Início » Negócios » Spotify fica sem letras de músicas após fim de parceria

Spotify fica sem letras de músicas após fim de parceria

Musixmatch, que fornecia as letras ao Spotify, estava integrado ao serviço de música há mais de um ano

Paulo HigaPor

Os usuários do Spotify não estão conseguindo acompanhar as letras das músicas diretamente do aplicativo para desktops desde a semana passada. Oficialmente, o serviço justifica a indisponibilidade do recurso devido a “melhorias muito legais” que estão sendo feitas. Mas o Musixmatch, que fornecia as letras, revelou nesta quarta-feira (1º) que o motivo foi uma mudança no modelo de negócios.

O fundador do Musixmatch, Max Ciociola, diz no blog da empresa que não quer arriscar o futuro do serviço de letras de músicas: “Nós eventualmente gostaríamos de oferecer essa experiência a terceiros, mas apenas se o valor econômico for reconhecido, já que não queremos correr o risco de que a experiência Musixmatch se torne indisponível por algum motivo”.

spotify-letras

O comunicado mostra que a parceria acabou por um desentendimento quanto ao modelo de negócios. “Lamentamos o fim da parceria, mas devemos manter nosso produto e nossos usuários acima de tudo. Não vamos permitir que ninguém ignore nosso modelo de negócios”, diz o texto. Os detalhes da negociação não foram revelados.

A integração com o Musixmatch foi implantada no aplicativo do Spotify para desktops no começo de 2015. Bastava pressionar o botão “Letra” para acessar o recurso, que mostrava as letras de maneira sincronizada, verso por verso, conforme a execução da música. Esse botão continua presente na interface, mas exibe apenas uma mensagem de erro, sem previsão de retorno.

O Musixmatch, que afirma ter o maior banco de dados de letras de músicas do mundo e quase 60 milhões de usuários, continuará disponível fora do Spotify. É possível acompanhar as letras por meio dos aplicativos para Android e iOS, que se integram com o Spotify, além da extensão para Chrome e versão web. Um aplicativo do Musixmatch para desktops será lançado em breve.

Dica do Marcos Daniel Jungbluth no Tecnogrupo. Obrigado!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Romario J. Santos
O novo modelo de negócio é usar com Groove Music, mas quem é que vai comprar música ?
Ulysses De Castro Silva
Tudo pode baixar Musicmatch e usar agregado ao Spotify e se quiser ser premium paga 1,49 pelo Musicmatch. Para mim compensa já paga 16 pelo Spotify mesmo.
Ulysses De Castro Silva
Eu resolvi pagar para agregar o musicmatch 1,49 a mensalidade sem anúncios e baixa letras offline. Já que vai pagar 16 reais pelo spotify então que pague mais 1,50 para o Musicmatch.
Ulysses De Castro Silva
É o maior site de letras do MUNNNNNNDOO o Musicxmatch. Existe muito antes do Spotify. Na verdade o Spotify que não se cuide que está surgindo dia a dia cada vez mais empresas oferecendo o mesmo serviço. Embora a maioria esteja um pouco inferior é questão de tempo para alguém ultrapassar e o spotify vai ter tanta relevância como os dos outros aplicativos que existem aos montes por ai...
Jéssica Zuchi
Ainda estou esperando a volta das letras para brincar de Karaokê ;(
Valdinei Ferreira
Eu e várias outras pessoas. Porque além de disponibilizar letras, ele é um ótimo player. Eu utilizo como reprodutor principal no meu Android. O Play Music vai ter que mudar muito pra eu gostar dele.
Marcos Oliveira
ninguém se importa com o yahoo ¯_(?)_/¯
Ariadna Grande
isso n quer dizer nada, o yahoo é antigo e ninguem se importa
Marcos Oliveira
tá doidão ae fera, o serviço é mais antigo q o spotify acho, kkkkK iOS3 acho que já tinha
AlanHenrique
Verdade cara, lembro que costumava ver as mais tocadas pra filtar e fazer uma playslist tiço"as mais de agosto2016" e hoje sem essa função fica dificil.
Juan Melo Montesinos
O que mais me irrita é o fato do Spotify tratar os usuários como idiotas com essa mensagem rídicula. "Tb é divertido cantarolar sem letra"!!! De onde tiraram isso?
Rômulo
Tinha muita coisa. Eles tinham uma seção de aplicativos dentro do Spotify, esse app de legendas era só mais um dos muitos. Apps de DJ, apps em que os usuários interagiam, aplicativos fornecendo extensões com outros serviços. Também havia a função de avisar cada vez que um artista que tu segue lançava algo (hoje em dia só enviam um e-mail e olhe lá), era possível ver as suas músicas mais ouvidas durante determinado período... Enfim, eram várias funções bem interessantes que acabam fazendo falta para quem se acostumou com elas.
Flik
E assim geral sincroniza as q gosta. Fim :)
Willian Butzen
eu sincronizava as musicas que eu gosto, de graça mesmo, mas só as minhas mesmo
Yogananda Silveira Lima
O que eles removeram com essa reformulação? Eu não percebi/ou não tinha Spotify nessa época. Só de dar pra controlar o aplicativo no PC pelo celular, já acho fantástico.
Exibir mais comentários