Início » Gadgets » Panasonic vai parar de fabricar painéis de TV

Panasonic vai parar de fabricar painéis de TV

Empresa pretende manter "qualidade excepcional" com painéis de terceiros, como os da LG

Jean Prado Por

A Panasonic anunciou nesta terça-feira (31) que não fabricará mais painéis de TV em sua fábrica principal, que fica em Himeji, no Japão. A produção, que acontece desde 2010, nunca teve lucro devido à concorrência com empresas sul-coreanas, como Samsung e LG.

panasonic

Sem a produção dos painéis televisivos, a fábrica continuará fabricando telas para carros e equipamentos médicos. Segundo a Reuters, eram produzidos 810 mil painéis por mês. Agora, esse número cairá para cerca de 200 mil.

Parte dos mil funcionários que a fabricante mantém em Himeji serão remanejados para outras fábricas da empresa, segundo o jornal The Japan Times. Com o encerramento, a Sharp será a única fabricante de painéis no Japão.

A decisão faz parte do plano da Panasonic de ter mais eficiência financeira, visando lucro de US$ 90,1 bilhões até 2019. Durante o ano fiscal de 2016, as vendas da fabricante caíram na China e no Japão, mas a flutuação de câmbio e as vendas na Europa ajudaram a segurar a queda mundial para apenas 2%.

Parte externa, software e alto-falantes também serão responsabilidade da fabricante.

Parte externa, software e alto-falantes também serão responsabilidade da fabricante.

Isso não significa que você não verá mais TVs da Panasonic. Um painel não é a única tecnologia que uma fabricante investe em televisores. Tecnologias de processamento de imagem e retroiluminação são fundamentais para obter boa qualidade de imagem. Atualmente, já existem TVs da marca que usam painéis da LG. A própria Panasonic já disse que consegue aproveitar ao máximo esses painéis de terceiros para manter a qualidade da marca.

Ao TechRadar, um representante da Panasonic afirmou que, devido ao "profundo conhecimento" das variadas características de displays como Plasma, LCD e OLED, a empresa entrega qualidade excepcional. "Com o aumento da competitividade, a empresa pretende manter essa qualidade", ainda que não fabrique os painéis, disse o executivo.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.