Panasonic vai parar de fabricar painéis de TV

Empresa pretende manter "qualidade excepcional" com painéis de terceiros, como os da LG

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

A Panasonic anunciou nesta terça-feira (31) que não fabricará mais painéis de TV em sua fábrica principal, que fica em Himeji, no Japão. A produção, que acontece desde 2010, nunca teve lucro devido à concorrência com empresas sul-coreanas, como Samsung e LG.

Sem a produção dos painéis televisivos, a fábrica continuará fabricando telas para carros e equipamentos médicos. Segundo a Reuters, eram produzidos 810 mil painéis por mês. Agora, esse número cairá para cerca de 200 mil.

Parte dos mil funcionários que a fabricante mantém em Himeji serão remanejados para outras fábricas da empresa, segundo o jornal The Japan Times. Com o encerramento, a Sharp será a única fabricante de painéis no Japão.

A decisão faz parte do plano da Panasonic de ter mais eficiência financeira, visando lucro de US$ 90,1 bilhões até 2019. Durante o ano fiscal de 2016, as vendas da fabricante caíram na China e no Japão, mas a flutuação de câmbio e as vendas na Europa ajudaram a segurar a queda mundial para apenas 2%.

Parte externa, software e alto-falantes também serão responsabilidade da fabricante.
Parte externa, software e alto-falantes também serão responsabilidade da fabricante.

Isso não significa que você não verá mais TVs da Panasonic. Um painel não é a única tecnologia que uma fabricante investe em televisores. Tecnologias de processamento de imagem e retroiluminação são fundamentais para obter boa qualidade de imagem. Atualmente, já existem TVs da marca que usam painéis da LG. A própria Panasonic já disse que consegue aproveitar ao máximo esses painéis de terceiros para manter a qualidade da marca.

Ao TechRadar, um representante da Panasonic afirmou que, devido ao “profundo conhecimento” das variadas características de displays como Plasma, LCD e OLED, a empresa entrega qualidade excepcional. “Com o aumento da competitividade, a empresa pretende manter essa qualidade”, ainda que não fabrique os painéis, disse o executivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados