Início » Antivírus e Segurança » A autenticação em duas etapas do Google está bem mais prática

A autenticação em duas etapas do Google está bem mais prática

Recurso chamado "solicitação do Google" permite que você faça login na sua conta pelo smartphone

Jean Prado Por

2fa-google-celular-capa

Normalmente, ativar a autenticação por duas etapas na sua conta significa abrir mão da comodidade. Não mais: uma atualização do aplicativo do Google agora permite que você use o próprio celular para verificar o login, precisando de apenas um toque para autenticar. Sem códigos chatos!

Para fazer a configuração, basta clicar aqui ou ir em Minha Conta > Login e segurança > Como fazer login no Google > Verificação em duas etapas. Logo abaixo, você verá Configurar uma segunda etapa alternativa, que abriga os códigos de backup e a chave de segurança. Basta clicar em Solicitação do Google, que é o nome da nova função, e selecionar o seu dispositivo.

2fa-google-celular 2fa-google-celular-3

Obviamente, para usar esse recurso, você precisa ter um smartphone conectado à conta do Google. Ele pode ser um Android (compatível em todos que têm a última versão do Google Play Services) ou um iPhone (5s ou superior). No caso do iOS, também é necessário ter o aplicativo de busca do Google instalado. Caso você tenha mais de um dispositivo, pode configurar em todos sem problema algum.

Apesar de estar sob o menu de segunda etapa alternativa, a solicitação do Google será o método de autenticação de duas etapas padrão (mas obviamente você não precisa descartar o seu método principal). É um recurso interessante porque muitas formas de autenticação são um pouco engessadas, como SMS (que depende da boa vontade da sua operadora) e Google Authenticator (que é bem limitado).

Leia também: Como usar autenticação em duas etapas de uma forma menos dolorosa

Existe uma alternativa melhor: o Authy, como já indicamos aqui, é uma boa opção para ter sincronização das chaves entre dispositivos, mas até agora não tinha como fugir do código de seis dígitos de uma forma tão fácil. A chave de segurança, que permite a autenticação por meio de um dispositivo USB, era um meio interessante. Mas fique avisado: você não pode usar a chave de segurança e a solicitação do Google ao mesmo tempo.

Quanto tempo até outras empresas implantarem algo parecido? Precisamos.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maximilian Deister
Microsoft já tinha algo assim há décadas.
Maycon Cruz
Gerenciadores de senha trivializam essa etapa.
F. S.
Pelo que vi num outro comentário aqui, isso de dizer que o aparelho não tá conectado tem que ir tentando até conseguir.
Zanac_Compile
Já foi o contrário, esse argumento era do Linux e só quando a MS lançava é que o negócio que já tinha no Linux virava notícia. O mundo da voltas, hoje o Google é a Microsoft do passado. Vamos ver mais quantos anos dura essa hegemonia do Google cada vez mais gigante e fragmentado, vem uma outra fazendo o mesmo de forma simples e útil e derruba ele da noite pro dia, igual o Google em 1998, igual a MS em 1981 e assim vai :)
Relaxerelaxe
Já me aconteceu isso, entrei em contato com o google pela propria interface e disse que não tenho acesso ao meu login pois eu tinha formatado o celular com isso, e ainda bem eles me responderam o email
Jean Prado
Facebook, Dropbox, Evernote, Twitter, Apple... Só o Facebook tem 1,55 bilhão de usuários. Acho que não sou só eu que uso. :-P Claro que outras menores já implementaram (e isso é ótimo), mas essa prática ainda é minoria nas gigantes.
Trovalds
"Quanto tempo até outras empresas implantarem algo parecido? Precisamos." Você quer dizer as empresas de aplicações que você costuma usar, não? http://us.battle.net/heroes/en/blog/20152210/introducing-the-one-button-authenticator-6-16-2016
Jean Prado
Sim. O "solicitação do Google" é um meio de autenticação secundário, então você ainda teria que ativar o 2FA por SMS, aplicativo e códigos alternativos.
Valdiclei Moura
Testado e aprovado!
Pedro Coelho
Aqui a versão 51 do chrome estável já tem material desgin por padrão.
Renatho Siqueira
Não... Na verdade, o Nexus já tem senha e os 4 aparelhos estão conectados.
Arlys Souza
As pessoas que escrevem sites de tecnologia geralmente só usam serviços do Google e Apple, por isso não sabem de coisas que já existem na concorrência... rs
Supersonic
Mas eu conseguiria fazer login na conta depois de perder o Smartphone?
F. S.
Mas corrigindo os problemas (*) que ele indicou na imagem não funciona? *Configurar uma senha no Nexus e conectar a internet nos outros dois
Arlys Souza
Uai, isso você faz por qualquer navegador, oras... E assim, pra fazer a verificação em 2 etapas, o cara precisa passar pela primeira etapa...
Arthur Fortes
Tem, no mesmo lugar que você ativa. E para funcionar o smartphone tem q ser bloqueado com senha, seja aquela padrão ou numérica.
Supersonic
Parece uma pergunta boba mas se o Smartphone for roubado, vai ter como reverter o login com 2 etapas?
Anakin
Finalmente ;D
_KJ
[off] Cadê o botão de compartilhar no G+?
Jonas Schumacher
Muito legal. Recentemente a Blizzard fez algo semelhante para o autenticador deles, ao logar você só precisa abrir o App Autenticador e confirmar com um clique num botão... Sem essa chatisse de copiar código.
Vinícius Costa
Uso a CyanogenMod no meu e também foi normal
Alessandro Penaforte
Ficou mais pratico, mas seria uma boa ter a opção de nem digitar a senha.
Renatho Siqueira
Muito estranho... Tenho duas contas do Google, sincronizadas nos meus 4 smartphones (sou profissional ligado à tecnologia mobile. Não é ostentação, antes que comece o mimimi... rsrsrs) e, curiosamente, na conta do Google Apps for Domains, os 4 smartphones funcionaram. No entanto, na conta do Gmail "normal" apenas um deles funcionou. CURIOSAMENTE, o meu Note 4, que tem uma ROM customizada. No Nexus, com o Android N, eu até entendo que esteja dando pau, mas nos outros, não entendi nada... Fail, Google... Tá parecendo a Microsoft... Não, Péra... O da Microsoft funciona... #ShameOnGoogle
Jean Prado
Exatamente. :-P
Raul Craveiro
É igual o método usado pela Blizzard, é tão prático só dar um "aprovado" direto da notificação. <3
Raul Craveiro
Acredito que ele tenha ido no chrome://flags e ativado a interface material design.
Luander Falqueto Beltrame
Finalmente, uso o conta Microsoft que faz a mesma coisa nos serviços da MS e é muito prático, dava tristeza quando tinha que abrir o Google autenticador pra copiar o código. Vou configurar agora mesmo. Edit: se já tiver um Android com bloqueio de tela configurado é muito fácil ativar, basicamente é fazer um teste e confirmar o funcionamento no smartphone.
Weller Santibanez
Nunca tinha ativado nenhuma autenticação em duas etapas, mas como achei esse método bem mais prático, acabei de configurar...agora só falta eu usar um gerenciador de senhas para me sentir bem seguro, heheh.
Christian Hartung
Mas não tem "oficialmente". Só para insider. Pelo menos não está disponível para meu 930.
Weller Santibanez
Aqui já fala que meu celular não está online. EDIT: consegui agora.
Antonio Júnior
Boa! Muito útil e rápido, porque por SMS depende mesmo da boa vontade da operadora, tem hora que demora 5 minutos pra receber... O app do Google, o Authenticator eu acho ruim. Agora enfim, um bom método.
Daniel Alencar
No Android tb tem... So não tem no iOS, eu acho... Mas é bom pq ele manda um push e vc ja aprova ou reprova pela propria notificacao... Pro iOS continuando sendo a alternativa do Google Authenticator ou o Authy
Andre Kittler
Alguém tem ideia quantas coisas a MS possui mas apenas quando uma empresa 'legal' copia que vira noticia?
Gabriel Magalhães Dos Santos
que versão de chrome é essa nos prints? é o canary?
Leonardo Melo
Eu perdi minha conta do orkut na realidade, era numa conta yahoo, tenho acesso ao email mas o número cadastrado é meu cel antigo. Simplesmente n consigo recuperar a senha, aquelas perguntas eu tento chutar mas falam que n correspondem :(
Henrique Jordão
Fui configurar e aqui na empresa não tem sinal da TIM pra receber a msg com o código:(
Victor
Já consigo usar normalmente aqui.
Victor
O Microsoft Authenticator faz isso também, e funciona no Windows Mobile. Não foi à toa que larguei os serviços do Google e comecei a utilizar somente os da Microsoft.
Diogo Nóbrega
Apenas pra registrar: a conta da Microsoft já tinha algo do tipo há algum tempo para o Outlook.com e outros serviços da Microsoft, através de um aplicativo (inclusive, ela adota esse método por padrão ao invés do código). Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.msa.authenticator
Christian Hartung
Para quem gostou da facilidade, existe o aplicativo Conta da Microsoft (para Android e - reza a lenda- em breve para Windows 10) e o LastPass Authenticator (para Android, iOS e Windows Phone), que fazem a mesma coisa para suas respectivas contas.
Alenonimo
Battle.net aparentemente implantou algo parecido.
Hawk
Pena não ter para Windows Phone.
Juan Lourenço
Opa, ativado, valeu