Início » Internet » Justiça manda operadoras bloquearem WhatsApp no Brasil por 72 horas

Justiça manda operadoras bloquearem WhatsApp no Brasil por 72 horas

Empresas afirmam que vão cumprir ordem de bloqueio do WhatsApp a partir das 14h desta segunda-feira (2)

Paulo Higa Por

A história se repete: a Justiça determinou que as empresas de internet fixa e móvel bloqueiem o WhatsApp em território nacional por 72 horas, contando a partir das 14h desta segunda-feira (2). É a segunda vez que o aplicativo de mensagens será impedido de funcionar no país: em dezembro de 2015, o serviço saiu do ar devido a uma investigação policial.

As operadoras Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo afirmaram ao jornal Folha de S.Paulo que receberam a ordem judicial e cumprirão o bloqueio. A multa para as empresas de internet que descumprirem a determinação é de R$ 500 mil por dia.

whatsapp-logo-700x446

A decisão foi tomada pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). Em março, o mesmo juiz havia determinado a prisão preventiva do vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan, após a rede social descumprir ordens judiciais em investigações que envolviam o crime organizado e o tráfico de drogas. O Facebook é dono do WhatsApp desde 2014, quando comprou o aplicativo de mensagens pelo equivalente a mais de R$ 50 bilhões.

Quando a Justiça determinou a suspensão do funcionamento do WhatsApp em dezembro de 2015, o bloqueio foi cumprido pelas operadoras, mas não durou as 48 horas previstas. Na época, o desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí, derrubou a decisão alegando falta de razoabilidade, uma vez que não era adequado que uma investigação local afetasse milhões de usuários.

O bloqueio de aplicações por ordem judicial é um dos temas em discussão na CPI de Crimes Cibernéticos. Se um dos projetos de lei for aprovado, a Justiça só poderá obrigar o provedor de conexão a bloquear conteúdo de aplicativos que não tenham representação no Brasil e de sites hospedados em servidor no exterior. Embora seja dono do aplicativo de mensagens, o Facebook argumenta que possui operações independentes, portanto, o WhatsApp não teria representação no país.

whatsapp-criptografia-ponta-a-ponta

O mecanismo de funcionamento do WhatsApp dificulta a colaboração com a Justiça. De acordo com o serviço, as mensagens enviadas pelos usuários são armazenadas apenas temporariamente nos servidores, sendo apagadas assim que o destinatário recebe o conteúdo. Além disso, em abril, o WhatsApp adotou criptografia de ponta a ponta em seus aplicativos, portanto, nem a própria empresa tem acesso às mensagens enviadas pelos usuários.

Atualização às 14h04. As operadoras já começaram a bloquear o WhatsApp, cumprindo a determinação judicial. Por volta das 14h, não era mais possível enviar ou receber mensagens nas redes móveis da Claro, Vivo, Oi e TIM. O bloqueio também havia sido feito nas conexões de banda larga fixa da NET, TIM e Vivo.

Atualização às 14h44. O WhatsApp se posicionou sobre o assunto. Em nota à Época, a empresa diz que não tem as informações pedidas pela Justiça: "Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos", diz a nota.

Atualização em 3 de maio, às 9h11. A Justiça negou recurso do WhatsApp para liberar o aplicativo no país. A empresa "nunca se sensibilizou em enviar especialistas para discutir com o magistrado e com as autoridades policiais interessadas sobre a viabilidade ou não da execução da medida", segundo o desembargador Cezário Siqueira Neto. Fica mantido, portanto, a suspensão pelo prazo de 72 horas.

Atualização às 14h37. O WhatsApp conseguiu derrubar o bloqueio. Com a medida, que tem efeito imediato, o aplicativo será desbloqueado nas próximas horas em todas as operadoras.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Vinícius Silva
https://www.baidu.com/link?...
Renan™
?????
Lucas
Só passando pra ver se sua opinião sobre Gilmar Mendes permanece a mesma depois das decisões sobre Aécio e a minimização do grampo do Jucá...
DiveTechno
Em paz . Olha acho que você pode considerar como ondas sim mas creio que depois da explicação técnica que você mesmo postou dizer bloqueio de ondas ao meu ver seria muito mas muito superficial .
RáRáRá
Sim, tem como parar qualquer tipo de golpe e outras coisas no país.... a questão é se realmente querem.... só que seria assunto demais e desvirtuaria o comentário desse post...

Só sugiro para o colega que antes de comentar, se estiver com raiva, ter um pouco de calma, respirar e responder tranquilamente, sem desmerecer ninguém... acho até que você com discussões tranquilas fazem as pessoas aprenderem mais sobre algo que não sabem...

E se você se pergunta por que no caso em que citou deu certo a prisão dos indivíduos e pra bloquear aparelhos nos presídios não dá é simples:

No caso em questão era uma investigação em que os agentes tiveram vontade e realmente quiseram ir atrás mesmo... até por que operadora nenhuma se recusa quando há investigação e pedido judicial no meio....

Já no outro ponto... há falta de interesse e dinheiro envolvido.. como você mesmo disse...

Enfim... em paz e fique de boa... ;)

Edit: só uma pergunta... eu sei que redes de celulares são redes e que aparelhos se conectam como terminais... até porque a partir das erb´s em diante pode-se usar conexões que também usam internet... mas só pelo fato de ser uma rede sem fio, com frequência, com aparelhos que se conectam à ela também por uma determinada frequência... isso não poderia se considerar como ondas não???
DiveTechno
me desculpa cara. Eu fico bravo em ver que tem como parar os golpes por telefone que os presidiários fazem e as operadoras não ligam pois aqui no Brasil a mentalidade das operadoras é se o cara liga para passar golpe da cadeia usa sms para comandar crime da cadeia usa whatsapp para controlar boca de fumo da cadeia não importa o importante é pagar a conta sempre em dia e se possível aumentar a franquia de dados e para bandidos que falam com outros estados favor utilizar o nosso DDD que é o 171 e para politicos momentaneamente encarcerados não cobramos o streaming da globo news em seu plano de dados, tudo para que você fique antenado nas noticias .
RáRáRá
Relaxa carinha, não precisa demonstrar o quanto de conhecimento técnico você possui para tentar descaracterizar meu comentário... você entendeu muito bem como é infinitamente mais fácil bloquear um aplicativo do que sair caçando "imeis" de uma determinada área e bloqueá-los(e hoje em dia na área que está a erb que pega no presídio também tem vários aparelhos de pessoas que moram na redondeza).... não sou da área da tecnologia mas entendo muita coisa... tento sempre simplificar.. apesar de não saber nuances técnicas como você.. já que trabalha na área...

Edit: pra fazer o que você propõe tem um trabalho maior do que simplesmente bloquear um range de ip´s de servidores... enfim..
Tiago Coimbra de Araújo
Não faz diferença nenhuma pra mim... Meus melhores amigos, clientes e familiares estão usando BBM :D.
Mario Oliveira
Não diria que é gênio, mas infinitamente mais qualificado do que vc para tocar o barco. Não é necessário responder, Tchau.
DiveTechno
Amigo conheço bem TCP UDP Administrador de Servidor Linux desde 2001 pela extinta Conectiva Linux . Se você procurar sobre GSM WCDMA vai descobrir que é uma rede e não ondas pelo ar kkkk . Ou como que você imagina que é feito o controle do pacote de dados ? . procure ler sobre rede GSMWCDMA que vai ver que é uma rede e o bloqueio é simples como em um firewall. Hoje smartphone tem vários aplicativos que te mostram a intensidade do sinal ( Sinal de REDE GSMWCDMA) Aqui em MG um estuprador foi preso em 2012 ou antes com a ajuda das operadoras. Resumo A policia civil conseguiu na justiça a escuta dos celulares das vitimas ( mas as linhas estavam desativadas os chips das operadoras foram retirados ) então utilizaram o IMEI dos aparelhos e em duas semanas o estuprador foi preso utilizando a intensidade do sinal ( o safado deu o celular de uma das vitimas para a sua esposa este caso ficou muito conhecido aqui em Belo Horizonte e em Contagem na época o Edson Moreira hoje deputado foi uns dos agentes . Entendeu meu caro as operadoras sabem quais os IMEI'S estão sendo utilizados na proximidade dos presídios.
Renan™
Claro que ele fala menos bobeiras. Como não imaginei isso antes? como não pensar que aumentando suas dívidas você resolve seus problemas econômicos? Ele é um gênio! O mundo precisa saber que precisa estourar o cartão de crédito e todos os problemas econômicos de cada um estará resolvido =)
Mario Oliveira
Bem, ao que me consta ele é PHD em Economia pela New School of Social Research, prestigiosa instituição de ensino em NY de impecáveis tradições liberais, supõe-se portanto que deva falar menos bobagens sobre temas econômicos do que gente com limitados conhecimentos na área. Vc?
Renan™
AGU Jose Eduardo Cardoso: really?
Ministro Nelson Barbosa: Não é aquele cara que diz que você pode resolver uma crise aumentando os gastos da dívida pública? keynesiano que ignora a escassez de recursos?
Oh, céus! Cada vez melhor!
Mario Oliveira
Mas eu não disse que o pirata era eu, vc que está presumindo isso, O que eu disse foi que a expressão se refere a pirata não a palhaço. Sei que é dificíl para gente de mente tacanha reconhecer um erro. Que vc possa esta engulindo, "hook, line and sinker" o parecer do TCU é problema seu, mas isso não faz do seu argumento nem do citado parecer verdade inconteste. À guisa de sugestão de leitura eu apontaria as brilhantes defesas feitas pelo AGU Jose Eduardo Cardoso e pelo Ministro Nelson Barbosa que não deixam pedra sobre pedra da esdrúxula alegação armada pelos golpistas. Por último, custa-me acreditar que exista algum desmiolado sem noção que se disponha a pagar honorários a vc, por QUALQUER coisa. Now, get lost moron.
Renan™
Mas o pirata não é você... os piratas são eles e aí reside a escolha da palavra. Pensei que fosse compreender.

