Microsoft reestrutura divisão de smartphones e demitirá até 1,8 mil funcionários

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
microsoft-logo

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (25) a demissão de até 1.850 funcionários como parte da reestruturação do negócio de dispositivos móveis. A notícia chega uma semana após a empresa vender a divisão de celulares básicos e liberar a marca Nokia para utilização por uma companhia finlandesa, que planeja lançar smartphones e tablets com Android.

A maioria dos funcionários demitidos trabalha na Microsoft Mobile Oy, com escritório na Finlândia, responsável por desenvolver os smartphones Lumia; até 1.350 devem ser mandados embora. A mudança também vai impactar outros 500 empregos em todo o mundo. Segundo o comunicado, a intenção é concluir a reestruturação até julho de 2017.

Em nota, o CEO Satya Nadella diz que a Microsoft planeja “focar os esforços em smartphones onde a empresa apresenta diferenciação”, como companhias e usuários que valorizam segurança, gerenciamento e o recurso Continuum, do Windows 10 Mobile. O chefe da divisão de Windows e dispositivos, Terry Myerson, enviou carta aos funcionários informando que as estratégias da Microsoft com relação aos aplicativos universais, smartphones Windows e serviços continuam inalteradas.

Na semana passada, com o anúncio da venda da divisão de celulares básicos e a transferência de 4.500 funcionários, a Microsoft declarou que continuaria dando suporte aos Lumias existentes, sem fazer menção a novos aparelhos, o que criou especulações de que o Lumia 650 seria o último Lumia da Microsoft. A esperança do Windows 10 Mobile ficará por conta do suposto Surface Phone, que deverá ser lançado apenas em 2017.

O negócio de celulares e smartphones da Nokia foi comprado pela Microsoft em setembro de 2013 pelo equivalente a R$ 17 bilhões. Desde então, a companhia passou por reestruturações com o objetivo de reduzir os gastos. A maior delas aconteceu em julho de 2014, quando 18 mil funcionários da Microsoft, sendo 12,5 mil vindos da antiga Nokia, foram demitidos.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados