Tecnoblog
Razão Social Oi S.A.
Fundação 1 junho, 1998
Rio de Janeiro, RJ
Website Oficial www.oi.com.br

Oi

A Oi é a quarta entre as quatro maiores operadoras de telefonia do Brasil, mas ainda assim tem relevância no mercado. Trata-se de uma empresa brasileira que foi derivada da estatal Telebrás, que depois originou a Telemar e agora se chama Oi.

Fundada em 1998, a então chamada Telemar operava apenas no litoral brasileiro, abrangendo as regiões sudeste, nordeste e norte (por isso o sufixo mar).

Em 2007, a Oi unificou todas as suas subsidiárias nos 16 estados que operava, todas sob o nome que a companhia usa até hoje. Em 2008, a empresa passou a atuar em São Paulo.

Um ano depois, em 2009, para expandir ainda mais suas operações, a Oi comprou a Brasil Telecom por R$ 5,8 bilhões de reais. A fusão foi estratégica porque a Brasil Telecom funcionava em regiões do país que a Oi ainda não trabalhava.

Em 2013, a empresa se fundiu com a Portugal Telecom, mas com uma aquisição conturbada que envolveu rombo de caixa e dívidas, a Oi vendeu a empresa dois anos depois para a neerlandesa Altice.

Até o início de 2021, Oi estava presente em 16,25% do mercado de telefonia celular, com 36 milhões de linhas e mais de 70% da população coberta com a tecnologia 4G. Entretanto, este cenário tende a mudar, já que empresa vendeu a Oi Móvel para a concorrência, e o processo para permissão da transação está em andamento.

Atualmente, Oi oferece planos de celular pré e pós-pago, além de internet banda larga. Apesar de não ter TV por assinatura, a Oi tem o Oi Play, que é um serviço de streaming próprio da operadora, como benefício para alguns clientes. Futuramente, a empresa afirma que seu foco será direcionado para a Oi Fibra.

Continue lendo »

Tudo sobre Oi