Início » Internet » Facebook vai priorizar amigos no feed de notícias (de novo)

Facebook vai priorizar amigos no feed de notícias (de novo)

Segundo a rede social, mudança é para usuários não perderem posts que mais importam

Jean Prado Por

Prepare-se: o seu feed de notícias do Facebook sofrerá alterações durante as próximas  semanas. A rede social anunciou nesta quarta-feira (29) que, novamente, vai priorizar posts de amigos e familiares para que “você não perca os posts de quem importa”. Às páginas, o Facebook avisa que as impressões e o tráfego pode cair.

facebook-news-feed

Segundo a rede social, a mudança vem por conta de demandas da comunidade, que se mostrou preocupada em perder o que seus amigos postam, em detrimento do conteúdo das páginas. “Nossa prioridade é manter você conectado com as pessoas, lugares e coisas que você quer se conectar — começando com as pessoas que são suas amigas no Facebook”, o que sempre foi o propósito inicial da rede social, segundo eles.

No ano passado, o Facebook já havia anunciado uma mudança no algoritmo para favorecer posts de amigos. Na época, a rede social defendia que era melhor para pessoas tanto com poucos amigos quanto com muitos contatos. O primeiro para continuar movimentando o feed de notícias mesmo sem tanta novidade, e o segundo pelo mesmo motivo da alteração de hoje. Aparentemente uma só atualização não foi suficiente.

O tamanho do impacto para as páginas é incerto porque depende da audiência de cada uma. Caso uma empresa tenha muitos posts compartilhados por seus amigos, ou faz sucesso em número de interações, o Facebook mostrará o conteúdo pois entende que as pessoas estão interessadas no que a página postou.

facebook-reactions

Em outro post sobre a alteração, o Facebook explicou quais são as prioridades da rede social na hora de construir o news feed, que são entreterinformar. Além disso, eles enfatizaram que o algoritmo se adapta ao longo do tempo. “Por exemplo, se você costuma curtir fotos da sua irmã, nós começaremos a colocar as publicações dela no topo de seu feed para que você não perca o que ela postou enquanto você esteve ausente”, segundo Adam Mosseri, gerente de produto do Facebook.

Apesar de estar tirando um pouco a atenção das páginas, a rede social enfatiza que os posts delas — assim como os de amigos — podem ser informativos (ou que se encaixa na categoria de entretenimento). Eles reconhecem que a definição de informativo, interessante ou divertido varia na perspectiva da pessoa. Aí que entram os algoritmos de aprendizagem de máquina e as novas reações, que devem ajudar o Facebook a entender o que a pessoa sentiu quando viu o post.

O motivo dessas alterações é bem simples: quanto mais conteúdo que as pessoas querem ver aparece no feed, mais tempo elas ficam conectadas e mais tempo elas passam usando o Facebook. Não é uma teoria de conspiração ou nada do tipo, o próprio Mosseri disse isso. De qualquer forma, o executivo ressalta que entregar conteúdo interessante, com base no resultado de algoritmos, também é bom para o usuário.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eglon Henrique Costa

Simplesmente deixo de seguir pessoas que só postam merda, e eu só curto paginas com conteúdos que me agradam. Meu Facebook é super orgânico e eu com toda certeza vou gostar dessa mudança.

Se souber utilizar a rede social ela fica ótima.

Eglon Henrique
Simplesmente deixo de seguir pessoas que só postam merda, e eu só curto paginas com conteúdos que me agradam. Meu Facebook é super orgânico e eu com toda certeza vou gostar dessa mudança. Se souber utilizar a rede social ela fica ótima.
MacielLucas
Rapaz. Vou ter muito trabalho então ashuashu
Marcos Vinícius
Eu não tô seguindo nem minha familia mais...kkkkkkk Só algumas poucas páginas de noticias e humor, perdeu a graça o Facebook.
Luiz Henrique Santos
Podiam ter a opção de priorizar páginas ou amigos, da mesma forma que da pra organizar em mais recentes e mais importante
Petrus Augusto
Clicka na setinha no canto esquerdo, e escolhe a opção: Deixar de Seguir. Fiz isso com praticamente todos os meus contatos... Falou besteira uma vez? Ainda deixo passar, duas? Unfollow.. .Se falar comigo e eu não gostar, ou, passou muito tempo sem dar sinal de vida, block. Simples assim.
Petrus Augusto
Exatamente o que sinto...
Ricardo - Vaz Lobo
Caracas, sintetizou!
Alisson Santos

Eu cancelei a assinatura de todo mundo, só aparece no meu feed postagens de páginas de notícias e de humor. Quero ver o Facebook priorizar postagens dos amigos em casos como o meu.

Alisson Silva
Eu cancelei a assinatura de todo mundo, só aparece no meu feed postagens de páginas de notícias e de humor. Quero ver o Facebook priorizar postagens dos amigos em casos como o meu.
MacielLucas
O foda é que o pessoal do meu facebook... só posta besteira. ''Clique aqui e veja seu nome código da lava jato.
Bruno Pinho

Estou meio enjoado de Facebook... Às vezes me sinto como assistindo TV num domingo... Passando por todos os canais atrás de algo interessante, não acho, desligo e vou embora.

Bruno Pinho
Estou meio enjoado de Facebook... Às vezes me sinto como assistindo TV num domingo... Passando por todos os canais atrás de algo interessante, não acho, desligou e vou embora.