Início » Brasil » São Paulo quer integrar Bilhete Único com Uber e táxi

São Paulo quer integrar Bilhete Único com Uber e táxi

Paulo Higa Por

O Bilhete Único, utilizado no pagamento das tarifas de ônibus, metrô e trem de São Paulo, pode ganhar nova integração em breve: o transporte privado. A Prefeitura estuda desenvolver um sistema para transformar o Bilhete Único em forma de pagamento nos aplicativos como o 99Táxis, Easy Taxi e Uber, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo.

Seria um complemento aos meios de pagamento existentes. No Uber, as corridas podem ser pagas apenas com cartão de crédito, que está cada vez mais popular, mas ainda tem baixa utilização: segundo a Nielsen, no primeiro semestre de 2015, apenas 19,5% do valor total com gastos pessoais foi pago no cartão de crédito; a maioria (58,2%) ainda é paga com dinheiro em espécie.

bilhete-unico-catraca-sp

Segundo a Prefeitura, a integração é boa para quem, por exemplo, utiliza o carro apenas para chegar ao sistema de transporte público — ele poderia trocar o automóvel próprio pelo Uber. Particularmente, acredito que também pode ser uma opção para quem faz uso misto: como disse no Tecnocast 018, eu ando de metrô até a estação mais próxima do meu destino (o transporte sobre trilhos é quase sempre mais rápido) e aproveito o táxi como “última milha” (evitando o trajeto mais longo dos ônibus).

Além disso, o Bilhete Único pode ser uma estratégia para aumentar a presença de transporte privado na periferia, onde o táxi normalmente não chega. O rascunho do decreto que regulamenta o Uber, BlaBlaCar e outros serviços em São Paulo já previa que as empresas teriam que adquirir créditos para explorar o viário urbano (o custo deverá ficar entre R$ 0,10 e R$ 0,14 por km). Na periferia ou fora dos horários de pico, o quilômetro seria mais barato.

Ainda não há prazo para que o Bilhete Único passe a funcionar como meio de pagamento nos transportes privados. O prefeito Fernando Haddad deverá publicar o decreto para regulamentar os novos serviços de transporte até o fim de junho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Enrico Mateo
Uma evolução no mercado. Só falta pintar os busão tudo de preto agora, e só mercedes benz e volvo.
Caio Alexandre
A diferença aí é que quando o bilhete único falhar, você não vai poder "descer pela frente"... :P
Tiago Celestino
Mas poderia ser implementado.
Paulo Higa
Não teria como porque as informações de crédito do Bilhete Único são gravadas no próprio cartão. A SPTrans não tem o extrato em tempo real.
Tiago Celestino
Isso que não entendo. Sei que tem o app do Bilhete Unico para Android tem a possibilidade de ver se o celular possuir o NFC, mas porque não fazer algo que você digite o numero do BU e pronto, extrato na mão.
Felipe Martins

Regulamentou em SP... GoUber

Ganho bem dirigindo com a Uber e acho que você vai gostar, Veja os detalhes: https://partners.uber.com/i...

Sem burocracia, ativação rápida e ainda dependendo da sua cidade vc ganha uma comissão extra ao completar suas primeiras corridas.

Vc passageiro quer quer ganhar um desconto se cadastre com esse código e ganhe até 20 reais de desconto: jb48fph4ue

Dhawny

Vc sabe que com isso seu empregador pode muito bem cancelar seu VT?

Daniel Belini
Vc sabe que com isso seu empregador pode muito bem cancelar seu VT?
ϺΛΠΘΣΙ ΛΠΓΘΠΥΘ

Carona amiga, amigo.

Godless Man
Carona amiga, amigo.
Roberto Furutani
Lá o que não falta são meios para pagamento, eles já implementaram o apple pay no transporte público. https://tfl.gov.uk/fares-and-payments/contactless/other-methods-of-contactless-payment
Thiago Sabaia
Acho que os estados tinha que fazer igual Jundiai, aceitar pagamento no transporte publico com cartão de credito. Porém via NFC claro, pois senha só dar dor de cabeça.
Keaton
Não precisando de senha até um limite (de preferência um valor baixo) agiliza pacas e também não compromete tanto a segurança. Gostei da idéia. O onibus lá é até barato... (considerando o poder aquisitivo do pessoal de lá, não do br)
Roberto Furutani
Já existe cartão com tecnologia contactless, funciona só tocando no sensor. É muito comum na Inglaterra, eu vi muitos usarem esse tipo de cartão para pagar metro e ônibus e pequenas compras, se não me engano é válido para compras de até 10 libras mais que isso precisa digitar a senha. O lá ônibus custa 1,5 libras.
Keaton
Cartão do banco não precisa de senha e talz? Imagina todo mundo digitando a senha... a fila que ia começar a se formar... xD (Agora imagina se alguém resolve adulterar a maquina...)
Exibir mais comentários