Como usar coordenadas no Google Earth

Saiba como usar coordenadas geográficas no Google Earth para encontrar locais específicos em nosso planeta

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Terra (Imagem: NASA/Unsplash)
Terra (Imagem: NASA/Unsplash)

O Google Earth oferece algumas ferramentas de pesquisa para ajudar a encontrar locais espalhados pela Terra. O método mais simples consiste em digitar o nome do local desejado, mas também é possível usar coordenadas geográficas para localizar um ponto específico. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso em poucos minutos.

O que são coordenadas geográficas?

Antes de mais nada, é importante entender o que são e como funcionam as coordenadas geográficas. De maneira resumida, as coordenadas geográficas são pontos imaginários na superfície da Terra, definidos pela intersecção de linhas também imaginárias (longitudinais e transversais) em relação ao eixo de rotação do planeta.

As linhas longitudinais são chamadas de “meridianos” e têm como referência o Meridiano de Greenwich. Já as linhas transversais são denominadas “paralelos” e têm como referência a Linha do Equador. Os pontos são exibidos em graus e suas subdivisões em minutos e segundos, que são as medidas do afastamento de um ponto em relação às suas respectivas linhas de referência.

Graças a essa rede de linhas imaginárias e suas intersecções, é possível localizar com precisão qualquer lugar na superfície da Terra. A identificação dos pontos é feita por uma longitude (leste ou oeste) e uma latitude (norte ou sul).

Como usar coordenadas no Google Earth

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Entre no site do Google Earth:

    Abra o navegador e acesse earth.google.com;

  2. Use a ferramenta de pesquisa:

    Clique no ícone de lupa no canto superior esquerdo para abrir a barra de busca;

  3. Digite as coordenadas desejadas:

    Os dados geográficos precisam está em “graus, minutos e segundos” (DMS), “graus e minutos decimais” (DMM) ou “graus decimais” (DD) — no formato DMS, os números devem ser acompanhados do símbolo “°”;Campo para inserir coordenadas no Google Earth (Imagem: Reprodução/Google Earth)

  4. Aperte a tecla “Enter” para pesquisar:

    A plataforma exibirá uma animação de deslocamento e mostrará o local exato das coordenadas em alguns segundos.

Como encontrar coordenadas no Google Earth

O Google Earth também informa os dados referentes a localização de qualquer lugar, algo que pode ajudar na hora de saber as coordenadas de uma rua, por exemplo.

  1. Abra o navegador e acesse earth.google.com;
  2. Quando a interface carregar, passe o mouse sobre o local que deseja saber as coordenadas — os números estarão no canto inferior direito da tela.

Pronto, agora você já sabe como usar coordenadas no Google Earth.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Earth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados