Início » Brasil » Quem é Gilberto Kassab, ministro do MCTIC de Michael Temer?

Quem é Gilberto Kassab, ministro do MCTIC de Michael Temer?

Quem é, o que fez e do que vai cuidar Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e Ministro das Cidades

Paulo Higa Por

Com o afastamento de Dilma Rousseff, o presidente em exercício Michel Temer anuncia nesta quinta-feira (12) sua nova equipe de governo, que terá o número de ministérios cortado de 32 para 22 pastas, segundo a Agência Brasil. Entre as mudanças está a fusão do Ministério das Comunicações com o agora denominado Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A pasta será comandada por Gilberto Kassab (PSD-SP), que foi Ministro das Cidades no governo Dilma e pediu demissão do cargo dois dias antes da votação do processo de impeachment na Câmara. Ele entra no lugar de Celso Pansera (PMDB-RJ), que cuidou do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e André Figueiredo (PDT-CE), que ocupou o Ministério das Comunicações.

Quem é ele?

Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e Ministro das Cidades (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e Ministro das Cidades (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

Kassab é mais conhecido pelos paulistanos por ter sido prefeito de São Paulo entre 2006 e 2012. Antes de comandar a cidade, foi vice-prefeito de José Serra (PSDB-SP), que havia deixado o cargo para concorrer às eleições para governador do estado. Kassab também foi deputado federal por São Paulo entre 1999 e 2003 e depois entre 2003 e 2005.

Ele é graduado em Engenharia Civil (1985) e Economia (1986), ambos pela Universidade de São Paulo. Também trabalhou como corretor de imóveis. Na política, foi filiado ao extinto Partido Liberal (PL) entre 1986 e 1994 e depois ao Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), entre 1995 e 2011, quando fundou o Partido Social Democrático (PSD), do qual foi presidente nacional.

Entre as experiências anteriores relacionadas ao cargo, Kassab foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) no governo Lula. Também foi membro do Conselho Consultivo da Anatel.

O que fez?

Especificamente nas áreas de comunicação e tecnologia, Kassab propôs, entre outros projetos:

  • Projeto de lei 1.338/2003 (arquivado): reduzia as taxas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (FISTEL), que as operadoras pagam à Anatel para fornecer serviços;
  • Projeto de lei 1.926/2003 (arquivado): criava o Índice Brasileiro de Inclusão Digital, que mediria o grau de inclusão do cidadão brasileiro, das empresas e do governo;
  • Projeto de lei 2.066/2003 (arquivado): criava o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações e dos Serviços de Informação, para financiar as despesas do Plano de Inclusão Digital;
  • Projeto de lei 2.125/2003 (anexado ao PL 5.269/2001, que ainda tramita): obrigava os fabricantes de TV a disponibilizar função de bloqueio de canais ou programas específicos por parte do consumidor; as emissoras deveriam transmitir sinal para permitir o reconhecimento automático da classificação indicativa pelo televisor;
  • Projeto de lei 2.427/2003 (arquivado): criava o programa Correios 3i, no qual as agências dos Correios forneceriam acesso à informação e aos serviços públicos disponíveis na internet às pessoas da terceira idade.

Você pode conferir todas as proposições de Kassab nesta página da Câmara dos Deputados.

Denúncias

Kassab esteve envolvido em denúncia de improbidade administrativa, quando foi secretário de planejamento do ex-prefeito Celso Pitta e seu patrimônio aumentou 316% acima da inflação. O inquérito foi arquivado em 2005.

Também teve o mandato de prefeito cassado em 2010 por suspeita de recebimento de doações ilegais na campanha de 2008. Concessionárias de serviços públicos e a Associação Imobiliária Brasileira (AIB), que são proibidas por lei de colaborar com campanhas, teriam feito doações. A cassação foi derrubada pelo TRE-SP em 2010.

