Início » Celular » Moto G4 Plus: o bom e barato não é mais barato

Moto G4 Plus: o bom e barato não é mais barato

Com preço sugerido de 1.499 reais, smartphone da Lenovo entrega câmera de qualidade e leitor de digitais

Paulo Higa Por
Nota Final 8.6

Tela de 5,5 polegadas de alta definição, promessa de fotos nítidas em qualquer luminosidade, carregamento rápido de bateria e leitor de impressões digitais. Parece um futuro Moto X, mas é o Moto G4 Plus. O aparelho mais completo da quarta geração do Moto G é o primeiro grande avanço da família, trazendo componentes que se confundem com os intermediários premium.

Sob o comando da Lenovo, o antigo smartphone bom e barato da Motorola deixa de existir para focar nos usuários mais exigentes e com mais dinheiro para gastar. Com preço sugerido de 1.499 reais, ele não é barato. Mas será que é bom? Depois de uma semana utilizando o Moto G4 Plus como smartphone principal, conto todos os detalhes nos próximos parágrafos.

Review em vídeo

Design e tela

moto-g4-plus-9

moto-g4-plus-11

Em vez de continuar apostando na curvatura icônica que melhorava a ergonomia do aparelho, a Lenovo preferiu afinar o Moto G4 Plus. Com 7,9 mm de espessura, tela de 5,5 polegadas e traseira plana, ele está longe de ser um smartphone confortável de segurar. A pegada não é boa quanto a das gerações anteriores, e alcançar os cantos da tela é uma tarefa bastante complicada.

O maior problema está na traseira. A textura, que parece dar uma sensação emborrachada ao toque, na verdade, torna o aparelho escorregadio na mão — uma capinha será útil para não estragá-lo tanto durante as quedas. Além disso, o corpo de plástico sem muito capricho não impressiona, principalmente quando comparamos as opções na mesma faixa de preço, em especial a combinação de metal e vidro do Galaxy A5 (2016) e a carcaça bem trabalhada do Vibe A7010.

moto-g4-plus-7

moto-g4-plus-4

Ao remover a fina tampa traseira, temos acesso à entrada para cartão de memória e dois slots Micro-SIM, ambos com suporte a 4G por software. Na parte frontal, há apenas uma grade de alto-falantes, que funciona tanto para chamadas quanto para conversar em viva-voz ou tocar músicas com volume alto, sem distorções. O rápido e preciso leitor de impressões digitais, que se parece com um botão físico, não é pressionável, mas reconhece quando você posiciona seu dedo sobre o sensor e liga a tela automaticamente.

Houve ao menos três perdas em relação às gerações anteriores: além da boa ergonomia e dos alto-falantes estéreo, o Moto G4 Plus ficou sem a certificação IP67, uma característica bastante incomum na faixa de preço do Moto G3, que protegia o smartphone de quedas acidentais na água. Agora, a Lenovo diz que seu aparelho tem apenas “nanorrevestimento resistente à respingos d’água”.

moto-g4-plus-8

O painel LCD de 1920x1080 pixels é bastante parecido com o do Moto X Play. Isso significa que você encontrará saturação equilibrada e boas relações de brilho e contraste, mais que suficientes para utilização ao ar livre. Por padrão, para agradar aos que gostavam das telas AMOLED da Motorola, o display está configurado no modo Intensidade, que exibe cores mais fortes; quem preferir tons mais realistas pode ativar a opção Normal.

Software e multimídia

Apesar do preço de Moto X, o Moto G4 Plus continua sendo apenas um Moto G. O reconhecimento de voz sempre ativo, presente nos aparelhos mais caros da empresa, não existe aqui. Por isso, nativamente, resta somente a opção de sempre ligar o aparelho, desbloqueá-lo e tocar no botão de microfone do Google para dar algum comando de voz.

Mas os outros recursos estão disponíveis. No Moto Ações, são quatro gestos suportados: você pode agitar duas vezes para ativar a lanterna; colocar o smartphone com a tela para baixo para ligar o Não Perturbe; pegar o smartphone para silenciar um toque de chamada; e fazer o movimento de acelerar uma moto para ligar a câmera.

moto-g4-plus-10

moto-g4-play-tela

O Moto Tela, que exibe notificações sem precisar ligar a tela inteira, está completo e personalizável: é possível definir os horários em que a função permanecerá desativada e bloquear determinados aplicativos de exibir notificações. Infelizmente, como não há sensores de presença no Moto G4 Plus, é necessário pegar o aparelho para que as notificações sejam mostradas, o que tira um pouco da praticidade do recurso.

De resto, as boas práticas da Motorola continuam: o aparelho vem com a última versão do Android (6.0.1), tem promessa de atualização para o Android O (!) e não traz aplicativos inúteis pré-instalados ou personalizações de utilidade duvidosa. Todas as funcionalidades do Marshmallow estão disponíveis, incluindo o armazenamento adaptativo, que permite unir a memória interna com um microSD — no entanto, com os 32 GB do Moto G4 Plus, talvez você nem precise depender desse recurso.

