Em breve, você não precisará mais comparecer a uma agência bancária para apresentar seus documentos ou comprovar que você existe. Bradesco e Itaú, os dois maiores bancos privados do Brasil, estão testando um sistema que permitirá a abertura de conta corrente pela internet.

Os bancos estão seguindo uma autorização dada pelo Banco Central em abril, que eliminou as burocracias de verificações de assinatura e confirmações de identidade. O processo já é adotado por instituições como o Banco Original, que não possui agências físicas e permite o cadastro por meio de um aplicativo para smartphones.

Durante um almoço no Ciab Febraban, evento de tecnologias bancárias que aconteceu nesta semana em São Paulo, o diretor-executivo de tecnologia do Itaú Unibanco, Ricardo Guerra, afirmou que o banco não apenas vai permitir a abertura de conta corrente pela internet, como foi um dos que pleitearam a flexibilização das regras junto ao Banco Central.

Uma fornecedora de tecnologia bancária disse ao Tecnoblog que o Bradesco também analisa um sistema parecido, ainda em fase piloto. Contatada, a assessoria de imprensa do Bradesco confirmou oficialmente nesta quinta-feira (23) que o banco está “testando a abertura de contas via internet”.

O sistema é mais complicado do que parece porque, para permitir a abertura de conta por meios digitais, o banco precisa garantir que possui mecanismos de verificação adequados para prevenir fraudes. Nos smartphones, por exemplo, eles podem capturar a localização física do cliente e utilizar tecnologias de reconhecimento facial e de voz para confirmar a identidade do usuário.

Os dois bancos já permitem que o futuro cliente dê início ao processo de abertura de conta corrente pela internet, coletando informações básicas, como os números de documentos e o endereço residencial, mas é necessário ir à agência pessoalmente para concluir o cadastro. Agora, esse trâmite chato está próximo de acabar.

Até que enfim!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

razorhanny

concordo.

razorhanny
concordo.
Carlos Felipe de Matos
estamos precisando disso
Max Egito Curcino
Conheçam o Intermedium, é o melhor banco atualmente, tarifa zero para tudo! www.intermedium.com.br
Max Egito Curcino
Quer conhecer vantagem de verdade? Já viu falar no Intermedium? Bem melhor que o Original!
Rodrigo Fante

Vi a chamada e entrei só para comentar isso.

rodrigofante
Vi a chamada e entrei só para comentar isso.
Diogo

Também não entendi. Todo banco faz isso, inclusive eles deixam "desativado" por padrão para que quando a pessoa quiser, poder ativar o cartão de crédito. Mas é possível solicitar a desativação, ou melhor, o cartão já sem a opção crédito.

Diogo Nóbrega
Também não entendi. Todo banco faz isso, inclusive eles deixam "desativado" por padrão para que quando a pessoa quiser, poder ativar o cartão de crédito. Mas é possível solicitar a desativação, ou melhor, o cartão já sem a opção crédito.
leoleonardo85
Lendo parece uma maravilha até que... " Nos smartphones, por exemplo, eles podem capturar a localização física do cliente e utilizar tecnologias de reconhecimento facial e de voz para confirmar a identidade do usuário."
Anakin
isso, interprete melhor =*
Quindim
Gostaria de inserir envelopes vazios e o dinheiro caisse na conta também.
Christian Hartung
É o nome do pacote, eu acho. No iTaù é iConta, no BB é o pacote digital. Já no Original, pelo visto, não é uma conta digital aos moldes do BC.
TunAV
Está contente em ser estuprado com as taxas?
TunAV
Desinformado, TODA conta digital é isenta de tarifas. É norma do BC.
Exibir mais comentários