Início » Legislação » Bradesco e Itaú testam abertura de conta corrente sem precisar ir à agência

Bradesco e Itaú testam abertura de conta corrente sem precisar ir à agência

Por
3 anos atrás

Em breve, você não precisará mais comparecer a uma agência bancária para apresentar seus documentos ou comprovar que você existe. Bradesco e Itaú, os dois maiores bancos privados do Brasil, estão testando um sistema que permitirá a abertura de conta corrente pela internet.

Os bancos estão seguindo uma autorização dada pelo Banco Central em abril, que eliminou as burocracias de verificações de assinatura e confirmações de identidade. O processo já é adotado por instituições como o Banco Original, que não possui agências físicas e permite o cadastro por meio de um aplicativo para smartphones.

Durante um almoço no Ciab Febraban, evento de tecnologias bancárias que aconteceu nesta semana em São Paulo, o diretor-executivo de tecnologia do Itaú Unibanco, Ricardo Guerra, afirmou que o banco não apenas vai permitir a abertura de conta corrente pela internet, como foi um dos que pleitearam a flexibilização das regras junto ao Banco Central.

Uma fornecedora de tecnologia bancária disse ao Tecnoblog que o Bradesco também analisa um sistema parecido, ainda em fase piloto. Contatada, a assessoria de imprensa do Bradesco confirmou oficialmente nesta quinta-feira (23) que o banco está “testando a abertura de contas via internet”.

O sistema é mais complicado do que parece porque, para permitir a abertura de conta por meios digitais, o banco precisa garantir que possui mecanismos de verificação adequados para prevenir fraudes. Nos smartphones, por exemplo, eles podem capturar a localização física do cliente e utilizar tecnologias de reconhecimento facial e de voz para confirmar a identidade do usuário.

Os dois bancos já permitem que o futuro cliente dê início ao processo de abertura de conta corrente pela internet, coletando informações básicas, como os números de documentos e o endereço residencial, mas é necessário ir à agência pessoalmente para concluir o cadastro. Agora, esse trâmite chato está próximo de acabar.

Até que enfim!

Mais sobre: , ,