Início » Mobile » Intel cancela chips Atom para smartphones e tablets

Intel cancela chips Atom para smartphones e tablets

Cherry Trail pode ter sido a última linha de processadores Atom para celulares

Por
1 ano e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Intel confirmou oficialmente na noite de sexta-feira (29) que cancelou duas linhas de processadores Atom de baixo consumo energético voltados para smartphones e tablets. O Broxton e o SoFIA, que estariam dentro dos dispositivos móveis lançados ao longo de 2016, deixam de existir após a empresa anunciar a demissão de 12 mil funcionários e uma estratégia para focar em áreas mais rentáveis.

O Broxton e o SoFIA eram os únicos processadores móveis da Intel anunciados publicamente para 2016. Não havia mais nenhum chip para smartphones no cronograma da empresa, abrindo a possibilidade de que o Cherry Trail seja o último Atom a figurar dentro dos celulares.

zenfone-2-8

O SoFIA era uma parceria da Intel com empresas chinesas, como a Rockchip e a Spreadtrum, para fazer os chips Atom vingarem em smartphones de baixo custo, resultando em processadores como o Atom x3-C3130, um dual-core de 1 GHz que suportava conexões 3G e até 1 GB de RAM. Como a linha foi cancelada, não espere encontrar aparelhos básicos ou intermediários com a inscrição Intel Inside na traseira.

Já o Broxton era uma tentativa da Intel para competir com os melhores chips da Qualcomm, especialmente com relação ao desempenho gráfico. Ele estaria tanto nos smartphones quanto nos tablets intermediários e topos de linha. Com o cancelamento, as parceiras da Intel só poderão utilizar em seus futuros produtos os atuais Cherry Trail, conhecidos como Atom x5-Z8300, Atom x5-Z8500 e Atom x7-Z8700 — sendo que este último, presente no Surface 3, não é páreo para o Snapdragon 820.

Não é novidade que a Intel teve muita dificuldade para conseguir espaço num mercado dominado pelos concorrentes que apostaram na arquitetura ARM, como a Qualcomm. A Asus era a única grande fabricante de smartphones que realmente investia na plataforma Intel — mesmo assim, vários dos últimos aparelhos, como o Zenfone Selfie e o Zenfone Go, foram lançados com chips Qualcomm ou MediaTek.

Oficialmente, a Intel ainda não diz que “desistiu” do mercado de smartphones e tablets. Mas o futuro da empresa nesses dispositivos é incerto — e ainda nem existe.

Mais sobre: ,
  • Sandro

    Isso quer dizer ­”adeus” para quem esperava um Surface Phone? Mais uma pá de cal no Windows Phone/Mobile?

    • Samuel Antonio Oliveira Silva

      Acho que a maioria está rodando com o Snapdragon que é um Qualcomm.

      • Sandro

        Sim, sim… Mas existem rumores aos montes de um tal Surface Phone, que rodaria Atom… E pelos fóruns, parece haver bastante gente esperando este telefone sair (pelo menos entre os fans de WP)…

        • Samuel Antonio Oliveira Silva

          Então seria um balde de água gelada! Mas a já faz algum tempo que a Microsoft está fraquejando na sua empreita. E não vai ser um aparelho que vai virar o jogo, eles tem muito trabalho a fazer ainda!

          • Sandro

            Eu era entusiasta do WP no inicio, mas a MS só dá bola fora… E cada dia mais desenvolvedores abandonam a plataforma…

          • Guaip

            Eu era um, sempre tive um WP como telefone de backup. Mas mês passado vendo meu 640xl e pelo visto foi meu último.

          • Guaip

            A única coisa que me faria ter um WP hoje seria um smartphone que ligado a um monitor/tv e acessórios vire um full desktop.

          • Muriel

            Continuum…

          • Guaip

            Meh. Bem longe de um full desktop.

          • Muriel

            Logicamente, ainda está em beta, futuramente vai aceitar até apps x86 além dos uwp.

          • Muriel

            Na verdade vai sim, mas depende se o sistema vai ter saído da beta eterna que está, por exemplo, o continuum é um modo que provavelmente chegará aos smarts intermediários e não só aos top, só isso já ganha uma parcela gigante de empresários que usam iPhones.

    • Bruno ✔

      Surface phone é o rumor mais sem noção que eu já vi.

      • João Silverado

        Surface tbm era rumor e virou piadinha da Apple quando saiu. Até que ela copiou e fez o ipad pro.

        • Bruno ✔

          A diferença é que o rumor do Surface Phone não tem base.

          • Muriel

            Rumor que já foi confirmado, se vai comentar pelo menos pesquise pra não passar vergonha.

          • Bruno ✔

            Confirmado por quem?

          • Muriel

            Pelo Satya, não foi explicitamente ele dizendo “o surface phone está confirmado” mas se olhar as entrevistas dele voce percebe(to meio sem tempo pra te dar fontes então se ficar curioso vai ter que pesquisar).

          • Bruno ✔

            Ele disse que a reestruturação vai ter 3 segmentos, que pode até ser visto atualmente nos L550, 650, 950 e 950XL, mas não citou nada minimamente relacionado a um celular bizarro que roda Win32, que vai completamente na contramão das intenções da empresa, que é acabar com o Win32.

          • Muriel

            Se a intenção da empresa fosse acabar com Win32 então a MS merecia ir a falência, maior tiro no pé, de onde você tirou a idéia de um aparelho bizarro rodando Win32? Continua sendo o Win10 universal, mas com “suporte” ao Win32. E não, acredito que o 550 não se encaixaria na estratégia da empresa, eles vão deixar aparelhos de entrada pra outras fabricantes e focar no mercado corporativo/premium.

          • Bruno ✔

            Eu disse rodando Win32 e não Windows x86, o que é sem noção é justamente este “suporte” ao Win32, fora que a intenção dela de acabar com o Win32 é mais do que visível, com o forte incentivo ao UWP, ferramenta de conversão win32 > uwp, melhorias na API e no sistema que permitem instalar os pacotes por fora da loja e com mais facilidade, e por ai vai…
            E se me lembro bem, o Indiano disse que temos 3 segmentos de celulares, low-end, empresarial e premium, o que se encaixa muito bem nos modelos que citei.

          • Muriel

            Não é por ela estar investindo no UWP que ela quer acabar com o Win32, no UWP você programa 1 código pra tantos aparelhos diferentes e tem facilidade pra converter pra outros sistemas, não existe motivo pra um programador escolher Win32 à UWP.

          • Bruno ✔

            Basta ver os passos da M$, é mais do que logico que eles quem se livrar do win32, o objetivo do uwp é substituir o win32 em um curto espaço de tempo.

    • Tecnicamente ainda é possível fazer uma gambiarra com Core m3/m5/m7, mas teriam que colocar uma bateria maior e fazer uma série de adaptações.

      • Samuel Antonio Oliveira Silva

        Também pensei nessa possibilidade, mas o projeto acaba virando um novo processador também.

    • Altacyr Junior

      O Surface Phone sera uma linha com 3 smartphones que ira substituir a linha Lumia e usarão processadores ARM (ha um rumor de que todos ou pelo menos um deles usaria um processador x86) e ele so vai aparecer no segundo bimestre de 2017

      • Sandro

        Segundo bimestre de 2017, no ritmo que está indo, parece meio tarde demais…

        • Altacyr Junior

          Também acho, mas foi o que eu soube e ha um risco da Microsoft ficar no esquecimento no setor mobile, a não ser que seja isso que ela queira para poder recomeçar do zero.

          • Thiago Lopes

            Risco?????? Ela já foi esquecida a muito tempo, só leitores do Tecnoblog e Senhorinhas aposentadas usam isso ainda.

          • Muriel

            É o melhor sistema mobile, o problema é que chegou atrasado, só agora que as funções estão a par das do Android porém ainda em Beta.