Um dos casos mais recentes ligados à Prefeitura de São Paulo estava relacionado à inspeção veicular, um plano de combate à poluição emitida pelos veículos. O processo de contratação da empresa responsável pela inspeção, a Controlar, teria sido irregular. Em 2014, a Justiça absolveu Kassab.

Do que vai cuidar?

cabo-rede-internet-banda-larga-ethernet-conexao-7

Com a fusão do Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a nova pasta terá mais responsabilidades e foi criticada pela comunidade científica. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto com outras 13 entidades, emitiu manifesto considerando que se trata de “uma medida artificial que prejudicaria o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País”.

“A agenda do MCTI é baseada em critérios de mérito científico e tecnológico, os programas são formatados e avaliados por comissões técnicas que têm a participação da comunidade científica e também da comunidade empresarial envolvida em atividades Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Essa sistemática é bem diferente da adotada pelo Ministério das Comunicações, que envolve relações políticas e práticas de gestão distantes da vida cotidiana do MCTI”, diz a SBPC.

A pasta de ciência e tecnologia cuida de temas como inclusão digital e meio ambiente, além de gerenciar investimentos nas áreas aeroespacial, biotecnologia, energia e nanotecnologia. Dentro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estão incorporadas duas importantes agências de fomento: a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e a CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Também compete ao ministério a Lei de Informática, que estabelece incentivos fiscais para as empresas investirem em pesquisa e desenvolvimento.

Um dos assuntos em pauta na área de comunicações é o limite na banda larga fixa. O ex-ministro André Figueiredo defendeu a existência de planos de franquia ilimitada em coexistência com os de franquia limitada, além de exigir que as operadoras respeitem os contratos vigentes. Kassab ainda deverá cuidar da migração das estações de rádio AM para o FM e do desligamento do sinal de TV analógico, necessário para a implantação do 4G de 700 MHz.

