Como colocar o WhatsApp no PC? Veja como baixar e instalar o app para desktop

O WhatsApp Messenger tem um aplicativo compatível com computadores; saiba os requisitos para usar no PC e veja como baixar no Windows e Mac

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Como colocar o WhatsApp no PC? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como colocar o WhatsApp no PC? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Baixar o WhatsApp para desktop é uma solução para usar o mensageiro no PC com Windows ou no Mac. O aplicativo permite manter conversas individuais e em grupo, fazer chamadas de vídeo e voz, acompanhar canais e ver as atualizações de Status dos seus contatos pelo computador.

Usar o WhatsApp no PC pode ser útil para manter suas conversas em andamento enquanto você toca outras tarefas, sem precisar mudar de dispositivo.

Ao se conectar ao WhatsApp no computador, você ainda poderá usá-lo no celular principal e em até outros três dispositivos conectados.

A seguir, veja como colocar o WhatsApp no PC e entenda os requisitos para usar o serviço em diferentes sistemas operacionais.

Como colocar o WhatsApp no PC com Windows

O WhatsApp tem um aplicativo para os Windows 10 e 11 que pode ser baixado na Microsoft Store. É preciso vincular o app à sua conta no WhatsApp usando o celular após a instalação. O passo a passo é descrito a seguir.

1. Baixe e instale o WhatsApp para Windows via Microsoft Store

Acesse a página do WhatsApp na Microsoft Store. Clique em “Instalar” ou em “Adquirir” para o aplicativo ser baixado e instalado automaticamente. Clique em “Abrir” quando o procedimento terminar.

Baixe e instale o WhatsApp para Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Clique em “Começar” no aplicativo do WhatsApp para PC

Clique no botão “Começar”. Um QR Code será exibido na tela seguinte para ser lido em seu celular. Esse procedimento só precisa ser feito no primeiro acesso. Só será necessário repeti-lo se a sua conta do WhatsApp for desconectada do computador.

Clique em "Começar" no aplicativo do WhatsApp para PC (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Leia o QR Code com o app do WhatsApp no celular

Abra o WhatsApp no seu celular.

  • No Android: toque no ícone com três pontos para acessar a opção “Dispositivos Conectados”.
  • No iPhone: vá em “Configurações” e entre a opção “Dispositivos Conectados”.

Toque em “Conectar dispositivos” e, depois, em “Ok”. Com a câmera, leia o QR Code exibido pelo WhatsApp no computador.

Lendo o QR Code do WhatsApp no celular (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Leia o QR Code para vincular o seu WhatsApp ao app para PC (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se não for possível ler o QR Code, você pode entrar no WhatsApp com um número de telefone ao tocar no link “Conectar com número de telefone”. Um código será exibido e você deverá abrir o WhatsApp no celular para habilitar a conta.

4. Aguarde as mensagens aparecem no WhatsApp para Windows

O WhatsApp do seu celular iniciará uma sincronização com o seu computador. Se uma lista com as suas últimas conversas no serviço aparecer, você já pode acessar o WhatsApp no PC para trocar mensagens, enviar arquivos, participar de grupos, entre outras ações.

Confira se as mensagens aparecem no WhatsApp para Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como fazer download do WhatsApp no Mac

Usar o WhatsApp para Mac requer baixar o aplicativo a partir da App Store e sincronizar o app com o celular que tem o número da conta no WhatsApp, conforme as orientações a seguir.

1. Baixe o WhatsApp Messenger na App Store para Mac

Acesse a página do WhatsApp Messenger na App Store para Mac. Clique no botão de download, com símbolo de nuvem e seta para baixo, para baixar e instalar o WhatsApp no computador. Clique em “Abrir” assim que o arquivo de instalação for baixado.

Baixe o WhatsApp na App Store para Mac (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Clique em “Começar” no WhatsApp para Mac

Clique em “Começar” no WhatsApp para macOS. O aplicativo exibirá um QR Code que deve ser lido no celular que tem a sua conta do WhatsApp.

Clique em "Começar" no WhatsApp para Mac (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Leia o QR Code com o celular que tem o WhatsApp

Abra o WhatsApp no seu celular.

  • No Android: toque no ícone com três pontos para acessar a opção “Dispositivos Conectados”.
  • No iPhone: vá em “Configurações” e entre a opção “Dispositivos Conectados”.

Toque em “Conectar dispositivos” e, depois, em “Ok”. Com a câmera, leia o QR Code exibido pelo WhatsApp no computador.

Lendo o QR Code do WhatsApp no celular (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Leia o QR Code com o celular que tem o WhatsApp (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Configure as notificações e confira as mensagens

O WhatsApp perguntará se você quer que notificações e prévias de notificações sejam exibidas, como parte das configurações de privacidade criadas pela Apple. Escolha as suas preferências e clique em “Ok”. Se a lista de suas últimas mensagens aparecer na sequência, o WhatsApp já pode ser usado no Mac.

Defina as notificações e confira as mensagens (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais são os requisitos para download do WhatsApp para desktop?

Para fazer o download e a instalação do app do WhatsApp no PC, é necessário:

  • Sistema Windows 10 ou 11, e cerca de 200 MB livres para armazenamento;
  • ou macOS 11 ou versão mais recente como sistema operacional.

Em todos os casos, a primeira sincronização com o desktop deve ser feita com o dispositivo principal conectado à internet (aquele vinculado ao número de celular da sua conta WhatsApp). Após o procedimento, é possível utilizar o serviço de mensagens no desktop mesmo se o aparelho principal estiver desconectado ou desligado.

Não é preciso ter um número de telefone verificado para usar o WhatsApp no Windows ou no Mac, pois esse é um dos recursos do WhatsApp Business, voltado a empresas, não estando disponível a usuários domésticos.

Posso usar o WhatsApp no Windows 7?

Sim. É possível usar o WhatsApp no Windows 7 acessando a versão web do serviço no Google Chrome. No navegador, basta instalar o WhatsApp Web por meio da extensão disponível via Google Apps cujo link aparece à direita da barra de endereços.

Posso usar o WhatsApp no Linux?

Sim. É possível acessar o WhatsApp Web em uma distribuição Linux usando um navegador como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Você também pode instalar o WhatsApp no Linux usando o Franz, um cliente gratuito para serviços de mensagens.

Posso usar o WhatsApp no PC com o celular desligado?

Sim. Os recursos do WhatsApp incluem uma função que permite a dispositivos sincronizados com a sua conta acessar o serviço de mensagens por algum tempo se o smartphone principal estiver desligado ou sem acesso à internet.

Posso usar o WhatsApp no PC sem instalar o app?

Sim. Basta acessar o link web.whatsapp.com em um navegador como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Apesar das diferenças entre o WhatsApp para desktop e o WhatsApp Web, ambas as modalidades permitem troca de mensagens e envio de fotos ou documentos, que são os recursos mais importantes.

Consigo usar dois WhatsApp no computador?

Sim. Você pode usar dois WhatsApp Web no mesmo computador abrindo cada conta em um navegador diferente ou mantendo uma delas em uma aba anônima. Outra opção é usar o WhastApp para desktop com uma conta e o WhatsApp Web com a outra.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados