Início » Comportamento » Tem vergonha de usar Siri ou Google Now em público? Você não está sozinho

Tem vergonha de usar Siri ou Google Now em público? Você não está sozinho

Quase todo mundo conhece os assistentes de voz, mas somente 6% dita comandos em público

Paulo Higa Por

Os assistentes de voz podem resolver problemas rapidamente sem que você precise tocar no smartphone, mas quase ninguém gosta de utilizá-los em público. Uma pesquisa da Creative Strategies mostra que quase todos os proprietários de iPhones nos Estados Unidos já utilizaram a Siri, mas apenas 3% dão comandos quando estão na rua ou em frente a outras pessoas.

O estudo foi realizado com 500 consumidores e revela que os assistentes pessoais são bem conhecidos: 98% já utilizaram a Siri e 96% já acionaram o Google Now por voz. A maioria deles (70% e 62%, respectivamente) dita os comandos apenas “raramente” ou “algumas vezes”. Os números da Cortana não foram divulgados porque a empresa não obteve um número estatisticamente relevante de usuários de Windows Phone.

google-now-ok-voz-assistente

O uso de assistentes pessoais em público é bem maior no Android (12%) do que no iPhone (3%). Uma possível explicação para esse fenômeno é que, nos Estados Unidos, os usuários de Android são mais propensos a terem utilizado uma rádio iDEN no passado (como os da Nextel) e, por isso, estão mais acostumados a falar em público com o telefone.

Portanto, é provável que os números sejam menores ou maiores em outras regiões devido a diferenças culturais. Na Europa, por exemplo, o push-to-talk não vingou porque as pessoas não consideravam aceitável ter suas conversas escutadas por pessoas nas proximidades. Na Ásia, muitos usuários cobrem a boca enquanto estão falando no celular.

Como esperado, a maioria (51%) utiliza assistentes de voz no carro — a partir de novembro, dirigir manuseando o celular será considerado infração gravíssima e dará multa de R$ 293,47. Na média, 39% dos usuários aciona a Siri, Google Now ou Cortana em casa, 6% em público e 1,3% no trabalho.

E você, fala sem problemas “E aí, Siri?” ou “Ok Google” no meio da rua?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tori
"Os números da Cortana não foram divulgados porque a empresa não obteve um número estatisticamente relevante de usuários de Windows Phone." AQUELE 0,1%
Armando Augustus Freire
Hmm, usei o contexto todo em inglês, por isso frisei o "on Spotify". Se estiver usando em PT, obviamente, "no Spotify" será suficiente...
Alexandre
Não precisa falar "on Spotify" em inglês, fale "no Spotify" em português mesmo!
Fábio de Jesus
Eu tenho o costume de usar quando quero ir pra algum lugar, pego o celular (moto X 2) digo ok moto X e já digo, me leve para tal endereço ou tal local, é mais simples do que digitar
Arthur Dubeux
Eu já tentei usar mas não me acostumei. Ficava só inventando frases para ela dizer alguma coisa engraçada depois me cansei e desliguei pois achei que consumia menos bateria (Siri).
Armando Augustus Freire
Opa, blz! Não esquece do "on Spotify" no final! Depois conta aí no que deu! :-)
Basquens
Vou testar!
Bruno Borret
Nunca utilizei em público porque mesmo em casa eu preciso falar em auto e bom som para o Google Now ativar, imagino em público com o ruido de pessoas, carros... teria de gritar. Não muito prático e meio constrangedor
Armando Augustus Freire
Ué, mas isso ele já faz e eu uso! É só usar "Ok Google Now: play blablabla* on Spotify" * - playlist, artista, álbum, etc.
Tartaruga Mutante
Imagine a situação onde vc vai no restaurante e pede pelo celular sem precisar de um garçom pra vir anotar seu pedido, ta aí um exemplo prático, eu não teria vergonha.
Tartaruga Mutante
A não ser em casos onde vc esta passando uma informação muito particular em voz alta, acho uma grande besteira essa vergonha, é a mesma coisa que falar com outra pessoa pelo celular, com o tempo a vergonha vai diminuir e isso vai se popularizar (depende de avanços na IA dos assistentes tb).
Thiago Sabaia
Pelo celular eu não tenho vergonha, só falar baixo como se estivesse respondendo um audio no WhatsApp. Tenho vergonha de usar os comandos de voz pelo relógio.
Thiago
Ligar celular, destravar tela e aí comando de voz? Não, ainda não é prático. Única utilidade que vejo: quando se está dirigindo, e, ainda assim, acho o entendimento muito ruim.
Fabio Alvez
Eu peço pra Cortana desligar o pc e ela não entende, essa burra! Ela abre um resultado de buscas na web.
Zanac_Compile
Se você falar: - E aí Siri - Avisa pra minha esposa que vou almoçar em casa hoje (enviando mensagem) É muito prático. Mas concordo com a matéria. Em público é ridículo, pelo menos por enquanto. Só uso sozinho, dirigindo o carro. Não é só prático é rápido, é uma questão de segurança no volante. É lei.
Exibir mais comentários