Os smartphones com Android 5.0 ou superior receberão a partir desta quinta-feira (9) o recurso Nearby, que sugere aplicativos e ações com base na sua localização. Com a função ativada, o aparelho recebe sinais emitidos por beacons e outras tecnologias sem fio, automatizando suas tarefas em diversas ocasiões.

É um recurso semelhante ao Aplicativos Sugeridos, que surgiu no iOS 8 e mostra um ícone no canto inferior esquerdo da tela em determinados lugares. Se você estiver no aeroporto, por exemplo, o iPhone pode exibir automaticamente um atalho para o aplicativo da sua companhia aérea; ao arrastá-lo para cima, ele é executado e você pode consultar informações do seu voo ou adiantar o check-in.

united

No Android, o Nearby te alertará sobre novos aplicativos por meio de notificações de baixa prioridade. Ele funciona inclusive com outros gadgets: comprou um Chromecast e acaba de ligá-lo na TV? Seu Android receberá uma notificação perguntando se você deseja configurá-lo, sem precisar abrir manualmente a Play Store e baixar o aplicativo do Google Cast. O mesmo acontecerá com smartwatches com Android Wear.

Cast Setup

O Google já revelou alguns dos parceiros no exterior: a CVS Pharmacy pode sugerir que você imprima as fotos armazenadas no smartphone assim que você chegar à farmácia; o The Broad vai oferecer tour em áudio do museu; e alguns aeroportos nos Estados Unidos permitirão que os norte-americanos pulem as filas de imigração e alfândega (podia ter isso por aqui).

A empresa não informou quais empresas brasileiras utilizarão o recurso, mas a API do Nearby está disponível desde julho de 2015 — é uma questão de tempo até os desenvolvedores adotarem a novidade.

Para que o Nearby funcione, é necessário manter o Bluetooth e a localização ativados no smartphone. Assim que você receber o primeiro beacon, o aparelho mostrará uma notificação perguntando se deseja habilitar o recurso. A novidade está sendo distribuída a partir desta quinta-feira (9), no Google Play Services 9.2. Ela estará disponível inicialmente nos aparelhos com Android 5.0 ou superior, mas o Google promete levá-lo ao Android 4.4 em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

caiqe
Depende do uso, no meu caso toda vez que vou correr quando chego no portão de casa e ligo a tela do meu celular (iphone) o icone do strava ta lá no jeito para abrir, é simples mas prático quando o app sugerido é oqe vc qer
Antonio Júnior
Agora pensa... deixar ligado bluetooth, além da localização, pra usar isso, mais o Google Now pra quem usa... a bateria vai lá pra zona. Já não uso o Google Now porque acho desnecessário e por consumir muitos dados e bateria, isso então, jamais. rsrs
Thiago
Sério? Eu não consigo ver uma utilidade para isso... Você já vivenciou situações que esta funcionalidade se ajudou de alguma forma?
Will

Bem interessante, mas pouquíssimas pessoas (creio eu) deixam ambos ligado, eu sempre deixo a localização ligada, mas venho deixado ultimamente o bluetooth também pois comprei um Mi Band, mas se não fosse por isso, ficaria desligado.

Weller Santibanez
Bem interessante, mas pouquíssimas pessoas (creio eu) deixam ambos ligado, eu sempre deixo a localização ligada, mas venho deixado ultimamente o bluetooth também pois comprei um Mi Band, mas se não fosse por isso, ficaria desligado.
Thiago Sabaia
É algo que sentia falta no Android.