Início » Inteligência Artificial » SpotMini é um robô que pega objetos no alto, sobe escadas e causa pesadelos

SpotMini é um robô que pega objetos no alto, sobe escadas e causa pesadelos

Emerson Alecrim Por

SpotMini

Em março, a Boston Dynamics foi colocada à venda pelo Google, mas isso não a fez parar de tirar o sono da gente: a empresa continua criando robôs tão fascinantes quanto assustadores. O mais novo deles se chama SpotMini. Trata-se de um robô quadrúpede de pescoço alongado, quase 30 quilos e incrível capacidade de movimentação — dá até para fazê-lo rebolar.

Segundo a Boston, o robô foi desenvolvido para executar tarefas em espaços bastante limitados, daí o seu fascinante poder de articulação. Ele pode, por exemplo, se agachar para passar debaixo de mesas ou estender o que seria o seu pescoço para pegar objetos que estão sobre um armário, por exemplo. No vídeo de demonstração, o SpotMini tira uma lata da pia e a joga no lixo, só para você ter ideia.

O vídeo também mostra o robô levando um baita tombo. Nem eu, que tropeço até em chão liso, caio de maneira tão dramática. Mas nem precisa ter pena: o pescoço do robô assume a função de braço de apoio e o faz levantar em questão de segundos. Na sequência, ele sobe escadas como se nada tivesse acontecido.

É verdade que boa parte dos movimentos do SpotMini precisa ser controlada ou monitorada por um operador humano. Mas o robô foi equipado com diversos sensores e câmeras que o permitem se mover de forma autônoma em terrenos mais simples. Um conjunto de baterias garante autonomia de até 90 minutos ininterruptos.

Assim como o robô bípede Atlas e o robô guepardo Cheetah, o SpotMini foi criado com o intuito de atuar em missões de busca e salvamento ou remoção de escombros, por exemplo. Causar pesadelos também deve estar entre os objetivos (cumprido com absoluto sucesso, por sinal), mas a capacidade do robô de caminhar sobre superfícies acidentadas, desviar de obstáculos e remover objetos o torna mesmo apto a esses fins mais nobres.

Com informações: Recode

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ANTONIO DUTRA CALDAS
Possívelmente,drones invadindo casas,quintais,apartamentos,escolas....e deixando estes monstros prontos para atacar,reduzindo a pó os humanos!Seria o fim da humanidade,
Roberto Demiam
Os sensores o equilíbrio a locomoção até melhor que humana,é algo fascinante .
ANTONIO DUTRA CALDAS
Please...i was a physical researcher across the Fapesp and i have a fabulous development in secret work for the dinamic applications...I am interested in being an intellectual partner of these robotics projects ... dear responsible for the projects please contact...call me in my phone number +55 12 98833 7955 i leave in são josé dos campos-SP. ANTONIO DUTRA CALDAS. Tweeter @caldas_dutra
Marcos Drawer
Skynet... é você?
Mozart Remigio
Por favor, só não me venham colocar inteligência artificial nessas coisas! Não quero nenhum cachorro de lata chegando à conclusão de que o ser humano deve ser extinto! rsrs
Tiago Celestino
Não sei porque a Google quer de desfazer dessa empresa. Não dão lucro agora, mas imagine daqui à 3 anos, aonde poderá ser usado até para serviços militares, seria uma Industria Stark da vida real. (Viajei!! hahaha)
Yago G.
Impressionante como a Boston cresceu com seu projeto. Quem não lembra do Big Dog, aquele barulhento e assustador?
Ramon Gonzalez
melhor pararmos enquanto ainda temos o controle
Lucas Corrêa
Quero saber é quando eles estarão aptos a realizar trabalhos domésticos sozinhos, espero que não tenha me preocupar com isto na minha aposentadoria.
Lucas Ribeiro
Ri demais em 1:27.
F. S.
30 kg caindo assim no chão... Cerâmicas racharam vendo isso!
Guilherme Brcontainer
Adoráveis :)
Cidopina™
Nosso fim será terrível e doloroso. Espero estar morto antes da skynet começar a guerra.
Vanderson Lima
Medo desses robôs.
Tiago Holsi
kkkkk. Dei trela de rir dele escorregando na casca de banana :)
_KJ
Horizon Zero Dawn está chegando aí para nos adiantar uma visão de nosso futuro. =D
Arthur Fortes
quando vai sair a versão tamanho gato?
Ricardo - Vaz Lobo
Pegue-se um trambolho desses, adicione 6 Kilocores, meio quilo de IA e uma M16.