VLC

Sincronizar legenda. Só de ouvir essa frase muita gente já desiste de assistir ao filme. Mas não precisa ser tão radical: se você usa o VLC ou o Media Player Classic, sincronizar legendas .srt ou (ou em outro formato) é mais fácil do que parece. Damos todos os passos a seguir.

Como sincronizar legendas no VLC

Você provavelmente sabe disso, mas não custa avisar: antes de executar um filme com legenda no VLC (e em outros players), você precisa verificar se o arquivo do vídeo e o arquivo da legenda estão na mesma pasta e com o mesmo nome. Isso é importante para garantir que a legenda será exibida automaticamente quando a reprodução começar (só não mexa nas extensões).

O vídeo e a legenda devem ter o mesmo nome
O vídeo e a legenda devem ter o mesmo nome

Tudo ok? Agora abra o vídeo no VLC (baixe a versão mais recente do VLC aqui). Conversas começam a rolar, mas você notou que as legendas estão atrasadas ou adiantadas? Há um jeito bem fácil de resolver esse problema: pressione G em seu teclado para adiantar a legenda ou H para atrasá-la. Cada clique faz a legenda ser atrasada / adiantada em 50 milissegundos (ms). Continue apertando a tecla mais adequada até que tudo fique sincronizado.

Fácil, não? Mas, por alguma razão, pode acontecer de não ser possível resolver a falha de sincronia com as teclas. Não desista ainda: você pode fazer os ajustes de tempo manualmente.

  1. Vá em Ferramentas » Sincronização da Trilha » Sincronização;
  2. No campo Sincronização da trilha de legenda, vá clicando nas setas para cima ou para baixo para adicionar ou remover milissegundos.

Talvez você tenha que testar o vídeo várias vezes até achar o valor de tempo adequado, é verdade, mas esse método costuma funcionar.

VLC - sincronização de legenda

Na mesma tela, você também pode atrasar ou adiantar a execução do áudio do vídeo no campo Sincronização da trilha de áudio. Novamente, você poderá ter que fazer vários testes até encontrar o ajuste certo.

Mais uma dica: se notar que a legenda está sendo executada muito rapidamente, você deixá-la um pouco mais lenta no campo Velocidade da Legenda.

VLC - sincronização de legenda

Como sincronizar legendas no Media Player Classic (MPC)

Se o seu reprodutor de vídeo preferido é o Media Player Classic (baixe o MPC mais recente aqui), sem problemas: nele, também é possível sincronizar legenda.

Aqui, o truque das teclas também funciona, mas de um modo ligeiramente diferente: para adiantar legendas, pressione F1 em seu teclado; para atrasar, pressione F2.

Media Player Classic: F1 adianta; F2 atrasa
Media Player Classic: F1 adianta; F2 atrasa

Por padrão, o Media Player Classic trabalha com adiantamento / atraso de 500 ms. Se você quiser diminuir ou aumentar esse intervalo, faça o seguinte:

  1. vá em Reproduzir » Faixa de Legenda » Opções » Legendas;
  2. Procure o campo Passo do atraso. Perceba que o valor padrão ali é 500. Mude para o valor que você quiser;
  3. Se você inserir 25, por exemplo, cada pulo dos botões F1 e F2 acontecerá a cada 25 milisegundos.
Media Player Classic: intervalo de pulo

Não deu certo? Você pode então tentar adiantar ou atrasar ligeiramente o áudio. Para isso, vá em Reproduzir » Faixa de Áudio » Opções » Opções de Áudio. Ative o campo Atraso de áudio (ms) e, na caixa ao lado, acrescente ou tire milissegundos. Vá testando, ou seja, adicione ou remova milissegundos até encontrar o ajuste ideal.

Media Player Classic: intervalo de áudio

Agora é só curtir o filme 😉

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre VLC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados