Como tirar o online do WhatsApp

É possível ficar offline no WhatsApp mesmo quando o mensageiro está aberto; a alteração dessa visibilidade pode ser feita em poucos cliques

Ronaldo Gogoni Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp
Fique invisível para outros usuários do WhatsApp. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para muitos, estar online é estar disponível, mas nem sempre isso é verdade. Para evitar confusões e mensagens de cobrança, ficar invisível no WhatsApp é uma boa alternativa. Dependendo da versão do seu mensageiro, isso pode ser feito usando um recurso disponibilizado pela própria Meta — em último caso, você pode usar soluções de terceiros. Veja como tirar o online abaixo.

Tempo necessário: 3 minutos

Ao esconder o status de “Online” você também não poderá ver quais outros usuários estão ativos no mensageiro — assim como acontece quando personaliza o “Visto por último”.

  1. Vá em “Configurações”

    Clique nos três pontinhos, no canto superior direito; em seguida, toque em “Configurações”;
    Como acessar as configurações no WhatsApp

  2. Acesse a área “Privacidade”

    No menu de opções, selecione “Conta” e, depois, “Privacidade”;Como acessar a área de Privacidade no WhatsApp

  3. Esconda o “Online”

    Clique em “Visto por último e online” e configure quem pode ver a última vez que abriu o mensageiro — essa informação deve ser a mesma para quem verá que está ativo no app; depois, selecione “Mesmo que ‘visto por último’” em “Quem pode ver quando estou online”.Como tirar o online do WhatsApp

Dependendo da versão do WhatsApp instalada no seu celular, não será possível ficar invisível mexendo nas configurações do próprio app — o recurso ficou disponível a partir da versão 2.22.20.9 e, no início, só para Android. 

Em casos assim, aplicativos como Flychat e Unseen podem ajudar. Disponíveis apenas para Android, os apps também permitem o envio e leitura de mensagens sem levantar suspeitas. Além disso, usar o modo avião no celular com o WhatsApp aberto também te deixa invisível para seus contatos.

Aplicativo Unseen

Com o Unseen, você consegue guardar um histórico de todas as suas mensagens. O app é gratuito e funciona em outros serviços como Facebook Messenger e Instagram.

  1. Faça o download do app
    Vá na Play Store e busque por “Unseen”, clique em Instalar para fazer o download;
  2. Autorize o funcionamento do aplicativo
    Ao abrir o app pela primeira vez, o Unseen exibirá algumas mensagens para informar que funciona em diversos aplicativos de bate-papo, clique em “Próximo”. Na última tela, toque em “Dar autorização”;
  3. Habilite o acesso a notificações
    Após dar autorização, o celular abrirá a tela de “Acesso a notificações” em “Configurações”. Vá em Unseen e toque no ícone à direita, em seguida, aperte em “Permitir” e na seta para voltar. Você estará na tela inicial do app;Aplicativo-Unseen (Imagem: reprodução/Unseen)
  4. Visualize as mensagens pelo app
    Quando você receber uma mensagem no WhatsApp (ou em outro app similar), você deve acessá-la no próprio Unseen (não abra o WhatsApp). Dessa forma, você garantirá a privacidade em relação ao seu status.

Aplicativo Flychat

O Flychat oferece as suas notificações de novas mensagens do WhatsApp em uma pequena bolha, semelhante a do Facebook Messenger. É nela que é possível ler e responder as mensagens, sem que a outra pessoa receba o seu alerta de “digitando”.

Outro ponto positivo do Flychat é que, com as bolhas, você pode ler as mensagens e também respondê-las sem encerrar outro aplicativo que esteja usando no momento. O mensageiro sobrepõe os outros apps (como YouTube e jogos) e funciona em paralelo.

  1. Faça o download do aplicativo
    Vá na Play Store e busque por Flychat, clique em instalar e, em seguida, em abrir;
  2. Configure as permissões
    Na primeira vez que abrir o app, aperte os botões ao lado de “Sobreposição sistema e “Receber notificações” para permitir as notificações do sistema;
  3. Confirme as configurações
    Volte para a tela inicial e clique na seta no canto inferior direito para confirmar as configurações.

A partir daí, você receberá as mensagens em um pop-up que ficará sobreposto na sua tela. Clique nele para visualizar a conversa e respondê-la, se for o caso. Para alternar entre uma conversa ou outra, arraste para a esquerda ou para direita. 

Vale notar que os mensageiros são alternativas e podem não ter todos os recursos do WhatsApp como encaminhar e copiar mensagens, apresentar problemas com mídias ou anexar itens de todas as pastas do seu celular. Mas têm sucesso no que se propõem.

Modo Avião

Outra alternativa para tirar o online do WhatsApp é usando o truque do modo avião. Por padrão, o WhatsApp libera uma notificação quando uma mensagem chega. Quando isso acontecer, não a abra. Antes disso, siga estes passos: 

  1. Ative o Modo Avião
    Acesse o painel de notificações do seu Android e clique no “Modo Avião” para ativá-lo;
  2. Abra o WhatsApp
    Leia a mensagem e, se quiser, responda-a;
  3. Desative o Modo Avião
    Acesse novamente o painel de notificações e desabilite o Modo Avião para voltar a usar a internet. 

Como o modo avião desativa a rede móvel e o Wi-Fi, o WhatsApp entenderá que você está offline, portanto, não mostrará aos seus contatos que você está no aplicativo.

Como tirar a confirmação de visualização?

Segundo o WhatsApp, a confirmação de leitura é necessária para informar a outro usuário se a mensagem dele foi lida por você. Entretanto, esse recurso pode ser desabilitado facilmente através das configurações de privacidade do WhatsApp.

 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados