Início » Negócios » Spotify fica sem letras de músicas após fim de parceria

Spotify fica sem letras de músicas após fim de parceria

Musixmatch, que fornecia as letras ao Spotify, estava integrado ao serviço de música há mais de um ano

Paulo Higa Por

Os usuários do Spotify não estão conseguindo acompanhar as letras das músicas diretamente do aplicativo para desktops desde a semana passada. Oficialmente, o serviço justifica a indisponibilidade do recurso devido a “melhorias muito legais” que estão sendo feitas. Mas o Musixmatch, que fornecia as letras, revelou nesta quarta-feira (1º) que o motivo foi uma mudança no modelo de negócios.

O fundador do Musixmatch, Max Ciociola, diz no blog da empresa que não quer arriscar o futuro do serviço de letras de músicas: “Nós eventualmente gostaríamos de oferecer essa experiência a terceiros, mas apenas se o valor econômico for reconhecido, já que não queremos correr o risco de que a experiência Musixmatch se torne indisponível por algum motivo”.

spotify-letras

O comunicado mostra que a parceria acabou por um desentendimento quanto ao modelo de negócios. “Lamentamos o fim da parceria, mas devemos manter nosso produto e nossos usuários acima de tudo. Não vamos permitir que ninguém ignore nosso modelo de negócios”, diz o texto. Os detalhes da negociação não foram revelados.

A integração com o Musixmatch foi implantada no aplicativo do Spotify para desktops no começo de 2015. Bastava pressionar o botão “Letra” para acessar o recurso, que mostrava as letras de maneira sincronizada, verso por verso, conforme a execução da música. Esse botão continua presente na interface, mas exibe apenas uma mensagem de erro, sem previsão de retorno.

O Musixmatch, que afirma ter o maior banco de dados de letras de músicas do mundo e quase 60 milhões de usuários, continuará disponível fora do Spotify. É possível acompanhar as letras por meio dos aplicativos para Android e iOS, que se integram com o Spotify, além da extensão para Chrome e versão web. Um aplicativo do Musixmatch para desktops será lançado em breve.

Dica do Marcos Daniel Jungbluth no Tecnogrupo. Obrigado!

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Romario J. Santos
O novo modelo de negócio é usar com Groove Music, mas quem é que vai comprar música ?
Romario J. Santos
O novo modelo de negócio é usar com Groove Music, mas quem é que vai comprar música ?
ulysses castro
Tudo pode baixar Musicmatch e usar agregado ao Spotify e se quiser ser premium paga 1,49 pelo Musicmatch. Para mim compensa já paga 16 pelo Spotify mesmo.
Ulysses De Castro Silva
Tudo pode baixar Musicmatch e usar agregado ao Spotify e se quiser ser premium paga 1,49 pelo Musicmatch. Para mim compensa já paga 16 pelo Spotify mesmo.
ulysses castro
Eu resolvi pagar para agregar o musicmatch 1,49 a mensalidade sem anúncios e baixa letras offline. Já que vai pagar 16 reais pelo spotify então que pague mais 1,50 para o Musicmatch.
Ulysses De Castro Silva
Eu resolvi pagar para agregar o musicmatch 1,49 a mensalidade sem anúncios e baixa letras offline. Já que vai pagar 16 reais pelo spotify então que pague mais 1,50 para o Musicmatch.
ulysses castro
É o maior site de letras do MUNNNNNNDOO o Musicxmatch. Existe muito antes do Spotify. Na verdade o Spotify que não se cuide que está surgindo dia a dia cada vez mais empresas oferecendo o mesmo serviço. Embora a maioria esteja um pouco inferior é questão de tempo para alguém ultrapassar e o spotify vai ter tanta relevância como os dos outros aplicativos que existem aos montes por ai...
Ulysses De Castro Silva
É o maior site de letras do MUNNNNNNDOO o Musicxmatch. Existe muito antes do Spotify. Na verdade o Spotify que não se cuide que está surgindo dia a dia cada vez mais empresas oferecendo o mesmo serviço. Embora a maioria esteja um pouco inferior é questão de tempo para alguém ultrapassar e o spotify vai ter tanta relevância como os dos outros aplicativos que existem aos montes por ai...
Jéssica Zuchi
Ainda estou esperando a volta das letras para brincar de Karaokê ;(
Jéssica Zuchi
Ainda estou esperando a volta das letras para brincar de Karaokê ;(
Valdinei Ferreira
Eu e várias outras pessoas. Porque além de disponibilizar letras, ele é um ótimo player. Eu utilizo como reprodutor principal no meu Android.O Play Music vai ter que mudar muito pra eu gostar dele.
Valdinei Ferreira
Eu e várias outras pessoas. Porque além de disponibilizar letras, ele é um ótimo player. Eu utilizo como reprodutor principal no meu Android.
O Play Music vai ter que mudar muito pra eu gostar dele.
Marcos Oliveira
ninguém se importa com o yahoo ¯_(?)_/¯
Ariadna Grande
isso n quer dizer nada, o yahoo é antigo e ninguem se importa
Marcos Oliveira
tá doidão ae fera, o serviço é mais antigo q o spotify acho, kkkkK iOS3 acho que já tinha
AlanHenrique
Verdade cara, lembro que costumava ver as mais tocadas pra filtar e fazer uma playslist tiço"as mais de agosto2016" e hoje sem essa função fica dificil.
Juan Melo Montesinos
O que mais me irrita é o fato do Spotify tratar os usuários como idiotas com essa mensagem rídicula.
"Tb é divertido cantarolar sem letra"!!! De onde tiraram isso?
romulo.godoi
Tinha muita coisa. Eles tinham uma seção de aplicativos dentro do Spotify, esse app de legendas era só mais um dos muitos. Apps de DJ, apps em que os usuários interagiam, aplicativos fornecendo extensões com outros serviços. Também havia a função de avisar cada vez que um artista que tu segue lançava algo (hoje em dia só enviam um e-mail e olhe lá), era possível ver as suas músicas mais ouvidas durante determinado período...Enfim, eram várias funções bem interessantes que acabam fazendo falta para quem se acostumou com elas.
Rômulo
Tinha muita coisa. Eles tinham uma seção de aplicativos dentro do Spotify, esse app de legendas era só mais um dos muitos. Apps de DJ, apps em que os usuários interagiam, aplicativos fornecendo extensões com outros serviços. Também havia a função de avisar cada vez que um artista que tu segue lançava algo (hoje em dia só enviam um e-mail e olhe lá), era possível ver as suas músicas mais ouvidas durante determinado período...

Enfim, eram várias funções bem interessantes que acabam fazendo falta para quem se acostumou com elas.
Flik
E assim geral sincroniza as q gosta. Fim :)
Willian Butzen
eu sincronizava as musicas que eu gosto, de graça mesmo, mas só as minhas mesmo
Yogananda Silveira Lima
O que eles removeram com essa reformulação? Eu não percebi/ou não tinha Spotify nessa época.
Só de dar pra controlar o aplicativo no PC pelo celular, já acho fantástico.
David Fonseca de Oliveira
Um saco isso, agora eles tiraram definitivamente a opção "Letra" no rodapé do app para desktop.
romulo.godoi
Só no celular, no computador (que é onde a função existia) não há alternativa.
Rômulo
Só no celular, no computador (que é onde a função existia) não há alternativa.
O fantástico senhor raposo
Só usar o app do musixmatch e integrar com o spotify, isso ainda funciona eu acho
Chyri1
as vezes a pessoa sincronizava com mp3 que esta adiantado ou atrasado
Keaton
Ou porque a parceria não estava rendendo o quanto eles queriam...
Jefferson Rodrigues
Também! Eu tenho que usar o navegador para acompanhar as letras de músicas que não conheço direito.
Marks Duarte
O Spotify pode usar outros serviços ou desenvolver o próprio, já que boa parte do trabalho de inserir e sincronizar as letras é o próprio usuário que faz e sem cobrar nada por isso.
Marks William
O Spotify pode usar outros serviços ou desenvolver o próprio, já que boa parte do trabalho de inserir e sincronizar as letras é o próprio usuário que faz e sem cobrar nada por isso.
@Sckillfer
Já não funcionava direito mesmo, vira e mexe as letras não ficavam sincronizadas e tinha que reiniciar o app pra voltar (sem contar as que estavam sincronizadas erradas mesmo). Se o app pra desktop funcionar como o pra android (exibindo a letra assim que da play em apps de terceiros) vai ser bem melhor.
F. S.
Já não funcionava direito mesmo, vira e mexe as letras não ficavam sincronizadas e tinha que reiniciar o app pra voltar (sem contar as que estavam sincronizadas erradas mesmo). Se o app pra desktop funcionar como o pra android (exibindo a letra assim que da play em apps de terceiros) vai ser bem melhor.
@Sckillfer
Pelo que deu pra entender no texto a parceria acabou justamente porque ele estava perdendo grana
F. S.
Pelo que deu pra entender no texto a parceria acabou justamente porque ele estava perdendo grana
Keaton
Agora... e teremos vinte sistemas iguais, com um desperdicio enorme de dinheiro e etc para manter um serviço que já existe... se surgisse um concorrente que realmente quisesse trabalhar com pelo valor que eles oferecem... ai sim seria outra história.
Keaton
Sim, sim. Mas leve em conta que nem todo mundo vai ter saco para trabalhar de graça. =p
Deco Portella
Não vai sumir? o Spotify desenvolve o seu sistema, o Deezer, Apple Music e todos os concorrentes vão querer fazer o mesmo para bater de frente. Quem vai usar mais esse app quando todos os apps já tiverem essa função?
Deco Portella
Ou seja, quem não vai largar o Spotify por causa de uma empresa completar como essa vai ficar de boa. Sem dúvida alguma o Spotify vai desenvolver um serviço nativo de letras, as concorrentes devem seguir a ação e aos poucos o MusiXmath vai morrer.
Rodrigo Graum
Fiquei chateado quando vi, gostava de acompanhar as músicas em inglês.
Tiago M. Torres
Para que conferir tudo se você tem milhares de usuários que podem fazer isso para você? :)
Leonardo Alberto Souza
30 milhões de musicas relevantes > 40 milhões de musicas nao relevantes
Keaton
Acho que sumir o Musixmatch não vai, mas que vai perder uma boa grana... isso vai.

(Mas imagina só ter que copiar 60 milhões de letras de música e conferir tudo...)
Alberto Prado
Valeu man. Testei aqui e funcionou mesmo. Estranho eles não anunciarem isso na página principal.
Mike Cross
Bem, sempre uso o app do Musixmatch com a opção do Floating Lyrics ativado. O app se comunica com o app do GMusic (ou qualquer outro) e fornece a letra no formato de balão flutuante.
Maycon Cruz
Bem, sempre uso o app do Musixmatch com a opção do Floating Lyrics ativado. O app se comunica com o app do GMusic (ou qualquer outro) e fornece a letra no formato de balão flutuante.
Baidu feat MC Brinquedo
Então podemos dizer que esse é o ano do portal terra letras?
Baidu Instalado Com Sucesso!
Então podemos dizer que esse é o ano do portal terra letras?
Baidu feat MC Brinquedo
Já somos 3, mas no meu caso é porque nunca usei o spotify web ou desktop, sempre usei a versão mobile.
Baidu Instalado Com Sucesso!
Já somos 3, mas no meu caso é porque nunca usei o spotify web ou desktop, sempre usei a versão mobile.
abraaocaldas
peguei várias músicas onde a letra estava dessincronizada.
romulo.godoi
Mas olha, é complicado. Gostava dessa função e acho que o Spotify deveria, pelo menos, ter dado algum aviso ou mantido o serviço enquanto não tinha outra alternativa. Ou essa parceria terminou de uma hora pra outra devido a divergências muito sérias ou eles não se anteciparam mesmo sabendo que o acordo estava para terminar. De uma forma ou de outra, para uma empresa do porte do Spotify, fica feio remover uma função da versão estável que muita gente usava, do nada. O povo do desktop já não esta muito feliz com eles desde que reformularam a versão para PC e removeram diversas funções.Espero que estejam correndo para criar algo ou façam uma parceria com outro fornecedor logo. Num mercado concorrido como o streamimg, todo cuidado é pouco.
Rômulo
Mas olha, é complicado. Gostava dessa função e acho que o Spotify deveria, pelo menos, ter dado algum aviso ou mantido o serviço enquanto não tinha outra alternativa. Ou essa parceria terminou de uma hora pra outra devido a divergências muito sérias ou eles não se anteciparam mesmo sabendo que o acordo estava para terminar. De uma forma ou de outra, para uma empresa do porte do Spotify, fica feio remover uma função da versão estável que muita gente usava, do nada. O povo do desktop já não esta muito feliz com eles desde que reformularam a versão para PC e removeram diversas funções.

Espero que estejam correndo para criar algo ou façam uma parceria com outro fornecedor logo. Num mercado concorrido como o streamimg, todo cuidado é pouco.
3-6-9
Na época em que eu era assinante era um sistema próprio, não sei como está atualmente.
Sam86
Na época em que eu era assinante era um sistema próprio, não sei como está atualmente.
Igor
Eu acho que o da Deezer também é fornecido pelo Musixmatch
7csP9tkb
Até hoje não vi serviço que se compare com Spotify no quesito playlists próprias. Elas são muito boas.
Cidopina™
Até hoje não vi serviço que se compare com Spotify no quesito playlists próprias. Elas são muito boas.
Luiz Contim
Nem sabia que existia esse recurso. Pra mim, isso nunca foi necessário, e não vai abalar o Spotify, que continua sendo o melhor serviço de streaming de músicas disparado.
Lucas Cecilio
Foi o que ouvi dizer. Ate fiz uma pesquisa com alguns artistas que ouço, não muito famosos, e não encontrei resultados de alguns.
Heitor89
E ainda falam que esse é o melhor streaming de música kkkk...
Thalisson Cavalcante
Obrigado pela informação Tecnoblog, tava grilado com isso
Antônio Carlos de Souza S.
Menor? Dizem que o Deezer possui mais de 40 milhões de musicas, enquanto o spotify tem uns 30 milhões. Mas não sei o pq, ainda gosto mais do spotify kk
raphael_silva
Exato, sempre usei mesmo antes de conhecer o spotify, e olha que conheço o spotify a muito tempo, época que usava o Pandora :D
Raphael Silva
Exato, sempre usei mesmo antes de conhecer o spotify, e olha que conheço o spotify a muito tempo, época que usava o Pandora :D
Lucas Cecilio
Eu ia assinar um plano controle da tim 1GB com deezer sem descontar da franquia, até pensei em cancelar o Spotify, mas todas as minhas musicas e playlists favoritas estão lá, e o deezer pode até ser bom, só que o acervo é menor do que o do Spotify e tals.
Bruno Guerreiro
Pois é, não dá para saber ao certo os termos que as empresas discordaram, porém provavelmente o Musicxmatch não aceitou o valor oferecido pelo Spotify.

Levando em conta que o Spotify nem removeu o botão do aplicativo, é muito provável que estejam procurando um outro parceiro, ou até mesmo criando um novo serviço. Ou seja, logo logo o Musicxmatch terá tanta relevância como os sites de letras que existem aos montes por ai...
Matheus
O Musixmatch é tão antigo... já existia antes do Spotify expandir mundialmente
André Cardoso
Aí o Spotify vai lá e desenvolve o próprio sistema de letras de música e fim, mais uma empresa some antes de conseguir aparecer direito.
3-6-9
O sistema de letras da Deezer é o melhor, quando tem a letra disponível... ¬¬
Sam86
O sistema de letras da Deezer é o melhor, quando tem a letra disponível... ¬¬
Andrey
Uma pena. O Musixmatch é disparado o melhor player de música para Android.
Rodrigo Fante
Eu como você nunca tinha visto isso.
rodrigofante
Eu como você nunca tinha visto isso.
Arthur Dubeux
E eu aqui por fora, nem sabia da existência.
Alberto Prado
Existe algum serviço parecido com o da Musixmatch só que para o Google Music?
Marcos Oliveira
"Ênái nôu iÚUUuuuu?" - E assim nasceu Pepe e Nenem
h1ghland3r
Uso bastante e fiquei bem triste com o fim da parceria.
Alan Patrik
Não uso essa funcionalidade. Mas devo ter algum pacto com o Spotify, pois tenho o Deezer gratuito através da Tim e mesmo assim não cancelei o Spotify. Não consigo me entender!