultado final pode não se enquadrar na legalidade. Me comprometo a remover esse mod a pedido da Sega ou qualquer outra proprietária dos direitos autorais de qualquer um dos elementos utilizados neste jogo".

Portanto, aparentemente, esse mundo modificável da Sega está um verdadeiro pandemônio sem controle, que só tende a crescer. Mas não se engane: é questão de tempo até a Nintendo e outras produtoras passarem a tirar tudo isso do ar. Se a Sega, única beneficiada financeiramente por tudo isso, será punida de alguma forma, só o tempo dirá.

Mas o que vocês acham? Os desenvolvedores devem ser livres para modificarem os jogos e exercitarem assim sua criatividade, desde que não ganhem nenhum dinheiro com isso, ou as empresas que detém os direitos autorais não poderiam deixar isso acontecer?

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Wendel Schelhan
Oi Matheus, desculpe a demora. Eu tive no máximo um Mega Drive 3 da Tectoy, que vinha com 10 jogos. Mas muito provavelmente há alguém botando a geringonça pra funcionar no YouTube! Aliás, imagina só como ficava um MegaDrive acoplado com CD e 32x hehehe
Matheus Gonçalves
Opa, quero ver isso funcionando!! =D
Você tem algum tutorial ou vídeo disso funcionando?
leandrw
Por mais posts de game no Tecnoblog!
BassVix
Nintendo, vê se aprende alguma coisa. Mata todas as vezes projetos de fãs.
Mas a Sega está tendo uma recaída e indo para o mesmo lado de preferir considerar violação de direitos ao invés de deixar que mais pessoas relembrem e gere receita de outras maneira indiretas (outras compras ou novos fãs).
Douglas B
Caraaaaamba, eu ia morrer sem lembrar que existiu e que eu já joguei muito esse jogo Ecco! kkkkkkkkkkkkkkk
Douglas Baião
Caraaaaamba, eu ia morrer sem lembrar que existiu e que eu já joguei muito esse jogo Ecco! kkkkkkkkkkkkkkk
Wendel Schelhan
O cartucho de Sonic & Knuckles tinha o tal lock-on, que permitia acoplar outro game no cartucho e conseguir um game novo. Se juntasse com o Sonic 3, virava o Sonic 3 & Knuckles (que suspeita-se que era o jogo completo que foi desmembrado em Sonic 3 e Sonic & Knuckles para vender a tecnologia). Se juntasse com o Sonic 2, virava Knuckles in Sonic the Hedgehog 2.
Tales Cembraneli Dantas
Este SOMARI na verdade é um Remake de uma Hack, a primeira versão é dos anos 90 feito por uma empresa chinesa para o nintendinho....
erick
SEGA e SONIC São eternos!!!!
Keaton
Apesar de interessante a proposta dessas modificações e não sou contra usarem propriedade intelectual alheia para tal, mas me pergunto quanto tempo até a Nintendo acabar com a festa? =x
rodrigorey
Era ativado com lock-on no Mega Drive, como a versão Steam não tem isso (no X360 e mobile sim), então deram um jeito... vi também que fizeram mod do Sonic & Knuckles avulso, sem o 3
Matheus Gonçalves
Na verdade é o Sonic 1.
Matheus Gonçalves
Como personagem principal? Não, né cara?
rodrigorey
Knuckles no Sonic 2 não é bizarro, existe desde 94
rodrigorey
Peguei ontem e joguei, ficou perfeito
Também gostei do Street Fighter no Streets of Rage 2
Anderson Antonio Santos Costa
E a SEGA já está de olho nas violações de direitos autorais. Segue transcrição do post da empresa com relação ao assunto citado na reportagem acima:

"It has come to our attention that a number of workshop mods have surfaced that appear to be wholesale copies of existing titles, or copies of other people's work.

We would urge customers who see offending content to flag/report it. Content that gets to a specific number of reports will be automatically removed.

We'll continue to monitor this situation with a view to ensuring that mods that are entire copies of existing work/titles are removed."
Fonte:http://steamcommunity.com/app/34270/discussions/0/357284767239063274/
Anderson Antonio Santos Costa
Até o jogo da Turma da Mônica está na Steam via mod, alguém notou?
LekyChan
na versão do mario que é mostrada no post foi usado o Sonic 2 como base.
Matheus Gonçalves
Sonic The Hedgehog, a primeira versão do Mega Drive.
Andrey Nering
O que pode ser melhor do que misturar os dois maiores jogos clássicos de todos os tempos? =)

Alguém sabe me dizer qual versão do Sonic foi usada no vídeo do Mário? Eu joguei muito Sonic 3 & Knuckles, mas essa do vídeo eu não reconheci.

Sobre os direitos autorais, com certeza a Nintendo não vai deixar por isso mesmo. Ela tem direito de reclamar, mas bem que poderia ter um pouco de senso de humor (algo raro nessa indústria) e liberar.

Trocando de assunto, alguns dias atrás um cara conseguiu implementar o Flappy Bird dentro do Super Mário World. Nessa thread do Reddit ele contou como fez:

https://m.reddit.com/comments/4caow0