"Vc não sabe da missa a metade, TCU assim como os TCE e TCM das capitais, são sinecuras para políticos derrotados e em fim de carreira e o que fornecem s'ao pareceres, é o Poder Legislativo que decide se acata ou não" - Sim, claro! Quando o parecer do órgão técnico é contrário ao governo é fácil dizer que ele se presta à oposição. Ademais, Dilma não nega que tenha se utilizado, apenas para exemplificar, do aparato bancário (isso não seria um problema à luz da LRF?)

"Vc diz a decisão estava fundamentada mas não oferece nenhuma evidência que comprove o que diz, ou seja, é meramente a sua opinião" - Ué, preciso dar parecer de uma sentença? Preciso apontar uma sentença e destrinchar seu conteúdo numa perspectiva técnica? Qualquer aluno mediano que esteja cursando Teoria Geral do Processo tem conhecimento suficiente para analisar a sentença por si só e ver aquilo que é patente.
Contudo, caso queira um parecer técnico, podemos conversar sobre meus honorários. Não sendo esse o caso, me retiro, pois tenho meus prazos a cumprir.
See ya.
Mario Oliveira
Em 1° lugar, sem ofensas, estou lhe tratando de maneira cortês e espero reciprocidade. Ademais, se vc está tão decidido a ofender pelo menos use a expressão correta, que eu suponho seja "papagaio de pirata". Que vc tenha a mesma opinião do Gilmar Mendes é direito seu, mas no caso dele seria de bom alvitre que não externasse suas antipatias e opiniões FORA dos autos. Vc não sabe da missa a metade, TCU assim como os TCE e TCM das capitais, são sinecuras para políticos derrotados e em fim de carreira e o que fornecem s'ao pareceres, é o Poder Legislativo que decide se acata ou não. Vc diz a decisão estava fundamentada mas não oferece nenhuma evidência que comprove o que diz, ou seja, é meramente a sua opinião. Desce do cavalo, vc não impressiona ninguém.
Renan™
Tenho plena confiança no caráter tanto da presidenta Dilma quanto do de Lula, seu antecessor no cargo
****
Tahh ok! Bem que eu vi que estava discutindo com papagaio de "palhaço"! Ou será que tem alguma câmera escondida?
Como disse o Gilmar Mendes (serve?) os últimos processos fizeram com que o Mensalão parecesse ação de competência dos Juizados Especiais.
*******
Não foi fundamentado coisíssima nenhuma, tanto é que ele se desculpou depois
********
O que prova que o Sérgio Moro é humano e comete falhas. Pedir desculpa foi o erro dele. Li toda a decisão e estava devidamente fundamentada e nada que merecesse reparos. Não sei o que você entende por fundamentação, mas tecnicamente estava fundamentada.
Curiosamente, é muito mais fácil dizer que a decisão dele está eivada de vícios do que demonstrar a inexistência da conduta; contestar a análise do TCU e etc. O PT que subiu ao poder afirmando ser exemplo de ética luta pra tentar ser visto como todos os demais partidos (exatamente porque a sujeira ética é muito maior até o momento - tentativa de nivelamento por baixo)
EMANUEL FLORIPA
A justiça é cega e ignorante. Esse juiz deveria estudar sobre o que pretende exercer o seu poder.
EMANUEL ESPINDOLA
A justiça é cega e ignorante. Esse juiz deveria estudar sobre o que pretende exercer o seu poder.
RáRáRá
Exatamente... facebook que é dono do whatsapp é uma empresa que ganha dinheiro com publicidade... é ingênuo achar que eles mantém um serviço que é muito caro (com milhares de servidores) para apenas ser legal com os usuários...

Eles podem até apagar os dados quando entregam ao usuário... mas a partir do momento que passam pelos servidores deles é feito um data mining violento... não precisa guardar mensagens para trabalhar com os dados alheios....
RáRáRá
Bloquear aplicativo é fácil colega.. é só fazer uma regra em um firewall bloqueando a passagem de tráfego para os servidores deles... poucas linhas de comando faz o serviço...

Fazer bloqueio de ondas pelo ar é bem mais difícil e custoso... tem que mexer com aparelhos que custam caro (por que não pode simplesmente bloquear toda a região, se não afeta também usuários que moram nas redondezas...)
RáRáRá
Internet é livre mas não é terra sem lei...
RáRáRá
Essa "birra" com o whatsapp é por que é a única empresa que faz pouco caso com os pedidos judiciais... alegando que "não tem representação oficial no brasil", papo furado por que todo mundo sabe que é do facebook... você nunca viu pedirem isso de outros serviços porque essas outras empresas colaboram com a justiça e explicam o que são pedidos... se não acredita vai em qualquer site de tribunal de justiça e veja isso.. tem várias decisões, inclusive contra o google por exemplo...
RáRáRá
Não acredito ainda que vocês acham que o whatsapp é santo e só quer proteger o usuário...

É mais do que óbvio que o whatsapp, juntamente com seu dono Facebook, fazem data mining nos seus mais de 1 bilhão de usuários... não acredito que tem pessoas que são ingênuas ao ponto de achar que o aplicativo é gratuito (para todo o sempre) sem uma contrapartida...

Servidores para aguentar esse tráfego todo de usuários (segundo eles, 100 milhões no brasil) não é de graça... entendam isso..

Você paga? então você é o produto... (frase clichê mas que é o óbvio)...

O pedido de bloqueio não é simplesmente porque o juiz acha bonitinho ser o cara que "manda" não... isso é um recurso utilizado em último caso... Não é só aqui que empresas de tecnologia tem problemas com isso não... O poder econômicos delas se tornou algo tão absurdo que querem peitar qualquer país....

PS: Sim, eu uso whatsapp e fui afetado com o bloqueio... mas uso o aplicativo sabendo que fazem data mining das minhas informações.. não sou ingênuo e uso com consciência isso..
RáRáRá
Processar advogado? Que advogado? O pedido foi por conta de um processo criminal, portanto, foi o ministério público/polícia que pediu o bloqueio... nenhum advogado pediu bloqueio de nada...
Lucas
Correto. Aliás, tenho quase certeza que o marco civil torna isso obrigatório. O juiz só não pode exigir uma informação que o Whatsapp não tem (histórico de conversa).
Metadados ok, se for isso, até concordo com a decisão dele.
ochateador
Isso que eu ia falar, criptografia e VPN apenas oculta o conteúdo, mas não oculta o remetente/destinatário da mensagem, o dispositivos usados, o local e a hora do envio/recebimento :P
Lucas
Gilmar Mendes não, por favor.
Seu ótimo currículo e essa ciência maravilhosa do direito o permitiram:
- dar habeas corpus à Abdelmassih, Cristina Maris Meinick Ribeiro e Daniel Dantas;
- sentar em cima do financiamento privado de campanhas por um ano;
- votar contra a lei da ficha limpa.

GM é o pior tipo de juiz: o que a gente já sabe como vai votar/sentenciar. Totalmente alinhado com os interesses da plutocracia.
Mario Oliveira
Não foi fundamentado coisíssima nenhuma, tanto é que ele se desculpou depois. Se vc pensa que vou questionar o saber jurídico do GM, vc está enganado. O problema é que ele fala pelos cotovelos e quase sempre FORA dos autos e sempre com aquele discursosinho partidarizado que fica bem lá para o Mato Grosso. Tenho plena confiança no caráter tanto da presidenta Dilma quanto do de Lula, seu antecessor no cargo. Depois da papagaida midiática que foi a tal condução coercitiva do Lula, não posso dizer o mesmo do juizeco de província que vc admira tanto,
Renan™
"o Teori Zavascki não teve a menor hesitação em condenar o procedimento dele" - reprovar um procedimento não é o mesmo que punir. Até porque jurisprudência tem pra todo lado e o entendimento do Juiz Sérgio Moro foi devidamente fundamentado. Pode-se chorar, mas não se pode negar a legitimidade de uma decisão baseada em atos judicantes em que a questão não é nem de longe pacífica.

Ademais, reclamar da atuação dele é fácil, quero ver alguém conseguir provar que aquela conversa não aconteceu. Então, no máximo, se for considerado como escuta ilegal, não será admitido como prova, mas o povo estará esclarecido sobre o caráter de seus governantes (e aí soma-se a genialidade do Sérgio Moro).

"Claro que os anti-petistas vão ter sempre à mão Gilmar Mendes para respaldá-los em qualquer ato que vise prejudicar o PT" - Ué! então a decisão judicante de um magistrado que eventualmente cause prejuízos ao PT não é válida? esqueci de estudar as causas de nulidade da sentença, digo, ao menos não sabia que desagradar o PT era uma causa de nulidade.

Se pensar que Gilmar Mendes é um dos maiores Constitucionalistas desse país, de fato ele deve estar errado no momento em que fundamenta suas decisões. Afinal de contas, como levar a sério um constitucionalista gabaritado como ele e que é considerado como um dos mais complexos em sua linha de pensamento. Não concorda? Deve ser por isso que o PT não gosta dele... não conseguem compreendê-lo.
Mario Oliveira
Vc que está dizendo isso, não vi nenhum jurista de renome esposando esse seu argumento. Genial? Menos, rapaz, menos.
Higo
Esses dinossauros arcaicos com indicações políticas deveriam era fazer uma SOS computadores antes. Depois estudar o conceito de criptografia pra entender como decifrar mensagens sem ter posse da chave privada beira o impossível.
Mario Oliveira
É fácil alegar isso, não? Ao que eu saiba, o Teori Zavascki não teve a menor hesitação em condenar o procedimento dele. Claro que os anti-petistas vão ter sempre à mão Gilmar Mendes para respaldá-los em qualquer ato que vise prejudicar o PT.
Christian Hartung
Não estão só tirando o lucro do Whatsapp, mas de todo mundo que depende do aplicativo. E não estou falando de gente que depende do Whatsapp para conversar no grupo da família, ou pra trocar putaria, mas tem muita empresa que usa o Whatsapp como canal de comunicação com o cliente (seja uma rádio que fala com os ouvintes via whatsapp, uma empresa que dá suporte via whatsapp, etc.).
Christian Hartung
Na verdade, o Skype usa um codec (SILK) "público" (eles tem as patentes, mas o codec é parte de um padrão IETF, então qualquer um pode usar) e relativamente atual (o padrão é de 2010)
Lucas Gasparotto 
Empresas que utilizam o WhatsApp para trabalhar, não podem entrar com recurso, ou até mesmo processo contra o advogado que bloqueou o WPP no país? Alegando perda de recursos financeiros ou coisa do tipo?
Lukas Gasparotto ?
Empresas que utilizam o WhatsApp para trabalhar, não podem entrar com recurso, ou até mesmo processo contra o advogado que bloqueou o WPP no país? Alegando perda de recursos financeiros ou coisa do tipo?
Renan™
É discutível na doutrina e na jurisprudência se a atuação dele teve algum equívoco. Queira ou não, ele foi genial (Basta ver como a Itália resolveu um dos maiores esquemas de lavagem de dinheiro da história do país e entenderá que o que ele fez foi duplamente genial. Usou uma matéria não-pacífica e publicizou a questão).

Ademais, as instâncias superiores não possuem poderes punitivos (O Magistrado tem direito ao livre convencimento motivado). A punição parte do CNJ e apenas quando demonstrado que houve claro descumprimento aos padrões éticos ou legais (situação inexistente nos autos. A decisão foi perfeitamente fundamentada. Pode-se discordar da decisão a nível jurisprudencial, mas jurisprudência não é lei)..
Renan™
OK. Já provou que não sabe nada de Economia. E eu não disse que o esquerdismo é crime, somente uma baita burrice econômica.
Renan™
Há controvérsias acerca disso na doutrina e na Jurisprudência (tanto é que ele pôde fundamentar a questão de forma tranquila).
BornToParty
Sendo assim, o que o WhatsApp tem mais que eu?
Sim, mas que se ph0d3R

Nenhum aplicativo deve ser superior as leis e autonomia de um país.
Ricardo - Vaz Lobo
Negado recurso do FB e o Whatsapp continua off.
Baio-kun
Acredito que o sistema deles colete os metadados, mas não a mensagem em si.
Muriel
Acredito que o sistema deles colete os metadados, mas não a mensagem em si.
Blind
já mais de 1 milhão.


whatsapp morreu p mim a 1 ano e meio, só rendimento e felicidades aqui com o Telegram e todos meus contatos (6 meses convencendo, foi menor do que os 2 anos convencendo o povo a ir pro Whatsapp em 2010/2011/inicio de 2012)
Blind
na vdd ele tem, está em stand by, foi lançado e já criptografado antes do Whatsapp, mas só pros beta testers. Mas rsolveram focar em mensagens, ai o whatsapp lançou o deles, e o telegram tendo em vista que dados 4g em ligações mostram uma má qualidade e gasto de dados, sabia que isso atingiria a imagem do app.

E agora parece que vão lançar um PTT (push to talk) no estilo Voxer. que economiza dados, é bom, mantém os aúdios e é tbm muito prático.
Blind
1 - Telegram
2 - PLus Messenger (Cliente do Telegram)
3 - ZapZap (cliente do Telegram)
4 - ICQ - organizado, agora open source tbm, funções boas.
5 - Whatsapp
Blind
é um fato o que eu disse e não puxando sardinha.


Telegram tem seus defeitos, inclusive mesmo criado o sistema e ligações criptografadas antes do whatsapp, n liberou, pois focou em mensagens, e depois que o whatsapp liberou, estão pensando em uma forma diferente de ir de frente, já que ligações em 4g querendo ou não, são podres em grande parte do mundo, com má qualidade, o que afetaria claramente a imagem do serviço.


Se n me engano irão usar o PTT (push to talk) estilo voxer/zello (mais estilo voxer que é top).

Pois tem economia de dados, as mensagens ficam salvas para serem ouvidas posteriormente caso perca e é pratico e mantem conexão e compressão de dados de voz ótima.
Blind
Mas antes o Whatsapp tinha e na vdd ainda possui certas coisas, pq por mais que informe que é tudo criptografado, basta ler os termos e pesquisar até no google o que NÃO É criptografado.

Telegram desde sua concepção é criptografado e isso é de grande argumento para o governo brasileiro, enquanto o whatsapp n era e por isso o governo briga, agora que é, o governo pensa que isso foi uma medida para o whatsapp livrar a cara, mas sabemos que foi apenas uma medida comum dos apps que iniciou com o Telegram (inclusive whatsapp tem tentado bater de frente, inclusive copiando funções meio na cara dura, até o messenger e microsoft viram o quanto os BOTS voltaram com tudo como na época do IRC).

Mas, só o whatsapp refazendo o app do 0 pra ficar em nuvem e realmente bater de frente.
Blind
O melhor mesmo é o Telegram, independente do problema, pois o povo conhece um concorrente superior em funções e praticidade, usa, melhora seus negócios e tem melhor rendimento no trabalho devido as facilidades "nativas" (nada de gambiarra).

é preguiça do povo, mas concordo que é uma droga o Juiz fazer isso e ferrar milhares de pessoas, pode ser q seja com o Telegram no futuro, mas que o serviço é MUITO melhor, isso é sem dúvidas, use uma semana e entendera.

tá aqui um link bom pra manjar tudo (blogs mal explicam como funciona de vdd, só basicão);: medium.com/telegram-brasil/porque-você-deveria-usar-o-telegram-9a7a90566444#.ejvrqsy7j


e VPN pode trazer grandes riscos de diversas formas.
Joao Batista
nao sei por que os brasileiro levam tao a serio as nossas leis de merdas pois quem fazem nao as cuprem pelo contrario roubam roubam e niguem faz nada esse juizinho de merda da roca de sergipe isso mesmo da merda da roca que so sabe puxar o saco e baba ovo de politico com certeza fais os ileiros de cunhoes mole mixar de quatro isso e uma vergonha ele deveria e tomar conta da comarca do municipio dele e prender os vereadores e prefeitos ladroes proto por que ele nao prede os politicos corruptos de sergipe isso e uma vergonha nacional e ficam tudo que e brasileiro calados so por que ele e juiele nao e dono do mundo nao minha gente e so um juiz ou serar que ele e deus ninguem aqui ou em nem um sait se manifesta contra ele com medo rebanho de pal mole esso que os brasileiros sao pal no rabo e isso mesmo to indiguinado com isso pais de bosta deveria ter aqui e terrorista queri ver se politicos ou juiz nao teria medo do povo
Paulo Otavio D. Rodrigues
Galera de boa aqui em Uberlândia com a Algar Telecom, 3G, fibra e ADSL... A Sercomtel (Paraná) e a Porto Seguro Conecta também já confirmaram que não foram solicitadas pela justiça.
Keaton
TunelBear + email temporario (o guerrila mail não funciona) e tu tem 500MB para zoar nesses 3 dias. (acabou os 500MB? cria outro email temporario e pronto. haha)

Também tem o Hola, mas não o recomendo. =P

Anyway... não uso telegram/whatsapp/facebook mesmo.
Heitor89
Dúvido que as operadoras não estejam por trás disso...simplesmente criaram um caso fantoche para poupar as operadoras dos protestos e os juízes levam a sua boquinha. Não me causará surpresa se for bloqueado definitivamente usando-se a mesma justificativa, com as operadoras "isentas" disso tudo.
Renan Dias Serrou
Não entendo porque da justiça ter essa birra com o Whatsapp, nunca vi eles pedirem isso dos serviços de e-mail e nem de outros serviços de mensagem instantânea(tudo bem que é o serviço mais popular, mas será que ninguém nunca falou sobre atos ilícitos em outros serviços de mensagem?). Sem falar que podemos dizer que o Whatsapp e outros serviços similares são de utilidade pública, imagine a justiça decidir que a Vivo não pode mais emitir sinal de telefonia celular por 72 horas? Quero ta vivo pro dia que isso acontecer... Ah mas o Whatsapp desobedeceu varias vezes a ordens judiciais, quantas vezes estas operadoras já tiveram problemas por desobedecer o código do consumidor e nada é feito alem de multas que até onde eu sei as operadoras já somam bilhões(me corrijam se eu estiver errado, mas acho que vi algo sobre isso um tempo atras aqui no Tecnoblog) em dividas de multas ao PROCON e nada é feito...
Lucas
Só uma observação: se o pedido da justiça é sobre os metadados do usuário (como vi numa discussão do reddit), aí são outros quinhentos, pois essa informação o Face tem, ou deveria ter, pelo marco civil. Neste caso, concordo com a ação do juiz, pois empresa estrangeira que opera aqui tem que cumprir nossa legislação. Porém, do que li até agora, esse caso é um desdobramento do que aconteceu em março, solicitando informações que o Face não tem.
Abraço.
Willian Nobuo
To achando que comerciantes empresas vão ter que ter telegram e Whatsapp pra não ficar sofrendo com esses cortes.
Lucas
Dã (pra mim). Leitura dinâmica dá nisso. Sim, você tem razão, os metadados o whatsapp pode fornecer. Aliás, deve, pelo novo marco civil. Só não sei se o pedido do juiz é esse. Em dezembro passado não era.
Mario Oliveira
Não precisa ser de esquerda para fazer reparos à atuação dele. No caso das gravações da Dilma, ele estava errado, sabia que estava errado e mesmo assim fez, porque hoje tem uma legião de zumbis que bota ele num pedestal e adora tudo o que ele faz e por causa disso as instâncias superiores (STJ e STF) que deveriam puní-lo não o fazem pois se sentem amedrontadas.
David
A leitura de contatos o próprio Facebook pode fazer no seu celular.
David Matheus
A leitura de contatos o próprio Facebook pode fazer no seu celular.
Russo Mp
Virou palhaçada já, será que esses juízes nunca aprenderão que a internet é livre, que bloquear por ordem judicial também fere o direito de ir e vir, quando afinal o mesmo pode causar prejuízos e danos a pessoa... Mais certo esta a empresa de criptografar e não manter informações nos servidores. Aqui no Brasil o governo e juízes querem mandar e desmandar no que o povo brasileiro pode ou não usar, e ainda querem uma investigação fácil, afinal não investem em tecnologia, não brigam por melhorias dá nisso.
DiveTechno
BRASIL é o lugar que o tempo lhe mostra algumas verdades. O BRASIL sempre tentou bloquear sinal de operadoras de celular em presídios sempre sem sucesso. Na época um doido varrido deu a seguinte ideia. A operadora que funcionar dentro de presídio receberia multa e ficaria fora do ar. Em Pleno 2016 os presídios continuam recebendo sinal de operadoras e o bloqueio foi feito só sobre um aplicativo e o problema dos presídios nada, pois tem até presidiário reclamando da queda do WhatsApp. CPI urgente nestas operadoras a muito tempo procurem ai ( VESPER ) primeiro as operadoras entraram na justiça contra a vesper depois a Embratel a comprou e hoje todas as operadras oferecem o mesmo serviço da vesper .
Zanac_Compile
Isto sim, seja qual for, sempre será bloqueado, se fosse o Telegram o popular, acarretaria na mesma medida e ele seria bloqueado. O único fato é que o Telegram é melhor em algumas features a mais, principalmente de sigilo e segurança.
Heitor89
Não. O Brasil é uma merda por vários outros motivos também.
João Paulo Mesquita
hauehauehauehua, Google Tradutor é o melhor!
Realmente, sempre procuro conversar numa boa, porque assim é que tem que ser. É trocar ideia e divergir sem atacar.

Pois vamos nessa, continuar torcendo por esse nosso país maravilhoso!

Abraços!
Gabriel B.R.
O problema é que hoje é o Whatsapp, mas será que o Telegram teria os dados que a justiça pede? Eu apostaria que não. E no final é uma medida inócua, que serve apenas para prejudicar o cidadão, porque não faltam opções para bandido burlar qualquer juizinho autoritário.
Alexssander
Não, precisa, afinal de contas com toda certeza deve ter ``guias`` na internet ensinando tal coisa, é só enviar e pronto!
Vitor Mikaelson
Meu pai tem o Skype instalado. E ao menos aqui, a qualidade do Skype é superior, pode depender da plataforma também..
Lucas
Confesso que fui ao google tradutor para traduzir "C'est fini"...rs

Que bom conversar com pessoas respeitosas! Por que sempre recorrer ao "Complexo de Vira-lata" (que parece estar sempre no cio) para atacar uma decisão de 1 juiz?

Eu acredito sim na nossa justiça e que estamos evoluindo. Mesmo um caso arbitrário levanta uma discussão que nos ajuda a construir uma mentalidade mais plural sobre o tema (que nada resolvem sobre o caso atual, mas que vai refletir no futuro). Isso é a riqueza da internet.

Estamos juntos torcendo e fazendo nossa parte para um país melhor.

PS.: Em relação ao WhatsApp, me viro bem sem ele. Gosto e uso mais o Hangouts.

Um abraço
Felipe B. Fert
Sim, defendo a distribuição de renda e não concentração de renda, e você? defende os canalhas que julgam sem mérito nenhum como crime a ideologia adversa?
Caleb Enyawbruce
se vc lembrar bem, nos ultimos casos tbm nao teve a divulgacao imediata dessas informacoes, por um simples motivo: segredo de justiça
Ramon Gonzalez
se vc lembrar bem, nos ultimos casos tbm nao teve a divulgacao imediata dessas informacoes, por um simples motivo: segredo de justiça
Islan Oliveira
Aqui onde moro no presente momento é só Velox ou via rádio, minha cidade idem.
João Paulo Mesquita
C'est fini =D
Vamos torcer pra esse bloqueio acabar, que nossa Justiça evolua, e as empresas respeitem mais nosso País. Afinal, essa confusão toda TEM que servir pra alguma coisa.
Baidu feat MC Brinquedo
Obrigado pela sugestão, Baidu™ instalado com sucesso!
Baidu Instalado Com Sucesso!
Obrigado pela sugestão, Baidu™ instalado com sucesso!
Vinícius Silva
Tá na hora de lançar um Baidu Call em, com rastreio preciso(raio de 50km) de quem ta do outro lado da ligação, distorções de voz "divertidas" de bichinhos e personagens icônicos, agenda com resultados de todos os seus amigos que não usam o Baidu Call, enviando mensagens automaticamente convidando a cada 30 minutos e antivírus pra evitar contaminações durante a ligação.
Vinícius Costa
Tá na hora de lançar um Baidu Call em, com rastreio preciso(raio de 50km) de quem ta do outro lado da ligação, distorções de voz "divertidas" de bichinhos e personagens icônicos, agenda com resultados de todos os seus amigos que não usam o Baidu Call, enviando mensagens automaticamente convidando a cada 30 minutos e antivírus pra evitar contaminações durante a ligação.
Lucas
Mas se a empresa não guarda os logs...
ochateador
Talvez fornecendo metadados (acho eu).
Douwe
Uns 70% dos meus contatos possuem banda larga desta operadora em casa ou nos escritórios/consultórios, sem contar que a maioria das empresas usam a internet dela, que é uma operadora local que presta um serviço exemplar de internet, TV e telefone na capital e região metropolitana. Aqui não tem vez para Vivo, NET, Oi e Claro quando o assunto é banda larga, só contrata o serviço dessas outras alguém que, por azar, não more em uma região que é atendida pela empresa local, geralmente bairros muito afastados.
Tales Cembraneli Dantas
perfeito...
Tales Cembraneli Dantas
Não tem nada a ver com o governo...
Feripe Hatsune
Pois é, quando caiu da primeira vez, partiu Telegram, quando o whats voltou ninguém mais falou do Telegram. Agora de novo. O que acham de ficar de uma vez por todas no Telegram?
Alessandro Johnny
Sobre o WhatsApp não ter dados das conversas, não consigo concordar, já que aparentemente ele lêem as mensagens e convertem em propaganda relevante no Facebook.
Eu disse aparentemente, não tenho certeza, mas quantos aqui já tiveram uma conversa no WhatsApp sobre determinado assunto e depois o Facebook começa a mostrar propagandas relevantes ao assunto? E além disso, há a leitura de contatos em forma de "Pessoas que talvez você conheça"...
Zanac_Compile
A aparência e a abordagem desse pessoal da Vypr é louvável, mas um negócio tão intrusivo como uma VPN me afasta automaticamente. Paciência, o Whatsapp não é tão crítico assim na minha vida... heheh
Gabriel B.R.
Tem várias listas aí na internet dos melhores VPNs. É certo que esses serão pagos, mas muitos possuem uma franquia para uso gratuito... E afinal, são só três dias, no máximo.
Exibir mais comentários