Recentemente, a pasta anunciou o Brasil Inteligente, um plano com investimento de R$ 2 bilhões que pretende interligar 70% dos municípios com fibra óptica, aumentar a velocidade média de conexão das escolas para 78 Mb/s, incentivar o desenvolvimento da tecnologia 5G e destinar verbas para estudos em internet das coisas. Uma das promessas de campanha de Dilma era elevar a velocidade média das conexões brasileiras para 25 Mb/s.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Guilherme
Cara desculpa ler somente agora o post. Esse é o grande problema da humanidade, "a maldade e a inveja"!
Antonio Souza
Troca-se os nomes continuam os velhos problemas. E ainda traz novos problemas. Parece as build do Windows 10.
MalcriadoRJ ????????
Pô, mas aí não ia sobrar ninguém. Até vc, por mais limpo que seja, poderia ser alvo de acusações por pura maldade ou inveja, só pra tirar vc da vida pública, já pensou nisso?
Marcos Guilherme
Verdade! Concordo em colocar pessoas realmente técnicas de conhecimento da área.
Marcos Guilherme
Concordo!
Marcos Guilherme
Esse é o problema do nosso Brasil amigo...não foi condenado não é ficha suja, se tens acusações e investigações mesmo que ainda não julgado para mim já não deveria assumir nenhum cargo, na minha leiga opinião. E também tem aqueles que estão no cargo e vem processos de improbidade administrativa, ao meu ver já deveriam ser afastados dos cargos, pois os mesmos usam da influência do cargo para se beneficiar e até manipular processos.
Guilherme7TW
Nisso você tem toda a razão, talvez eu seja um pouco ingênuo mas acredito que seria em escala muito menor. 2 partidos eu acho pouco, basta olharmos o modelo americano, onde 2 candidatos de cada partido primeiro competem internamente para só depois de escolhido os representantes se enfrentem nas urnas. Penso eu que 4 ou no máximo 5 partidos políticos seria o ideal para um país como o brasil, afinal querem muito falar que existem infinitas linhas ideológicas mas vimos uma discussão política totalmente polarizada e praticamente dividida apenas entre direita e esquerda, diversas alianças e coligações para fortalecer apenas essas duas inclinações, então porque diabos precisamos de 34 partidos políticos ?
Neto
Até se tiver dois partidos no huebr isso irá acontecer. Dentro desses partidos iria se criar os grupinhos e por ai vai. Acredito que não tem como fugir disso na política, infelizmente.
Keaton
Sim, eu sei... mas o "que funcionasse" se referia ao recurso, não ao sinal em si. =p
²He
Nao. A TV bloqueia se tiver capacidade pra reconhecer a informação, se não ela transmite normalmente. Pra comparação, muitas radios FM transmitem hj, junto com o sinal de som, um texto que é mostrado no display do rádio, pode ser a musica que está tocando, o nome da rádio ou o nome do programa mas nem por isso um radio velho de 1970 não vai sintonizar a rádio.
Tiago Celestino
Mais um que ñ vai fazer nada.
Andre
Boa sorte pra gente =/
Marcvs Antonivs
Ter quatro dedos sempre me pareceu algo bem melhor que não ter neurônio nenhum...
Marcvs Antonivs
A Bananalândia em boas mãos. E os bananas ainda não viram nada...
Sua Mãe Aquela Honesta Senhora
como bloquear um chato no disqus pesquisar
Fabio Montarroios
podemos fazer um combo, então.
Fabio Montarroios
cara, falar a língua do X já é demais... vamos por um fim amigável nisso.
DiveTechno
E pros outros usuarios tipo o do 38 ?? qual video você enviou pra ele ??? ou você só se preocupa com o meu comentario ?? se for o nome disso é perceguição
Fabio Montarroios
parabéns a todos os envolvidos.
Fabio Montarroios
não chamei. disse q vc fez um comentário homofóbico. vc disse q não e eu disse q sim. e... é isso. o juiz ficará super feliz com essa contenda enqto processos sérios de verdade estão lá parados esperando a apreciação. mas, enfim, vc tem os seus direitos e eu tenho os meus.
DiveTechno
Não ele é meu padrinho de casamento amigo do meu pai a anos e atualembte veneravel na loja onde fiz a iniciação.
Fabio Montarroios
como se diz nos filmes: nos vemos no tribunal. abs!
DiveTechno
leia o contexto não se esqueçça do xontexto e olha que teve outros comentarios voc? tambem esta a flara com os outrs usuarios ?
Fabio Montarroios
fez bem, vale a pena ver show de bandas q se gosta.
DiveTechno
APENAS GOSTO DE MUSICA E PJ HARVEY é algo que gosto muito até mudei uma vez a data das ferias para ver ela tocar
DiveTechno
ENTÃO VOCÊ NÃO ME CHAMOU DE HOMOFOBICO SEM PROVAS ????
Fabio Montarroios
eu não ouço nem funk nem sertanejo, cara... se liga.
DiveTechno
EU NÃO ESCUTO ESTE TIPO DE MUSICA MAS QUEM SABE USAR A FOTO DO RAMBO SERIA LEGAL
DiveTechno
Primeira vez que vejo alguem que escute P3 escutar sertanejo com funk. Viu isso que eu estranho pois não conheço pessoas com um gosto tão abrangente e chamr isso de estranho não é em momento nenhum é emcriminar ou immpor algo é só o fato de estranhar mesmo
DiveTechno
EU QUE FAÇO ISSO MAS ACERTOU ELE TA NO E-MAIL POIS LÁ TUDO QUE VOCÊ ENVIOU NÃO TÊM COMO ALTERAR
DiveTechno
OLHA AI NOVAMETE VOCE COLOCA PALAVRAS ONDE NÃO HÁ. EU ESCREVI BREGA ??? NÃO ENTÃO DA ONDE VOC? DIZ QUE CHAMEI DE BREGA ??? NITIDAMENTE ESTAVA FALANDO DE PESSOA QUE ESCUTA OUTRAS COISA MAS VIU NA SUA CABEÇA TUDO É PRECONCEITO
Fabio Montarroios
vc tá me chamando de brega!? e quem "escuta isso" seria o q? uma pessoa inferior a quem ouve outras coisas? ah, tá... na verdade vc tá fazendo uma referência a uma fala de um bbb ou fazendeiro de alguma edição lá de 2010... 2011. desculpe.
Fabio Montarroios
gosto muito dessa banda! tá no playlist!
Fabio Montarroios
e seu advogado te escreve email todo em caixa alta tb ou é só vc q faz isso?
Fabio Montarroios
tá, e eu vou usar a da metralhadora. aí vc pode falar q, na verdade, estava se referindo a esse clip. vai q cola!? https://www.youtube.com/watch?v=YzCoZGsod0c
Fabio Montarroios
aliás, vc bem q poderia colocar na sua bio o "metralhadora vingadora".
Fabio Montarroios
tô torcendo pro seu advogado não ser cego e não ficar à noite batendo nas pessoas como um justiceiro!
Fabio Montarroios
cara, vc é audiófilo!? estou pasmos outra vez.
DiveTechno
https://youtu.be/5g7_rbwUy0U QUEM SABE VOCÊ MELHORE UM POUCO
Fabio Montarroios
eu não faço isso...
DiveTechno
É DISSO QUE TO FALANDO. ENQUANTO ESCUTO PJ HARVEY E PORTISHEAD VOCÊ ESCUTA ISSO NÉ VIU COMO SUAS REFERENCIAS SÃO ESTRANHAS PRA MIM .
DiveTechno
SIM FIQUE POR AI CHAMANDO AS PESSOAS DE HOMOFOBICAS
DiveTechno
POR ISSO EXISTE UMA COISA CHAMADA CONTEXTO LEIA NOVAMENTE E VERA A IRONIA
DiveTechno
ESTOU COM O ADVOGADO IMPRIMINDO TODA A CONVERSA
Fabio Montarroios
falou da metralhadora? não esquece da metralhadora!
DiveTechno
EU IREI USAR UMA FALA SUA ESSA PAZ NÃO É SANTA
Fabio Montarroios
tá bom. posso ir, então?
DiveTechno
TO LIGADO , JÁ LIGUEI , E NÃO FOI BEM ISSO QUE O ADVOGADO ME DISSE ELE SÓ FALOU QUE É SÓ TE PROCESSAR POIS EM MEU COMENTARIO NÃO HÁ INDICAÇÃO DE AMBIGUIDADE POIS NÃO ME REFERI A NINGUEM ENTÃO NÃO TEM COMO VOCÊ JULGAR GENERO SENDO QUE NÃO TEM PESSOA OU FATO DESCRITO EM MEU COMENTARIO O QUE TE PROIBI DE JULGAR POIS NÃO DISSE QUAL FOI O FATO E QUEM FORAM OS ENNVOLVIDOS. SEU COMENTARIO DE DIZER QUE MEU COMENTARIO É HOMOFOBICO E BASEADO EM NADA.
Fabio Montarroios
cara, eu esqueci q não fumo. era só uma desculpa mesmo pra cair fora...
Fabio Montarroios
tá bom. posso ir agora?
