Início » Celular » Uma olhada no Moto G4 Plus: saindo das origens

Uma olhada no Moto G4 Plus: saindo das origens

Custando até 1.499 reais, o Moto G não é mais aquele smartphone de antigamente (mas isso pode ser bom)

Paulo Higa Por

Esqueça a simplicidade da linha de smartphones da Motorola. Sob responsabilidade da Lenovo, que já havia fragmentado o Moto X em três modelos, a quarta geração do Moto G trouxe dois aparelhos semelhantes e um totalmente diferente. O Moto G4 Plus, que está comigo, é parecido com a versão padrão, adicionando um leitor de impressões digitais, uma câmera que promete fotos acima da média e o dobro de armazenamento.

Será que o Moto G4 Plus é bom? Enquanto o review completo não fica pronto, eis as minhas primeiras impressões.

A primeira coisa a se notar é que o Moto G4 Plus não é mais aquele Moto G que conhecíamos, com hardware decente (mas nada além do essencial) e preço imbatível para sua categoria. Desde a geração passada, a linha vem subindo de nível, em todos os sentidos.

moto-g4-plus-2

Isso se refletiu no tamanho: com tela de 5,5 polegadas (76,6 mm de largura, um pouco maior que o Moto X Play), a ergonomia não é mais tão boa. Além da dificuldade para alcançar os cantos do visor, a Lenovo preferiu deixar o corpo mais fino, eliminando a agradável curvatura na traseira. A pegada também piorou, porque a tampa possui uma textura que faz o aparelho escorregar mais facilmente das mãos.

Aqui, vale esclarecer as duas principais dúvidas de quem ainda não botou as mãos no aparelho. Primeiro, não, aquele leitor de impressões digitais não é pressionável: ele é apenas um sensor, não um botão. Segundo, os alto-falantes para ouvir música e chamadas no viva-voz, que não estão mais na parte inferior, nem na traseira, foram parar ali em cima mesmo, no mesmo lugar onde você bota a orelha para fazer ligações. O áudio é de boa qualidade, com volume alto e sem distorções.

moto-g4-plus-3

moto-g4-plus-4

A câmera, principal diferencial do Moto G4 Plus, agrada à primeira vista. Nos meus testes, ela é inferior aos topos de linha, diferente do que o DxOMark dá a entender, colocando-a no mesmo nível de aparelhos como iPhone 6s Plus e Nexus 6P, o que foi bastante propagandeado pela Lenovo. Embora as fotos sejam boas e o foco esteja muito rápido, é notável que o Moto G4 Plus apresenta maior perda de definição e ruído em condições ruins e menor alcance dinâmico.

Para entender melhor, eis um exemplo de foto noturna, com pouca iluminação artificial. Em comparação com uma câmera de smartphone realmente boa, a do Galaxy S7 Edge, o Moto G4 Plus perde saturação e sofre com aumento de ruído. Além disso, a experiência de fotografar também é diferente: enquanto no topo de linha basta pressionar o botão de tirar foto e guardar o aparelho, o smartphone da Lenovo mostra uma mensagem pedindo para que você fique quieto e não trema o dispositivo.

Moto G4 Plus:

moto-g4-plus

Galaxy S7 Edge:

galaxy-s7-edge

Mesmo assim, a câmera é um bom avanço em relação à geração anterior, que já tinha dado atenção especial a esse componente. Pelos meus testes iniciais, é bastante provável que o Moto G4 Plus, de fato, tenha a melhor câmera da categoria.

Por fim, o desempenho, como era de se esperar para um hardware com Snapdragon 617 e 2 GB de RAM, é bom. Ele não apresenta o mesmo problema do Vibe K5, que tinha memória flash de baixa qualidade e deixava o sistema lento em várias ocasiões — para os curiosos, os testes mostraram 163 MB/s de leitura e respeitáveis 82 MB/s de escrita no Moto G4 Plus. A GPU Adreno 405 consegue manter uma performance boa nos jogos, mesmo na tela de 1920×1080 pixels.

moto-g4-plus-5

moto-g4-plus-7

As primeiras impressões são boas, embora o preço assuste: por R$ 1.499, o Moto G4 Plus deixa suas origens de smartphone bom e barato para competir diretamente com os intermediários premium, como o Moto X Play, além de topos de linha da geração passada, como o LG G4, que pode ser encontrado no varejo por valores em torno de R$ 1,7 mil. Será que ele tem fôlego?

Ainda falta testar melhor a câmera, o desempenho e a bateria, que aumentou de capacidade para 3.000 mAh e ganhou suporte ao carregamento rápido dos Moto X. Estou com o Moto G4 Plus em mãos e o review completo será publicado nos próximos dias. O que vocês querem saber sobre ele?

Atualizado: confira o review completo do Moto G4 Plus.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Fontana
sensor na frente é bem mais prático
Alexandre Abreu
O G4 só se for com garantia extendida, pois tem apresentado problemas na placa mãe. Já o X Style acho que só compensa abaixo de 1500 que nem o LG G4. Digo isso porque já comprei por 1530 um Style e vendi, pois acho que não vale isso pelo que oferece. É grande demais, não tem foco laser e nem sensor biométrico. De repente seria interessante aguardar a chegada do Zenfone 3...
Luiz
Eu particulamente juntaria mais 300 reais e pegaria um Moto X Style ou LG G4 (Foco a laser tb)
Alexandre Abreu
Enquanto o Play tem NFC e não tem giroscópio, o G 4 plus tem giroscópio e não tem NFC. Depende do gosto. Fico com o G por causa do biométrico e foco laser.
Alexandre Abreu
Não entendo... O site dxomark classificou a câmera dele no mesmo nível do Iphone 6S plus... Será que eles estão forçando a barra pra ajudar a Lenovo? http://www.dxomark.com/Mobiles
Willian
Paulo, eu comprei um s5 há mais ou menos 4 meses estou gostando muito do aparelho ele custou 1400 você acha que foi um bom negócio?
Willian
Eu não sei o que o povo que acha que entende de celular acha de android puro e de atualizar constantemente já que a retrocompatibilidade do Android é muito grande. Até o Android 2.3 ainda pega vário aplicativos.
Eduardo

Olá. Biscoito chinês e feito nas coxas por que?

Eduardo

Olá.
Estou nessa grande dúvida entre Moto G4 Plus e Lenovo Vibe A7010.
Como eu sou corredor de montanha, acabo usando o celular como máquina fotográfica durante as corridas. O meu receio é que o Lenovo parece frágil e não aguentaria nem mesmo uma chuvinha.
Eu gostava muito do Moto G1, que aguentou chuva, lama e tudo o mais. Comprei o Moto G2 achando que seria melhor, mas em 6 meses a placa-mãe já não funcionava.
Acabei migrando para o Windows Phone, mas não dá, apesar de o Lumia 640XL ser muito bom.

Eduardo Favila
Olá. Estou nessa grande dúvida entre Moto G4 Plus e Lenovo Vibe A7010. Como eu sou corredor de montanha, acabo usando o celular como máquina fotográfica durante as corridas. O meu receio é que o Lenovo parece frágil e não aguentaria nem mesmo uma chuvinha. Eu gostava muito do Moto G1, que aguentou chuva, lama e tudo o mais. Comprei o Moto G2 achando que seria melhor, mas em 6 meses a placa-mãe já não funcionava. Acabei migrando para o Windows Phone, mas não dá, apesar de o Lumia 640XL ser muito bom.
Eduardo Favila
Olá. Biscoito chinês e feito nas coxas por que?
Valentina

O X play aparenta ter câmera melhor (21 megapixels) que, embora números não sejam decisivos, é um ponto a mais. Ele também tem um sensor muito bom, o que ajuda.
Quando ao processador, o X Play tem um Snapdragon 615 e o Moto G tem o Snapdragon 617, uma diferença bem pequena. Os dois tem 2giga de memória Ram.

Eu imagino que o X Play ainda esteja um nível acima do Moto G, mesmo o 4. Mas é esperar os testes pra confirmar. Se forem iguais ou bem parecidos, eu escolheria o X Play.

Não leve em consideração, mas eu diria que o Moto G 4 aparentemente seria "o top de linha dos básicos" e o X Play seria "a base dos top de linha".

notBeto
O X play aparenta ter câmera melhor (21 megapixels) que, embora números não sejam decisivos, é um ponto a mais. Ele também tem um sensor muito bom, o que ajuda. Quando ao processador, o X Play tem um Snapdragon 615 e o Moto G tem o Snapdragon 617, uma diferença bem pequena. Os dois tem 2giga de memória Ram. Eu imagino que o X Play ainda esteja um nível acima do Moto G, mesmo o 4. Mas é esperar os testes pra confirmar. Se forem iguais ou bem parecidos, eu escolheria o X Play. Não leve em consideração, mas eu diria que o Moto G 4 aparentemente seria "o top de linha dos básicos" e o X Play seria "a base dos top de linha".
FELIPE LIMA

Quero saber se ele veio mesmo sem o NFC, confirma no review. Lenovo tá fazendo merda... o X play veio com nfc mas tiraram o giroscópio, o g4 plus ao que tudo indica veio com o giroscópio mas sem nfc, e o Vibe A7010 que tem os dois veio com uma câmera fraca e desempenho zoado. Tá difícil pegar um Moto/Lenovo assim

FELIPE LIMA
Quero saber se ele veio mesmo sem o NFC, confirma no review. Lenovo tá fazendo merda... o X play veio com nfc mas tiraram o giroscópio, o g4 plus ao que tudo indica veio com o giroscópio mas sem nfc, e o Vibe A7010 que tem os dois veio com uma câmera fraca e desempenho zoado. Tá difícil pegar um Moto/Lenovo assim
Exibir mais comentários