Amazon revela Kindle barato melhorado e lança Paperwhite branco no Brasil

Kindle básico tem design mais confortável e som Bluetooth para pessoas com deficiência visual

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
kindle-basico-branco

A Amazon anunciou nesta quarta-feira (22) uma geração melhorada do Kindle mais barato, que possui tela sensível ao toque e ficou mais fino e leve em relação à geração anterior. Além disso, pela primeira vez no Brasil, a empresa lançou a versão branca do Kindle Paperwhite, antes restrita a países asiáticos e europeus.

O novo Kindle se parece muito com a geração anterior, mas ganhou pequenas melhorias no design para ficar mais confortável de segurar: ele tem bordas mais arredondadas e está 11% mais fino e 16% mais leve que o antigo e-reader básico. Com 161 gramas, ele só não é mais leve que o (absurdamente caro) Kindle Oasis.

Uma novidade bacana é que o Kindle mais básico ganhou Bluetooth para suportar o VoiceView, leitor de telas da Amazon. Pessoas com deficiência visual poderão parear seus fones de ouvido para ouvir os livros e navegar pela interface do Kindle. Nos modelos antigos, que não possuem Bluetooth, o VoiceView funciona com a ajuda de um adaptador Micro-USB para 3,5 mm. Nos meus testes com um Kindle Paperwhite, o recurso só funcionou em inglês, o que explica por que o comunicado à imprensa brasileira não faz nenhuma menção à novidade.

kindle-voiceview

Em relação ao Kindle Paperwhite, o Kindle básico perde a iluminação embutida e a tela de alta definição. Como vimos no review da geração passada, ele ainda é uma boa opção para quem deseja um dispositivo de leitura mais agradável aos olhos que um tablet e não lê em ambientes escuros. Além disso, a Amazon costuma fazer promoções em datas comemorativas, o que derruba ainda mais o preço do leitor de ebooks.

Ele estará disponível em breve no Brasil, nas cores preta e branca. A Amazon ainda não confirmou o preço sugerido para o mercado brasileiro, mas o valor foi mantido em outros mercados. Nos Estados Unidos, ele será vendido por US$ 79,99 (com anúncios) e US$ 99,99 (sem anúncios). Por aqui, o leitor de ebooks mais acessível custa 299 reais.

Kindle Paperwhite, agora na cor branca

kindle-paperwhite-branco

É igualzinho ao preto. Não tem nenhuma melhoria de hardware, nenhuma melhoria de software e nenhuma melhoria no preço. Mas é legal, ficou bonito e possui o melhor custo-benefício entre os Kindles. Já está sendo vendido no Brasil, por 479 reais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados