Início » Telecomunicações » Finja surpresa: 99% são contra limitação na banda larga fixa em pesquisa do Senado

Finja surpresa: 99% são contra limitação na banda larga fixa em pesquisa do Senado

Mas aquele 1%...

Paulo Higa Por

O DataSenado, instituto de pesquisas do Senado Federal, realizou entre 16 de maio e 15 de junho uma enquete para descobrir o que os brasileiros pensam sobre os limites de consumo na banda larga fixa. O resultado foi revelado nesta quinta-feira (16) e não poderia ser muito diferente: 99% dos 608.470 internautas se mostraram contra as franquias de dados.

A pesquisa obteve recorde de participação, de acordo com o Senado. Os limites de dados na banda larga fixa estão sendo amplamente discutidos desde fevereiro, quando o Tecnoblog publicou em primeira mão a notícia de que a Vivo passou a impor franquias de consumo em novos contratos de internet. O assunto tomou ainda mais força após uma entrevista exclusiva com o CRO da Telefônica Vivo, Christian Gebara, que afirmou que a prática era uma “tendência mundial” e “caminho sem volta”.

De acordo com 64% dos participantes, com a limitação no consumo, a qualidade dos serviços de banda larga fixa vai diminuir; 32% acreditam que permanecerá igual e 2% apostam no aumento da qualidade. Além disso, 95% dos respondentes dizem que a satisfação dos clientes vai diminuir após a mudança.

cabo-rede-internet-banda-larga-ethernet-conexao-7

Poucos se mostram a favor do argumento da Anatel e dos executivos de operadoras, que defendem que o limite é melhor para quem utiliza pouco a internet, uma vez que quem consome menos estaria pagando pelos que consomem mais. 89% acreditam que os gastos dos clientes vão aumentar com os limites de franquia; apenas 6% dizem que vão diminuir e 4% afirmam que permanecerão iguais.

Outro ponto abordado pela pesquisa do Senado foi o bloqueio de aplicativos por decisões judiciais, tema no qual 87% dos internautas são contra e somente 8% a favor. Em maio, o WhatsApp foi impedido de funcionar em território nacional por se recusar a enviar dados de usuários investigados por crime organizado e tráfico de drogas. O aplicativo de mensagens argumentava que os dados não são armazenados nos servidores e, portanto, não poderiam ser fornecidos à Justiça.

limite-consumo

qualidade-gastos

bloqueio

lucro

satisfacao

marco-civil

Pelo menos 25 projetos de lei tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para proibir as franquias de dados, segundo o Instituto Beta para Internet e Democracia (Ibidem). A Anatel havia proibido os limites na internet fixa por tempo indeterminado, mas o presidente João Rezende afirmou posteriormente que a agência regulatória não pode interferir nos modelos de negócio das operadoras.

Nos novos contratos da Vivo, as franquias de dados são “promocionalmente ilimitadas” até 31 de dezembro de 2016. Depois do período, poderá haver redução de velocidade ou bloqueio da conexão se o consumidor atingir a franquia. A NET já possui há anos uma cláusula de limitação de dados nos contratos do Vírtua. A Oi também estabelece os limites, mas diz não aplicar as sanções.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz
Mas limite tem margem pra falcatrua, mesmo que você ganhe 1 tb de limite (o que supriria todas as necessidades) o consumo de dados aumenta anualmente. O meu medo e ganhar um limite razoável e esse nunca ser reajustado.
Antonio Souza
Claro que eu quero ilimitada e é a que uso em casa, mas a fornecedora de internet na minha região trabalha com um sistema limitado também. Por que não?

É assim: A internet ilimitada tem preço cobrado dentro do que qualquer outra fornecedora já cobra, mas criaram um serviço de internet limitado com vários valores.

Acredite, muita gente preferiu esse plano pois pelo tanto que usam vale o preço.
Se fosse algo assim, por mim estaria tudo bem.
Eu teria o que escolher. Apenas isso.
Meninão Bobo
A Live TIM é contra o limite de banda larga fixa.
Meninão Bobo
O presidente João Rezende + galera do obaoba to ganhandograna
Rodrigo Fante
É o que sempre digo também, já pagamos caro, já pagamos preço de ilimitada, agora, não sou contra criar planos mais baratos com franquia.
rodrigofante
É o que sempre digo também, já pagamos caro, já pagamos preço de ilimitada, agora, não sou contra criar planos mais baratos com franquia.
Henrique Accioly
A Live TIM é contra o limite de banda larga.
Anônimo, seu amigo no XXX
Explicação para os 1%: João Rezende votou 6.084 e terminou pensando: "Pronto, com isso devo garantir uns 62%".ledo engado. =
Anônimo Seu amigo no trabalho
Explicação para os 1%: João Rezende votou 6.084 e terminou pensando: "Pronto, com isso devo garantir uns 62%".
ledo engado. =]
otaviodecamposg
Nem vai.. Aproposito, isso é papo de terrorista.
Breno Da Silva Pereira
pão com...
tropaR
As operadoras estão cagando pra quem usa menos. O plano e´ no futuro próximo passar a cobrar muito por aquilo que nós temos hoje: Internet ruim, mas ilimitada.
Hugo D. Barbosa
Comedores de bosta com cobertura de doubleshit
Hugo Dias
Comedores de bosta com cobertura de doubleshit
Tiago Celestino
Com certeza pessoas contratadas por operadoras que apoiam esse tipo de estratégia.
Gustavo Hofer
simples resolver esse problema, criem planos pré-pagos de internet pra quem usa pouco, não foi isso que fizeram pra telefonia móvel e fixa? aliás os planos pré-pagos de telefonia móvel tem muito mais benefícios do que o pós-pago
The Moon
Imagina o desespero do leigo quando o WhatsApp não ficar vermelho
Hail Hidra
Imagina o desespero do leigo quando o WhatsApp não ficar vermelho
ochateador
São aproximadamente 608 mil pessoas que participaram da pesquisa, muito melhor do que ter apenas 100 pessoas participando da pesquisa e decidindo sobre algo que vai afetar o país inteiro.
igor
não isso ta errado.é que em horário de pico ele só tem obrigação de entregar media de 80% do valor contratado. essa é um dos motivos da diferença entre um link dedicado ele é de 99% da velocidade, full downloadupload e tem SLA limite de tempos para dar problema.
Luis Carvalho
Pagos pelas operadoras para opinar...
Luis Carvalho
Se as limitações acontecerem vai haver guerra civil!
Mario
Trolls!!!
Mario Porfírio Souza
Trolls!!!
Keaton
Essa pergunta foi formulada de forma meio errada...
O correto seria perguntar se a pessoa seria a favor se mantivesse o preço da ilimitada ou se aumentasse o preço da mesma. (muito provavelmente o pessoal seria a favor da primeira e contra a segunda)

Da forma que tá a franquia, sou contra: manter o preço e enfiar um limite tosco para vender uma ilimitada bem mais cara.

Se fosse diferente, até seria a favor: se a ilimitada mantivesse o preço e fosse criado um plano bem mais barato (ao menos 50% mais barato) com limite e esse limite fosse BEM explicado ao consumidor.

Do jeito que tá, tá uma porcaria mesmo.
Lubien
Tenho 60Mb pela net. Meu limite é 150GB, coisa que ultrapasso em menos de 10 dias. Triste
Wagner
Funcionarios grandes das empresas de telecom que limitam o uso.
Nilton (LOMEUTEC)
O que eu queria entender mesmo é quem se dá ao trabalho de votar numa pesquisa de opinião para dizer que prefere não opinar. O_o
Jean Rafael Tardem Delefrati
Pessoas que não sabem ler/interpretar e marcaram errado + donos e alto escalão das telefônicas.

Além disso, os dados são arredondados; se somente 1 pessoa respondesse que fosse favorável, seria justo que aparecesse 100% contra?
Gracyane Oliveira
Hoje quem tem internet de 15Mbits tem direito a aprox. 4.172GB.
Se as operadoras dessem 750GB elas estariam dado apenas 18% do que temos direito hoje.
Como as operadoras querem dar somente 120GB para essa velocidade, então agente vai ficar com somente 2,8% do temos direito hoje.

Agora imagina se a regra de negócio das operadoras fosse dessa forma:
Se hoje, sem franquia, pago RS100,00 por 4.172GB (velocidade:15Mbits) quer dizer que estou pagando RS 0,024 centavos por gigabyte trafegado. Transportando esse valor para o novo cenário de franquia, podemos ter a seguinte conta:

Meu consumo no mês é em média 550GB, então devo pagar no mês de internet: 550GB * 0,024 = RS13,20.
Se a conta das operadoras for desta forma, então se justifica ela dizer que quem consome pouco irá pagar pouco e quem consome muito deve pagar mais.
Petter
A única alegria no limite de franquia é que o Baidu e Hao123 teriam sua instalação via download bloqueada.
Petter
Mas aquele 1% é funcionário....
Petter
São todos os funcionários da Vivo, Claro, Net e Oi que por livre e espontânea pressão participaram da pesquisa.
Quindim
Eu sinceramente não sabia que o 4S ainda era vendido no varejo, e aqui aonde eu moro não tem Casas Bahia, então eu citei os exemplos que fazem parte da minha realidade :)
tropaR
E quem não consegue sair dos planos mais lentos? Eles que se virem?
Morro no centro de São Paulo, tenho fibra sendo comercializada aqui na rua e mesmo assim a Vivo me informou que não tem porta disponivel pra fibra no momento e ASDL por enquanto só..2Megas.(tenho 8 Mega), Pela sua lógica seria um ótimo negócio para as operadoras porque quase topos teriam que assinar plano ilimitado e pagar mais caro pelo que eles já tinham antes (download ilimitado).
Viu como esse papo de franquia na realidade brasileira não dá certo?
Baidu feat MC Brinquedo
Claro né, você fez do modo errado.Modo correto:Tony Starck, diretor de contas do WhatsApp manda avisar que estão acabando o números de contas de zap zap disponíveis no Brasil, assim sendo o Facebook estará excluindo as contas que não entrarem nesse link [LINK DA PESQUISA NO SENADO
Baidu Instalado Com Sucesso!
Claro né, você fez do modo errado.

Modo correto:

Tony Starck, diretor de contas do WhatsApp manda avisar que estão acabando o números de contas de zap zap disponíveis no Brasil, assim sendo o Facebook estará excluindo as contas que não entrarem nesse link [LINK DA PESQUISA NO SENADO]. Após responder corretamente, a cor da bolinha do seu WhatsApp mudará de verde pra vermelho e você confirmará que sua conta é ativa. Eu fiz e deu certo.

Repasse isso para 20 Grupos ou o seu zap zap e seu feice será bloqueado a partir de amanhã.
Baidu feat MC Brinquedo
Só tá errado na informação do 5S e na loja.No caso seria o 4S e as lojas seriam as Casas Bahia.
Baidu Instalado Com Sucesso!
Só tá errado na informação do 5S e na loja.


No caso seria o 4S e as lojas seriam as Casas Bahia.
Baidu feat MC Brinquedo
"Finja surpresa"Jurava que tinha acessado o meiobit hehehe.Mas sim, temos que achar esses 1% e fazer um estudo no "celebro" desses seres deshumanos.
Baidu Instalado Com Sucesso!
"Finja surpresa"

Jurava que tinha acessado o meiobit hehehe.

Mas sim, temos que achar esses 1% e fazer um estudo no "celebro" desses seres deshumanos.
Rodrigo Fante
Da velocidade? Aqui em casa entregam certinho.Agora franquia é um problema mesmo.
rodrigofante
Da velocidade? Aqui em casa entregam certinho.

Agora franquia é um problema mesmo.
Luciano dos Santos Raposo
Esses são os funcionários da Anatel, Vivo, Tim, Claro que devem ter sido obrigados a votarem a favor para não perder os seus empregos.
edson matheus
se fosse velocidade real ate concordaria, mas apenas consumismo realmente 10%
Orlando C. Neto
Se pelo menos as franquias fossem justas e houvesse opções de pacotes de internet decentes não teria essa treta toda ...

Ex.:
1~2MB = BÁSICO: 300GB
4~8MB = BRONZE: 500GB
10~15MB = PRATA: 750GB
20MB Acima = OURO: 1TB
ILIMITADO (Taxa extra pra se tornar ilimitado)
Gabriel Gonçalves
Também tenho curiosidade disso, mas lembrei que a primeira pergunta (e principal) era um pouco "confusa" caso quem esteja participando não pudesse estar focado na pesquisa. Acho que pelo menos pode ter uma parte deste 1% que tenha acontecido isto.
Thiago Sabaia
Depois de resolver esse caso o governo poderia aproveitar e resolver também a questão do corte na internet móvel.
William Ferreira
Mas aquele 1% é vagabundo OÔ!
William Ferreira
Não é aplicável a lei do direito adquirido? A Oi tem esta cláusula há mais de 10 anos e nunca a aplicou.
Quindim
Com certeza são os coxinhas golpistas batedores de panela que agora já estão arrependidos de terem tirado a presidenta eleita democraticamente por 54 milhões de votos, e que como são ricos a andam do alto de suas SUV's brancas tripudiando dos mais pobres, não se importam em pagar o quanto for a mais só pra ter um serviço diferenciado da população mais humilde que não pode se dispor a tirar a maior parte do seu bolsa família para pagar a internet, pois eles já estão muito ocupados usando esse dinheiro para pagar as prestações do carnê de 24x da magazine luiza no qual compraram seus iPhones 5S para poder ter um pequeno porém singelo gosto no qual a burguesia opressora, odiadora de pobres usufrui.


Perceba, esse comentário é 150% ironia, antes que me apedrejem.
ochateador
Anatel deve estar se esquecendo que com franquia na internet móvel/fixa ela impede milhões de brasileiros de ter um acesso adequado a informações úteis e educação de qualidade.
Que seja proibido por lei franquia na internet fixa e móvel.
Kelves Medea Dos Santos
As vezes nem é isso, as vezes a pessoa não viu que tinha essa pesquisa, eu passei para todos os grupos que eu tenho tanto no facebook quanto no whatsapp, mas nem todo mundo teve capacidade para passar pra frente essa informação.
Caio Alexandre
Espero que sirva pra algo.
Ed. Blake
Engraçado é que "quem consome menos paga por quem consome mais" mas os novos planos com franquia custam o mesmo (ou até mais) que os planos antigos sem franquia.
Comediante
Engraçado é que "quem consome menos paga por quem consome mais" mas os novos planos com franquia custam o mesmo (ou até mais) que os planos antigos sem franquia.
Daniel Andrade
Sempre tem os contras, mais iremos rezar para que isso não se concretize, afinal já estamos ruim das pernas e com mais esse ônus melhor voltarmos pra idade das pedras
Louis
Por incrível que pareça, em fóruns que discutem esse assunto é surpreendente a quantidade de pessoas "informadas" que defendem a postura da Anatel - e inclui muitos partidários da presidente afastada.
Ricardo - Vaz Lobo
Quem clicou errado tb conta.
Ricardo - Vaz Lobo
Ponderando: Aquele usuáriozinho que usa franquia de R$ 0,99 por dia pra
ver nude no uatizapi ou falar "bom dia" no Fb não tá lá muito preocupado
com essa pesquisa, daí já reduz muito o espectro.
As pesquisas
funcionam por amostragem (vide aquelas que são feitas em período
eleitoral SEM POLEMIZAR OK??) e tendo em vista o quanto de gente tá
pluta com esse papo de limitação, o n° de pesquisados é sim relevante.
Há de concordar que uma pesquisa com "toda opinião pública brasileira" seria mais um custo bizarro nos bolsos já devidamente esfarrapados.
Baio-kun
bots das operadoras, unica explicação plausível.
Muriel
bots das operadoras, unica explicação plausível.
tuneman
com certeza nao reflete, pois a pesquisa nao está sendo aplicada em toda a população brasileira.
Gracyane Oliveira
Essa pesquisa do senado tem um ponto ruim. Quando agente entrava no site para votar havia uma informação de que a pesquisa não refletia a totalidade da opinião pública brasileira.
Fabiano
Desinformados, manipulados, área política e interessados
Chicken Little
Desinformados, manipulados, área política e interessados
Feripe Hatsune
Eu também queria saber quem são os 1% dos [coloque seu adjetivo aqui]
leoleonardo85
Entro pra ler a noticia com atenção e seriedade, ai leio no subtitulo "Mas aquele 1%..." e a atenção dá lugar a risada ahahahha


No mais, seria ainda mais engraçado ver o que a VIVO tem a dizer desse percentual.