Início » Brasil » Você já pode usar eletrônicos em todo o voo nas companhias aéreas brasileiras

Você já pode usar eletrônicos em todo o voo nas companhias aéreas brasileiras

Paulo Higa Por

A Azul liberou na sexta-feira (13) a utilização de eletrônicos em todas as fases de voo. Isso significa que os comissários de bordo de todas as grandes companhias aéreas brasileiras não se importarão mais quando você estiver mexendo no smartphone ou tablet, desde que em modo avião, atendendo às autorizações da Agência Nacional de Aviação (Anac) emitidas desde julho de 2015.

A Gol foi a primeira companhia a obter autorização da Anac para permitir eletrônicos durante todo o voo. Até então, os passageiros eram obrigados a desligar os aparelhos quando o avião estivesse decolando ou aterrissando. Os dispositivos só podiam ser utilizados quando a aeronave atingisse 10 mil pés (3.048 metros).

aviao

A TAM, agora LATAM, passou a liberar dispositivos eletrônicos em procedimentos de pouso e decolagem em janeiro. Inicialmente, a regra valia apenas para os voos domésticos, mas a novidade também se aplica aos voos internacionais desde março. Nesse mês, os passageiros da Avianca Brasil também foram autorizados a manter seus aparelhos ligados.

Na Azul, de acordo com o Valor Econômico, será possível utilizar smartphones, tablets, e-readers, notebooks e laptops em modo avião, em todas as fases do voo. Quando a aeronave estiver no taxiamento, será permitido fazer ligações telefônicas. Por enquanto, a novidade vale para os jatos Embraer 190 e 195 da empresa. Nos Airbus A330 e ATR 72-600, a liberação deve acontecer ainda este ano.

As companhias aéreas brasileiras estão seguindo uma tendência iniciada pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos. A agência norte-americana decidiu remover a restrição de uso de eletrônicos em outubro de 2013, após receber “respostas de um grupo de especialistas que incluía representantes das companhias aéreas, fabricantes de aviação, passageiros, pilotos, comissários de bordo e a indústria de tecnologia móvel”.

Agora você não precisa mais ficar com peso na consciência por ter mantido o smartphone ligado no voo durante todos esses anos. Pode confessar, vai.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .
é pq "u hate them"
TOMAZ ROCHA NAVES
Melhor comentario
TOMAZ ROCHA NAVES
Melhor comentario
Halysson Abreu
Peso na consciência? Nunca tive.
Anakin
eu ja havia feito essa liberação a mim mesmo desde 2005 ;D
Alvaro E.
Será que o uso de fones Bluetooth com o smartphone/tablet/pc está liberado?
Alvaro Emerich
Será que o uso de fones Bluetooth com o smartphone/tablet/pc está liberado?
Rodrigo Gommes
Alem de não delisgar ainda gravava a decolagem e pouso! tudo "nas sombras" kkkkkk
Marcos Guilherme
Putz mano kkkkkk, e o pensamento só na mala kkkkkkkk.
Marcos Guilherme
kkkkkkkk
abraaocaldas
Na lufthansa se não me engano estava 15 euros 24 horas de acesso.
Jairo ☠️
Sei lá, sempre desligo meu gadget ao entrar em uma aeronave , sou daqueles que dorme logo após a decolagem.
jairo
Sei lá, sempre desligo meu gadget ao entrar em uma aeronave , sou daqueles que dorme logo após a decolagem.
Wellington Gabriel de Borba
Lembro de uma vez que coloquei um aparelho de dois chips dentro da mala de despachar e esqueci de desligá-lo. Ai em um momento do voo o aviso para o cinto de segurança acende e o piloto informa que iremos passar por uma área de turbulência. Normal, mas eu pensei a cada vez que via aquela asa balançando, agora é que eu mato 150 pessoas.
Wellington Gabriel de Borba
Tumtuuuum Senhores passageiros, estamos iniciando o nosso procedimento de pouso. Solicitamos a todos que retornem aos seus assentos, afivelem os seus cintos, recolham a bandeja de alimento e retornem a poltrona para a posição vertical. Neste momento todos os aparelhos eletrônicos deverão ser desligados ainda que permaneçam no modo avião, inclusive aparelhos auditivos, implantes coclear e marca passos. Desejamos a todos uma morte Azul.
Trovalds
Infelizmente em parte sim. Porque burocracia é o nosso sobrenome como país.
Diego Vieira
Tudo graças ao Rubinho Barrichello. Olha um post do Lucas sobre o mesmo tópico nos EUA: 2 anos e meio atrás - https://tecnoblog.net/144144/estados-unidos-libera-uso-de-eletronicos-durante-todo-o-voo/
Alexandre Fabian
Durante o voo era liberado... Então... sobre o meio do atlântico poderia ser usado aparelhos eletrônicos ...O problema era durante os procedimentos de decolagem/pouso.... É sobre isso que se trata as autorizações que a ANAC vem dando pras cias brasileiras no ultimo ano. Quanto ao WIFI, especificamente, os preços não deverão ser acessíveis... como sempre acontece no Brasil. Já que é um serviço caro até no estrangeiro.
Marcos Vinícius
kkkkkk nunca desliguei essa bosta... :P
Lineu Camargo
então a ANAC tava dormindo
David Diniz
Para ficar perfeito só falta um link de WI fi nem que seja 1/1 ou 1/05.
Emerson Guerra
Sempre usei escondido e só derrubei dois aviões dos três em que já voei.
abraaocaldas
hum...
Trovalds
As brasileiras não estavam dormindo, as revisões na legislação só começaram em 2013 nos EUA e depois se estenderam à Europa. Aqui dependemos da ANAC pra que houvesse a readequação permitindo o uso de eletrônicos integralmente durante o voo.
Yskar
E tudo isso graças aquelas malditas correntes de email.
Hugo Azevedo
Faltou os twitteiros.

Twitteiro é especialista em tudo.
Marco Pacheco
O grupo de especialistas incluía passageiros lol

abraaocaldas
Enquanto isso nos voos da Lufthansa você tem internet durante o voo no meio do atlântico. Custou para as companhias brasileiras acordarem.