Esta página mostra tudo o que o Google sabe sobre você

Minha Atividade é a ferramenta do Google que permite excluir os dados capturados sobre todos nós

Matheus Gonçalves
Por
• Atualizado há 1 semana

Quanto mais as empresas sabem sobre as pessoas, mais elas ganham dinheiro. Seja com big data, publicidade ou mesmo o desenvolvimento de novos produtos para suprir uma demanda, fato é que a relação entre informação e lucro é direta na internet. Mas, dentro deste contexto, como fica a questão de privacidade e transparência? Como saber exatamente quanto uma empresa como o Google sabe sobre a gente?

Ao menos no que se refere à gigante de Mountain View, a resposta é assustadora e tranquilizante ao mesmo tempo. Isso porque o Google lançou uma ferramenta chamada Minha Atividade, que lista tudo o que foi coletado enquanto você navega online, utilizando serviços do Google ou não, bem como o que você faz no seu smartphone ou gadgets que rodam Android. Claro, desde que isso esteja vinculado à sua conta do Google.

E estou falando aqui de um relatório detalhado de tudo o que você faz, os sites acessados, se foi pelo Chrome ou não, as pesquisas feitas por texto ou imagem, buscas no Google Now (que incluem o áudio com sua voz), endereços procurados, quais aplicativos você abriu no smartphone e até mesmo as propagandas nas quais você clicou.

Não se preocupe, o Google sabe que aquele clique num banner oferecendo pílulas azuis ou acessórios para aprimorar sua… ferramenta, foi totalmente acidental.

Screen Shot 2016-06-30 at 10.12.25 AM
Screen Shot 2016-06-30 at 10.15.02 AM
Screen Shot 2016-06-30 at 10.16.57 AM

O site ainda oferece um serviço de busca de atividades, com filtros que permitem ver tudo o que foi registrado em cada uma das seguintes categorias: Propagandas, Android, Books, Chrome, Developers, Express, Finance, Goggles, Help, Busca de Imagem, Mapas, News, Now, Play, Play Music, Busca, Compras, Busca de Vídeo, Áudio de Buscas por voz e YouTube.

Screen Shot 2016-06-30 at 10.17.58 AM
Screen Shot 2016-06-30 at 10.18.20 AM
Screen Shot 2016-06-30 at 10.17.38 AM

Mas Toad, ficou bem clara a parte do assustador! Onde está a parte tranquilizante?

Pois é. Para tentar aliviar um pouco essa má impressão que temos do Google e sua fome por dados, o Minha Atividade permite que você apague todos os registros que você quiser, seja tudo em absoluto, ou de uma determinada data, categoria, ou item por item mesmo.

Screen Shot 2016-06-30 at 10.26.14 AM
Screen Shot 2016-06-30 at 10.26.34 AM

Ao menos, é o que a ferramenta promete fazer.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Matheus Gonçalves

Matheus Gonçalves

Ex-redator

Matheus Gonçalves é formado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário FEI. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e especialização em usabilidade e game development, atuou no Tecnoblog entre 2015 e 2017 abordando assuntos relacionados à sua área. Passou por empresas como Itaú, Bradesco, Amazon Web Services e Salesforce. É criador da Start Game App e podcaster do Toad Cast.

Relacionados