Início » Ciência » E se o mundo que vivemos for apenas uma simulação?

E se o mundo que vivemos for apenas uma simulação?

Se estivermos numa simulação, não faremos a mínima ideia de que estamos numa simulação

Avatar Por

Se você já assistiu a filmes como Matrix ou 13º Andar, ambos de 1999 (sim, isso mesmo, há quase 20 anos!), então você possivelmente entenda o conceito de universos simulados: computadores poderosíssimos rodando uma versão programada do universo que vemos como real, com humanos que possuem pseudoconsciência, que seguem suas vidas alheios uns aos outros em eventos simultâneos e independentes e que não fazem a mínima ideia de que estão numa simulação.

Acha isso impossível? Não é o que os desenvolvedores de The Sims acham...

Claro, o jogo é algo semelhante e aproximado do que temos como "realidade".

Antes de continuar, um adendo para esclarecer os próximos parágrafos: classificamos como hipótese um documento cujas premissas não podem ou ainda não foram comprovadas. Se existe essa possibilidade e elas foram comprovadas, isso é uma teoria. Então nunca mais diga frases como "mas isso é só uma teoria", combinado? Obrigado, de nada.

Voltando: em 2003 o filósofo sueco Nick Bostrom, que trabalha para a Universidade de Oxford, escreveu uma hipótese chamada "Você está vivendo em uma simulação?", que sugere que, dada a velocidade com a qual a tecnologia avança, daqui a centenas de milhares de anos teremos computadores inimaginavelmente superiores, softwares complexos, altíssimo conhecimento de física e, talvez, estabelecido a Teoria do Tudo (não confundir com o dramalhão da Sessão da Tarde).

Com todo esse poder computacional e conhecimento sobre nosso universo, poderíamos criar uma simulação sobre a vida da própria civilização que existiu no passado. E os conceitos de física, química, biologia, seriam tão perfeitamente inseridos que, para as mentes simuladas, seria praticamente impossível distinguir se eles são reais ou programados.

matrix

Simplificando bastante as equações criadas pelo filósofo, podemos calcular a probabilidade de uma mente humana escolhida aleatoriamente (vamos chamar aqui de "você") ser uma simulação, da seguinte maneira:

Screen Shot 2016-06-02 at 12.45.34 PM

O número de pessoas simuladas seria o mesmo número de pessoas que viveram desde o início dos tempos até a data de lançamento da simulação (ou seja, muitos bilhões).

E, ainda segundo a hipótese, o número de mentes reais seria semelhante à fração de indivíduos que chegaram ao período chamado de Civilização Pós-Humana, que tende a ser muito, mas muito baixa, por todas as possibilidades de mortes em massa, guerras, armas atômicas, queda no número populacional ou mesmo a quantidade de recursos para manter toda essa gente viva.

Colocando esses números na equação, percebemos que a possibilidade de "você" estar vivendo num ambiente simulado é extremamente alta, na casa dos bilhões.

Aliás, pessoas inteligentíssimas tomam esse documento como plausível, incluindo Elon Musk, CEO da Tesla. Ele comentou a respeito nesta quarta-feira (1º), durante um painel da Code Conference 2016, que acontece essa semana em Rancho Palos Verdes, na California.

E mais: é bom que essa hipótese esteja correta, já que a única forma de nós humanos não conseguirmos atingir esse nível de capacidade tecnológica é se entrarmos em extinção por qualquer motivo que seja.

Se o seu inglês estiver afiado, assista ao vídeo abaixo e confira o próprio Nick Bostrom explicando o Argumento da Simulação:

Claro, evidentemente ainda existe a chance de nós estarmos vivendo na linha de tempo que vai culminar nesta era Pós-Humana. Mas, do ponto de vista de probabilidade, as chances são muito baixas. Não é impossível, mas quase. Isso sem contar que podemos ser uma simulação dentro de outra simulação, o que torna todo esse assunto ainda mais complexo, mas deixemos para outro post.

