Como recuperar fotos apagadas do Android [e outros arquivos]

Saiba como recuperar fotos apagadas do celular (Android) e tenha de volta imagens e vídeos que excluiu

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como recuperar fotos apagadas do Android

Você decide limpar o Android e apagar arquivos inúteis do seu smartphone, mas percebe que, por engano, deletou uma foto ou um vídeo importante. Para piorar, você não tinha cópia. E agora? Não precisa se desesperar: com ferramentas como Recuva e DiskDigger você pode tentar recuperar fotos apagadas do Android (ou vídeos).

Explicamos o passo a passo a seguir. Se for uma foto apagada do WhatsApp, veja a dica.

Como recuperar fotos apagadas do Android

Como recuperar arquivos apagados do microSD: Recuva

  1. Baixe o Recuva e instale em um computador com Windows;
  2. Conecte o microSD à máquina. Se você não tiver um leitor de cartões, pode usar um adaptador para ligar o microSD a uma porta USB, fazendo o dispositivo se passar por um pendrive;
  3. Abra a ferramenta. O Assistente do Recuva aparecerá. Escolha a opção All Files (Todos os arquivos) e clique em Avançar.
  4. Na sequência, habilite a opção Em um local específico e localize a unidade que corresponde ao seu microSD, clique novamente em Avançar e em Iniciar.
    Você pode usar o Recuva para recuperar fotos apagadas de um celular Android
  5.  A recuperação vai começar. Se o seu cartão tiver muito espaço, é normal o procedimento durar vários minutos. Espere. Ao final, a lista de arquivos recuperados aparecerá. Aqueles que estiverem perfeitos estarão marcados com um ícone verde. Selecione-os e clique em Recuperar;
  6. Escolha um local para armazenar o arquivo e aguardar.
Você pode usar o Recuva para recuperar fotos apagadas de um celular Android

Como recuperar arquivos deletados do celular: DiskDigger

Se o arquivo apagado acidentalmente estava armazenado na memória do smartphone ou se o Recuva não reconheceu o microSD, a saída é usar um app específico de recuperação no próprio Android.

A nossa escolha fica para o DiskDigger por conta de sua facilidade de uso (note, porém, que a versão gratuita recupera apenas fotos). Mas há outras opções, como o MobiSaver e o GT Recovery.

Depois de instalar o aplicativo, é importante evitar ao máximo usar o smartphone para impedir que arquivos já existentes sejam alterados ou que novos dados sejam gravados. Essas ações podem dificultar a recuperação. Para isso, vale até colocar o dispositivo em “modo avião”. Assim você impede apps de serem atualizados ou sincronizados automaticamente.

O procedimento é simples. Siga o passo a passo abaixo.

  1. Abra o DiskDigger e clique em Iniciar varredura básica de fotos. Se você quiser recuperar outros tipos de arquivos, como vídeos e áudio, precisará adquirir a versão Pro do DiskDigger, que custa cerca de R$ 10;
    DiskDigger para recuperar fotos
  2. A varredura terá início. O procedimento poderá durar vários minutos de acordo com o tamanho do espaço para dados disponível, por isso, tenha paciência. Ao final, basta selecionar os arquivos que você deseja recuperar da lista que o app exibir e clicar em Recuperar (ou equivalente);
  3. Você deve escolher em qual local salvar os arquivos recuperados. Você pode escolher serviços nas nuvens (como Dropbox e Google Drive), fazer upload para um servidor de FTP ou armazená-los no próprio smartphone (escolha uma pasta fácil de memorizar).
    DiskDigger para recuperar fotos

Importante ao recuperar fotos apagadas

Uma observação importante: as ferramentas mencionadas aqui não fazem “milagres”, ou seja, não há garantias de que absolutamente todos os arquivos excluídos serão recuperados. Em alguns casos, os aplicativos de recuperação precisam fazer uma análise profunda. Para isso, é necessário “rootear” o Android, ou seja, habilitar uma função que permite alterações que o usuário comum não pode executar.

Mas, antes de qualquer coisa, vale tentar as dicas desse tutorial. Elas não demandam muito tempo e podem ser a solução ideal para você recuperar as fotos desejadas no Android.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados