Início » Celular » Xperia X e XA são os novos aparelhos da Sony no Brasil

Xperia X e XA são os novos aparelhos da Sony no Brasil

Eles não serão baratos, com o Xperia X custando nada menos que 3.799 reais

Paulo Higa Por

A Sony lançou nesta quinta-feira (9) sua nova linha de smartphones no Brasil. São dois aparelhos: o Xperia X, um celular com hardware não muito potente, mas que será vendido com preço de topo de linha; e o Xperia XA, que possui um design praticamente sem bordas e estará posicionado no segmento dos intermediários premium, competindo diretamente com Moto G4 Plus e Galaxy A5 (2016).

sony-xperia-x

Xperia X

O Xperia X é o quase topo de linha da Sony, com processador hexa-core Snapdragon 650, tela de 5 polegadas com resolução de 1920x1080 pixels, 3 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 200 GB). A Sony diz que a bateria de 2.620 mAh dura até dois dias. Visualmente, ele é bastante parecido com o Xperia Z5, contando inclusive com o leitor de impressões digitais na lateral, mas não há resistência contra água.

O foco do Xperia X está nas câmeras. A traseira possui sensor grande de 1/2,3 polegada com resolução de 23 MP e ISO até 12800 para tirar fotos com baixa iluminação. Já a frontal traz um sensor de 13 MP, pouco comum em aparelhos que não são voltados especificamente para selfies, como o Zenfone Selfie. Uma característica bem estranha para um smartphone desse nível é que a filmagem está limitada a 1080p; não há suporte a 4K.

xperia-x

Assim como fez a LG no G5 SE, a Sony venderá um smartphone com processador fraco em relação aos topos de linha, mas com preço de topo de linha: ele custará nada menos que R$ 3.799 na variante com suporte a dois chips, de 64 GB.

Xperia XA

O Xperia XA tem proposta mais parecida com a do Moto G4 Plus, sendo uma espécie de intermediário premium. Ele tem processador octa-core MediaTek Helio P10, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 200 GB) e bateria de 2.300 mAh. As câmeras são de 13 MP (traseira) e 8 MP (frontal) e prometem "fotos incríveis com baixa luminosidade agora nas duas câmeras".

xperia-xa

xperia-xa-2

É o aparelho mais legal da linha. Apesar de ter painel de 5 polegadas com resolução de 1280x720 pixels, ele praticamente não tem bordas ao redor da tela, deixando a carcaça muito compacta. Só para ter uma noção, com 66,8 mm de largura, o Xperia XA se aproxima de aparelhos como o primeiro Moto G (65,9 mm), que tinha display de apenas 4,5 polegadas.

Como era de se esperar para um aparelho da Sony, o Xperia XA Dual será mais caro do que deveria, com preço sugerido de R$ 1.799, ou 300 reais mais caro que o Moto G4 Plus, considerado superior em praticamente tudo. Trata-se de um aparelho bacana para quem deseja um smartphone compacto; resta saber se as pessoas estão dispostas a pagar por ele. As vendas começam na próxima quarta-feira (15), junto com o Xperia X.

Primeiras impressões

Eu já mexi no Xperia X e XA em fevereiro, durante a Mobile World Congress, em Barcelona. Confira as primeiras impressões:

Nosso review será publicado em breve. O que vocês querem saber sobre eles?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo D Monkey
nossa achei que sem a tela quadhd o preço seria um pouco mais acessível... $ony é foda.
Yago G.
E esses preços? Um exagero.
David Souza Santos
Oh Bruna, nesse caso não há nem como comparar... Você tinha um Z2 que é top de linha, até hoje não deixa nada a desejar em desempenho frente aos tops atuais. Não há como comparar com o moto g3 que é um celular de entrada com algumas características de intermediário (resistência a água e câmeras, o processador é o mesmo do moto e2...). Não é culpa da marca Motorola, se você trocasse um top de qualquer marca, por um celular de entrada/intermediário de qualquer outra marca, sentiria a mesma diferença.
Jeiel Nóbrega
Z5 vai ter queda de preço daqui uns dois anos, triste realidade rsrs
Jeiel Nóbrega
Daqui a pouco os aparelhos da Sony vão fazer dos iPhones opção de custo-benefício. Que preços são esses?
Dan Morais
Gente, eu tinha ÓDIO do meu moto G2 enquanto estava no Lollipop, mas depois que ele recebeu o marshmallow e eu fiz um hard reset, não tenho mais nada a reclamar. Até mudei de ideia em trocar ele por um mais novo, ele supre bem e os valores atuais de forma alguma superam os 699 que dei nele.
Oliveira17
Onde consigo promoções boas de pacotes p/ viagem?
Isaac Andrada
Todas as cores estarão disponíveis no Brasil?
Douwe
Bruna, meu Moto G 2014 eu só uso atualmente para fazer e receber ligações e whatsapp com os clientes, e mais nada. Mas mesmo quando eu utilizava como aparelho pessoal, com muitos apps, não passei sufoco com ele, tirando o fato de que com dois meses de uso apareceu uma mancha azul na tela mas o display foi trocado em garantia pela Motorola sem maiores problemas. Fora isso, segue firme e forte.
David Diniz
Bom eu troquei um S6 EDGE em um Moto G4+ por causa do acabamento(não gostei nenhum pouco do acabamento em vidro) e outras muitas coisas que me desagradaram.
Ed
Meu Moto G 2 também está lastimável. Mas eu consegui dar uma sobrevida a ele, diminuindo os parâmetros de animações do Android (http://olhardigital.uol.com.br/noticia/recurso-secreto-pode-deixar-seu-android-mais-rapido/55690). Claro, não virou uma Ferrari, mas deu um alívio considerável na lentidão irritante dele.
Grupo Windows Telegram
Perdida? Nasceu ontem? Ela SEMPRE foi a Apple do Android. Sempre vendeu aparelhos com mesma especificações e design, que seu concorrentes vendem, por valores 30-40% mais caros. GRUPO WINDOWS no Telegram telegram.me/GrupoWindows
Bruna Biffi
Nossa Douwe, você está tendo sorte. Com o meu Moto G tenho vontade de chorar todos os dias ? principalmente porque ele tb deveria suprir minhas necessidades profissionais...
Bruna Biffi
Agora pensa, eu tinha um Xperia Z2 e tô com um Moto G3 ? Todos os dias tenho vontade de jogar esse Motorola na parede. TODOS os app demoram muuuito tempo para abrir, os app dão erro a todo momento e fecham sozinhos, os comandos lentos e demoram a responder, tive que colocar cartão de memória pra conseguir usar outros app, a câmera é lenta (fora que nem se compara à qualidade de imagem das câmeras da Sony), ele trava o tempo todo... detalhe: quase não tenho fotos ou vídeos, pois apago com frequência pra não pesar e o aparelho tem menos de um mês. Sei que pra muita coisa os valores abusivos não justificam e nem determinam qualidade, mas é por essas e outras que existem aparelhos de mil e outros de três mil. Os da Sony, que me custaram 2500, nunca me deram dor de cabeça.
jairo
O primeiro gadget com tela curvada foi o excelente N9 , preço de lançamento.... caem rapido
Trovalds
Ela nunca foi perdida. Isso é mania da empresa mesmo. Aliás desde sempre. Etiqueta de preços dos produtos deles é sempre 20% acima de qualquer semelhante da concorrência (isso estou sendo modesto). A marca tá sumida no BR porque os consumidores começaram a enxergar a concorrência e parar de comprar a marca.
Renan Maia Fernandes
Minha opinião é a mesma, sempre tive aparelhos da Sony e nenhum deu problema comigo, sempre funcionaram muito bem, sem bugs ou travadas, quando comprei um Moto X 2ªGen foi desastroso, em menos de 2 meses me deu mais dor de cabeça do que 4 anos com os da Sony (levei ele 3 vezes na assistência, na ultima vez colaram a grade do auto-falante com super bonder na minha frente!). Agora estou com um Samsung de nova geração, que está ok, mas ainda tenho vontade de pegar um Sony toda vez que vejo um.
Joseph Arimateias Diniz
Dos modelos lançados esse ano o que ainda possui algo parecido bom custo benefício parece o Asus. Apesar de eu detestar botões físicos, como estou pensando em trocar de celular, parece que vai ser minha troca... Está parecendo eleição, escolher o menos pior...
Paulo Bazaglia
E nada de atualização para o meu Xperia Z Ultra, não é, Sony?
Anderson Olliveira
Meu amigo enquanto existir uma coisa chamada iphone, essas porcarias com android nunca serão. A Sony acaba de dar um tiro na cabeça com esses preços.
Tartaruga Mutante
Abre a matéria, vê o preço. Sai da matéria.
Portuga Goleta
Moto Z force tem Snap 820 e 4GB de RAM
Gustavo Ventura
Concordo, atualmente utilizo um ZQ e já tive outros dois da Sony, todos excelentes. Certa vez, parti pra utilizar um Moto Atrix, e era problema atrás de problema. Minha esperança é que com esse lançamento do X, os Z5 tenham uma queda de preço... Aguardarei.
Comediante
Coitado do cara que deixar de comprar um Zenfone 2 Deluxe ou um Moto Maxx pra comprar um deseXperia XA pelo mesmo preço! HUE
Bruna Biffi
Olha, podem falar o que quiserem da Sony. Eu NUNCA tive um probleminha com os aparelhos, tirando o fato de que não são à prova e nem resistentes à água. Mas nenhum são, então, pouco importa. Tirando este fato, sempre funcionaram lindamente. Nunca travava, bugava, nada. E agora, estou com uma merda de Motorola que me faz sentir um pouco de raiva todos os dias! Nunca tive um aparelho tão, mas tão ruim em toda a minha vida. Juro! Até aqueles aparelhinhos velhos que nem são Android, deixam esse Motorola no chinelo. É uma pena que a Sony tenha preços tão absurdos, senão eu já tinha comprado outro ao invés dessa bosta que tô usando. Sei que a Motorola têm modelos e modelos, mas eu ja tive do mais simples ao mais top, da Sony, e nunca tive problema com absolutamente nada.
Douwe
Meu Moto X 2ª geração couro azul que comprei por 1149 temers sorri pra mim todas as vezes que eu vejo essas bostinhas custando os olhos da cara. OK que ele não é o melhor do universo, mas pelo preço que paguei valeu a pena e muito. O Moto G2 16GB geração que comprei na semana do lançamento por 749 e agora é meu celular profissional, também. Espero que eles durem bastante e só compro outro smartphone se for fora do país, os preços estão absurdos e eu trabalho de 8 da manhã até horário indefinido todos os dias, meu dinheiro é suado demais pra ficar torrando em um mero celular. Ao invés de pagar três, quatro mil reais em um aparelho pra pagar de rico prefiro gastar viajando, com 3k dá pra pegar uma promoção boa de passagens e vou dar uma volta na Zoropa ao invés de passar um feriadão morgando em casa.
pedroca
1,8k eu compro um mi5 e ainda sobra
Gertrudes, a Lhama
As câmeras dos Xperia são ótimas nos números. Na realidade, o software ferra tudo.
Gertrudes, a Lhama
Se o software de câmera for o mesmo utilizado no Z3 Compact no Marshmallow, já te adianto: é o mesmo horrível de sempre, o que mudou é que você pode pudar do modo automático pro manual por gestos. Configurações manuais se limitam a mudar exposição e ISO, mas com uma interface bem bosta
Gertrudes, a Lhama
Sei não, os Sony geralmente não desvalorizam tanto
Filipe Alberto
Basta fazer uma boa jogada de marketing, Pois boa parte dos brasileiros não liga para as especificações dos smartphones, só basta entrar no Face e no Whatsapp que o aparelho funciona perfeitamente para 97% da população.
Filipe Alberto
Verdade, estamos presos a esta nova realidade, com smartphones a preços absurdos.
Douglas
Tô falando.. isso de lançar uma versão capada com preço de topo de linha vai virar moda. Primeiro LG, depois a Sony e aposto que a próxima será a Motorola/Lenovo com aquele Moto Z. Ah, e reforçando o que eu comentei em outra notícia: PAREM DE LANÇAR MODELOS COM BATERIA INFERIOR A 3000MAH, PELO AMOR DE DEUS!!!
Anthony Fernando
Kkkkkkkkkkkk tchau, Sony, RIP.
Luiz Felipe
Nem precisar vir se for pra custar mais caro que o Z5 Premium, o que não duvido muito já que se trata da Sony ://
Luiz Felipe
E o XA Ultra?
Luiz Felipe
Parece que as fabricantes querem sair do Brasil e aí colocam um preço absurdo por um celular horrendo desses (falando em hardware) pra depois colocar culpa na crise, dizer que os impostos aqui são altos demais... Vai entender '-'
Baidu Instalado Com Sucesso!
Eu acho ridículo esse "parafuso" nas laterais dos telefones da Sonya.
Gabriel Brito
Tão lindos e tão caros. O Xperia XA tem quase tudo igual ou inferior ao meu C4 por 800 reais a mais, uma piada. Mas como todo Sony, é só aguardar e ver os preços despencarem.
Adriano Northingan
como meu Xperia T2 ultra HD quebro to pensando em comprar esse Xperia XA em bora o preço ta um pouco salgado
h1ghland3r
A estratégia da Sony no Brasil é certa: prejuízos.
Wmarote
O X Performance ainda vai ser lançado lá fora, sai em Julho nos EUA e alguns países da Europa, mas vai ser o mesmo preço lá fora do S7 e o G5 com 820, se o X tivesse sido lançado na faixa de 2600 seria o gap perfeito entre o X e o X Performance
Rafael Olah
Só estou vendo presos absurdos fora da realidade dos Brasileiros, começando pelo Moto G da quarta geração por 1500 reais com acabamento bem bosta se comparado com a Linha Moto X.
Bruno ?
"Quase todos" continua ruim então, mesmo que se fosse todos, não adianta ser igual a Mototola fez, onde a velocidade do obturador baixa, teria que ter no mínimo 4s em um celular deste valor.
Bruno ?
O X Performance lá fora esta £550, por quanto você acha que chegaria aqui?
Bruno Sanzio
Adoro rir dos lançamentos da Sony.
Willguevara
Vou sentir falta da LG e da SONY no mercado mobile brasileiro. Esses preços e esses recursos capados vão tirar as duas da jogada. Será que elas acham que o mercado mobile no país já está igual o automotivo onde o brasileiro aceita produto capado e superfaturado?
Vinicius Araujo
Sobre o Xperia X, é a versão Dual, tem 64GB de armazenamento. A Sony atualizou a informação na loja oficial deles.
Vinicius Araujo
Ouvi falar que a Sony liberou quase todos os controles manuais via atualização, exceto as fotos em RAW. Finalmente.
Mateus B. Cassiano
Até onde sei o X Performance não vem pro Brasil...
Bruno ?
Quero saber se finalmente há uma câmera com controles manuais decente ou continua com o software horrível de sempre.
Rodolfo Q.
Cogitei comprar o Xperia X, mas não vale o preço! Com R$3.799 eu compro o S7 edge. Sony anda perdida na hora de colocar preço em seus produtos.
Wmarote
Ñ esperava o Xperia X vir tão caro, com o X Performance para chegar ainda que podia chegar nesse preço, assim a Sony quer perder o pouco mercado que tem .
Supersonic
Aparelhos caros que não atraem, promete uma excelente câmera mas será que é melhor que a do galaxy s7?
Douwe
A Sony está pedindo pra morrer. O XA pode até vender alguma coisa, provavelmente em pouco tempo os preços vão estar nivelados com o do Moto G4. O X? Sem condições.