Nossa extensão alerta sobre ofertas falsas
e aplica cupons de desconto

Início » Mobile » Windows Phone é responsável por apenas 0,7% das vendas de smartphones

Windows Phone é responsável por apenas 0,7% das vendas de smartphones

Auge do Windows nos smartphones aconteceu entre 2013 e 2014; desde então, vendas só caem

Por
44 semanas atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

A participação de mercado do Windows nos smartphones, que já era pequena, ficou ainda menor. Nesta quinta-feira (19), o Gartner publicou um relatório mostrando que, no primeiro trimestre de 2016, o sistema operacional da Microsoft estava presente em apenas 0,7% dos dispositivos móveis vendidos em todo o mundo.

Nos primeiros três meses de 2015, a Microsoft e suas parceiras haviam comercializado 8,3 milhões de smartphones com Windows Phone, o equivalente a 2,5% do mercado. Agora, as unidades caíram para apenas 2,4 milhões de aparelhos, bem pouco perto dos 294 milhões de Androids e 52 milhões de iPhones vendidos no período.

lumia-950

Com menos de 1%, o Windows está cada vez mais longe de se tornar uma “terceira via” no mercado de smartphones. O auge da plataforma, se é que podemos chamar assim, aconteceu entre 2013 e 2014, quando a Microsoft vendia perto de 10 milhões de smartphones por trimestre. Desde o ano passado, as vendas só caem. Os números são ainda mais alarmantes se considerarmos que foram vendidos 110 milhões de Windows Phones na história; a Apple consegue vender mais iPhones que isso em seis meses.

Mesmo no Brasil, onde a Microsoft ainda tinha força por vender smartphones decentes de baixo custo, os Windows Phones estão próximos da irrelevância. Em dezembro de 2015, a empresa tinha apenas 2,4% da fatia de vendas, ocupando apenas a sexta posição, logo atrás da Alcatel, que vendeu o dobro de aparelhos.

Os concorrentes

Quem conquistou espaço no primeiro trimestre de 2016 foi o Android, passando de 78,8% para 84,1% das vendas globais para usuários finais, segundo o Gartner. A Apple, por outro lado, viu as vendas trimestrais de iPhones caírem pela primeira vez desde que a primeira geração foi lançada, em 2007. A fatia de mercado da empresa de Tim Cook caiu de 17,9% para 14,8%.

Entre as fabricantes, Samsung (23,2%) e Apple (14,8%) continuaram dominando o mercado, mas as chinesas Huawei (8,3%) e Oppo (4,6%) se fortaleceram bastante. A Xiaomi (4,3%), que estava acostumada a crescer rapidamente, ficou estagnada devido à forte concorrência das outras fabricantes da China. E a Lenovo sumiu da lista após suas vendas despencarem 33% no mundo inteiro (e inacreditáveis 75% na China).

  • Breno

    E que 2017 seja o melhor ano. Vamos aguardar sr. Higa.

    • tuneman

      esse seu avatar combina com o assunto da noticia

      • Breno

        2017 está chegando e com certeza é você que vai levar um susto com o crescimento do Windows 10 em geral.

        • Portuga Goleta

          Falam em crescimento desde o lançamento do 8 e depois falaram com o 8.1 e até agora estamos todos esperando esse sistema decolar. Eu mesmo tive uma péssima experiência com Lumia, não compraria outro a não ser que seja algo bem revolucionário.

          • Breno

            A Microsoft está fazendo o seu trabalho no sistema. Isso você não pode negar. Você é livre para fazer suas escolhas. Lembre-se: “Não se preocupe com a perfeição – você nunca irá consegui-la.”.

          • Portuga Goleta

            Não procuro isso, afinal Android e iOS tem muitos problemas, mas olha são promessas que duram uns 4 anos já e devido esse ostracismo em que entrou nos últimos meses, tem que ser algo MUITO bom para mudar esse panorama.

            Até o momento o W10M não me empolgou muito também e muito menos os Lumia 950 e o XL.

            Honestamente não estou acreditando mais nessa virada.

          • Breno

            Respeito sua opinião. Discordo do ostracismo. Mas enquanto o Windows me satisfazer, vou levando de boa.

        • tuneman

          Windows 10? Sim! o sistema está excelente.
          mas pra Windows 10 Mobile é bem mais complicado.

          • Breno

            O Windows é só um apenas. Um Core. Mobile crescerá certamente.

    • Antony

      Juro que pensei que era zuera, mas pareceu sério depois de ler seus outros comentários

      • Breno

        Esse sistema promete e não vive de promessas como muitos falam. Com muito trabalho a Microsoft vai mostrar o sistema que vai ter o espaço e o respeito que merece.

  • Meus sentimentos aos (ainda) usuários.

  • Jonas S. Marques

    Alguém ainda acredita mesmo que o Windows Phone não esteja morto? Sério, só pra saber.

    • Comediante

      Literalmente está a um prego na tampa do caixão para oficialmente morto.

    • Thiago Lopes

      Cuidado, falar isso aqui é levar pedrada. Comentaristas de TECNOBLOG e senhorinhas de idade sempre foi o público alvo da M$.

      • Antony

        Errado, o Higa sempre tira uma casquinha com o pessoal do WP nos artigos. Inclusive nesse.

        • Anakin

          porque o Higa é HueBr haha

    • Gustavo Sarmento

      O Cardoso.

  • Mas 2016 é ano do Windows Phone. Não é? … Não?

    • RN

      Não, 2016 é o ano do Linux no Desktop.

  • Vitor Canova

    Além dos problemas conhecidos ainda tem o fato da Microsoft não lançar praticamente nenhum modelo barato em mais de anos e o pior, nem vender aqui os últimos.
    O meu Lumia 830 já está ficando velho e não tenho um modelo pra trocar.

  • Trovalds

    Não vende porque não tem pra vender… não acha WP pra comprar em lugar nenhum praticamente. Numa pesquisa rápida nos comparadores de preço da vida só mostra o 640 como disponível.

    E quando o WP morrer provavelmente eu vá ficar órfão, porque pro Android não vou de jeito nenhum e pro iOS só o dia que eu ganhar na mega sena.

    • Victor

      Também vivo esse dilema.
      Android jamais, iOS não vale o preço.
      Ainda bem que comprei um 930 na época, ainda da conta de tudo tranquilamente.

      • Lucas Cecilio

        Me conta a magica, pq tenho um Lumia 930 com Windows 10, e parece brinquedo de criança.
        Spotify, Twitter, Instagram, Whatsapp, todos demoram pra abrir, principalmente o spotify, que demora tanto e da tanto erro que preciso reiniciar o aparelho quase todas as vezes que quero usar.

        • Olha, tenho um 930, uso o spotify diariamente e não tenho nenhum problema. Talvez um master reset resolva seu problema.

        • Ivan

          Tenho o 930 com W10, e uso aplicativos mais pesados do que o citados. Como o VB10 (emulador), Team Viewer, além de alguns jogos 3D.

          Tudo roda liso, e só preciso desligar o celular quando eu quero.

          Vai ver você comprou seu celular na RiHappy.

        • Cara vc precisa de uma instalação limpa. Pra mim resolveu 100%. Volta pro 8.1 sem restaurar backup, atualiza pro 10 sem restaurar backup, ele vai atualizar depois de novo, aí sim vc restaura o backup. Se nao atualizar depois de vc colocar o w10, da um hard reset e restaura o backup

    • Júnior Antunes

      Ué por que o preconceito com o robozinho? Provavelmente você teve em mãos um aparelho fraco e ficou decepcionado, mas atualmente já existem Android muito bons entre 1.500 a 2.000 reais.

      • Trovalds

        R$ 1.500 em um celular? HAUHAAUUAHAHAUHAHAU!

        Tive um Lumia 435, R$ 279, me atendia PERFEITAMENTE! Só fiz o favor de perder o distinto e agora tô refém de um iPhone 4. Só não peguei um Lumia 640 porque o orçamento tá curtíssimo. Se achasse outro 435 por R$ 279 pegava na hora.

        • Samuel Baracho

          Até 1.500 reais num celular, a depender do uso que se faça, vale a pena. Mas aparelhos Android de 700 reais, a depender da marca, já dá pra utilizar perfeitamente. Abaixo disso é complicado. Já em relação ao Windows Phone, realmente qualquer aparelho roda ele numa boa. Infelizmente em relação ao Windows 10 Mobile, as coisas já não são bem assim. Houve uma época em que eu “fazia a festa” com um Lumia 520. Haha

          • Nathan

            Material Design aclamado por todo mundo dá náuseas para alguns que preferem o design “moderno” do windows phone. Viva a diversidade

      • Samuel Baracho

        Aperelhos com Android entre 700 e 1000 reais já dão pra o gasto. Claro que deve-se ficar atento com a marca.

      • Não é preconceito, acontece que o Android não me agrada por vários motivos. É cheio de bloatware, é cheio de firulas que pesam o sistema, o design é de péssimo gosto (melhorou com o Material, mas ainda acho muito mal elaborado, dá náuseas), os aparelhos tbm tem design muito duvidoso (só Sony e Motorola que salvam).
        Já a Apple e a Nokia/Microsoft fazem aparelhos muito bonitos, de ótimo trabalho estético, estilosos, duradouros (Apple nem tanto), um software mais adaptado ao hardware… mas o povo difama o Windows pura e simplesmente por falta de merdas como Snapchat, Pou e Clash of Clans… pois o restantes dos apps cresce dia a pós dia.

    • Anakin

      sempre haverá (acredito eu) pelo menos um windows mobile a venda no mercado, o desafio é conseguir comprar, então, boa sorte ai.

  • Ayslan Dielf

    Acredito que faço parte da possivel clientela que faria WP crescer, os que querem um WP, mas não ver ações da MS para tornar o WP mais forte e entramos num paradoxo. WP não cresce em app e suportes pq nao tem usuarios e os usuarios nao vao para WP pq nao tem app e suportes.

    Quando digo app, não são os basicos, mas apps simples e que n sao de muito download mas estão la, exemplo: Muchking Counter.

    É agoniante ler materia de um novo app e nunca sai para WP…

  • Comediante

    E com as últimas pataquadas oficiais da Microsoft sobre não atualizar os aparelhos existentes e não anunciar novos aparelhos até 2017 o Windows 10 Mobile vai ser literalmente o sistema operacional dos hardwares que não existem.

    Tipo as tranças do rei careca.

  • Marcos Oliveira

    Aqui no Recife tão fechando a loja Microsoft (que era Nokia).
    Minha esposa tinha um Lumia, que quebrou a tela, e tava avaliando se ía pro Android ou continuava na MS (que ela usava há anos, desde o Windows Phone 7.8).

    Não teve escolha. A loja da MS já tava só com caixas de XBox em liquidação…

  • Isso é muito triste. Por culpa da Microsoft e de suas parceiras, nós não temos mais uma opção na hora de escolher um sistema operacional. Qualquer monopólio é ruim.

    • Antony

      Monopólio é quando te obrigam em apenas uma opção. Hoje você pode ser esfaqueado pela Apple ou pelo Google

  • João Silverado

    Certo. E como faço pra comprar um WP no Brasil? Que modelos tem? E se eu quiser um w10 mobile, que modelos tem no Brasil? E lá fora? E pra importar? Respondendo alguma dessas questões já dá pra saber pq é que está assim a situação.

    • Anakin

      Verdade, e o pior, a culpa é da própria fabricante 🙁

    • Antonio Souza

      Sempre teve muitos aparelhos.
      Mas, como foi caindo cada vez mais as vendas a MS foi diminuindo a entrega.
      A culpa é da maldita mesmo.
      Agora só resta esperar meu L640 dar pau que troco por qualquer coisa.

    • Keaton

      Faltou a seguinte pergunta: qual a vantagem de usar um sistema que ninguém mais usa? Tipo… O Windows 10 Mobile meio que virou um Linux dos smartphones…

      • Albanir Filho

        Eu uso e uso bastante! Esperando por novos smarts da marca, enquanto não sai, tenho que se contentar com o L640XL que tenho.

        • Keaton

          Dessa marca, Microsoft, acho pouco provável que tenham novidades… =P.

          • Albanir Filho

            Fiquei sabendo que a MS vendeu a divisão mobile, ou seja: Não terá mai lumias novos. Digam adeus aos lumias.

          • Luís Felipe

            Microsoft só está eliminando o excesso de gordura (feature phones) que veio junto com a aquisição do setor mobile da nokia.

          • Albanir Filho

            É, eu vi! Fui equivocado no comentário por que vi so uma reportagem e hoje em dia tem que ler varios posts para se ter certeza do assunto!