A TV digital de alta definição ficou restrita ao modelo padrão, sem leitor de impressões digitais ou câmera de 16 megapixels. Uma curiosidade do Moto G4 Plus é que o rádio FM pode ser ligado mesmo sem os fones de ouvido conectados: ele utiliza as antenas do próprio aparelho para pegar o sinal. A qualidade não fica uma maravilha, mas é uma boa alternativa para quem recebe sinal forte de rádio e não quer lidar com um troço pendurado no aparelho.

E lembre-se de que ainda estamos falando de um Moto G. Fones de ouvido decentes? Esqueça. NFC? Esqueça.

Câmera

moto-g4-plus-3

Junto com o leitor de impressões digitais, a câmera de 16 megapixels é um dos diferenciais do Moto G4 Plus em relação ao modelo padrão, 200 reais mais barato. A Lenovo focou bastante no componente, inclusive citando uma análise do DxOMark, que colocava o smartphone intermediário no mesmo nível de câmeras como iPhone 6s Plus, Nexus 6P e Moto X Force. Mas será que a câmera é tão boa assim?

Antes de tudo, é preciso dizer que o Moto G4 Plus realmente tem uma ótima câmera. As fotos possuem cores vivas, sem exageros, e o alcance dinâmico é muito bom para um intermediário, deixando bem visíveis todas as regiões da imagem. Além disso, o algoritmo de pós-processamento é bastante equilibrado: o nível de ruído se mantém controlado, e os detalhes continuam bastante presentes.

IMG_20160525_115618236

IMG_20160529_161327702

IMG_20160519_202346573

IMG_20160529_130526738

IMG_20160523_223121374

IMG_20160523_222300135

IMG_20160529_172617267_HDR

moto-g4-plus-camera-app

Em relação ao Moto X Play, senti uma rapidez maior no foco em ambientes internos, provavelmente devido ao foco auxiliado por laser, mais eficiente em condições de baixa iluminação. O foco por detecção de fase, que também estava disponível no Moto X Play, é um grande avanço em relação aos modelos mais básicos, que possuem apenas foco por diferença de contraste — o que constantemente causa experiências ruins, como no caso da câmera lenta e imprecisa do Vibe K5.

O aplicativo de câmera também está mais completo para satisfazer aos que gostam de fotografar no modo manual: você pode alterar o ISO, balanço de branco, compensação de exposição, distância de foco e tempo de exposição. Pena que a opção mais lenta é 1/5 segundo, então você não vai conseguir fotos de longa exposição com o aplicativo nativo — e, assim como nas gerações anteriores, ainda não há suporte ao aplicativo Manual Camera, que traz ajustes mais finos e fotos em RAW.

Comparado com topos de linha, o Moto G4 Plus entrega fotos com nível de ruído ligeiramente mais elevado e, nos cenários noturnos, perda de saturação. Mesmo assim, isso não é nenhum problema: ainda que os resultados não sejam tão impressionantes como na propaganda da Lenovo, ele tem uma das melhores câmeras da categoria.

Hardware e bateria

Com processador octa-core Snapdragon 617 e 2 GB de RAM, o Moto G4 Plus entrega ótimo desempenho em todas as ocasiões. No uso diário, é possível abrir e alternar entre aplicativos rapidamente, sem nenhum engasgo. As animações e transições são processadas sem travadinhas pela GPU Adreno 405.

A GPU faz um bom trabalho nos jogos, rodando com boa qualidade gráfica Dead Trigger 2 e Real Racing 3, mantendo boa taxa de frames. É uma grande vantagem em relação ao Vibe A7010, que trouxe uma GPU Mali-T720MP3 incapaz de apresentar desempenho realmente bom em títulos mais pesados, como Asphalt 8.

moto-g4-plus-6

E não se engane por números: a CPU do Snapdragon 617 é composta por quatro núcleos Cortex-A53 de 1,5 GHz de alto desempenho e outros Cortex-A53 de 1,2 GHz para economia de energia. Ou seja, na prática, não há diferença relevante em relação ao Snapdragon 615, que traz conjuntos de 1,7 GHz e 1,0 GHz, respectivamente. Na teoria, em aplicativos que fazem uso de um único núcleo, o desempenho deve ser levemente inferior.

Claro que é um hardware padrão na faixa de preço, e é suficiente para a maioria das pessoas. Mas ainda fica a sensação de decepção, mais por conta da ARM e da Qualcomm, de ainda estarmos utilizando chips com núcleos Cortex-A53. Esses núcleos foram apresentados em 2012 e já foram explorados à exaustão no Snapdragon 410. Está na hora de termos algo realmente novo em termos de processadores para smartphones intermediários, não?

moto-g4-plus-bateria

Se não há avanço significativo no desempenho por núcleo, ao menos o Snapdragon 617 é econômico. A bateria de 3.000 mAh do Moto G4 Plus é suficiente para levar o smartphone até o final do dia.

No meu dia de testes, tirei o smartphone da tomada às 9h. Nesse período, ouvi 2h de músicas e podcasts por streaming no 4G e naveguei na internet (entre redes sociais, emails e páginas da web) pela rede móvel por 1h30min. A tela ficou ligada por exatamente 1h48min22s, com brilho no automático. Às 23h05, ainda havia 39% de carga. O resultado não é tão impressionante quanto o do Moto X Play, mas é o suficiente para ficar tranquilo se você esquecer o carregador em casa.

Mesmo se a carga acabar antes do final do dia, o que é bem difícil de acontecer no Moto G4 Plus, a não ser que você jogue o tempo todo, o carregador TurboPower de 15 watts faz um bom trabalho em encher a bateria. Foi possível elevar a bateria de zero a 100% em cerca de 1h30min. Dependendo do nível, dá para subir uns 20 pontos percentuais de carga em 15 minutos, portanto, bateria é uma preocupação que você definitivamente não terá.

Conclusão

O Moto G4 Plus tem uma série de pequenos detalhes que devem ser levados em consideração no momento da compra, mas, no geral, esses problemas não são suficientes para tirar o brilho do aparelho. Embora tenha perdido sua alma de bom e barato, o Moto G ainda é um smartphone bom — e uma excelente opção em sua faixa de preço.

moto-g4-plus-2

Nas promoções do varejo, com pagamento à vista, ele tem sido encontrado por preços de 1,2 a 1,3 mil reais. Por esse valor, o Moto G4 Plus compete diretamente com Galaxy A5 (2016), Vibe A7010, Moto X Play e Zenfone 2. Cada concorrente tem suas vantagens, mas a novidade da Lenovo é minha atual opção preferida de compra pelo conjunto da obra.

Você não terá o desempenho multitarefa fora de série do Zenfone 2, a bateria de quase dois dias do Moto X Play, o som potente do Vibe A7010 ou o acabamento sofisticado do Galaxy A5, mas terá um smartphone que é bom em basicamente tudo: ele tem bom desempenho, bom software, boa capacidade de armazenamento, boa duração de bateria e boa qualidade de software. É uma opção mais equilibrada, que não oferece nada espetacular, mas que faz bem tudo o que se propõe a fazer.

O Moto G não é mais um aparelho excepcional em sua faixa de preço, mas continua sendo uma compra certa, daquelas que dificilmente causarão algum arrependimento no futuro. Para os que estão em gerações anteriores do Moto G, a atualização para o Moto G4 Plus é um avanço mais que significativo.

Moto G4 Plus

PRÓS

  • Bateria com boa autonomia e carregamento rápido
  • Câmera de ótima qualidade dentro da categoria
  • Desempenho consistente
  • Leitor de impressões digitais rápido e preciso

CONTRAS

  • Continua sem tecnologia NFC
  • Design agradável, mas escorregadio
  • Sem recursos de voz do Moto X
Nota Final 8.6

Especificações técnicas

  • Bateria: 3.000 mAh;
  • Câmera: 16 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal);
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11n, GPS, Bluetooth 4.1, USB 2.0, rádio FM;
  • Dimensões: 153 x 76,6 x 9,8 mm;
  • GPU: Adreno 405;
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 128 GB;
  • Memória interna: 32 GB;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Peso: 157 gramas;
  • Plataforma: Android 6.0.1 (Marshmallow);
  • Processador: octa-core Snapdragon 617 de 1,5 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, impressões digitais;
  • Tela: IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução de 1920x1080 pixels;

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jambeiro
Sim, sei que tem bastante tempo desse review, nem sei se alguém vai responder, mas enfim. Meu Moto G4 Plus tá esquentando absurdamente quando eu uso, mesmo tarefas simples como usar o Twitter enquanto ouço música no Spotify esquentam bastante o celular, o que descarrega ridiculamente a bateria. Dura coisa de 7 a 8 horas, se muito, quando durava mais de um dia logo que comprei em 2016. Meu celular está com o Nougat. Já fiz o esquema de desabilitar o app "com.qualcomm.atfwd" nas configurações, o que diminui um pouco o aquecimento, mas a drenagem de bateria continua firme e forte. Pelo que eu pesquisei, parece ser culpa da própria atualização pro Nougat. Existe algum jeito de fazer downgrade de volta pro Marshmallow ou eu me lasquei?
Karine
A câmera desse aparelho é melhor que a câmera do LG G5 SE? Foi dada uma nota maior nesse quesito. Aliás, o que vale mais a pena: um LG G5 SE por 1.800 ou um Moto G4 plus por 1.350?
Karem Karol
Será possível configurar o DNS no Moto G4 Plus com o novo android 7.0? Já tentei e a modificação simplesmente não salva...
Alderiva Maria Dos Santos
Não percebi onde fala sobre flash se tem frontal e traseiro.
Fernanda Marcelino
Olá Minha filha acabou de comprar dois aparelhos moto g 4 plus pela internet. Chegou essa semana. Ela não voltou de viagem, continua fechado seu aparelho. Já abri o meu e me apaixonei. O problema é que três dias de uso e ele deu problema. Eu estava num aplicativo e de repente a tela começou a piscar e entrar e sair de vários lugares e aplicativos. Fiquei sem assesso até pra desligar. Fui dormir e no outro dia ele estava funcionando. Agora as vezes estou no watzap e ele fica com a tela escura por alguns instantes. Notei que o aparelho se aquece as vezes, mesmo pouco tempo depois de ser ligado O que devo fazer? Procurar assistência ou devolver pra trocar o aparelho. Defeito de fábrica ?? ? Não quero que o sonho vire pesadelo...
Carlos Antonio
Olha eu achei um celular bom,porém com apenas seis meses de uso o meu moto g4 plus queimou o display e a placa inexplicavelmente durante operação do facebook.Simplesmente apagou.
Yanne Souza
Sério que você achou isso da bateria? Só estou com esse cel a 3 dias. E to precisando dar 2 cargas por dia! Só tenho app de rede social, nada mais. Enquanto meu outro celular eu realmente passava o dia com a mesma carga, assistindo netflix e tudo.
Felipe
Só o alto-falante é mono ou a saída de fone também é?
Klever Mictmr
O meu moto g4 Plus é uma merda! com três meses de uso a bateria não aguenta nem 3 horas. isso no modo econômico..... essa fábrica que virou uma ching ling, e como tal está praticando ato predatório no mercado de consumo só enganando os clientes. Motorola Nunca mais! ESSA É UMA MARCA DE ESTELIONATÁRIOS !!!!!!!, vou jogar essa bosta no lixo!!!! MAS ANTES VOU MOER PARA EVITAR QUE OUTROS USEM !!!!
Luciana De Andrade De Andrade
comprei um e estou decepcionada em menos de dois meses ele superaqueceu, e esta com toques fantasmas, enviei para a autorizada ha 20 dias, e ainda não me responderam.
Mônica Diias
Ola pessoal, estou pensando em comprar um Moto g4 plus, na verdade estou na duvida entre ele e o Samsung j7 duos metal... vocês sabem me dizer se o motorola é bom de sinal ?
Marcel Santa Brígida Bittencou
Quem não vai usar os módulos, e considerando a diferença de preço (sei que são categorias diferentes), e a desvalorização dos Androids, compensa comprar o Z Play?
Cleiton Johnson
Oi Cris... Não, preferi mesmo consertar o meu e esperar mais um pouco pra ver o que rola até o final de fevereiro de 2017. Os moto G4 estão dando problema e alguns voltando duas vezes pra assistência. Os Quantum Muv e Fly estão me despertando interesse apesar do processador dele que eu não gosto muito. Sony já está enterrada com os aparelhos caríssimos e dando problemas também. O LG K10 está agradando bastante e os Samsung eu realmente nçao gosto e nunca mais vou usar, até mesmo porque começaram a explodir kkkk. Enquanto isso vou ficando só de olho! Quando encontrar algum interessante me dá um oi no Whatsapp 77981339482
Cristiane Ricci Mancini
Você comprou algum? Estou pesquisando e também indecisa. Meu Lenovo A7010 foi roubado e fiquei arrasada (e desentendi) quando soube que haviam descontinuado (estava muito satisfeita!), agora estou perdida entre as atuais opções...
Adriano Silva
Tenho um Samsung S3 i9300 há mais de dois anos. Custou R$ 630,00 na época. Comprei depois de pesquisar um que tivesse um bom custo benefício. Tem 16GB de memória, 1,5 gb de ram, tela de 4,7", tela de amoled, tira excelentes fotos e filma em Full HD. E só estou pensando em comprar outro para poder passar para minha filha, pois o celular dela quebrou. Por mais que tenha adquirido o seu na promoção, creio que não custou pelo menos quatro ou cinco vezes o que paguei no meu. No momento estou pensando no Moto G4 Plus. Acho que facilmente chegarei também nos 4 anos que pretende com o seu iPhone.
JapanXPress
Comprei um G4 Plus e estou satisfeito. O aparelho é bom. A bateria não dura muito "dependendo" do que for usado e do brilho da tela. Quando em Stand-by a bateria dura muito, então se vai durar muito ou pouco vai depender só do usuário.
Willian
Moto g e moto X 2013-2014
Daniel Cordeiro
Estava pensando em comprar esse telefone, e o review sanou algumas dúvidas. Mas após ler os comentários, parece que já não vale tanto a pena assim... Então, comprar ou não comprar?? OBS.: Atualmente possuo um Samsung Grand Duos M . E . R . D . A Prime
Cleiton Johnson
10 Android puro igual Nexus. Essa bomba até galeria de imagens eles removeram
Cleiton Johnson
Kkkkkk só rindo mesmo, um moto G4 desse por 1.500,00 é sonho um moto Z vir por menos de 2 mil. Quando vejo um Xperia XA de 1,800,00 e um Xperia X de 3.500,00, imagino o moto Z vindo por essa faixa de 3 conto tbm ou mais
Cleiton Johnson
Ando por todos os comentários, em todos os blogs e reviews no youtube procurando um substituto do meu X1 que quebrou a tela e desesperadamente não encontro nada que me agrada, e vejo que muitas pessoas estão na mesma situação que eu. Ter que esperar pra ver porque não está tendo opções. Será que os fabricantes não estão enxergando isso? Estou com o pé atrás. Sempre usei motorola, desde o D1, quando o Google comprou a motorola. Passei pelo Moto X1 e Moto X2. Agora o Moto G4 apesar de ainda ter a logo da Motorola, não está sendo construído na mesma fabrica que esse outros foram fabricados. Agora ele vem da fábrica da Lenovo mesmo, com a tecnologia e design tudo deles. Já andei quase comprando alguns como o Xperia XA que é muito bonito-/-caro. Xperia M5 potente-/-defeitos, Lenovo A7010 perfeito-/-descontinuado, Xiaomi Redmi 3 Pro barato-/-tô sem coragem rs, Asus potente-/-tijolo, Quantum Fly bonito-/-tô sem coragem Todos esses acima não estão mais na minha lista de interesse. Agora só me restaram LG G4 e Moto X Play. Tudo isso, sem falar do Xiaomi, está muito caro nesse tempo... Culpa desse governo merda. Me vejo obrigado a comprar um smartphone atrasado e caro, porque os novos além de não prestar estão mais caros ainda
Cleiton Johnson
É a mesma sensação de todo usuário Samsung que vem pra Motorola. Pena que vc não veio antes, no tempo do Moto X1 e Moto X2. Vc estaria ainda mais surpreendido
Cleiton Johnson
Já comprou algum?
Cleiton Johnson
Tá brincando!! Justificando o preço de algo caro com o preço de outro mais caro ainda. Estamos olhando as especificações mesmo. No geral tá tudo caro. O Xperia X também não vale 3,5k. Viu o Xperia XA por 1,800,00? Um roubo. O jeito é encher a cara com Xiaomi e Quantum
Cleiton Johnson
Estou com o pé atrás. Sempre usei motorola, desde o D1, quando o Google comprou a motorola. Passei pelo Moto X1 e Moto X2. Agora o Moto G4 apesar de ainda ter a logo da Motorola, não está sendo construído na mesma fabrica que esse outros foram fabricados. Agora ele vem da fábrica da Lenovo mesmo, com a tecnologia e design tudo deles. Já andei quase comprando alguns como o Xperia XA que é muito bonito-/-caro. Xperia M5 potente-/-defeitos, Lenovo A7010 perfeito-/-descontinuado, Xiaomi Redmi 3 Pro barato-/-tô sem coragem rs, Asus potente-/-tijolo, Quantum Fly bonito-/-tô sem coragem Todos esses acima não estão mais na minha lista de interesse. Agora só me restaram LG G4 e Moto X Play. Tudo isso, sem falar do Xiaomi, está muito caro nesse tempo... Culpa desse governo merda. Me vejo obrigado a comprar um smartphone atrasado e caro, porque os novos além de não prestar estão mais caros ainda Queria um pequeno e potente como o Moto x1, o que aproximou mais foi o Xperia XA, mas com aquele preço tô fora
Tato
Pra edição de texto constantes no celular eu não arriscaria 2g de ram não, pode ser que com o tempo ( as atualizações do sistema) vá deixando o celular menos potente. Eu compraria um celular com no mínimo 3G de RAM para isso. Já a navegação em textos e visualização de pdfs e dicionários é tranquila com 2g de RAM. A leitura da tela do Moto G4 é bem confortável, mas editar texto em celular acho a tela pequena, nem em IPad eu gosto muito. Eu compraria uma tela lá pra 5,7 ou até 6 se tiver. de 5,7 e 3gb de RAM Tem o Moto X Style, cujo unico defeito é o sistema ser Android Lolipop, o Marshmelow é muito melhor. http://www.motorola.com.br/products/moto-x-style Tem também o Lumia 950 XL da Microsoft, http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/lumia-950-xl.html Espero que consiga fazer uma boa escolha para seu perfil, abraço.
Vsoco
Cara, obrigado pela resposta tão completa! Então, aproveito para fazer uma pergunta: pretendo usar o celular no trabalho, editando muitos textos em doc, pdf e Google Docs, enquanto completo pesquisas pelo navegador e uso dicionários. O meu Redmi 2 já não está suportando essas atividades, pela RAM e pelo tamanho de tela. Acha que para essas atividades 2 de RAM seria suficiente?
Tato
O fato da Lenovo ter comprado a motorola não muda a Motorola em nada. As pessoas entendem errado essas coisas. O que importa não é o proprietário da empresa, mas as suas gerências e elas não mudaram. Comprei um moto G4 e o Android é puro, o único App a mais é o App Moto da motorola. E não trava. Pode fé. O único ponto negativo que vi é que se usar muito ele fica um pouco quente, mas nada que comprometa.
Tato
Achei o Software melhor que o IOS, mas intuitivo e fácil de mexer. A Apple não se importa em criar um celular com boa experiência pra quem usa Pc em vez de Mac e mete a mão no bolso de quem compra no Br, então fujo dela.
Tato
Cara, 3G de ram é melhor que 2g mas não é necessário. A não ser que você seja aquele tipo de usuario que entulha o celular de apps. Ou irá querer ficar jogando os games ultramodernos de 2018 nesse App. Tudo depende do perfil de usuário. Comprei o moto G4 plus pra minha esposa e ela amou. Sendo que o custo x benefício do moto G4 é melhor que o Plus, só comprei o Plus por que era branco. Já o meu celular, que não troco de jeito nenhum é o Moto E 2: Barato, pequeno e bom. Pra mim se o cel não couber no bolso com folga não serve.
Carolina Nascimento
E um celular com coisas como Comando de voz por exemplo. Até que gostei do cel, mas acho muito bom contar com comando de voz com o cel com a tela desligada...
Carolina Nascimento
Eu te entendo :) Eu peguei um X 2013 usado e ele me cativou pela tela. Uma bela tela AMOLED de 4.7, mas com bordas tão finas que deixavam ele quase do tamanho do meu Lumia 532. Mas confesso que queria muito ir para iOS (usado também, só pesquisar o vendedor hue). Hoje em dia não compensa mais comprar cel novo no BR :/
Vsoco
Estava pensando em tentar importar o modelo de 3 gigas de RAM. Isso seria uma boa?
Eu Reclamo Mesmo
O preço de um iPhone diluído pelo tempo que ele aguenta sem ser trocado acaba compensando. Eu só usava Androids até que notei que estava ficando difícil não ser obrigado a trocar de celular a cada 2,5 anos. Parti para o iPhone 6 numa super promoção e não me arrependi. Acho que completarei 4 anos com ele fácil. Isso é preciso ser considerado!
M Vinicius Pontes
Mais a ver com Moto G que isso?? Não tem!! hahaha Brincadeiras a parte, pegou todo legado.
Ronaldo
Errou feio 2 anos atrás!
David Souza Santos
Pessoal desculpem me, mas acho que querer menos de mil reais nesse aparelho é forçar muito a barra, chega a ser um delírio! O moto g4 plus é equivalente ao moto x play que custa 1500,00 na versão 16 Gb no site oficial da motorola. Observem que é a primeira vez que a linha moto g evolui em termos de desempenho ( da 1° para o 2° geração o processador foi o mesmo. Na 3° geração o mesmo processador do moto e2 o snapdragon 410, ao ver a bobagem que fizeram lançaram o moto g turbo...) Portanto vejam que manter a tal filosofia do bom e barato já vinha se tornando inviável faz tempo! Na minha opinião o Moto g só foi um intermediário digno na 1° geração, e agora na quarta. Nas demais era aparelho de entrada com características de intermediário. Ah, vale lembrar que são 3 versões desta linha: o g4 sem ser o plus é 1299,00, e g4 play segundo a fabricante custará menos de mil reais, ou seja, quem quiser levar um "moto g mais barato", também tem opções... Enfim, diante do que estamos vendo atualmente, Lg g5 capado custando mais de 3.500,00, Xperia X custando 3.700,00, entendo que 1500 em um bom intermediário é um preço justo.
Tales Cembraneli Dantas
Sony Xperia Compact
Wagner Ventura
Deram 8 nas notas individuais pro software.. pra ser 10 o Moto G4 tinha que ter iOS? hahahahah
Otimista
Eu vi esse smartphone e me perguntei, cadê o Moto G? Que eu me lembre o Moto G é um celular barato para quem quer um bom desempenho, isso daí é só um Moto G2 com "algumas" melhorias e uma tela maior que a minha mão, e se duvidar o Moto G2 ainda é melhor que esse ai.
GTR TELEFONIA
1.5k em um moto g eh meio pesado (prefiro ir no mercadolivre e comprar um nexus 5x por 1600,1700 lá)
PH Silva
Arthur, obrigado pelo retorno. Pois é, também estou com Android 5.1, mas ainda não fiz a atualização de segurança 221.201.2.en.BR. Usuários estavam comentando que essa atualização de segurança estava deixando o aparelho "bugado" e não poderia ser revertida, bate aquele medinho. :-)
Arthur Fortes
eu realizei todas as atulizações, a unica vez que deu problema foi com o android 5.0, que quando atualizou ficou mt bugado, não abria nada, ai restaurei e ficou normal, dai o 5.1 e uma que teve a pouco tempo atraz não alterou nada no uso
PH Silva
Sei que se passaram 6 dias quando vc comentou a matéria. Também tenho o Moto G 1ª geração e o aparelho está super funcional e sem lentidão. Mas fico impressionado com os relatos negativos de o outros usuários com Moto G de outras gerações. Gostaria de saber se você atualizou as correções de segurança que a Motorola havia liberado? Pois li vários relatos informando que o aparelho ficou lento.
pedroca
no mercado livre mesmo
Vinny
Queria que ele fosse full hd mas 5 polegadas, 5,5 é muito grande, e também poderia voltar ao fone estéreo (melhor coisa que a motorola fez no moto g2), to achando muito caro, e vou comprar quando começar a baixar o preço.
F. S.
Como comprou?
Igor
Podia ser Galaxy G4 tranquilamente.
Snyder Safadão
né?
Gustavo73
A câmera do K5 é ruinzinha
Gustavo73
Tenho o Turbo e são mais três"G3"comuns" e outro turbo na família fincionando liso
Gustavo73
Tela pequena mas com o tamanho geral grande é pior, pois não ajuda na ergonomia e a tela fica pequena
Flavio
peguei o meu g4 plus ontem. Eu era usuário de samsung J5 e galaxy Note 4. Achei o moto g4 sensacional, bem superior ao J5 e bastante similar em recursos (tela, memória, velocidades, etc) ao Note 4 (eu disse similar, o note 4 é um ex flagship). Leitor de digitais muito bom! Wi-fi e 4g excelente. Rádio FM sem o fone pega mal, mas é só pra emergência. Recomendo. Consegui na colombo.com.br, com desconto a vista mas no televendas eles fizeram parcelado no cartão pelo preço com desconto.
Maico Andrade
Pessoal nunca lembra do Nexus 5x a 1.500 no ML! Será pq nao foi lançado oficialmente aqui? @paulohiga:disqus procede isso?
h1ghland3r
So nunca que vem por menos de 2k. ^^
M Vinicius Pontes
Para o público clássico do Moto G, a Lenovo lançou o Vibe K5. Tem tudo a ver com os antigos Moto Gs (câmera boa mas não tanto, áudio estéreo, evolução natural de processador e acima de tudo preço justo).
Lucas
Pessoal, me ajudem. To receoso com esses celulares Moto by Lenovo. Ai to na dúvida se pego um Moto Maxx que é um baita aparelho, só que mais antigo, com android desatualizado. (mas a bateria e câmera batem de frente com qualquer um dessa geração 2016, além do processador parecer ser melhor) ou então esse Moto G4 plus (receoso dele não ser android puro e travar). Alguém me ajuda pfv :) Valeu Paulo Higa pela análise acima!
Marcos Tony Lehmann
"Por padrão, para agradar aos que gostavam das telas AMOLED da Motorola, o display está configurado no modo Intensidade, que exibe cores mais fortes; quem preferir tons mais realistas pode ativar a opção Normal." Saudade do Amoled da Motorola? Tem louco para tudo mesmo... A tela do X2 foi a pior que já tive o desprazer de usar
Marcos Tony Lehmann
tambem
Leandro Santos
Moto g parou na segunda geração. Tenho o meu até hj. Não troco.
BuffyDawn Summers
Ou seja, mudarei de marca no meu próximo upgrade.
Igor de Oliveira
Sdds dizer q moto g era melhor opção disparada, por isso atualmente nem to pensando em trocar de celular pois falta opções. E qual necessidade 1080p em uma tela de 5,5" ? tinha um tablet de 9" com 1080 e ja tava otimo n via pixel nenhum!
Ramon Gonzalez
entendi, obrigado!
Luiz Contim
Obrigado pela Análise. Acabei comprando o Samsung Galaxy A5 2016. Possui especificações parecidas, tela e design superiores, e paguei menos que o Moto G4.
@flipe
Como sempre, ótimo review! :D Eu gostei do Moto G, mas essa tela me faz pensar mil vezes em comprar um. Estou em um dilema para trocar de celular. Ao mesmo tempo que quero uma tela pequena (iPhone SE), fico imaginando se não irei enjoar rápido e querer uma maior. Aí entra o G4 Plus, S6 ou Nexus 5X :(
Altacyr Junior
Ouvi dizer que como as vendas de smartphones estão caindo as empresas resolveram investir em phablets e a tendencia é que o numero deles so aumente ate 2017 ou 2018
Sereno
Por isso que o iphone se é tão interessante. Tela pequena e desempenho de ponta. Só que o preço como todo iphone assusta, senão, vocês veriam, ia vender muito. Tanto que o 5S ainda vende muito bem.
Portuga Goleta
Mas amigo, você está falando de preço de mercado e se for considerar isso o preço de mercado desse Moto G já está girando em 1300 o que faz a diferença saltar para algo bem significativo.
Snyder Safadão
Meu Deus, to começando a me arrepender amargamente por ter comprado esse celular e ainda não o ter recebido. Saudades Moto God! Acho que vou vender no Olx se o Moto Z for menos que 2 mil.
Bruno ?
Faz tempo que estas notas daqui causam confusão, mas elas se referem ao celular dentro de sua classe intermediaria.
Bruno ?
Este controle manual é o Lumia Camera capado, até no meu L630 eu consigo 1s de exposição.
Jonas S. Marques
