Se existe algo que incomoda usuários de Android é a periodicidade maluca com a qual as fabricantes lançam suas atualizações. Essa situação se agrava quando operadoras resolvem enfiar recursos desnecessários, o que atrasa ainda mais todo o processo.
O Google, inclusive, pode tornar públicos seus relatórios internos, com números que evidenciariam quanto cada empresa demora para liberar novas versões.
Resolvi me antecipar ao Google. Vou me basear nos principais aparelhos do mercado brasileiro para comparar as datas de lançamento das versões oficiais às datas dos softwares liberados pelas principais fabricantes (Asus, LG, Motorola, Sony e Samsung), do KitKat ao Mashmallow, dando preferência a celulares desbloqueados.
Android 4.4 KitKat: 31 de outubro de 2013
O primeiro aparelho a receber essa versão foi o Nexus 5, de forma nativa, desde a data de lançamento. Mas como se saem as outras fabricantes?
- LG Nexus 4: menos de 1 mês (20 de novembro de 2013)
- Motorola Moto X de 1ª geração: 1 mês (10 de dezembro de 2013)
- Samsung Galaxy Note 3: 2 meses (13 de janeiro de 2014)
- Samsung Galaxy S4: 4 meses (6 de março de 2014)
- Sony Xperia Z1: 4 meses (19 de março de 2014)
- LG G2: 6 meses (30 de abril de 2014)
Os outros aparelhos sob os cuidados do Google (Nexus 4 e Moto X, na época) receberam a atualização em questão de semanas. Mas a LG chegou a demorar seis meses para lançar sua versão. Samsung se manteve entre dois e quatro meses.
Android 5.0 Lollipop: 12 de novembro de 2014
Essa versão chegou ao mundo instalado no belíssimo Nexus 6. Em menos de uma semana, já estava disponível para o Nexus 5. Nos outros aparelhos:
- Motorola Moto X de 2ª geração: 9 dias (21 de novembro de 2014)
- Samsung Galaxy S5: pouco menos de 3 meses (2 de fevereiro de 2015)
- LG G3: 3 meses (10 de fevereiro de 2015)
- Samsung Galaxy Note 3 e 4: pouco menos de 4 meses (5 de março de 2015)
- LG G2: mais de 4 meses (30 de março de 2015)
- Sony Xperia Z3: mais de 4 meses (30 de março de 2015)
- Sony Xperia Z2: quase 5 meses (7 de abril de 2015)
- Samsung Galaxy S4: quase 5 meses (7 de abril de 2015)
- ASUS Zenfone 5 e 6: pouco menos de 8 meses (1 de julho de 2015)
- Motorola Moto X de 1ª geração: pouco menos de 8 meses (2 de julho de 2015)
Aqui existem algumas coisas bizarras a se notar. Logo de cara vemos que a Motorola conseguiu estar na primeira e na última posição ao mesmo tempo, o que deixa claro que eles estavam preocupados em manter atualizados, de forma imediata, os aparelhos mais novos. Donos do Moto X de primeira geração foram meio que deixados para escanteio por um bom tempo. Sony, LG e especialmente ASUS passaram dos 4 meses.
Android 6.0 Marshmallow: 5 de outubro de 2015
Como não poderia ser diferente, os aparelhos do Google receberam suas versões enxutas muito antes dos concorrentes. Nexus 5, Nexus 6, Nexus 7 (2014), Nexus 9, Nexus Player, Pixel C, além dos Nexus 5X e Nexus 6P, já estão rodando o Marshmallow.
- Motorola Moto X Style: pouco mais de 1 mês (12 de novembro de 2015)
- Motorola Moto X de 2ª geração: pouco mais de 1 mês (12 de novembro de 2015)
- Motorola Moto G de de 2ª geração: quase 2 meses (23 de novembro de 2015)
- Motorola Moto X Play: 3 meses (5 de janeiro de 2016)
- Samsung Galaxy S6 e S6 Edge: mais de 4 meses (15 de fevereiro de 2016)
- Sony Xperia Z5, Z5 Compact e Z5 Premium: 5 meses (3 de março de 2016)
- LG G4 Beat: 5 meses (4 de março de 2016)
- LG G4: mais de 7 meses (19 de maio de 2016)
A ASUS tem planos para atualizar alguns aparelhos da linha Zenfone 2 até o final do semestre, o que novamente resultaria no longo tempo de aproximadamente 8 meses para liberar a nova versão se a empresa não estourar o prazo. Nada foi dito oficialmente, mas ao que tudo indica o Zenfone 5 vai ficar de fora dessa.
Novamente, a ASUS e a LG ficam para trás quando o quesito é atualização do Android, enquanto a Motorola se mostra mais eficiente.
Resumindo…
Para ser justo, resolvi agrupar a média de cada uma das versões para que a gente possa ter uma visão mais completa do que aconteceu nesse universo, ao menos nos últimos três anos:
No decorrer dos anos, a Motorola se mostrou mais rápida no processo de atualização do Android, embora tenha cometido alguns deslizes no meio do caminho, como no caso da liberação do Android 5.0 Lollipop para os proprietários do Moto X de 1ª geração. A Samsung se manteve num prazo aceitável, ao menos nos topos de linha. As mais demoradas são LG, Sony e principalmente Asus, que demora mais de um semestre para liberar uma atualização — quando a próxima versão já foi anunciada.
Agora eu pergunto aos usuários do Android: até que ponto a lentidão das atualizações influencia na sua escolha de compra de smartphones?
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Tô ferrado(Asus Zenfone 2 Ze551ml)
Kkk
Meu J7 METAL foi lançado no final de 2016 pensei que fosse atualizar rápido mais até agora nada, será que atualiza?
Não sei se culpa da Lenovo ou Motorola, mas o meu Motorola Razr D1, que era motivos de elogios para Motorola da minha parte, se tornou exatamente a razão de eu ter saído da Motorola (caindo em arrependimento com a Asus e agora investindo na Samsung). Meu Razr D1 já tem anos, nem lembro, mas chutaria 5, só que depois que forçaram atualização para o Android 5.1, ele parou de reconhecer o slot de chip, e mesmo dando reset não reconhece nessa nova versão. Comprei um Samsung J5 ao invés do Moto G4 Play, torcendo para não me arrepender como foi com o Zenfone 5 (peguei raiva da Asus).
por isso existe a apple, infelizmente essa e a unica empresa que trata o consumidor dignamente tirando a parte do preço ai ela te chama de trouxa
Foi feito, varias vezes, nao só o factory o reflash da sbf. Não tem jeito, é bug conhecido da Motorola e ela nao resolveu.
jv110.
Leia os meus outros comentários nesse post. É um bug sim, que ocorre apenas em aparelhos da Motorola, e é disparado sob situações as vezes aleatórias, as vezes previsiveis (ex.: se você reboota o celular enquanto ele está conectado no carregador, ele faz com que todo o processo tenha que ser re-feito).
Não é necessário deletar o cache Dalvik e nem mudar de Dalvik pra ART pra que isso ocorra. Simplesmente ocorre, em aparelhos da Motorola. E não é só comigo, mas com mais de 70 mil pessoas que já relataram este mesmo bug e nada da Motorola corrigir. E não, Factory Reset não resolve, é problema na implementação da Motorola, mesmo. :)
Abs.
Por isso é recomendado fazer factory reset, principalmente mudando de Dalvik pra ART (≤4.4 -> ≥5.0)
Se tiver mudando do Dalvik pro ART, faça factory reset.
Não é bug, acontece quando se muda de Dalvik pra ART ou se deleta o cache Dalvik.
E a Motorola acabou atualizando o Moto Maxx semana passada. é tarde, mas pra um celular que saiu com o KitKat, tá ótimo.
Nestes tempos de perrengue, ou encara ou segura o aparelho antigo até dizer chega.
Pra mim é zero. Estou usando o 5.0.2 num Alcatel Idol 3.
Opa, você tem razão. Eu falei Dalvik porque no meu recovery aparece "Erase Dalvik Cache", sendo que estou no Android 6.0.
kkkkkkkkkkkk.... Não pô!!! Era da NEXUS que virou IBM
Sim, com certeza é bug. Essa tela aparece quando o cache do Dalvik é deletado, e para o sistema funcionar com eficiência, ele precisa ser reconstruído.
Normalmente só vai aparecer essa tela se a pessoa deletou o cache de propósito ou está fazendo uma atualização.
Na Rússia Soviética o Android atualiza você!
Tinha um Optimus G que só foi receber o KitKat 4.4.2 (original era JellyBean 4.1.2) quase um ano depois, no final de novembro de 2014, enquanto no exterior o modelo internacional (E975) já tinha desde junho daquele ano. Sorte que o aparelho tinha 1 milhão de ROMs customs disponíveis, assim instalei a ArtMod baseada na stock 4.4.2, porque se fosse depender da LG atualizar...
agora se chamam Samsung
Estou aqui testando o preview 3 do Android N... 6P
A própria Motorola era assim com a linha Razr. Eram bons aparelhos e receberam uma quantidade considerável de atualizações. Tenho um Razr i aqui que funciona direitinho até hoje, 4 anos depois. Não tem um mísero bug sequer.
A Lenovo que cagou tudo mesmo.. pode observar que os próprios smarts dela tem os mesmos defeitos desses Motorola atuais, o que tem de relato de bug e apps não funcionando corretamente nos Vibe A7010 e K5 é absurdo. Sofrem até do infame bug do Wi-fi que fica caindo toda hora.
O S7 é lindo mesmo.
Fui dono de um S3 e desde então tenho usado Android puro. Dizem por aí que a TouchWiz melhorou, mas tenho traumas da época do meu S3.
Aqui o update chegou hoje \o/
Existem alguns detalhes que foram deixados de lado e podem mudar as coisas aí. O LG G2 (D805) nacional só foi receber o Lollipop em outubro do ano passado (quase um ano depois do LP ter sido lançado) e o Moto Maxx (top de linha de 2014) também levou séculos pra ser atualizado (tanto pro LP quanto pro MM).
Infelizmente não existe nenhuma fabricante ou modelo confiável quanto a atualizações no Android (nem mesmo os Nexus, já que a vida deles são só 18 meses).