      • João Silverado

        Só o fato de ser diferente de Android e iOS, algumas pessoas usam. Nem todos querem ser iguais aos demais no mundo. Uns fazem isso com carros, outro com PC, e por aí vai. Sempre vai ter mercado, mas claro, tem que fazer o sistema evoluir se não ninguém vai qrer mesmo só por ser diferente.

        • Keaton

          Mercado pequeno não mantém produto. (com excessão de um ou outro)

          Empresas visam o lucro. Se os lucros são insuficientes ou significativamente menores que o esperado, eles desaceleram e/ou descontinuam o produto.

      • Rafael Dantas

        Não faça comparações com Linux meu caro, a realidade é bem diferente. Linux é Linux

        • Keaton

          Sim, e ninguém usa. xD

    • jairo

      Em breve o Ponto Frio passará a comercializar os L950 , os acessórios já estão à venda

  • Jean Carlos

    As notícias eram boas alguns anos atrás.

    • Bruno ✔

      Esta terceira noticia é a mais interessante.
      kkkk..

      • Anakin

        a mais verdadeira haha

  • Bruno ✔

    Se a própria M$ matou o sistema, eu não esperava nada diferente.

  • Victor

    Pra ser sincero, eu nem ligo pra isso. Desde que satisfaça meu uso e tenha os apps necessários. Mesmo com o market share caindo, vejo muitos apps surgindo, devido à estratégia de aplicativos universais (UWP). Que continue assim.

    • Renan

      Exatamente , parei de me preocupar com market share , com medo do sistema morrer , pois satisfaz meu uso , tem tudo que preciso sem engasgos

    • O problema é que com menos market share, menos investimentos. A longo prazo, isso tende a ser muito ruim.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Adoro meu 530 W8.1 e se puder, não troco de SO tão cedo.

    • O único erro fatal do 530 é o armazenamento de 4GB

  • Manoel Guedes

    O Windows Phone poderia ser uma boa alternativa ao Android, o problema é a “incompetência” da Microsoft com erros grotescos, basicamente ele deveria para de prometer oque não pode cumprir e colocar sua plataforma em primeiro plano plano em relação aos concorrentes, hoje ela lança mais coisas para Android e IOS que para ela mesmo…

    • Muriel

      pois é, o que falta na MS é uns canalhas na diretoria, se fizessem os melhores apps apenas pra WP seria muito melhor.

  • Luander Falqueto Beltrame

    Com essa estratégia desastrosa da MS me admira ainda ter participação.

  • Antonio Veras

    Cadê o Lumia 950?

  • Antony

    Não se preocupem, o Windows 10 Mobile vem aí pra mudar esse cenário. Não sabiam? É um PC que cabe no seu bolso (rs)

  • Alisson Silva

    O Windows Phone é um sistema leve, fluido, os aparelhos são de boa qualidade e os preços são acessíveis. Queria entender porque o negócio não decolou. Talvez a explicação seja a mesma em relação aos que usam o WhatsApp em vez do Telegram.

    • Walter Hugo Nishida Xavier da

      Não decola por incompetência.
      Jamais vai chegar a ser um Android ou iOS da vida, mas eles tem tudo nas mãos pra conseguir um market share decente.
      Como já mencionaram por aí, achar um aparelho é praticamente um parto e ainda assim as opões são limitadíssimas, o fato da própria MS priorizar de forma discrepante os apps em plataformas rivais só acentua essa percepção de abandono.
      O fato de o último high end vendido oficialmente por aqui viver dando problemas também não ajudou (Lumia 930).

    • Don Ramón

      Talvez porque a própria Microsoft tenha se empenhado em não deixar seu sistema decolar. Só pra ficar nas três últimas versões, a transição do WP7 pro WP8, os aparelhos que não receberam o WP8 e depois o 8.1, foram condenados a não receber atualizações de aplicativos e/ou aplicativos desenvolvidos para a versão mais recente do sistema. Na transição do WP8.1 para o W10M, a Microsoft não apenas repetiu o erro como foi mais longe: GARANTIU que todos os aparelhos a partir de determinadas especificações receberiam o upgrade no sistema, mas não o fez. E nem deu esclarecimentos. Não o fez, e pronto. E quem comprou um aparelho top acreditando que a Microsoft honraria sua promessa?! Afora estas questões, o sistema em si não dá um passo além de onde Android e iOS já se encontram há algum tempo e estão bem mais consolidados, tanto do ponto de vista do desenvolvimento das plataformas e dos aplicativos para elas, quanto do mercado e, principalmente, dos humores de Google e Apple, que não irão jogar no lixo tudo o que fizeram até agora em nome de uma “revolução” que nunca chega. E quando chega, chega pela metade e só para alguns…

      • Ivan

        Todo aparelho top foi atualizado. Eu acho que até a Memória RAM que serviu como divisão, se o aparelho ou nao ia receber a atualização.

        • Igor

          Pra ficar só na Nokia, toda a geração x20 não recebeu atualização oficial, mesmo o 820 e 920, que tinham 1 GB de RAM (e o processador deles não era fraco)

        • Don Ramón

          Completando a informação do Igor, o Lumia 1020, com 2GB de ram, não recebeu a versão final do W10M. Processador fraco ou não, a versão Preview roda sem nenhum problema no aparelho. A Microsoft não atualizou porque não quis mesmo.

    • Antony

      Coloca o flagship da Microsoft ao lado do da Apple e da Samsung. Use os 3 no que a maioria das pessoas usa (redes sociais, jogos, fotos, etc). Pronto, agora você sabe o motivo, que não tem nada a ver com MS ter um produto superior à concorrência.

  • ~espaço habitual para depreciação e defesa de usuários de Windows Phone~

  • Renato Oliveira

    É de esperar que encolha cada dia menos. A desenvolvedora do sistema e dos principais aparelhos não dá suporte para o sistema vender mais nem em países onde a marca era mais forte.

  • Mas 2016 é o ano do WP. Agora vai!

    Igual em 2015, 14, 13, 12… já fui otário de ter um Lumia, mas depois de ter um ótimo SO com péssimo suporte e sem vários apps que eu queria/precisava (fora os óbvios Twitter e Facebook), desisti e voltei pro Android. Só sinto saudade da câmera.

  • Ramon Gonzalez

    compreensivel ja que a MS se limitou a vender 4 ou 5 modelos em poucos países, e em muitos casos sem fabricação local (o que tirou a vantagem do preço competitivo). A tendencia é ladeira abaixo, e a unica culpada é a propria empresa. Esta pagando carissimo por suas varias escolhas erradas e trabalho terrível de comunicação (criando várias falsas promessas). Que continuem cavando, pois o fundo desse poço é logo ali…

  • Chega a ser irônico. Em 5 anos de Windows Phone, a Microsoft penou para trazer aplicativos de peso para o sistema. Em 2016, com a estratégia dos apps universais, diversos aplicativos estão chegando. Finalmente! Instagram está em pé de igualdade com o do iPhone, Twitter está sensacional, o Facebook está para disponibilizar o Face e o Messenger iguais aos do iOS, vários aplicativos locais aqui do Brasil e de outros países começaram a pipocar na loja (CEMIG, Localiza, ANATEL, governo de Minas, etc etc…
    Essa é a hora de finalmente a Microsoft vender muitíssimos Lumias, certo??? ERRADO, ela PAROU de vender Lumias KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Eu amo o Windows phone desde o início, mas que decisão de índio, Microsoft! PQP!
    Agora que vc tem os aplicativos, vai perde-los por burrice. Instagram, por exemplo, funciona apenas em smartphones, eles não querem disponibilizar no PC. Sem Lumias no mercado, pra que manter o aplicativo? O mesmo serve pro Truecaller, Whoscall, internet banking de vários bancos… são apps exclusivos pra smartphone, que estão presentes no Windows phone… mas que vão ser removidos se a Microsoft continuar cagando assim.

    • Muriel

      Mesmo se tivesse lançamentos a cada 3 meses de smartphones com WP no mercado o povo não compraria, porque a população quer uma loja gigantesca com 90% dos apps sendo puro lixo ao invés de um sistema melhor. A MS demorou muito pra entrar no mercado.

      • Jonathan Chagas

        A Microsoft ter demorado a entrar no mercado não é desculpa. Talvez fosse desculpa na época do Windows Phone 7, mas agora é incabível.

        90% de apps sendo puro lixo? O Windows 10 Mobile não tem nem um Facebook feito pelo Facebook!!! Tendo apps inúteis ou não, o Android pelo menos possui os apps no momento em que eles estão em voga, e não milênios depois (Snapchat então, nem sinal).

        Puts, se eu vou pagar o valor X num smartphone, eu vou comprar qual? O que tem mais aplicativos com melhor qualidade, um sistema consolidado, ou um Windows Phone com um péssimo histórico, sem apps (SIM, esse problema ainda existe) e que não será atualizado pro Windows 10 (mesmo que o Android não atualize, os aplicativos ainda continuam disponíveis pois dependem apenas do Play Services, diferente do Windows que corta o suporte e f0d4-se)?

      • Anakin

        O que importa é se o app está ou não disponível, o android mesmo tendo 90% de apps lixo (segundo suas palavras), nunca me obrigou a instalar nenhum mas, se mesmo assim, eu ficar louco e quiser um simulador de peito sub-aquático, terei essa liberdade e vou encontrar.
        Outra coisa, pessoas tem ideias diferentes de um app ser bom ou não. Quanto mais democrático de você poder instalar o que você quiser, melhor.

  • leoleonardo85

    Se eu tivesse que apontar um único culpado pra esse fracasso, eu diria que é a própria Microsoft.

    • A Microsoft erra? Sim. O Google erra? Demais tbm (vide Google Plus, Google Glass…).
      Mas a Microsoft enfrenta outro inimigo maior do que ela mesma: o boca-a-boca. Usuários Android que nunca sequer mexeram no sistema dela e vendedores (e sites como o Tecnoblog), fazem verdadeiras campanhas para difamar o sistema e fazer o povo acreditar que não existe funcionalidade NENHUMA no sistema. :/ infelizmente. Ela tem culpa, mas o consumidor é mais burro.

      • jairo

        Discordo de vc, a maior culpada continua sendo a MS , promete e não cumpre , compareça as specs de um L920 ou L 1020 com um L640 ….. porque os 2 primeiros não receberam o W10M ?

      • Anakin

        Acho que você deveria usar a hashtag: #NãoVaiTerGolpeNoWindows ou então #TecnoblogGolpista
        Baião, sinceramente, acho que você precisa sair da sua zona de conforto e perguntar porque as pessoas não gostam, ontem na academia um cara reclamou que não conseguia ver o ao vivo do twitter sei la que merda era aquela no lumia (que não foi atualizado), ninguém disse nada, ele, usuário soltou a frase: A merda da microsoft faz tudo errado, não consigo assistir o campeonato sei la oq porque não tem essa opção… fulano tem, vou comprar outro celular.

        P.s. Ele é leigo, entende nada que o twitter deveria ter att o app.
        P.s. 2 – O lumia dele não tava atualizado e nem sei se poderia receber a atualização, acho que não, porque ele disse que tem faz mais de 1 ano e pagou barato.
        P.s. 3 Ta vendo como a empresa se auto-caga mesmo sem ter ninguem por perto? Afinal, ninguém desencorajou ele a comprar, tanto que ele comprou.

    • E se tivesse que apontar mais culpados? Eu culparia desenvolvedores, Google, vendedores e sim, por que não tb usuarios?

      Todo mundo gosta de tacar pedras na Microsoft mas mais da metade desses nunca fizeram um nada pra fomentar a comunidade de usuarios. Não, a maioria simplesmente trocou de sistema ou fica de mimimi falando mal na internet, desincentivando desenvolvedores e novos compradores. Esse é o resultado. Parabens pra nós

      • Anakin

        Quando eu lanço um produto, tenho que dar motivos pra outras empresas investirem nele, e não o inverso. Posso colocar a culpa do fracasso do Glass porque a Apple não ajudou? Pelo amor de Deus né cara.
        E outra, Apple Music não foi lançado para Windows Phone, sabe porque, porque market share de 2% não chama ninguém.
        Uma outra pergunta, porque não tem Office para Linux? Seria birra da MS lançar pro concorrente? ou porque o Linux não tem usuários?

        • Bom vamos lá, Google boicotou o Windows Phone desde o seu lançamento não disponibilizando seus serviços básicos para a plataforma. Com a Apple foi bem diferente, mesmo não sabendo se faria sucesso a Google disponibilizou tudo pra ela.

          Sem serviços Google, muito utilizado por pessoas no mundo todo, a plataforma já entrou com uma grande desvantagem no mercado, além de já estar entrando tarde.

          Se a Google, uma grande desenvolvedora, não disponibilizou seus serviços para a plataforma, eu que sou desenvolvedor pequeno também não vou arriscar. E esse comportamento vai passando de um para o outro

          A Google também comprou o Waze, um app bastante popular, e retirou o suporte para Windows Phone, fazendo o sistema perder o pouco de moral que tinha.

          Não bastasse isso, vendedores claramente desincentivam a compra de aparelhos com Windows Phone. São desinteressados em conhecer a plataforma de fato, e se levam por meras reclamações de quem não soube usar ou não se adaptou no início. Fora o falatório de quem nunca nem havia mexido num Windows Phone e saía por aí dizendo que não tinha bluetooth, ou que dava tela azul (ouvi isso pessoalmente de algumas pessoas).

          Plataforma em amadurecimento, mancadas da propria MS, boicote direto da Google e indireto dos vendedores, automaticamente desincentivam o consumidor.

          Sem consumidor, vendas caem, com vendas baixas, produção reduz, com produção reduzida, começa haver menos aparelhos disponíveis nas lojas.

          Com cada vez menos usuários mais ainda desenvolvedores perdem o interesse na plataforma e com menos apps, menos usuários.

          Sendo assim, não é justo culpar unica e exclusivamente a Microsoft. Ela deu sim suas mancadas (coisas que a Apple e a Google também cometem) Mas um ciclo de boicote e desinformação foi prejudicando bastante a plataforma ao longo dos anos desde o seu lançamento, pra que ela chegasse na situação que se encontra hoje.

    • Wes Ollie

      Fracasso?

  • Dolinho
  • André Silvestre

    Nossa, que pena..

  • O ódio ao Android por parte de alguns usuários de Windows Phone é uma coisa inexplicável.

    É só um sistema operacional. São apenas duas empresas concorrendo. Não é política, não é arte, não é amor. Não é nada que justifique esses sentimentos à flor da pele.

    • Breno

      Dizem o mesmo do futebol. É só um jogo. Apenas isso.

    • Anakin

      Não é ódio mano, é recalque haha

      • Nathan

        O pior é ver um cara preso em um sistema ultrapassado e abandonado, com o argumento de “Pro Android não vou”. Quem fala isso nunca nem colocou as mãos em um Android rodando Lollipop ou Marshmallow, só tem como base comentários de fanboys.

        Agora se lasca aí filhão.

    • Bicalho

      Essas briguinhas de fanboys seguem a mesma linha de raciocínio das brigas entre crianças defendendo com unhas e dentes SEGAxNINTENDO nos anos 90. Só isso…

  • Thiago Moraes

    Descanse em paz WP

  • Antonio Souza

    Q1 2012 para Q1 2013 = 60 milhões a mais de smartphones vendidos
    Q1 2013 para Q1 2014 = 63 milhões a mais de smartphones vendidos
    Q1 2014 para Q1 2015 = 48 milhões a mais de smartphones vendidos (opa!)
    Q1 2015 para Q1 2016 = 13 milhões a mais de smartphones vendidos (OOOOPAAA!)

    Pois é. Já não está bom para as grandes pois houve estagnação, imagina para a MS que já vinha dobrando as pernas?

    Agora será mais vendido porque alguém vai trocar o celular (depois de bem usado), perdeu o celular, roubaram o celular, deu pau no celular…
    Enfim, tempos de vagas magras e estagnação.

  • Antonio Souza

    Esse comentário do Douglas Baião explica tudo e mais um pouco.
    Mas, tem criança birrenta que não vai querer ou não vai conseguir entender.

    “Sou um dos maiores fãs do Windows (sou inclusive editor no MSPowerUser), e concordo em gênero, número e grau com vc, Danilo.

    A Microsoft acha que conseguirá manter os aplicativos sem ter aparelhos no mercado simplesmente pela solução “Universal”. Mas ela se esquece de um detalhe: tem aplicativos que SOMENTE atuam em smartphones. Quer exemplos? O recém atualizado Instagram! Se o Market share continuar caindo, pra que a equipe se dará ao trabalho de continuar atualizando ele?

