Início » Brasil » São Paulo quer integrar Bilhete Único com Uber e táxi

São Paulo quer integrar Bilhete Único com Uber e táxi

Paulo Higa Por

O Bilhete Único, utilizado no pagamento das tarifas de ônibus, metrô e trem de São Paulo, pode ganhar nova integração em breve: o transporte privado. A Prefeitura estuda desenvolver um sistema para transformar o Bilhete Único em forma de pagamento nos aplicativos como o 99Táxis, Easy Taxi e Uber, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo.

Seria um complemento aos meios de pagamento existentes. No Uber, as corridas podem ser pagas apenas com cartão de crédito, que está cada vez mais popular, mas ainda tem baixa utilização: segundo a Nielsen, no primeiro semestre de 2015, apenas 19,5% do valor total com gastos pessoais foi pago no cartão de crédito; a maioria (58,2%) ainda é paga com dinheiro em espécie.

bilhete-unico-catraca-sp

Segundo a Prefeitura, a integração é boa para quem, por exemplo, utiliza o carro apenas para chegar ao sistema de transporte público — ele poderia trocar o automóvel próprio pelo Uber. Particularmente, acredito que também pode ser uma opção para quem faz uso misto: como disse no Tecnocast 018, eu ando de metrô até a estação mais próxima do meu destino (o transporte sobre trilhos é quase sempre mais rápido) e aproveito o táxi como “última milha” (evitando o trajeto mais longo dos ônibus).

Além disso, o Bilhete Único pode ser uma estratégia para aumentar a presença de transporte privado na periferia, onde o táxi normalmente não chega. O rascunho do decreto que regulamenta o Uber, BlaBlaCar e outros serviços em São Paulo já previa que as empresas teriam que adquirir créditos para explorar o viário urbano (o custo deverá ficar entre R$ 0,10 e R$ 0,14 por km). Na periferia ou fora dos horários de pico, o quilômetro seria mais barato.

Ainda não há prazo para que o Bilhete Único passe a funcionar como meio de pagamento nos transportes privados. O prefeito Fernando Haddad deverá publicar o decreto para regulamentar os novos serviços de transporte até o fim de junho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Enrico Mateo
Uma evolução no mercado. Só falta pintar os busão tudo de preto agora, e só mercedes benz e volvo.
Caio Alexandre
A diferença aí é que quando o bilhete único falhar, você não vai poder "descer pela frente"... :P
Tiago Celestino
Mas poderia ser implementado.
Paulo Higa
Não teria como porque as informações de crédito do Bilhete Único são gravadas no próprio cartão. A SPTrans não tem o extrato em tempo real.
Tiago Celestino
Isso que não entendo. Sei que tem o app do Bilhete Unico para Android tem a possibilidade de ver se o celular possuir o NFC, mas porque não fazer algo que você digite o numero do BU e pronto, extrato na mão.
Daniel Belini
Vc sabe que com isso seu empregador pode muito bem cancelar seu VT?
Godless Man
Carona amiga, amigo.
Roberto Furutani
Lá o que não falta são meios para pagamento, eles já implementaram o apple pay no transporte público. https://tfl.gov.uk/fares-and-payments/contactless/other-methods-of-contactless-payment
Thiago Sabaia
Acho que os estados tinha que fazer igual Jundiai, aceitar pagamento no transporte publico com cartão de credito. Porém via NFC claro, pois senha só dar dor de cabeça.
Keaton
Não precisando de senha até um limite (de preferência um valor baixo) agiliza pacas e também não compromete tanto a segurança. Gostei da idéia. O onibus lá é até barato... (considerando o poder aquisitivo do pessoal de lá, não do br)
Roberto Furutani
Já existe cartão com tecnologia contactless, funciona só tocando no sensor. É muito comum na Inglaterra, eu vi muitos usarem esse tipo de cartão para pagar metro e ônibus e pequenas compras, se não me engano é válido para compras de até 10 libras mais que isso precisa digitar a senha. O lá ônibus custa 1,5 libras.
Keaton
Cartão do banco não precisa de senha e talz? Imagina todo mundo digitando a senha... a fila que ia começar a se formar... xD (Agora imagina se alguém resolve adulterar a maquina...)
Lucas Santos
No Japão você pode tá perdido na macega que vai achar uma máquina de refri kkkkkk
Burnerman_X
NFC Broadcom não lida bem com tag Mifare. Isso é limitação tecnica mesmo.
Daniel Belini
Acumula como? Em teoria vc deveria receber no BU apenas o que vai gastar no mês. Ou você não vai de transporte público apesar de receber VT?
Daniel Belini
Eu sabia que existiam dois chipsets para celulares, mas não sabia que o problema era incompatibilidade entre o cartão e o chip dos celulares, achava que era frescura mesmo, tamanho o número de reclamações que o pessoal da Ponto Certo tem.
Godless Man
Ótima ideia! Meu cartão de crédito agradece. E meu Bilhete, que acumula centenas de reais, será surrado. Véi, povo besta, de espírito pobre e retrógrado, que acha que Uber é transporte só pra rico. Eu hein, tinha que ser brasileiro mesmo pra pensar sim.
Burnerman_X
Não é simples assim. Infelizmente o mercado de NFC e tags é rachado. O suporte a escrita do cartão do BU paulista é limitada simplesmente porque uma das marcas de chipsets simplesmente não suporta escrita no TAG utilizado pelo BU. Não é questão que dá pra ser resolvido por software...
Lucas Scalia
O Uber ser privado não impede, em nada, uma parceria com o governo. O serviço continuaria privado, só que mais acessível para nossa realidade social (e quanto mais acessível um transporte for, ainda mais um transporte de qualidade, melhor é para a cidade, para o trânsito e para a manutenção da igualdade social).
Cleber
Pensamento retrogrado e egoísta o seu David. A ideia é integrar os meios de transporte para facilitar o acesso a população e diminuir o numero de veículos nas ruas. Inclusive com o Uber e taxis fazendo transporte compartilhado entre pessoas. Agora se você quer exclusividade e transporte diferenciado utilize Taxi Preto (99 TOP , Easy Plus) ou UberBlack. O UberX , o UberPool e os serviços de taxi normal e compartilhado estão aí justamente para melhorar a qualidade de vida do cidadão e diminuir o numero de veículos no viário , fornecendo um transporte de qualidade. Só dessa forma conseguiremos fazer que a população que utiliza seu veiculo regularmente deixe o mesmo na sua garagem e utilize maneiras melhores e mais sustentaveis de se locomover na cidade.
David Diniz
Eu não ando de Helicóptero(tenho medo kkkk) apenas quero que deixe o UBER em paz! E outra o UBER é TRANSPORTE PRIVADO. TRANSPORTE PÚBLICO compreende: Taxi, ônibus e metrô.
Trovalds
Pensamento de gente tapada... no mundo "civilizado" até os mais abastados dão preferência ao transporte público quando ele é oferecido em boa qualidade e quantidade. MAS quem anda de helicóptero não vai ter problema com isso, como é o seu caso.
Arlindo Pereira
Uma pequena correção: táxi não é transporte privado, mas sim transporte público individual.
Daniel Belini
Então tem que fazer o app do serviço conversar com o BU. PARECE que a prefeitura de SP não se mexeu quando os fabricantes de celulares mudaram o chip NFC para um mais moderno e o aplicativo foi desenvolvido a pedido do governo.
leoleonardo85
Mas ai é outro problema. Fora que o pagamento não seria feito no app do Bilhete Unico, e sim no app do serviço, seja ele 99Taxi, Uber ou outro.
Daniel Belini
99% dos aparelhos com NFC não são compatíveis com o app de recarga do Bilhete único.
leoleonardo85
Porque inútil?
Anakin
melhor coisa haha
Júlio Vasel
é verdade, devia ser só pra rico mesmo né? hehe
Roberto Furutani
A ideia é válida mas eu queria mesmo é usar meu cartão do meu banco para pagar o transporte público. E outra, se o prefeito consegue fazer isso por que ele não me fornecer um EXTRATO detalhado de uso do meu bilhete...
Anakin
Boto fé, tinha que ser igual no japão, tudo integrado e ainda um bonus de funcionar com máquinas de refrigerante haha ;D
Bruno ?
Gostei da idéia, esse povo que tem mais de R$1000 no VT agora só vai andar de uber.
David Diniz
Prefeito leviano. Proposta INÚTIL! Esse cara deveria se preocupar em melhorar as ruas ao invés de transformar o uber em ônibus.
leoleonardo85
Olha,é uma otima ideia, dá pra pagar pelo celular usando NFC.