Início » Ciência » Supercomputador mais rápido do Brasil é desligado por falta de dinheiro para conta de luz

Supercomputador mais rápido do Brasil é desligado por falta de dinheiro para conta de luz

E isso pode causar danos irreversíveis ao Santos Dumont, que custou R$ 60 milhões

Paulo Higa Por

O supercomputador Santos Dumont é o mais potente da América Latina e funciona no Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis (RJ), processando dados de estudos sobre o vírus zika, mal de Alzheimer e camada pré-sal. Pena que ele precisou ser desligado, mesmo estando com pesquisas atrasadas: o laboratório está sem dinheiro para pagar a conta de energia elétrica.

A máquina é composta por 18.144 núcleos de processadores Intel Xeon E5–2695v2 de 2,4 GHz, divididos em 756 nós de computação, que estão interligados para formar o supercomputador de 380 metros quadrados. Cada nó possui 64 GB de memória DDR3, resultando em pouco mais de 47 TB de RAM, e alguns deles são especializados em certas tarefas, contando também com chips gráficos Nvidia Tesla K40 e coprocessadores Xeon Phi.

santos-dumont-supercomputador

Para manter todos os processadores funcionando, o Santos Dumont chega a gastar R$ 500 mil em energia elétrica num único mês, o equivalente a um bairro com três mil famílias. Esse valor corresponde a 80% da verba que o laboratório recebe do governo federal. Como o orçamento não foi reajustado, ficou inviável manter o supercomputador ligado.

Um dos problemas de desligar o Santos Dumont é que seis pesquisas já estão atrasadas e 75 ainda nem começaram, entre projetos na área de energia, petróleo, gás e saúde. O supercomputador conseguiu processar cadeias de proteínas que podem ser utilizadas em tratamentos contra o mal de Alzheimer em apenas três dias. Laboratórios comuns não chegaram ao mesmo resultado em mais de três anos de estudo.

Mas a grande questão é que o Santos Dumont tem peças que podem “sofrer danos se ficarem sem uso”, como conta Wagner Leo, coordenador de tecnologia do laboratório, em entrevista à rádio CBN. E há apenas mais um supercomputador brasileiro na lista dos 500 mais rápidos do mundo, o Cimatec Yemoja, do Senai, como lembra o Gizmodo Brasil. Ele fica em Salvador e tem capacidade de processamento de 405 teraflops, pouco mais de um terço dos 1,1 petaflops do Santos Dumont.

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações está “em busca de uma suplementação orçamentária” para o laboratório, mas não há previsão para que o repasse aconteça. Inaugurado em janeiro, o supercomputador custou R$ 60 milhões.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

NiceOrion
A AMPLA é parte da ENEL, a quinta maior empresa de energia no mundo, com sede na Itália. Quem mandou privatizarem empresas de energia elétrica?
Luiz Parussolo
Nossos políticos não deixaram as fraudas, a chupeta e a mamadeira, mas apesar da da idade mental muito precoce são psicopatas periculosos e destruidores.
Fernando M S
Para estes cretinos não faltam recursos.
Fernando M S
http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/07/senado-aluga-85-carros-zero-quilometro-por-r-83-milhoes.html
Eucharia daniel
Você está procurando uma empresa de empréstimo respeitável e credenciado privado que dá empréstimos à oportunidade de tempo de vida. Você foi rejeitado por bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou uma hipoteca? Você precisa de dinheiro para pagar dívidas ou iniciar um novo negócio, não procure mais como estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Quero usar este meio para informá-lo de que prestamos assistência confiável e beneficiária e teremos todo o gosto em lhe oferecer um empréstimo.Envie-nos um email hoje em: ([email protected]) para aplicar agora para um empréstimo.
João Paulo Santos Carvalho
Ok, então ela e o temer são excelentes, desculpe.
Fabio Montarroios
Paulo Higa, dei uma olhada no site do LNCC, depois de ter lido essa notícia lastimável, e me dei conta q o coordenador responsável não é o Wagner Leo. Ele é um substituto da Anmily Paula dos Santos Martins, a verdadeira coordenadora responsável, entre outras coisas, pelo orçamento pra q tudo funcione. Acho q vale a pena, aos leitores interessados inclusive, se corresponderem com o LNCC cobrando explicações. PQ se o Alexandre Frota conseguiu reunião de alto nível com um ministro, será q a Anmily não consegue explicar a NECESSIDADE desse equipamento funcionando para o ministro de C&T?

Eis o contato: [email protected]

Eis a página: http://www.lncc.br/departamentos/coordenacoes.php?vCabecalho=depart&vDepto=5&vVoltar=off&vMenu=3

De todo modo, olhando no Portal da Transparência, vi q o LNCC fez notas de empenho para gastos com energia com um valor incompatível com esse gasto mensal de 500 mil q é dito como necessário pra fazer o equipamento funcionar.

Quem entender melhor de orçamento público pode esclarecer isso... Pq o ministério tem grana e ela não pode ser remanejada já q uma parte considerável do previsto em várias áreas não foi efetivamente gasto? Ora, q façam pressão com o ministro...

Edit: minha suspeita é q funcionário do laboratório possam estar fazendo uma espécie de greve ou operação tartaruga desligando o equipamento. Eu tb estaria puto se estivesse sob os auspícios do Kassab, mas nem por isso desligaria o equipamento.
Breno Da Silva Pereira
Tipo o caso do Wesley safadão o governo tem meio milhão pra ele não tem pra esse computador #NumFodePorra
Fabio Montarroios
qdo vc chama a dilma de vagabunda, sua crítica perde a razão por mais válida q vc creia q ela seja...
Don Ramón
Inaugurado em janeiro, desativado em junho. Até que durou bastante a viagem do Brasil rumo ao futuro... Mas, como somos a vanguarda do atraso, melhor dar meia-volta e retornar... o século XVII que nos aguarde! A Bananalândia vem aí!
Flávio luis Silva de almeida
E o Chalita?
É culpa de quem?
É tudo ladrão
Dilma e Temer é a mesma bosta
O Chalita tem dinheiro pode ter certeza
Companheiro não se engane

Em 24/06/2016 17:51, "Disqus" escreveu:

"Isso não veio dele, é gestão merda da vagabunda e companhia. As olimpíadas não foram acordo de temer, veio de antes. Sem contar que uma cidade gastou 3 milhões só para fazer a tocha andar segura... gente... 3.000.000,00 / 500.000,00 = 6 meses de utilidade, daí você tira como era a gestão bosta antiga."

[image: Disqus] Settings

A new comment was posted on Tecnoblog ------------------------------ *João
Paulo Santos Carvalho*
Isso não veio dele, é gestão merda da vagabunda e companhia. As olimpíadas não foram acordo de temer, veio de antes. Sem contar que uma cidade gastou 3 milhões só para fazer a tocha andar segura... gente... 3.000.000,00 / 500.000,00 = 6 meses de utilidade, daí você tira como era a gestão bosta antiga.

4:50 p.m., Friday June 24 | Other comments by João Paulo Santos Carvalho
* Reply to João Paulo Santos Carvalho *

João Paulo Santos Carvalho’s comment is in reply to *Flávio luis Silva de almeida* :

Boa Temer
até quando?

Read more ------------------------------

You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about replies to flvioluissilvadealmeida.

You can unsubscribe from emails about replies to flvioluissilvadealmeida by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings .
[image: Disqus]
Antonio Souza
Dá medo em ter que escolher. Um ladrão pior que o outro.
Tem alguma solução salvadora?
Se tiver, prepare para ficar bilionário.
João Paulo Santos Carvalho
Ser conivente?
Mateus
Concordo, colocar um pastor é um absurdo, não dá pra aceitar religiosos em cargos de autoridade científica, pois crença em deus não combina com inteligência e sim com burrice.
Eyjafjallajökull
E o que "nossa querida amiga" tem a ver com a leseira, dos gestores dessas cidades, em pagar por essa tocha???
Eyjafjallajökull
Então não diga que o problema é colocar uma religioso e sim alguém que não presta para o cargo, independente do credo.
Falta respeito demais.
João Paulo Santos Carvalho
Painéis solares ESTES que o GOVERNO NÃO DÁ INCENTIVO FISCAL para COMERCIALIZAÇÃO MAIS FÁCIL, diga-se de passagem!
João Paulo Santos Carvalho
??? Coxinha? Você realmente está lendo notícias e vendo as coisas de verdade que ocorrem ao seu redor? Viu empresário se suicidando porque demitiu mais de 200 pessoas? Em que país você está, cara? É o Brasil mesmo? Gente... quem ocasionou essa merda foi a gestão Dilma, cara, Lula roubava mas fazia alguma coisa, essa vagabunda não fez nada pelo país, cara...
João Paulo Santos Carvalho
Dá um ar de que você é petista, luta pela causa do país cara, não por partido!
O país está quebrado, se você ainda não viu ou sentiu na pele espere um pouco e verá. Há empresas aqui no meu estado com décadas de tradição falindo e demitindo 12 mil trabalhadores sem chance de acerto de contas. Tem empresário se suicidando depois de demitir gente e você fala esse tipo de coisa?
Estamos sem dinheiro para CAGAR E LIMPAR NOSSO RABO e Dilma teve coragem de sediar uma olimpíada? É muita cegueira nossa, cara, olhar para esse tipo de negligência e achar normal.
Lembre-se que pedaladas por cima de pedaladas = ter um cartão de crédito, estoura-lo e usar cheque-especial e assim vai... é merda, amigo, é fria!
João Paulo Santos Carvalho
Concordo que temer fez merda (doente), todavia nossa amiga vagabunda que ordenou o "sediar" da olimpíada aqui. (teve cidade que gastou 3 milhões para deixar a tocha "andar segura") <---- 3 milhões = 6 meses desse cluster ON.
João Paulo Santos Carvalho
Isso vem de gestão antiga, cara, acredite. O país ainda está maquiado, isso tá quebrado demais. (E olhe que não curto esse doente)
O erro vem da vagabunda, cara, desde quando nosso país tinha infra para manter um período de olimpíada?
Isso não existe, cara, A vagabunda é doente!
João Paulo Santos Carvalho
Isso não veio dele, é gestão merda da vagabunda e companhia. As olimpíadas não foram acordo de temer, veio de antes. Sem contar que uma cidade gastou 3 milhões só para fazer a tocha andar segura... gente... 3.000.000,00 / 500.000,00 = 6 meses de utilidade, daí você tira como era a gestão bosta antiga.
João Paulo Santos Carvalho
E ainda teve leitor que queria te chamar de coxinha por você falar uma verdade absoluta destas...
João Paulo Santos Carvalho
Formatar o que? O Rombo é tão grande que o que seria "HD" para formatar se foi... isso aqui Não tem mais jeito, tenha certeza disto.
João Paulo Santos Carvalho
Isso como render farm brasileiro iria dar UM SHOW. Acho que se eles liberassem parte desse poder (mensalmente falando) para "se pagar" seria show.
João Paulo Santos Carvalho
kkkkk, me lembrei agora do Ronaldo:
"A copa não se faz com hospitais" kkkkkkkk.
Heitor89
Pra que educação, saúde e segurança se nós temos as Olimpíadas gente...é disso que precisamos, nosso futuro está garantido com a realização das Olimpíadas.
Adriano Farias Dos Santos
Não podem fazer parcerias vender serviços x tempo de uso dele para empresas privadas para cobrir os custos ao menos??? Empresas de engenharia, auto estradas simular antes de construir, Simular barragens antes que sejam aprovadas, desmatamento,
Wellington Gabriel de Borba
Poderia arrendar ele para pesquisas privadas, tipo, 1 dia de processamento por R$20.000,00. Vai ter muita empresa pagando, porque vão preferir alugar o computador do que comprar um desse novo.

Mas em tempo, Tecnoblog, vocês poderiam falar da computação distruída, na qual tem pesquisas brasileiras sobre zyka e genoma, fora as concluídas, e que utilizam os computadores pessoais de voluntários para isso.
Wellington Gabriel de Borba
Aeh, e ia ser tão barato uma usina solar só para ele.
Isaac Moreira
Safadão ganha 600 mil em 3 horas de show!
Mike Cross
Tem o Meio Bit também, que é parça do tecnoblog! :D
Maycon Cruz
Tem o Meio Bit também, que é parça do tecnoblog! :D
Rodrigo
Acho que o bispo Marcos Pereira, presidente de um partido de fachada (PRB - braço político de uma denominação religiosa) que se esgueira no apoio aos partidos que estão no poder, não tem nada a ver com os exemplos citados por você... todos cientistas/políticos com efetiva contribuição para sua área de atuação... agora, me diga mesmo qual a relevância para a área científica/tecnológica do Sr. Marcos Pereira em sua vida pública? A convicção pessoal no criacionismo? Não vejo conflito entre fé e intelectualidade, mas Jesus já condenava os fariseus...
Bruno
Por causa do sistema de refrigeração, que usa óleo
Maxwel De Oliveira Figueiredo
Cara, qual o problema de ser alguém q acredita em Deus? Mendel o pai da genética era Padre, Pastor Martin Luther King homem com a visão a frente do seu tempo, Isaac Newton Cristão fervoroso e ao mesmo tempo o pai da física... cuidado, tem alguém interessado em que você acredite que fé e a intelectualidade não combina.
Ricardo - Vaz Lobo
A bomba relógio de fragmentação deixada pelo "governo" anterior está explodindo aos poucos. E como o atual não é nenhuma salvação da lavoura, sugiro que o povo de P&D procurem usar CP500 ou TK2000.
Ou então o UNIVAC que tá encostado na SABESPi.
Brenno Eduardo Arcie
porque n instalaram em foz iguaçu ( sobra energia de itaipu, barata neste caso, ou com desconto especial para este fim "bom" ) ou n nordeste (sobra energia solar e eôlinica)
no caso nordeste, até ajudaria a desenvolver lá . né (normalmente isso ajuda a desenvolver)
Pizdáh
Esse computador tava calculando o rombo da Petrobrás.... porisso desligaram.
Walter
Esse computador tava calculando o rombo da Petrobrás.... porisso desligaram.
DiEGo S.
Infelizmente Não!
DiEGo7SiLVa
Infelizmente Não!
DiEGo S.
Roda Crysis?https://uploads.disquscdn.c...
DiEGo7SiLVa
Roda Crysis?

https://uploads.disquscdn.com/images/1b4c1cc77a975eafe3ab2b7be1ffa1d755f448194bac6af952aec1d90abafa30.png
Rodrigo
E o Temer ainda cogitou colocar um pastor no Ministério da Ciência e Tecnologia... realmente está não é uma prioridade governamental.
Black Cat
O Brasil chegou num ponto onde não existe solução, só formatando mesmo.
Bruno Lucena
Você conhece alguma instalação que é ligada em um gerador de energia limpa? Por que o país inteiro não é ligado em um gerador de energia limpa? Por que sua casa não é ligada num gerador de energia limpa?
Gerador de energia limpa é um termo muito vago amigo. Para fazer um gerador de energia limpa não é só colocar um pedaço de vidro apontado pro céu e ligado na tomada.
igor
Como o comentário abaixo

2010 e 2013 foi quando a começou só que leva tempo para ela mostras suas reais consequências que sera vistas ente 2016 a 2020. Quer uma dica olha o índice de desemprego e inflação.

Não ouvia nada porque estava sendo tudo abafado! simples estude o que são as pedaladas ai você ira vai saber o podre real.~

o que são pedaladas é um grupo de fraudes contabil feitas no governo Dilma.
como forram feitas uma delas é o não pagamento de despesas ao bancos públicos que pagavam as despesa do governo com recuso próprios. Ai eles nem consideram essas divida no balanço do governo inflando superficialmente os dados.

então se a caixa e bb não paga-se com seu próprios recurso aconteceria que eles não seriam horados. Isso feito de forma prolongada é financiamento através de bancos públicos que é ilegal.


primeiro vamos as noticias

deficit de -170 bi.

caso você na conhece no RIO os aposentados não esta recebendo dinheiro e também os funcionários.

segundo Bolsa de NY suspende ações da Eletrobras; caso é 'bomba' para governo Temer

o que isso significa que o governo poder ter que fazer um aporte na empresa R$ 40 bilhões e fora que seus balanços estão atrasados. Isso é de agora não é coisa de la atras.
Tiago Celestino
"Isso aqui ooo, é um pouquinho de BRasill aiaia". Triste para a tecnologia.
igor
ainda tem direito a avião e cartão.
Keaton
acho que vou fingir surpresa....
Louis
E não se esqueça da Dilma que quebrou o país e fez a campanha mais desonesta da história.
Louis
Puro reflexo dos votos. Esse ano tem eleição. Será que a população dessa vez vai ser dar o mínimo de respeito?
Carlos Felipe de Matos
Pra você ver o quanto eu me encho de orgulho por esse pais
Carlos Felipe de Matos
merecem palmas
Carlos Felipe de Matos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Carlos Felipe de Matos
80% do que eles ganhavam em verba era pra pagar a conta de luz desse super computador eu trocaria os 3 milhões de reais que minha incrível cidade pagou para ter a tocha olímpica aqui por alguns meses de utilidade desse computador como o Marlon comentou aqui veja as prioridades.
sandrosfc
kkkk rindo pra não chorar :(
ochateador
Rapaz.... procura se informar melhor vai.
Jefferson Rodrigues
Outra vergonha para o setor de tecnologia/telecomunicações é o grande risco iminente da OI falir. Uma operadora a menos no nosso pais.
Henrique Ko
:o
Magno Machado Paulo
Talvez baterias ou componentes mecânicos para refrigeração. É só o que consigo imaginar rs
E_Palpatine
Gastam muito mais do que isso para sustentar a vagabunda da Dilma afastada do cargo.
Jose Pereira
Porque não ligam ele a um gerador de energia limpa ? ...É ciência ...
Ed. Blake
Que ironia...R$500 mil é justamente o que custa o Eduardo Cunha aos cofres públicos.Fonte (basta tirar os espaços): oglobo. globo .com /brasil/afastado-da-camara-cunha-tem-gastos-mensais-acima-de-500-mil-19372409É tudo uma questão de prioridades.
Comediante
Que ironia...
R$500 mil é justamente o que custa o Eduardo Cunha aos cofres públicos.

Fonte (basta tirar os espaços): oglobo. globo .com /brasil/afastado-da-camara-cunha-tem-gastos-mensais-acima-de-500-mil-19372409

É tudo uma questão de prioridades.
rodrigo
Cara, para uma casa se "auto sustentar" ela precisa ter paineis solares cobrindo praticamente toda casa. E uma casa não tem um computador que consome 50kwh .
Para esse computador ai, pelo menos uns 2 campos de futebol cobertos de painel solares, tirando umas 2 turbinas eólicas.
rodrigo
Acho que foi um lance pra tipo "não façam mais isso", pois eletronicamente falando, os componentes não estragam, oque pode acontecer é algum problema no "liga e desliga" continuo, tipo todo dia.
Lucas Longo
Mas uma dúvida paira..... Roda Crysis??
KinoREN.
Esse país é uma desgraça, tem dinheiro pra enfiar em todo tipo de porcaria menos no que é importante de verdade, país patético
Ricardo M. Farah Jr
Não entendo muito de eletrônica, porém sei que equipamentos eletrônicos que são desligados e ligados com maior frequencia queimam com maior frequencia.........são 18.144 núcleos processadores.

Imagine 18.144 computadores numa empresa desligando e no dia seguinte qual a probabilidade de um desses não ligar mais?

Além dos processadores deve uma ¨%$&¨$%$ de resistores entre outros componentes.

Resumindo no pouco de experiência prática que possuo de eletrônica as únicas coisas que se deterioram rapidamente com o uso da energia elétrica com o tempo são equipamentos do tipo lampada como as usadas em alguns tvs de led e lcd e as lampadas comuns.

Fora isso não me vem nada a mente que tenha seu tempo de vida drasticamente afetado pelo tempo que fica ligado e são peças mecânicas. Variações na tensão de energia como desligar e ligar não fazem grandes diferenças.......já a energia utilizada em computação e componentes com padrões digitais podem sofrer danos irreversíveis com a variação de energia causada pelo liga e desligada.....isso multiplicado pela grandeza do computador da um chance muito alta de ter problemas. Tem também questões térmicas entre outras que não domino, mas sei que estão lá.
Cicero Miguel
Só não da conta de rodar Minecraft sem travar. Pense num joguinho bugado.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Cada esse país afunda mais.
Supersonic
Cada esse país afunda mais.
Adair Pinheiro
Isso mesmo Daniel, leva-se em conta ainda que o Rio é propício a painéis solares devido a alta demanda de sól.
Mas acredito que os caras vão dar um jeito...
erick
E quem vai pagar os danos desse super PC: NÓS! Infelizmente, a prioridade para muitos é futebol, mulher e cerveja...
Antonio Veras
R.I.P. Cinência e Tecnologia Brasileira.
Paulo Vitor
Pera aí vamos resolver agora, o brasil... não melhor brasília consome quase o triplo da Europa imperial então vamos deixar os terroristas jogar um avião em brasília e pronto vai sombrar dinheiro pra compra até mais super computadores para enfim ficarmos entre os maior países.
Daniel Alencar
Tinha que ser o Tecnoblog ?? único site que vi que, alem da triste notícia, divulgou as configurações do bagulho. Véi quanto poder! Que configuração animal ?
Maximilian Deister
Num lugar como Petrópolis, nada disso é possível...
souzajr
Rapaz, acredito que da, agora tem que mudar uma configuração dele e reinicia-lo...
Antony
Uma dúvida que o texto não deixou claro: quais os componentes que podem sofrer danos se ficarem sem uso? Até entendo que esses supercomputadores sejam feitos pra não serem desligados, mas não entendo utilizarem uma tecnologia frágil ao ponto de apresentar defeitos com um simples desligar
Josenilson Matos
E se colocar ele para minerar Bitcoins, daria para pagar a conta de luz?Brincadeiras a parte, o fato é lamentável.
Josenilson Matos da Silva
E se colocar ele para minerar Bitcoins, daria para pagar a conta de luz?

Brincadeiras a parte, o fato é lamentável.
Luciano
Como se isso não fosse acontecer em qualquer outro governo. O problema dessa mentalidade é que você foca no problema como se fosse somente o governo, sendo que na real é um problema geral no Brasil. Vários setores ainda vão ter problemas independente do governo. Nós estamos FUDIDOS essa é a real.
David Marques
Pega o dinheiro da Dilma que vai resolver
Renato Fernandes
Que vergonha!
Flávio luis Silva de almeida
Como Raul Seixas já dizia: a solução é alugar o brasil
Esteban
Não ouvia nada porque estava sendo tudo abafado. Agora está vindo a tona!!!
Marcelo Calixto
malditos portugueses,cabral filha da puta !!!
Flávio luis Silva de almeida
Boa Temer
até quando?
souzajr
O brasileiro merece o país que tem. Povo que só reclama e adora uma festa... com certeza já tem o seu ingresso garantido para as olimpíadas no estado mais "quebrado" e perigoso do Brasil...
Carlos Alves
E ainda tem gente que pergunta: crise, que crise?
Dr. Lion
Acaba com as olimpíadas pega o dinheiro e investe em pesquisas, saúde, educação que vai ser bem melhor, olimpíadas além de trazer diversos tipo de doenças para o Brasil ainda vai gerar gastos de verbas públicas sem retorno.
Felipe B. Fert
Claro, isso não interessava aos coxinhas! Queriam a classe média apenas é conseguir mais privilégios custe os direitos, a arte e a ciência de quem custar!
Francisco Aparecido
Acaba com as olimpíadas pega o dinheiro e investe em pesquisas, saúde, educação que vai ser bem melhor, olimpíadas além de trazer diversos tipo de doenças para o Brasil ainda vai gerar gastos de verbas públicas sem retorno.
Carlos Alberto
E ainda tem gente que pergunta: crise, que crise?
Jorge Psendziuk
não, cara...
Patrique Uiliam S.C.
eu já nem sei mais como sentir vergonha desse país... cada dia uma notícia inacreditável.
Felipe B. Fert
Valeu Temer! #ForaTemer Cortando a verba pra pesquisa!
Exibir mais comentários