Fabio Montarroios
desculpe, mas não resisto: https://www.youtube.com/watch?v=9CuH8lHFGsA
DiveTechno
TEM O FANTASTICO MUNDO DE FABIO QUE PENSA QUE TODOS SÃO HOMOFOBICOS E USAM AS MESMAS EXPERIACIAS QUE A DELE QUE USAM AS MESMAS REFERENCIAS QUE A DELE E ISSO LHE DA O DIREITO DE CHAMAR QUALQUER UM DE HOMOFOBICO E SAIR INPUNE
Fabio Montarroios
se assim a justiça determinar faço de bom grado e sem sentimento de injustiça ou vingança.
Fabio Montarroios
cara, sério q vc tá de pé esse tempo todo? dá uma alongada pelo menos...
Fabio Montarroios
evidente q dá, quem acha q a internet é uma terra sem lei pra dizer qualquer coisa acaba se dando mal, fala aê? tipo falar q vai metrar os carros por aí... imagina! isso é errado.
DiveTechno
POUPE POIS VAI GASTAR COM ADVOGADO EM BREVE SEU PRECONCEITUOSO
DiveTechno
NÃO MAS IREI LHE VER EM BREVE SENTADO ACOMPANHADO DO SEU ADVOGADO. E VOCÊ IRA VER QUE SEU PRECONCEITO IRA LHE FAZER PAGAR UMAS CESTAS BASICAS OU QUEM SABE UM SERVIÇO COMUNITARIO.
DiveTechno
OU PRECONCEITUOSO VOCÊ PENSOU QUE IA ME CHAMAR DE HOMOFOBICO SEM PROVAS E IA FICAR TRANUILO. INTERNET TAMBEM DÁ PROCESSO
Fabio Montarroios
tem o 'fantástico mundo de bob', né? mas se vc crê em universos paralelos as possibilidades aumentam.
Fabio Montarroios
vou comprar cigarro e já volto.
DiveTechno
Mas tudo seu é tema de sexualidade, agressão , racismo. Eu felizmente não vivo nesse mundo seu.
Fabio Montarroios
não fiz comparação nenhuma. mas cê tá ligado q apologia ao crime é crime, né? então fica ligado.
Fabio Montarroios
tá sentado?
Fabio Montarroios
sou leitor do primo levi e isso faz de mim, inevitavelmente, leviano.
DiveTechno
leia novamente voc? postou em seguida deputado. Você julgou antes de me perguntar isso é ser leviano
DiveTechno
espero seu pedido de desculpas pelo equivoco cometido
Fabio Montarroios
é tipo uma das coisas mais sensacionais q aconteceram nos últimos meses. mas, enfim, vc tá por fora, cara.
DiveTechno
Voc? cometeu crime previsto no código penal e vem me dizer que eu fazer apologia sou mais errado que você que cometeu.
Fabio Montarroios
isso não, mas eu diria q vc faz apologia ao crime. ah, isso sim eu diria.
Fabio Montarroios
hum... acho q não, cara. lamento :/
DiveTechno
Não é opinião é você alterar mudar a minha referencia para me acusar de homofobico. Não questionou minha opiniao voce usou seu preconceito para me julgar isso eu não irei tolerar se deculpe pelo seu equivoco pelo erro de julgamento
DiveTechno
quem me hamar de racista agora ???
DiveTechno
Então assuma que errou que se equivocou
Fabio Montarroios
e por que não seria se foi o q me pareceu? vc, em momento algum, disse o contrário... só depois resolveu retomar o assunto e tal. mas, enfim, por mim já deu. vc é o q é, seja lá o q for, e eu vou ficar com a minha observação ao seu comentário. vc pode ir à justiça como disse q faria ou simplesmente ir, sei lá, comprar uns cards do pokemon na banca (não sei se são vendidos, mas vc pode ir fazer o q quiser, na verdade). blz?
DiveTechno
quem é Tay ? viu não sei das suas referencias
Fabio Montarroios
tá serto. e agora posso ir pra casa?
DiveTechno
cara eu digo gente estranha e você vé isso como homofobico sem me perguntar a miha referencia isso é coisa de se fazer ?
DiveTechno
Novamente lhe ddigo é homofobico na sua cabeça pois voc? só tem referencias homosexuais
Fabio Montarroios
cara, uma coisa é fato: eu e vc já poluímos além de todos os limites toleráveis essas área de comentário. pelo bem geral (e da nação), vamos por um fim nisso, ok? fique com a tua opinião q eu fico com a minha, fechado?
Fabio Montarroios
se eu te der um positivo no próximo comentário vc sossega?
DiveTechno
Não cola é você querer levantar uma bandeira e querer usar um movimento para acusar sem provas e tentar mudar oque escrevi e o mesmo esta lá sem nenhum alteração. O reconceito em sua cabeça fez você enxergar de forma completamente erronea meu comentario. Isso que você fez pre julgou era tão simples era só o caara quando você falou em cuspir você tava usando quem de exemplo e eu iria responder a andressa no programa ai você iria pedir uma fonte um video iria ver que disse é completamente verdade e não teria me acusado de algo que não sou . Se preconceito lhe fez incapaz de tentar ver além desse conceito prepotente que você faz das pessoas
Fabio Montarroios
cara, não seja tolo. não julguei nem condenei. eu não sou funcionário do TJ...
Fabio Montarroios
cara, não viaja...
Fabio Montarroios
eu não chamei e seu comentário foi, sim, homofóbico. lamento dizer...
Fabio Montarroios
estou falando com o DiveTechno q, presumo, seja uma pessoa humana. se vc for um AI tipo a TAY, identifique-se. https://tecnoblog.net/193318/tay-robo-racista-microsoft/
DiveTechno
E quando você me julgou antes mesmo de me perguntar sobre qual a minha refer?ncia voc? me tirou o direito da dúvida me julgou e condenou meu comentário sem nem saber a minha fonte.
Fabio Montarroios
aliás, se vc não for um AI, seria interessante um diálogo seu com a TAY.
DiveTechno
Leia o comentario novamente pois ele esta lá da mesma forma. TIRE DA SUA CABEÇA O PRECONCEITO e leia GENTE ESTRANHA . No caso era só me perguntar antes de julgar quem eu chamei de estranha e não fazer oque fez colocou um Deputado que eu nem sabia que o fez.
Fabio Montarroios
não, imagine. vários temas. pensar é uma coisa bem complexa, na verdade. vc deveria tentar.
Fabio Montarroios
generalizações não nos leva a lugares muito distantes, senão em mais preconceitos e equívocos.
Fabio Montarroios
olha, tem uma parada chamada constituição e ela me dá o direito de me expressar. dá tb a vc, mas vc o usou fazendo um comentário homofóbico q eu identifiquei como tal. não disse, em momento algum, q vc é homofóbico, mas q fez, sim, um comentário homofóbico. vc está dizendo q não. ok, vc diz q não e eu digo q sim. eu tenho q dizer o contrário? se sim, vc está tolhendo meu direito a liberdade de expressão.
Fabio Montarroios
seu comentário foi ambíguo ou foi cristalino?
Fabio Montarroios
claro q não cola. já te disse q cuspe não cola nada.
DiveTechno
Você so me perguntou a fonte depois que me acusou de homofobico o correto seria me perguntar a fote para depois tirar uma conclusão.
DiveTechno
Ou aminha referencia foi sobre uma mulher onde que tem homofobia nisso ???? Entenda usei o caso Andressa. O preconceito esta em sua cabeça.
DiveTechno
Cabia a você antes de me julgar perguntar a minha referencia pois quando você a fez eu resondi e nessa hora você percebeu a besteira que fez pois o preconceito esta na sua cabeça e não na minha.
DiveTechno
Sim você é preconceituoso pois antes de imaginar deveria ter me perguntado sobre quem eu vi cuspindo em quem e não me culpar pela sua cabeça sem mesmo saber a miha referencia isso é hamado abertamente de preconceito.
DiveTechno
Você deveria ter me perguntado sobre quem ou qual cena eu estava me referindo antes de julgar meu comentario .
DiveTechno
Sua cabeça só passa assuntos relacionads a homosexuais ??? pois tua referencia sempre é este assunto . Ants de acusar alguem leia atentamente antes de falar ou acusar pois este mi mi mi de tentar me chamar de homofobico não cola.
Fabio Montarroios
estou falando com vc, oras. se vc não se identifica ou não se apresenta ou fala de modo ambíguo, o q me resta é a dedução.
Exibir mais comentários