Criador do Orkut volta com nova rede social: Hello

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Orkut Buyukkokten, engenheiro de software mais conhecido pelos brasileiros por ter criado o Orkut, fechado pelo Google em 2014, está de volta com uma nova rede social. Batizada de Hello, a principal diferença em relação a concorrentes como Facebook e Twitter é o foco em “amizades profundas”. Ele está sendo bancado por diversos investidores, incluindo o próprio Google.

Em carta no domínio que abrigava a antiga rede social, Orkut afirma que o Hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas, não em “Gostos”, em uma indireta bastante direta ao Facebook. “Nós seguimos o feed de notícias de nossos amigos debaixo de nossos cobertores, no escuro. Nossas vidas são meros pedaços de anonimato e isolamento”, diz.

folio_scrolling

A única forma de acessar o Hello, ao menos por enquanto, é por meio de aplicativos móveis. Ele traz vários recursos semelhantes a outras redes sociais, como o Folio, uma espécie de feed de notícias baseado nos seus gostos pessoais; e os Personas, que são comunidades focadas em paixões, como “fã de baseball” e “fotógrafo”, por exemplo.

Ao preencher suas Personas, você será apresentado aos Potentials, que são pessoas com hobbies, personalidades e localização parecidas.

A rede social aposta em gamificação para incentivar os usuários a participarem do serviço. À medida que você interage, comentando, amando ou publicando no Hello, pode ganhar pontos, desbloquear conquistas, subir de nível e resgatar recompensas. A interface é quase uma mistura de Instagram com Swarm.

A nova rede social já está disponível para usuários dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O Hello será lançado no Brasil em agosto, mas você já pode pedir um convite nesta página. Ele possui aplicativos para Android e iOS.

Estamos testando o Hello e publicaremos nossas primeiras impressões em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados