Início » Gadgets » Novos discos de Blu-ray suportarão até 128 GB

Novos discos de Blu-ray suportarão até 128 GB

Avatar Por

O uso de discos de Blu-ray pode não estar tão difundido aqui no Brasil, mas lá fora ele já virou febre entre os aficionados por filmes em alta definição. Por poder armazenar mais dados, esses discos contém vídeos em altíssima resolução, além da possibilidade de poder ter conteúdos diferenciados em relação ao disco de DVD.

Pelo fato de armazenarem vídeos de grandes dimensões, discos de Blu-ray comercializados atualmente têm 25 ou 50 GB, dependendo da quantidade de camadas. Mas a Blu-ray Disc Association, que define a especificação usada, anunciou hoje dois novos formatos que poderão dar capacidade de até 128 GB aos discos, além de permitir que duas camadas com propriedades diferentes sejam usadas no mesmo disco.

O primeiro deles, BDXL, vai ter entre 100 e 128 GB e poderá ter discos regraváveis. Ele deverá servir para uso médico no arquivamento de imagens em alta resolução como ressonâncias ou para armazenamento de transmissões de TV em alta definição. Já o segundo formato, IH-BD, será híbrido, tendo tanto uma camada fixa, com dados que não podem ser mudados, e uma camada regravável, que pode ser alterada. Os discos não tem data para lançamento ou previsão de preço.

[via Slashgear]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Bendito seja os BluRays para bkp de HDs de 500Gb
Alexandre
Que bom, essa tecnologia que vai tornar o 3D viavel!