A Analytics Graphics Inc (ou simplesmente AGI) lançou no último dia 29 um arquivo KML, que -quando aberto no Google Earth- exibe a posição em tempo real de mais de 13 mil satélites ao redor da Terra.

Os dados são puxados da USSTRATCOM (Comando Estratégico dos Estados Unidos) – que monitora todos os objetos que estão na órbita da Terra – e então processados pela AGI, cruzando as informações coletadas com sua base de dados de satélites.

O arquivo pode ser baixado de graça através deste link. Depois de aberto no Google Earth, as informações serão atualizadas automaticamente a cada 30 segundos.

Clicando em cima de cada satélite, você ainda pode ver informações bem bacanas de cada um, por exemplo: data de lançamento, a quem (ou qual país) ele pertence, se ele está ativo no momento e até a inclinação (wtf?) do mesmo.

Para matar a curiosidade, dei uma fuçada em alguns dos satélites que estão sobre o Brasil neste momento. A grande maioria deles, tem como Owner a sigla US (United States?). A maioria também está inativa.

Só não entendi se isto quer dizer que o satélite não está em uso neste exato momento, ou se ele foi desativado e não é mais utilizado. A dúvida parece idiota, mas 80% dos satélites exibidos aqui estão marcados como inativos.

O vídeo acima é de autoria do Google Earth Blog. Eles também colocaram no ar uma página onde é possível usar o recurso alí mesmo, graças a um plugin do Google Earth. Infelizmente esta página só funciona no Windows por enquanto.

Via: Google Discovery

_____

Ps: Eu sei que o blog ficou um tempo parado, mas foi por que eu estava ocupado demais desenvolvendo a lista do post anterior, e trabalhando em outras novidades. Mas não se preocupe, já estamos de volta! 😀

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lener Isobrasp
Porque esse satélites ficam acima da ISS...(ISS em torno de 350 km da órbita terra).
Robson Rapozo Amorim
boa pergunta... nunca aparece nenhum satélite na imagens do espaço...
Jeidson André Abadia
se tem tantos SATÉLITES no espaço por a estação internacional, não mostra ?
Amiths
kkkkkkkkk Como alguém vai destruir o espaço? Além disso tudo que tu usa provavelmente precisa de um satélite entãos em hipocrisia.
nina
o ser humano está mais uma vez de parabéns... não chega estar a destruir o nosso planeta e ainda pretende sujar e destruir o que esta ao redor..sinceramente -.-'' deixem-se de ganancias e aprendam a viver!! abram os olhos!!!
eduardo
verdadekkk btf
eduardo
pdc kkk
eduardo
queria ver a terra lado espaço mas nunca porra
eduardo
queria ver essa visinha zueira kkkkk
claudio
o problema é que existem alguns satélites que estão caindo na terra, chegam a ter até 4 toneladas de ferro. por outro lado a mídia não mostra quando cai um satélite, pois os principais culpados são os canais de televisão do mundo inteiro. pesquise na internet que são várias ocorrências
cris
hehehe!! prá ver a tua vizinha tomando banho não precisas de satélite nenhum, precisas é dum bom olho a espreitar pela janela da casa de banho ( e se a casa de banho não tiver janela?...usa a imaginação.....hehehehe)
David
Puts, como é que essas coisas não colidem?
EDINEI
é muito mesmo
chiquinho
isso ta parescendo mais enxame de abelhas!!kkkkkkkkkkkkkkkk
nosferatus
e muitos satelites
Exibir mais comentários