Início » Aplicativos e Software » Asus começa a atualizar para Marshmallow e remove quase 20 apps pré-instalados

Asus começa a atualizar para Marshmallow e remove quase 20 apps pré-instalados

Jean Prado Por
3 anos e meio atrás

A Asus vai fazer uma limpeza de software na atualização para o Android 6.0 Marshmallow. As novidades foram descobertas no anúncio para o Zenfone 2 Laser, um dos aparelhos que contam com beta público da nova versão, junto com Zenfone 2 e Zenfone 2 Deluxe.

Estes foram os aplicativos removidos:

  1. Omlet
  2. Data Transfer
  3. Photo Frame
  4. ASUS Backup
  5. Dr. Safety
  6. What's Next
  7. Party Link
  8. Remote Link
  9. PC Link
  10. Yahoo Shopping
  11. EZ Ding
  12. TripAdvisor
  13. Zinio
  14. iReader
  15. Dr.eye
  16. Google+
  17. Puffin Browser
  18. Mirror
  19. Configurações Google (integrado nas configurações ASUS)

Outros apps serão substituídos. Asus Email, Asus Calendar e Asus Messaging deixarão de existir quando o usuário fizer uma restauração de fábrica — não dá para matar na atualização porque os dados de quem usa seriam perdidos. Eles serão substituídos pelo Gmail, Google Calendar e Messenger, do Google (finalmente!).

zenfone-go-7

No entanto, nem tudo são flores: conforme demonstrado pelo usuário YCH_ASUS no fórum ZenTalk, da Asus, a controversa interface ZenUI continua basicamente do mesmo jeito. Os ícones estão inconsistentes e os elementos do Marshmallow parecem "jogados" na interface.

zenui-android-6-marshmallow

Um ponto interessante é que o sistema deixará de suportar a opção de mover os aplicativos para o cartão SD — ela nem faz sentido no Android 6.0, que permite ao usuário fundir a memória interna com o cartão de memória. A Asus recomenda que todos os aplicativos sejam movidos para o armazenamento interno antes da atualização. Além disso, como a nova versão ocupará mais espaço, é recomendável mover arquivos pessoais para o microSD e salvar dados importantes.

De resto, você já leu aqui o que o Android 6.0 tem de novo. As principais novidades, além da fusão da memória, são: o modo Doze, que reconhece quando o dispositivo está descansando e faz o smartphone “dormir” para não gastar muita bateria em standby; um novo sistema de permissões, para evitar que o usuário aceite alguma permissão suspeita sem ler; o Now on Tap, que entrega informações úteis e contextuais em um botão.

A Asus promete liberar a atualização ainda neste trimestre para o Zenfone 2, Zenfone 2 Deluxe e Special Edition, Zenfone 2 Laser, Zenfone Zoom e Zenfone Selfie, mas a distribuição depende de cada país.

Mais sobre: , ,