Início » Aplicativos e Software » Como bloquear SMS no Android

Como bloquear SMS no Android

Dê um jeito de bloquear as propagandas da operadora ou spam com este app

Por
3 anos atrás

Bloquear SMS se tornou necessidade básica. A quantidade de spams — mensagens não solicitadas — que recebemos diariamente não para de crescer. Há desde mensagens importunas enviadas pelas próprias operadoras até tentativas de fraude. Pelo menos até a versão 6.0 Marshmallow, o Android não oferecia nenhuma função nativa de bloqueio de SMS. Mas dá para fazer isso com aplicativos. Um deles é o gratuito TrueCaller.

sms-spam

 

 

Como bloquear SMS no Android com o TrueCaller

Anteriormente, havia o Truemessenger, um app desenvolvido pela True Software, empresa responsável pelo Truecaller, renomado aplicativo de bloqueio de ligações indesejadas. Atualmente, o Truecaller executa as duas funções e bloqueia chamadas e SMS.

Quando você executá-lo pela primeira vez, você verá um aviso informando que o aplicativo precisa ser definido como ferramenta padrão de SMS do aparelho. Pressione Ok e, depois, Sim.

Definindo o Truemessenger como padrão

Definindo o Truemessenger como padrão

Ao fazer isso, o aplicativo iniciará uma rápida configuração e, nesse processo, moverá mensagens indesejadas já recebidas para a caixa de spam. Aperte Fechar (pressione Compartilhar só se você quiser avisar seus amigos de que está usando o aplicativo).

Perceba que o Truemessenger tem duas abas. A primeira, em azul, é a Caixa de Entrada. Ali estão disponíveis as mensagens que chegaram para você. A outra aba é a Spam, em vermelho, que lista os contatos com mensagens indesejadas.

Caixa de entrada e lista de spam

Caixa de entrada e lista de spam

A partir daí, o funcionamento fica bem fácil. O Truemessenger tem uma lista de remetentes indesejados que é atualizada periodicamente. Se você receber mensagem indesejada de um emissor que está nessa base, o app irá bloquear o SMS automaticamente, ou seja, jogá-lo para a lista Spam.

Recebeu um SMS indesejado que não foi bloqueado automaticamente? Sem problemas. Abra a mensagem e pressione o botão Spam. Na sequência, aperte Fechar. Feito isso, todas as mensagens daquele remetente irão para a lista Spam.

Bloqueando remetente

Bloqueando remetente

Cometeu um engano? Não se preocupe. Na aba Spam, abra qualquer mensagem do remetente bloqueado e ative a opção Não é spam. Por fim, pressione Sim.

Desbloqueando remetente

Desbloqueando remetente

Fácil, não?

Denuncie mensagens indesejadas

O spam por SMS é um problema global, por isso, há serviços no mundo todo que tentam conter o avanço dessas mensagens. Isso inclui o Brasil. Você pode contribuir denunciando mensagens indesejadas que chegam ao seu smartphone — pelo menos as mais frequentes. Como muitas delas são tentativas de fraude, as denúncias também podem ajudar as autoridades a combater a ação de criminosos.

Saiba aqui como denunciar as mensagens indesejadas que você recebe.

E se o SMS indesejado vier da minha operadora?

As operadoras costumam enviar SMS com conteúdo promocional para seus clientes. Se essas mensagens estiverem te incomodando, você pode ligar para o serviço de atendimento ao cliente da empresa para solicitar a cessação dos envios ou fazê-lo por SMS. Basta enviar uma mensagem com a palavra SAIR para a operadora. Eis os números das principais operadoras brasileiras:

  • Claro: 888
  • Oi: 55555
  • TIM: 4112
  • Vivo: 457