Mas me digam: vocês acreditam que podemos estar vivendo numa simulação?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mario J. P. Santos
Faltou ai discutir as ideias do Físico Americano e pesquisador da consciência Tom Campbell que tem uma sugestão de origem bem sólida para a fonte e programação da simulação, assim como para nossa forma de participação nisto tudo... www.mybigtoe.com.br
Matheus Alexandre
É o vírus que se espalha sem controle kkkkkkkkkkkkkkkkk
Enok Silva
https://www.youtube.com/watch?v=Be9NkCvUvaI&feature=youtu.be
Thais Cirillo
Idem rs
Mario J. P. Santos
Legal, Clarice... gostei... abc..
Carlos Eduardo
99,9% de chance de ser uma simulação. E o programa está cheio de bugs. Comecei a fazer um blog sobre:
http://jogodasimulacao.blogspot.com.br
Mario J. P. Santos
O Físico Americano Tom Campbell tem uma excelente teoria (TOE) validando a hipotese da simulação, apenas que não em uma maquina, mas sim em uma consciencia fundamental, que forma a base de nosso universo, e de tudo o mais que existe.... www.mybigtoe.com.br
PugOfWar
alguem deve ter reportado "please nerf".
Urdnot Huex
alguem deve ter reportado "please nerf".
wzwellington
O termo que se encaixa melhor acredito que seja arquivo "corrompido"
wzwellington
Alguém antes de você zerou o jogo e a dificuldade foi aumentada.
wzwellington
acho que o Funk foi um bug inserido propositalmente no código fonte
Clarice Nunes
O cara mais foda que entende de simulação é o Tomas Campbell. Pesquisem a Teoria de Tudo dele. Foi o único que conseguiu unificar todas elas.
Clarice Nunes
kkkkkkkk... boa!
Pedro Pedreira
Negativo, temos que passar ao próximo nível.
Roger Barreto
A simulação possui regras que são aparentemente imutáveis e não podem ser alteradas enquanto não forem masterizadas por uma consciência (consciente das consequências)A ciência cartesiana está toda baseada nesses fatos, fatos que se aplicam a todos independente de credo, vontade ou moral.Se eu soltar a maça a mesma cairá no chão, tanto pra mim quanto para você, é fato e uma regra imutável até então.
Rogério Barreto
A simulação possui regras que são aparentemente imutáveis e não podem ser alteradas enquanto não forem masterizadas por uma consciência (consciente das consequências)

A ciência cartesiana está toda baseada nesses fatos, fatos que se aplicam a todos independente de credo, vontade ou moral.

Se eu soltar a maça a mesma cairá no chão, tanto pra mim quanto para você, é fato e uma regra imutável até então.
Lissandro
"Probabilidade na casa dos bilhões" ? Probabilidade é de 0 a 100%. Dadas as hipotéticas quantidades de mentes, o mais correto seria inverter essa equação e dizer que " a probabilidade de você NÃO ser uma simulação é extremamente baixa". Por exemplo: (100 milhões de mentes reais) / (500 bilhões de simuladas) = 0,02% de probabilidade de você ser uma mente real. Aproveitando o espaço, esta situação de capacidade computacional, integração de sensores com mente, e outros conceitos relacionados para viabilizar uma tão realística simulação, poderia ser comparado a uma pessoa tentar explicar a uma formiga como funciona um computador e sua programação. Para alguém de dentro detectar estar em uma simulação, apenas se houver alguma falha que seja vislumbrada. E ainda assim como muitos já comentaram antes, a pessoa pode sequer perceber tal falha, achar que foi uma alucinação, ou algo assim. É similar a tentar compreender a relação entre os tamanhos de partículas sub atômicas e os limites do universo VISÍVEL... É de dar dor de cabeça.
Richardson
Então se começar a questionar muito é capaz de literalmente descer pelo ralo em alguns dias, quando alguns falarão que foi uma fatalidade.
Daniel
A hipótese é interessante, mas existem algumas vertentes: Estarmos rodando sem intervenção ou observação (nada muda nessa caso), estarmos sendo observados e estarmos sofrendo intervenções e sendo observados.
Daniel Silva
A hipótese é interessante, mas existem algumas vertentes: Estarmos rodando sem intervenção ou observação (nada muda nessa caso), estarmos sendo observados e estarmos sofrendo intervenções e sendo observados.
Osmar Moreira
seria algo como no man's sky
Otimista
Pelo menos se eles derem reboot eu acho que pode dar para impedir que o FUNK seja criado.
PugOfWar
Muito agradecido
Robson_Costa
Muito agradecido
Alexandre
Vou hackear a Matrix e simular mais grana pra você :v
PugOfWar
que simulação chata, eu só fico trabalhando o dia todo, falta grana no fim do mês, meu personagem é mal feito, não tem superpoderes, acho que eu devo ser um desses personagens de fundo.Alguém aí de fora troca o jogo por favor.
Robson_Costa
que simulação chata, eu só fico trabalhando o dia todo, falta grana no fim do mês, meu personagem é mal feito, não tem superpoderes, acho que eu devo ser um desses personagens de fundo.
Alguém aí de fora troca o jogo por favor.
Vagner Alexandre Abreu
uma simulação serve para jogos também.
Vagner Alexandre Abreu
Uma questão a mais a ser colocada. Só um aviso: não vi os vídeos e sou leigo. Peço respostas educadas, sem estupidez (comum em muitos participantes pelo que já sei).

