Início » Software » Google Tradutor para Android agora traduz texto em qualquer lugar

Google Tradutor para Android agora traduz texto em qualquer lugar

Versão para iOS também ganhou melhorias e suporte a tradução offline

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma atualização do Google Tradutor para Android, anunciada nesta quarta-feira (11), deve agradar quem usa a ferramenta com frequência: será possível traduzir qualquer texto a partir de qualquer aplicativo, com o recurso chamado Tap to Translate. A versão para iOS ainda ganhou tradução offline, além de suporte ao idioma chinês no Word Lens.

translate-abre

No Android, a novidade é a mais interessante. Antes, para fazer uma tradução, o usuário precisava: i) copiar o texto; ii) abrir o aplicativo do Google Tradutor; iii) selecionar os idiomas; iv) colar o texto; v) copiar a tradução; vi) voltar para o aplicativo original; vii) colar o texto. Sete passos, que seriam feitos em alguns segundos, mas gastariam um tempo desnecessário.

Agora, todo o processo é automatizado. Ao ativar o Tap to Translate, o usuário apenas copia o texto no WhatsApp, por exemplo, e uma bolinha, parecida com os Chat Heads do Facebook, aparece. É só tocar no ícone do Tradutor flutuante que o texto já será traduzido, sem sair do aplicativo.

translate-passostranslate-gif

Esse recurso é útil para quem se comunica diariamente em outra língua, por exemplo, mas ainda não tem nível de fluência adequado. Usuários comuns que só querem traduzir um trecho de uma música ou de um artigo também terão mais facilidade.

Se você não aguentar esperar a atualização no Google Play, que está sendo liberada aos poucos, é possível baixar a versão atualizada aqui no APK Mirror. Como de praxe, a opção “Fontes desconhecidas” precisa estar habilitada em Configuração > Segurança. O novo recurso só funciona a partir do Android 4.2, já que é necessário ter a opção “Permitir a sobreposição a outros apps” ativada.

Atualização para iOS

Untitled1_701x394

Usuários de iPhone também receberam novidades. O modo offline, que já estava disponível no Android, chegou ao iOS. A redução do tamanho dos pacotes, assim como no Android, sofreu uma redução de 90% (!), com média de 25 MB por idioma (!!). Agora vai.

Para ativá-lo, é só clicar na seta que fica próxima ao idioma desejado e baixar o pacote. O tamanho do arquivo será informado antes do download. Há suporte a 52 idiomas, incluindo o filipino, adicionado recentemente.

Você pode baixar o Google Tradutor para iOS aqui.

Word Lens em chinês

Milk_Chinese-English

Já faz um tempo que o Google usa a realidade aumentada para traduzir texto por meio da câmera, em tempo real. O recurso veio com a compra da Word Lens, que deu origem à função de mesmo nome. A atualização traz o suporte ao chinês tradicional e simplificado.

Até o momento, a tradução instantânea só funciona do/para o inglês, mas o recurso pode ser utilizado em mais 29 idiomas, incluindo o português: basta tirar uma foto e depois selecionar o texto a ser traduzido. O recurso também está disponível offline.

Segundo o Google, essas novidades vêm de muita conversa com usuários do Tradutor de vários países, incluindo o Brasil. Que bom que fomos ouvidos. 🙂

Mais sobre:
  • DiveTechno

    Sério ? mas eu acabei de dar um repo sync hoje. Vou ter que ler o manifests.E escreva ai o Chromium-webview tera novidades pois hoje reparei que ele está com 2.4GB.

  • Keaton

    45.980MB disponiveis… que sonho num celular ou tablet… e eu com meus 160MB livres… fuck 8GB.

    • Enrico Mateo

      Hahaha… O android com memória de elefante.

  • Antonio Souza

    Muito me interessa um recurso assim

  • Jonas Schumacher

    Muito legal. Eu uso o plug-in para o Chrome e acho bastante prático, funciona de maneira bem similar. Vai ser interessante ter um recurso assim no celular.

  • Enrico Mateo

    Maneiro!

  • Jonas Schumacher

    Instalei ontem e parece meio bugado… As vezes aparece, as vezes não… Mais alguém com esse comportamento?

    • Diogo Nóbrega

      Tem que copiar pra área de transferência…. acho que depende do idioma também.

      • Jonas Schumacher

        Sim, eu fiz… Estou configurado com o padrão Inglês para Português, e ele não aparece na tela ao copiar uma palavra em inglês. 🙁

  • Só queria saber se esse APK é seguro. Não consigo atualizar via Play Store.

  • Paulo Cezar Ferreira

    Depois de fazer o download de um idioma off-line fica instalando… não sai de instalando… alguém tem alguma solução?