Início » Aplicativos e Software » Como bloquear SMS no Android

Como bloquear SMS no Android

Dê um jeito de bloquear as propagandas da operadora ou spam com este app

Emerson Alecrim Por

Bloquear SMS se tornou necessidade básica. A quantidade de spams — mensagens não solicitadas — que recebemos diariamente não para de crescer. Há desde mensagens importunas enviadas pelas próprias operadoras até tentativas de fraude. Pelo menos até a versão 6.0 Marshmallow, o Android não oferecia nenhuma função nativa de bloqueio de SMS. Mas dá para fazer isso com aplicativos. Um deles é o gratuito TrueCaller.

sms-spam

 

 

Como bloquear SMS no Android com o TrueCaller

Anteriormente, havia o Truemessenger, um app desenvolvido pela True Software, empresa responsável pelo Truecaller, renomado aplicativo de bloqueio de ligações indesejadas. Atualmente, o Truecaller executa as duas funções e bloqueia chamadas e SMS.

Quando você executá-lo pela primeira vez, você verá um aviso informando que o aplicativo precisa ser definido como ferramenta padrão de SMS do aparelho. Pressione Ok e, depois, Sim.

Definindo o Truemessenger como padrão

Definindo o Truemessenger como padrão

Ao fazer isso, o aplicativo iniciará uma rápida configuração e, nesse processo, moverá mensagens indesejadas já recebidas para a caixa de spam. Aperte Fechar (pressione Compartilhar só se você quiser avisar seus amigos de que está usando o aplicativo).

Perceba que o Truemessenger tem duas abas. A primeira, em azul, é a Caixa de Entrada. Ali estão disponíveis as mensagens que chegaram para você. A outra aba é a Spam, em vermelho, que lista os contatos com mensagens indesejadas.

Caixa de entrada e lista de spam

Caixa de entrada e lista de spam

A partir daí, o funcionamento fica bem fácil. O Truemessenger tem uma lista de remetentes indesejados que é atualizada periodicamente. Se você receber mensagem indesejada de um emissor que está nessa base, o app irá bloquear o SMS automaticamente, ou seja, jogá-lo para a lista Spam.

Recebeu um SMS indesejado que não foi bloqueado automaticamente? Sem problemas. Abra a mensagem e pressione o botão Spam. Na sequência, aperte Fechar. Feito isso, todas as mensagens daquele remetente irão para a lista Spam.

Bloqueando remetente

Bloqueando remetente

Cometeu um engano? Não se preocupe. Na aba Spam, abra qualquer mensagem do remetente bloqueado e ative a opção Não é spam. Por fim, pressione Sim.

Desbloqueando remetente

Desbloqueando remetente

Fácil, não?

Denuncie mensagens indesejadas

O spam por SMS é um problema global, por isso, há serviços no mundo todo que tentam conter o avanço dessas mensagens. Isso inclui o Brasil. Você pode contribuir denunciando mensagens indesejadas que chegam ao seu smartphone — pelo menos as mais frequentes. Como muitas delas são tentativas de fraude, as denúncias também podem ajudar as autoridades a combater a ação de criminosos.

Saiba aqui como denunciar as mensagens indesejadas que você recebe.

E se o SMS indesejado vier da minha operadora?

As operadoras costumam enviar SMS com conteúdo promocional para seus clientes. Se essas mensagens estiverem te incomodando, você pode ligar para o serviço de atendimento ao cliente da empresa para solicitar a cessação dos envios ou fazê-lo por SMS. Basta enviar uma mensagem com a palavra SAIR para a operadora. Eis os números das principais operadoras brasileiras:

  • Claro: 888
  • Oi: 55555
  • TIM: 4112
  • Vivo: 457