Sabemos que somos feitos de ondas também, por assim dizer. Emanamos e refletimos ondas o tempo inteiro - os hertz. Isso também não seria uma forma de se por como uma simulação ou que o nosso universo per si é no mínimo feito de forma eletrônica?

Somos feitos de matérias que hoje já descobrimos até a menor fração deles em sistemas de colisão. E temos muita dificuldade de ir tanto além da barreira da menor divisão (os neutrinos, quarks e outros que não conheço) quanto da maior observação (a visualização além do universo visível). E salvo engano, muito do observado se deve justamente as ondas, a radiação.

Talvez as hipóteses de simulação existem pois ainda não conseguimos pensar no que está além dos limites atuais e nossas mentes pelo menos sentem que há algo a mais por trás - o que justifica a criação das ciências (para estudos e comprovações de hipóteses, teses, teorias e demais) e até mesmo da religião (para ao menos amenizar a falta de respostas claras sobre nossa origem neste universo).

No fundo, muitos humanos almejam saber o que está por trás destas limitações. O que vem depois de um quark quando dividido. O que vem além do espaço escuro do universo. Se há outras vidas em outros planetas, ou se até mesmo nós podemos ir para outros planetas.

A ficção científica é gerada a partir destas observações e de pensamentos que pensamos ser plausíveis. Se não conseguimos imaginar, é porque ou não é minimamente plausível ou é porque em nossa situação, não há condições de realizar tal ficção. Voar por conta própria como se liberando da gravidade (e não dependendo de um equipamento que contraponha as forças de gravitação) é uma delas. A hipótese de "mundo simulado" é outra. Conseguimos imaginar como seria e o porque em alguns aspectos, mas provar é algo atualmente "impossível", pois não há uma prova com base nas regras da ciência que demonstre que podemos ser no final "brinquedos ou jogos de um outro universo".

As vezes acho que o melhor é o que Zeca Pagodinho diz: "deixe a vida me levar - vida leva eu". Se somos frutos de uma simulação, então deixem que o controle mestre esquente a cabeça sozinho, não nós :p
Maicon Almeida
Onde clica pra dizer pra pessoa/ser que controla meu SIM, me mudar pra europa?
Jose Antonio
13º andar e bom
Cleberson Balbino
Se isso tudo é uma simulação espero que o mundo "real" seja bem melhor que isso.
Luizzz
Concordo. Na verdade o conceito de gênio ficou encapsulado demais naquilo que as pessoas acham que é e querem que seja... E tb esta defasado para os dias de hoje porque as vezes a gente tem aquela sensação de que "já inventaram de tudo". Acredito que "gênio" agora é outro conceito, que ninguém ainda sabe definir. Faz parte da simulação. ;)
Pfsoares
Se é uma simulação já está na hora de rebootar pq claramente deu errado.
Paula Fernanda Soares da Silva
Se é uma simulação já está na hora de rebootar pq claramente deu errado.
Pfsoares
Luiz o q define um gênio? Eu entendo q hj exatamente pela facilidade de acesso a informação, as invenções são muito mais pulverizadas e por isso acabam não construindo uma grande imagem para uma pessoa em especial(o q é marcante nos gênios do passado) Talvez não se veja mas o surgimento de grandes gênios pq pequenos gênios estão em toda parte.
Paula Fernanda Soares da Silva
Luiz o q define um gênio? Eu entendo q hj exatamente pela facilidade de acesso a informação, as invenções são muito mais pulverizadas e por isso acabam não construindo uma grande imagem para uma pessoa em especial(o q é marcante nos gênios do passado) Talvez não se veja mas o surgimento de grandes gênios pq pequenos gênios estão em toda parte.
Wagner Albuquerque Filho
Eu sei que desde criança eu sempre pensei em que somente minha consiencia existe e tudo não passa de um jogo de Playstation One que ao passo que a fase avança vai criando o cenário ou seja, você que supostamente está lendo isso não passa de uma invenção da minha cabeça. Isso chama-se SOLIPSISMO. Muito louca essa vida... Para outras duvidas sobre a vida acesse: www.jw.org
Fernando Corrêa
Penso que a lei de Murphy pode ser a comprovação disto. Sempre que estou em uma rua calma da cidade, sem movimento algum, no momento em que vou atravessá-la surge alguém conduzindo um veículo que só pode ter sido "spawnado" pela simulação pra me zoar :p
Alpha Delta Victor
E pelo que me lembro do que li a respeito da decisão de pôr fim a essa série fantástica, os resultados de audiência nem estavam tão ruins assim... Uma pessoa me disse que um tal executivo não estava satisfeito de quanto a CBS lucrava com essa série...
Alpha Delta Victor
Muita! Só faltam três episódios para o fim de Person of Interest... Mas a esperança teima em persistir... Será que alguém salvará a série?!
Jefferson Conceição
Então por issomesmo kkkkkkkk.
Marks Duarte
OQ? Sacanagem!!
Marks William
OQ? Sacanagem!!
Trovalds
Pra algumas coisas o mundo é igual a nós: não gosta de pensar. Por isso que algumas séries dificilmente se criam, como Person of Interest. O público quer tudo mastigado, na cara. Começa a colocar entrelinhas e exigir o espectador a pensar é pedir pra fracassar.
Luizzz
Estamos em uma simulação sim. Houve um crescimento tecnológico assustador nesses últimos 30 anos... Praticamente toda e qualquer informação útil é muito fácil de ser adquirida em comparação com o século passado. Porém, o que se percebe é uma diminuição da capacidade de raciocínio das pessoas que as vezes recorre a conceitos defasados e tolos para justificar os meios. Seria a falta de exercício (físico e mental)? Não se vê mais o surgimento de gênios. Estariam reclusos demais? Tudo isso pode ser experimentos da simulação assim como foi a peste negra do século XIV. Fora que ando tendo constantes déjà-vus....... rs
Lucas Ambrosio
KKKKKKKK respondi pelo Disqus, os dois são tão parecidos que acabo me confundindo às vezes. Enfim, vale para os dois! hahaha
Wilson Cardoso
De uma certa forma faz até sentido, temos que cumprir tanta coisa, trabalha pra pagar conta, tudo que temos é analisado, se ganhamos um dinheiro a mais, vem o Imposto de renda.. anda pra andar de carro, impostos a todo vapor.. Enfim.. Eu que não arrisco morrer pra saber se é uma realidade "virtual" kkk
Matheus M.
Melhor digitar familyfunds
Matheus Marinho
Melhor digitar familyfunds
Ricardo - Vaz Lobo
Vão misturar inteligência alienígena com D-us?
Matheus Gonçalves
Tecnoblog ;)
Richard
Faz sentido, porem me parece, lendo os artigos, que esses desvisos se baseiam numa incapacidade da simulação (por ser simulação) de disfarçar ou emular a realidade totalmente. Claro, interessante que os físicos sempre pensam numa similação baseada num grid 3D (tipo Holodeck) mas eu acredito que devam haver mil maneiras de preparar Neston.
Matheus Gonçalves
Aí que tá, tudo isso que a gente acha legal é simplesmente a interação física e biológica do universo que nos cerca com nosso cérebro, impulsos elétricos, algo simulavel.

E, bem, quem garante que os devs não tem seus avatares?
Lucas Ambrosio
Por isso que gosto do Meiobit, geralmente não preciso responder por que alguém já o fez com o mesmo texto que eu pensava.
Lucas Ambrosio
Como assim difícil entender? O que há na cabeça desses decisores é por exemplo: filmesonlinegrats . net ou ilovefilmesonline . com ou piratebay e assim vai.
Lucas Ambrosio
Nesse aqui é motherload bro
Alessandro C. da Silva
Eu simplesmente acho que não tem mesmo como saber pois como o filme Matrix fala sabiamente, "E se você não pudesse acordar do sonho, como iria diferenciar o mundo dos sonhos do mundo real"
leoleonardo85
Por ai, seria como simular um bug pra você não perceber que aquilo é um sistema.
leoleonardo85
Ainda não estamos em uma simulação, mas acredito que em menos de um século poderemos estar.
Ivens Costa
Véi, eu não acredito que a gente esteja numa simulação. Pq a vida é muito, mas muito, mas muuuuuuito legal mesmo! Acho que não teria como ser simulada. E se tiver sendo simulada, seria uma perda de tempo simular e não viver.
Alpha Delta Victor
Sim. Mas para uma série que teve 4 temporadas com, praticamente, 23 episódios cada, com um tema tão atual e com certeza com muita coisa para ser desenvolvida em muitas outras temporadas; ser finalizada com uma temporada de apenas 13 episódios chega a ser aviltante. Difícil entender o que há na cabeça desses decisores. Como sou um cara esperançoso, ainda espero que algum canal ou quiçá o Netflix a resgate.
Ricardo - Vaz Lobo
2012 foi o ano em que o mundo acabou.
Thiago
Não é melhor deixar esse assunto quieto?
Senão logo menos as máquinas resolvem dar o reboot nessa joça e vamos ter que começar tudo de novo =/
João
jogo =/= simulação
Joaomanoel
jogo =/= simulação
Diego
Exato!
Caleb Enyawbruce
posts assim sao sensacionais. Nos levam a profundas reflexões. Eu preciso ver os videos antes de emitir uma opinião, mas de cara já digo que não descarto nenhuma hipótese com um mínimo de coerência. E que saudade do Matrix!! Me sinto felizardo por ter vivido aquele momento (não só o filme, mas todo tipo de conteúdo, inclusive o Animatrix. É um "universo" incrivel.
Ramon Gonzalez
posts assim sao sensacionais. Nos levam a profundas reflexões. Eu preciso ver os videos antes de emitir uma opinião, mas de cara já digo que não descarto nenhuma hipótese com um mínimo de coerência. E que saudade do Matrix!! Me sinto felizardo por ter vivido aquele momento (não só o filme, mas todo tipo de conteúdo, inclusive o Animatrix. É um "universo" incrivel.
Trovalds
Não houve cancelamento propriamente dito, senão a história ia terminar sem respostas. Deram 1 temporada pra fechar a série.
Matheus Gonçalves
hahahaha exato cara. A gente tá avaliando a hipótese. E dentro da hipótese, se matar não vai te provar nada. Não existe garantia alguma de que fazer as coisas que você sugeriu vá provar alguma coisa.
Matheus Gonçalves
Bom ponto.
Matheus Gonçalves
Por quê?
Rafael Carneiro
Quem assistiu Matrix, deve lembrar da cena em que eles estão comendo aquela meleca e o cara pergunta "como a máquina sabia como era o gosto de frango? talvez ela não saiba e tenha inventado"

https://www.youtube.com/watch?v=wmkyg4-2poQ

O curioso é que se estivermos vivendo mesmo uma simulação, só saberíamos se nossa programação tivesse alguma falha que realmente possibilitasse isso, de fugir do padrão. O que cai na pergunta principal do filme: O que é real?

é um assunto para uma discussão mto complexa. existem grupos de estudos q discutem o tema constantemente. Eu só sei não duvido disso.
Roger
Eu nao consigo assimilar muito disso tudo, mas levando em conta q seria uma simulação e precisariamos constantemente ser convencidos de que estamos nela, esta mesma simulaçao nao forjaria o resultado de um teste de raios cosmicos?
Roger Martins
Eu nao consigo assimilar muito disso tudo, mas levando em conta q seria uma simulação e precisariamos constantemente ser convencidos de que estamos nela, esta mesma simulaçao nao forjaria o resultado de um teste de raios cosmicos?
Luiz
Se por acaso for verdade... o meu player é um tremendo noob.
Jefferson Conceição
Bem cara, eles falam por hipótese, mas sem provas não dá para acreditar.
Richard
A maioria dos artigos são de 2012 que deve ser quando algum cientista publicou algum estudo:
http://www.kurzweilai.net/do-we-live-in-a-computer-simulation-how-to-test-the-idea
http://phys.org/news/2012-10-real-physicists-method-universe-simulation.html
http://www.washington.edu/news/2012/12/10/do-we-live-in-a-computer-simulation-uw-researchers-say-idea-can-be-tested/
3-6-9
Claro que não acredito. Ideia de jerico.
Sam86
Claro que não acredito. Ideia de jerico.
Matheus Gonçalves
Então, foi o que eu disse. Fazer isso que você sugeriu, quem quer que faça, não vai obter a resposta. Vai morrer sem saber se era simulação ou não.
Matheus Gonçalves
Nossa, como assim? Tem fonte disso aí? Quero ler! =)
Sergio
Que viagem....
Rafael Schüng
Exato. Humanos seriam computadores perfeitos.
Thiago Lopes
Mas aí você está supondo que você é uma simulação neural de um ser humano existente no "outside", igual Matrix. E se você for apenas um programa? Uma simulação totalmente digital. Tirando sua vida aqui, você simplesmente desapareceria... Então, qual seria o motivo de desaparecer, se você sequer teria consciência de seu desaparecimento?
Thiago Lopes
"Porque diabos alguém faria isto ?"
Pelo mesmo motivo que o pensador profundo projetou a Terra e que cultivamos culturas de bactérias. Um sistema controlado e totalmente isolado, evoluindo independe das variáveis externas, quando isolamos variáveis, fica mais fácil estudar algo. Ou seja, se a simulação ocorrer ou se ela está ocorrendo, ela é uma grande experiência social.
vcreceberadinheiro
http://jornaloide.com/carma...
Richard
Legal o artigo Matheus! Mas não é totalmente impossível a detecção de que estamos numa simulação. Li um artigo que argumenta que a projeção de uma simulação causaria distorções nos raios cósmicos que poderiam ser detectadas e que corroborariam para essa teoria.
Rafael Schüng
Visto que a programação com linguagens funcionais e concorrentes tem sido um grande sucesso é bem provável o fato de que o universo é um simulação. Realmente seria muito interessante ter humanos programados da mesma forma que algoritmos genéticos. Aliás !!! é bem melhor ter algo que se adapte ao invés de dar uma de "criacionista" e ter o trabalho de desenvolver algo que seja extremamente limitado e apenas usável um única vez. E você então se pergunta:
-- "Porque diabos alguém faria isto ?"
e a minha resposta talvez seria:
-- "Pela mesma razão que nós humanos desenvolvemos algoritmo genéticos."
E você novamente questionaria:
-- "Mas se nós desenvolvemos algoritmos genéticos para resolver problemas, Qual seria o problema que temos que resolver ?"
e novamente eu responderia: "Qual problema eu não sei, Até porque existem vários. "

As razões pelas quais os humanos estariam programados seriam desde a terraformação(criação de ambientes favoráveis para outras espécimes ou até mesmo resultados que podem favorecer o "mundo real") até mesmo a descobertas novas ciências, dados e informações. Isto é !!! mesma forma que computares fazem por nós !!! Nosso mundo é cheio de probabilidade tão grandes quanto imaginamos.
Desculpa. Viajei demais na ficção aqui.
Jefferson Conceição
Eu não citei para o meu caso, eu citei pra quem tem esse tipo hipótese.
Matheus Gonçalves
Nem tudo precisa ser sobre política, gente... Vamos analisar o argumento científico da hipótese ;)
Weslly Barros
O arquivo do brasil esta com vírus então.
Matheus Gonçalves
Não vai. Se você fizer tudo isso, todas as leis físicas e biológicas serão acionadas normalmente, e você vai morrer dentro daquela realidade sem saber se era simulação ou não.
Jefferson Conceição
Então pule na frente de um carro, então pule de cima de um prédio, corte sua garganta e seu pulso, tome banho de ácido sulfúrico, coloque pneus no corpo, jogue gasolina e dapois acenda um isqueiro e pronto assim cada um vai saber se a realidade é uma simulação ou não.
Antonio Souza
Eu acredito que seremos capazes de simular pelo menos uma cidade onde poderemos conviver com pessoas reais e simuladas onde será até difícil saber que é real ou uma simulação.
Já se somos uma simulação... uma hipótese até então.
Matheus Gonçalves
Tá, esse é outro tipo de "simulação", comportamental. Aí o foco seria completamente diferente do que foi perguntado no texto, mas o ponto de vista é interessante também, do ponto de vista filosófico.
Alpha Delta Victor
Espero que o cancelamento dessa série ótima seja apenas uma simulação também!
Rodrigo Sena
O cara responsável pela área do Brasil, instalou o Baidu sem querer aqui :(
Exibir mais comentários