LG G4, S5, S6, S7, Moto Maxx, Moto X Style, Galaxy A5 e A7, Xperia M5 ACQUA, Zenfone 2, Zenfone 2 Deluxy, Vibe A7010.... Esses são os que lembro.
Don Ramón
Curiosamente, hoje mexi num desses e num Galaxy A5. Me deu pena do Lenorola
Elton Alves Do Nascimento
Não, é assim mesmo, uma porcaria, eu tenho um. AAAAH se arrependimento matasse...
Quindim
Era simples resolver esse problema, era só lançar com outra letra, Tipo Moto J, Moto K, Moto Y, Moto H, Moto 123 e ai aquele pensamento "estou pagando 1500,00 em um Moto G" desapareceria na mesma hora
Arthur Fortes
Estou no primeiro moto g (2013) até hoje, e, ainda não me interesso em troca-lo, o tamanho da tela e o desempenho que ainda me satisfazem superam os pequenos problemas com memoria, facilmente resolvidos com uma limpeza de cache. Essas telas de 5" ou mais e o medo de ser assaltado me mantêm com o meu pequeno filhote da motorola em tempos google
Gabriel Brito
Não está barato, mas também não está acima do que se espera para um hardware deste tipo. Achei bem adequado o preço pelo conjunto da obra.
Bruno ?
LG G4 sai por 1.6K e é melhor que modelos de 2.5K, então...
Oliver Schultes
Quem diria um Moto G ganhando nota 10 em câmera!
Douglas
Vai rolar review do Moto G4 tradicional? Em tempo, que saudade da Motorola pré-Lenovo..
Amarildo
Está quase impossível encontrar um aparelho Android com bom desempenho e tela menor que 5 polegadas. Tenho um A3 de 4,5", quando penso em fazer um upgrade, aquelas telas gigantes me desanimam.
Leandro
1- CARO 2-Carregador impossível de encontrar caso queira um extra ou precise substituir o seu 3-CARO 4-É um moto XPlay com sensor de dedão 5-Porcaria feia esse sensor frontal #LENOVONUNCAMAIS
Ramon Gonzalez
caramba, nota 10 na camera? A camera de um top de linha (que tem menos ruido, segundo a materia) então receberia qual nota? PS.: Otimo review! Estou apenas levantando um ponto específico, que nao desmerece o todo.
Ed
Ficou bem mais lento mesmo, mas diminuir alguns parâmetros de animações deu uma sobrevida ao meu exemplar do Moto G 2.
Ed
Mas o Moto G 4 Plus é praticamente um Moto X Play, hehehe Inclusive ganha em alguns aspectos (e perde em outros).
Enrico
Foi comprado na banggood,tudo saiu por 752 reais,600 do aparelho e 152 de taxas.
Luiz
ainda não consigo entender quem paga 1500 reais em um Moto G o custo beneficio dele se perdeu totalmente já... sendo que um LG G4 ou Moto X Style estão por 1799 (300 reais a mais) [as vezes até menos]
pedroca
eu paguei R$1200 no meu oneplus one de 64gb e isso faz um ano, realmente uma decepção em ver um smart desse valor com essas especificações...
Lampião Verde
Moto Maxx, LG G4...
Feripe Hatsune
Mais esclarecedor impossível, belo review Paulo! Na minha opinião: Decepção, é a palavra que define este smartphone. Por esse preço posso conseguir outro melhor, nem que tenha que pagar um pouco de diferença. Moto G 2014 2º geração manda abraços.
Weliton Junior
Não sei o houve... Comprei um MotoG3 e o bicho só engasgava... até pra abrir whatsapp ele lerdava. Acabei pedindo devolução pro Submarino. Acho que fui azarado né ?
Vsoco
Ótimo review! Estou ansioso para ver a opinão do Higa sobre o Moto G4 Play...
trakinao
Geralmente tenho visto o pessoal ser taxado em 120 a 160 reais.
trakinao
Exatamente. Eu estou querendo trocar meu moto x 2014 porque a tela é grande. Estava esperando algum android com tela de no maximo 5. (ideal eu queria era 4,7). Não existe no brasil. Acho que vou importar um Redmi 3 Pro e pronto...
Rafael Olah
Pelo preço que ele é comercializado o Moto X Play parece ser muito mais atrativo, vocês também pensam assim? Na faixa de preço de até 1600 reais existe celular melhor que o Moto X Play hoje em dia?
azardo
Na época de lançamento do Moto G2 eu reclamei precisamente disso. Tela acima de 5 polegadas prejudica muito a ergonomia, eu achava o tamanho do Moto G1 o ideal, mas os copião tem que ir atrás da Samsung e do Iphone e fazer um telhafone...
azardo
Fim da Lei do Bem, dolar alto... é difícil manter a proposta inicial com todos esses pormenores. O foda é que a Motorola/Lenovo sabotou os modelos antigos, atualizando o 4.4.4 que estava afinado e rodando liso nos Motos G e G2 para o Lollipop e transformando eles em uma carroça. O Marshmallow é um pouco menos pior, mas ainda assim matou o aparelho.
Ederaldo Santos
Ótimo aparelho embora seja um pouco caro, muitos amigos meus já reclamaram da marca motorola. Existem algumas opções bem mais baratas e conheço um artigo a respeito, confira!! http://bit.ly/1UciGtK
trakinao
Otimo review como sempre Higa. Mas fica a frustração... pra que essa tela gigante Lenovo?
Sidney Rodrigues
O preço inviabilizou o modelo. Uma pena certas decisões da Lenovo. PS: Paulo, para de roer unha. HAHA
Exibir mais comentários