Início » Aplicativos e Software » Como recuperar fotos apagadas do Android [e outros arquivos]

Como recuperar fotos apagadas do Android [e outros arquivos]

Saiba como recuperar fotos apagadas do celular (Android) e tenha de volta imagens e vídeos que excluiu

Por
3 anos atrás

Você decide limpar o Android e apagar arquivos inúteis do seu smartphone, mas percebe que, por engano, deletou uma foto ou um vídeo importante. Para piorar, você não tinha cópia. E agora? Não precisa se desesperar: com ferramentas como Recuva e DiskDigger você pode tentar recuperar fotos apagadas do celular (ou vídeos).

Explicamos o passo a passo a seguir. Se for uma foto apagada do WhatsApp, veja a dica.

Como recuperar fotos apagadas de um celular Android

Como recuperar arquivos apagados do microSD: Recuva

O primeiro passo consiste em baixar o Recuva  e instalar em um computador com Windows. Feito isso, conecte o microSD à máquina. Se você não tiver um leitor de cartões, pode usar um adaptador para ligar o microSD a uma porta USB, fazendo o dispositivo se passar por um pendrive.

Agora, abra a ferramenta.

O Assistente do Recuva aparecerá. Escolha a opção All Files (Todos os arquivos) e clique em Avançar. Na sequência, habilite a opção Em um local específico e localize a unidade que corresponde ao seu microSD, clique novamente em Avançar e em Iniciar.

Você pode usar o Recuva para recuperar fotos apagadas de um celular Android

Recuva

A recuperação vai começar.

Se o seu cartão tiver muito espaço, é normal o procedimento durar vários minutos. Espere. Ao final, a lista de arquivos recuperados aparecerá. Aqueles que estiverem perfeitos estarão marcados com um ícone verde. Selecione-os e clique em Recuperar. Depois, basta escolher um local para armazenar o arquivo e aguardar.

Você pode usar o Recuva para recuperar fotos apagadas de um celular Android

Como recuperar arquivos deletados do celular: DiskDigger

Se o arquivo apagado acidentalmente estava armazenado na memória do smartphone ou se o Recuva não reconheceu o microSD, a saída é usar um app específico de recuperação no próprio Android. A nossa escolha fica para o DiskDigger por conta de sua facilidade de uso (note, porém, que a versão gratuita recupera apenas fotos). Mas há outras opções, como o MobiSaver e o GT Recovery.

Depois de instalar o aplicativo, é importante evitar ao máximo usar o smartphone para impedir que arquivos já existentes sejam alterados ou que novos dados sejam gravados. Essas ações podem dificultar a recuperação. Para isso, vale até colocar o dispositivo em “modo avião”. Assim você impede apps de serem atualizados ou sincronizados automaticamente.

Como recuperar fotos apagadas do Android

O procedimento é simples. Abra o DiskDigger e clique em Iniciar varredura básica de fotos. Se você quiser recuperar outros tipos de arquivos, como vídeos e áudio, precisará adquirir a versão Pro do DiskDigger, que custa cerca de R$ 10.

Você pode usar o DiskDigger para recuperar fotos apagadas de um celular Android

DiskDigger

A varredura terá início.

O procedimento poderá durar vários minutos de acordo com o tamanho do espaço para dados disponível, por isso, tenha paciência. Ao final, basta selecionar os arquivos que você deseja recuperar da lista que o app exibir e clicar em Recuperar (ou equivalente).

No passo seguinte, você deve escolher em qual local salvar os arquivos recuperados. Você pode escolher serviços nas nuvens (como Dropbox e Google Drive), fazer upload para um servidor de FTP ou armazená-los no próprio smartphone (escolha uma pasta fácil de memorizar).

Você pode usar o DiskDigger para recuperar fotos apagadas de um celular Android

Salvando os arquivos recuperados

Importante ao recuperar fotos apagadas

Antes de encerrar, uma observação importante: as ferramentas mencionadas aqui não fazem “milagres”, ou seja, não há garantias de que absolutamente todos os arquivos excluídos serão recuperados. Em alguns casos, os aplicativos de recuperação precisam fazer uma análise profunda. Para isso, é necessário “rootear” o Android, ou seja, habilitar uma função que permite alterações que o usuário comum não pode executar.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.