    • Thiago Lopes

      Não foi a saída da intel que matou o Windows Phone… esse SO vem agonizando desde o nascimento…

  • Quindim

    Tenho um Zenfone 2 e sei o que passo com esse processador. O desempenho é até adequado, mas o bicho consome muita bateria, fora as diversas incompatibilidades na play store.

    • Geraldo Lopes

      .

      Realmente tem muita incompatibilidade com diversos apps da loja do Google, a menos que tenha uma versão específica para x86.

      .

    • Rafaela Esteban

      Li feedbacks dizendo que são poucos os apps incompatíveis, mas não vi quais. Pode me dizer alguns exemplos? E em relação a bateria, a autonomia pode ser melhorada com configurações ou não tem jeito mesmo?

      • Quindim

        Olha, a maioria dos apps “básicos” realmente funciona sem problemas. Apps que demandam mais da parte gráfica como jogos, existem inúmeras incompatibilidades, falta de otimização e por aí vai. Em relação a bateria não tem jeito. Se você quiser usar seu telefone com 10% de brilho no modo de economia de energia (no qual ele fica parecido a um telefone de 512mb de RAM) talvez você consiga umas 12 horas de uso moderado. Mas se se for pra exigir do aparelho, saia com um carregador, sempre.

        • Rafaela Esteban

          Estava cogitando pegar um Zenfone 2 pensando, entre outras coisas, nos jogos mais elaborados. Principalmente depois que vi alguns reviews do Vibe A7010. Mas não me atentei pra essa coisa da compatibilidade, arquitetura ARM e tal. Só estou lendo a respeito agora e me deparo com essa notícia da Intel. E também esperava que uma bateria de 3000mAh aguentaria um dia de uso moderado. Tá foda encontrar um aparelho nessa faixa de preço que me agrade…
          Valeu aí pelo feedback!

          • Quindim

            Eu recomendo o Moto X play!

    • Don Ramón

      Tá com a ZenUI ou está com rom CyanogenMod? Pessoal que colocou a CyanogenMod no Zenfone 2 diz que o consumo de bateria melhorou muito depois de trocar a rom. O problema não é tanto o processador. É o kernel da Asus…

      • Quindim

        Está na última versão da ZenUi

  • Luís Carlos

    Intel vai ficar nos 2-1, híbridos, tanto que os tablets ainda mais com Android estão sumindo do mercado, veja so Surface Pro, Surface Book, o Galaxy Híbrido entre outros, os Smartphones serão os próximos, porque pagar R$4.000 em um celular so pra ter face, whatsapp, insta e tal, sendo que de 2015 pra 2016 apenas rolou pequenas mudanças, esperar pra ver como vai ser os processadores da Intel daqui pra frente

    • Muriel

      Acredita-se que os Surface Phones terão processadores Intel, com o modo continuum pode ser que já seja o começo dos Smarts realmente hibridos.

  • Bruno Martins Santana

    Dai me lembro dos antigos processadores da Texas Instruments que carregavam os Antigos Motorolas Milestones e Defy ….
    e hj só fabrica Calculadoras e equipamentos de medição ….

    • Texas Instruments fabrica um monte de chips para diversas aplicações embarcadas (mas saíram do mercado de CPUs pra mobile há um bom tempo, justamente por não conseguirem ser competitivos).

  • Keaton

    Isso quer dizer, nada mais de x86 no Android? Ou alguma outra empresa pretende fazer isso? Maravilha… por um lado, é excelente, não precisaremos mais nos preocupar com incompatibilidades (de processador) ao comprar um smartphone android… por outro lado, vai ser problemático pro pessoal que usa o android x86 e/ou maquinas virtuais do android…

  • Pelo que vi nos outros sites ela não descontou a linha a linha Atom, continuou os atoms pra smartphones. Tablets, inclusive Android, continuam na mira.

  • Don Ramón

    Daí também se explica porque os protótipos do Zenfone 3 flagrados nos testes de desempenho não são movidos à chip Intel. Provavelmente a Asus já tinha sido informada dessa “pulada de barco” há um bom tempo…