    Outros exemplos: Truecaller, Whoscall, internet banking de vários bancos, CamScanner, Tinder… são aplicativos que não funcionam no PC! Ou seja, vão parar de suportá-los quando perceberem que ninguém utiliza mais Windows Phone/Mobile. E são apps ultra importantes!

    A solução mais acertada seria crescer pelo menos um pouquinho, chegar ao menos aos 5% de participação do mercado. Mas ela optou por RECUAR algo que já era ÍNFIMO e que com muito custo conquistou a atenção dos devs. Burrice? Creio que sim. Muita. Tinha a faca e o queijo na mão! PQP.”

    • tuneman

      A Microsoft sempre foi a empresa que tinha a faca e queijo na mão.

      • Anakin

        dinheiro não falta, falta o que então?

        • tuneman

          nao sei explicar a palavra correta pra isso, mas o mesmo ocorre com muitos outros nichos, como cinema, musica, economia. as coisas não vão ficar sempre no topo e algumas pessoas surtam com isso.
          chega um ponto que a empresa (ou artista) nao consegue continuar a “inovar” e surge espaço para os menores destacarem-se.

        • jairo

          Falta continuidade e respeito aos clientes

  • Marcos Vinícius

    Já dei meu Lumia 930 de oferenda faz tempo. NUNCA MAIS compro essa bosta.

    • Wes Ollie

      Kkkkkkkkkkkkkkk uma vez travado sempre travado.

  • Apesar dessa baixa de celulares com Windows ser resultado de um conjunto de fatores, gostaria de entender o principal motivo por trás dessa queda. Terá sido um marketing dos produtos ineficiente?

  • Antonio Souza

    Os caras amigos fans do Windows Phonte fizeram um cast – http://vnext.com.br/
    É o 34…
    Até me lembra do ótimo tecnocast do tecnobog.
    Então, quero que façam um porreta sobre o malvado favorito Windows Phone e “tudo” que aconteceu (resumido claro) desde do nascimento 10 setembro 2010.
    Inclusive aquele enterro simbólico do iPhone e do BB.

  • Airton Gomes de Lima

    A principal culpada disso é a presidente da MS, que decidiu fechar todas as linhas de produção do Brasil e viver de propaganda e festinhas para acionistas e investidores (Vide MS insights que tomou metade do primeiro dia para fazer média).

  • Airton Gomes de Lima

    Lembrando que este relatório para a análise MUNDIAL e não do Brasil…

  • Eliézer José Lonczynski

    Claro nem tem pra vender…. e não é só no Brasil que existe a escassez de lançamentos e distribuição.

  • Andriw

    Windows???? Esse não é aquele sistema que um dia existiu em smartphones e que já morreu?? Pelo visto esqueceram de enterrar… kkkk

  • Anthony Fernando

    Tentei me acostumar com o sistema mas, não consegui. Muitas coisas não me agardaram.

  • Tiago Celestino

    Não sei se muitos pensam assim, mas pra mim o Windows Phone já era!!!!

  • Andriw

    Ainda existe Windows Phone?? Já não foi extinto, junto com os dinossauros??? Kkk

  • Rafael Rocha

    Tenho um Lumia 630, que por sinal é um ótimo aparelho. Perfeito? Nem de longe. Certos aplicativos, como o Internet Explorer (ou qualquer navegador) volta e meia fecham sozinhos. App mal desenvolvido, ou é culpa da RAM baixa? Não sei. Precisaria ver se o mesmo ocorre num 930 ou 830, por exemplo.

    Contava com a atualização para o WP10, dada como certa. Não veio e nem virá. E agora? Apps são atualizados, mas até quando? E não poderei mais contar com a vantagem dos apps universais.

    Detesto fãs bitolados. Como já disseram aqui, é muito parecido com as briguinhas Nintendo X Sega, Mario Vs. Sonic, Ação Games X Videogame e por aí vai. Tenho Androids também, gosto de ambos os sistemas. Bons recursos, ambos possuem. Mas a Microsoft está fazendo escolhas ruins, se realmente pretende chegar a algum lugar com o WP. Como pode, Word, Excel, One Drive, funcionarem melhor no Android do que nos Lumias?

  • interessante ver as empresas chinesas crescerem antes vistas como fabricantes de produtos nada autênticos e ruins já estão pelo que parece mudando essa fama parabéns a eles por isso!!