Início » Carro » Motorista morre após acidente com carro da Tesla no piloto automático

Motorista morre após acidente com carro da Tesla no piloto automático

É o primeiro acidente fatal com o modo autônomo do Tesla Model S em funcionamento

Paulo Higa Por

Um motorista da Flórida morreu após bater com seu Tesla Model S enquanto utilizava a função de piloto automático. Os relatórios preliminares indicam que o automóvel não conseguiu frear quando um caminhão fez uma curva à esquerda na frente do veículo em um cruzamento. Em comunicado nesta quinta-feira (30), a Tesla confirmou o acidente, que está sendo investigado pelas autoridades norte-americanas.

Segundo a Tesla, este é o primeiro acidente fatal que se tem notícia com um veículo da montadora em piloto automático. A fatalidade ocorreu depois de 130 milhões de milhas percorridas com a função ativada, que chegou ao Model S e Model X por meio de uma atualização de software. Esse índice seria menor que a média dos Estados Unidos (uma fatalidade a cada 94 milhões de milhas) e do mundo (a cada 60 milhões de milhas).

tesla-model-s

O acidente aconteceu no dia 7 de maio na cidade de Williston, na Flórida. A Tesla informou que “nem o piloto automático e nem o motorista perceberam a lateral branca do caminhão contra a claridade do céu, portanto o freio não foi ativado” e que o impacto ocorreu sob “circunstâncias extremamente raras”. Se o Model S fosse impactado contra a parte frontal ou traseira do caminhão, os sistemas de segurança “provavelmente teriam evitado ferimentos graves”.

O recurso de piloto automático não vem ativado por padrão nos carros da Tesla. Ele ainda está em fase beta, e o motorista é instruído a ficar preparado para assumir o controle a qualquer momento caso algo dê errado. Além disso, o carro faz verificações periódicas para descobrir se o motorista ainda está com as mãos no volante — se não estiver, o carro é desacelerado aos poucos e emite alertas visuais e sonoros até que a pessoa volte ao comando.

Piloto automático da Tesla

Piloto automático da Tesla

A Tesla lamentou o ocorrido, mas não se responsabiliza por acidentes no piloto automático. A empresa diz que o recurso melhora a segurança quando utilizado de maneira adequada: “O piloto automático está melhorando a cada dia que passa, mas não é perfeito e ainda exige que o motorista permaneça alerta. No entanto, quando utilizado em conjunto com a atenção do motorista, os dados mostram de forma inequívoca que o piloto automático reduz a carga de trabalho do motorista e resulta numa melhoria estatisticamente significativa na segurança quando em comparação com a direção totalmente manual”.

Outras empresas, como a Volvo, já testam internamente sistemas de piloto automático em seus veículos, de maneira restrita. Diferentemente da Tesla, a montadora sueca garante que, quando o recurso for liberado aos motoristas, vai se responsabilizar por qualquer acidente quando seus carros estiverem operando no modo totalmente autônomo.

Tecnocast 033 – Programados para matar

033

Engenheiros estão enfrentando dilemas éticos no desenvolvimento dos sistemas de carros autônomos: eles precisam ser programados para matar. Mais do que isso, precisam decidir qual vida é mais importante, em caso de uma colisão iminente. Como os carros deveriam agir em uma situação desse tipo? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius H

Ótimo. Sempre que tiver alguma notícia nova pode colocar aqui que receberei em meu e-mail, gosto muito do assunto. A matéria dessa semana no Jornal da Band já assisti, ok? E sobre o algoritmo do carro da Mercedes que prefere atropelar pedestres do que bater de frente em um caminhão ou cair de um precipício também já li, e os argumentos do engenheiro pra isso até acho validos...
Está muito apavorada vendo pânico onde não tem.

Aguardemos estatísticas mais precisas no futuro. também quero poder entrar em um carro e não me preocupar com o volante e saber que ele guia melhor do que eu.
Abraço e menos stress.

Vinicius H
Ótimo. Sempre que tiver alguma notícia nova pode colocar aqui que receberei em meu e-mail, gosto muito do assunto. A matéria dessa semana no Jornal da Band já assisti, ok? E sobre o algoritmo do carro da Mercedes que prefere atropelar pedestres do que bater de frente em um caminhão ou cair de um precipício também já li, e os argumentos do engenheiro pra isso até acho validos... Está muito apavorada vendo pânico onde não tem. Aguardemos estatísticas mais precisas no futuro. também quero poder entrar em um carro e não me preocupar com o volante e saber que ele guia melhor do que eu. Abraço e menos stress.
Kelly Christina Carminato

bandeira? não tenho nenhuma mas não saio por ai detonando as coisas usando a opinião dos outros e quanto ao texto , bom , ja que voce é tão letrado assim fica a dica, nunca fique na primeira informação que te deram , procure em outros lugares tambem e suspeite das opiniões pessoai

Kelly Christina Carminato
bandeira? não tenho nenhuma mas não saio por ai detonando as coisas usando a opinião dos outros e quanto ao texto , bom , ja que voce é tão letrado assim fica a dica, nunca fique na primeira informação que te deram , procure em outros lugares tambem e suspeite das opiniões pessoais , estas estarão cheia de experiencias pessoais sim, somos pessoas, o que não gosto é ver quem nem se interessa pelo assunto espalhar panico sem nem saber o que esta falando.
Kelly Christina Carminato
eles não disponibilizaram , as pessoas tem sido treinadas e depois de processos de seleção são escolhidas, esse rapaz que morreu gostava de gravar o carro dirigindo (snap) sozinho e flagrou o autonomo evitando um acidente que ele mesmo não viu! de novo, se informa porque dar opinião em cima de opinião não gera conhecimento, gera preconceito e impede o progresso, tambem não estou dizendo que ja esta perfeito eles estão testando em fase inicial ja que não foi possivel procurar no google a definição de teste beta, e a respeito do parabens, bom sarcasmo não ajuda mas fica bonitinho pros amigos poderem rir depois , né?
Petter

Realmente é muito inteligente disponibilizar um produto (qualquer que seja) e caso apresente defeito dizer que é beta então vai dar merda algum dia.
Parabéns a todos.

Petter
Realmente é muito inteligente disponibilizar um produto (qualquer que seja) e caso apresente defeito dizer que é beta então vai dar merda algum dia. Parabéns a todos.
Vinicius H

Pra que a "!" ?
Li adequadamente antes e reli depois de seu comentário novamente.
Não retifico nada do que já escrevi.
Ao contrário do que aparentou em seus comentários, não tenho bandeira em paixão pelo assunto.
Primeiro: Os comparativos foram com milhas americanas e com o resto do mundo.
Segundo: Se conhece os EUA, sabe que lá cada estado tem uma legislação, e a região de teste liberado pra circulação desses veículos é limitada, então nem "milhas americanas" servem de referência.
Terceiro: Um dos principais fatores causadores de fatalidades em carros é o pacote de segurança, e lá também tem carro antigo rodando e em média os itens de série desse carro da Tesla deve ser maior que a média dos demais veículos em circulação. Favorecendo a estatística em relação ao Tesla por demais itens também, não necessariamente por conta da direção automática.

Quarto: Se ficou impressão de que torço contra essa tecnologia, está equivocada. Acredito que será muito mais segura que humanos dirigindo e torço muito por ela...

Por último: faz favor de ler e tentar entender o comentário no qual for emitir opinião...

Abraço.

Vinicius H
Pra que a "!" ? Li adequadamente antes e reli depois de seu comentário novamente. Não retifico nada do que já escrevi. Ao contrário do que aparentou em seus comentários, não tenho bandeira em paixão pelo assunto. Primeiro: Os comparativos foram com milhas americanas e com o resto do mundo. Segundo: Se conhece os EUA, sabe que lá cada estado tem uma legislação, e a região de teste liberado pra circulação desses veículos é limitada, então nem "milhas americanas" servem de referência. Terceiro: Um dos principais fatores causadores de fatalidades em carros é o pacote de segurança, e lá também tem carro antigo rodando e em média os itens de série desse carro da Tesla deve ser maior que a média dos demais veículos em circulação. Favorecendo a estatística em relação ao Tesla por demais itens também, não necessariamente por conta da direção automática. Quarto: Se ficou impressão de que torço contra essa tecnologia, está equivocada. Acredito que será muito mais segura que humanos dirigindo e torço muito por ela... Por último: faz favor de ler e tentar entender o comentário no qual for emitir opinião... Abraço.
Kelly Christina Carminato
respondi alguns comentarios e tenho plena certeza de que as pessoas que estão contra esta tecnologia não estão disponiveis nem pra testa-la , e nem pra ler os textos que se referem a ela, alias, vamos conversar serio! os caras estão abrindo um horizonte tremendamente novo e como tudo novo assusta os retrogrados. tenho certeza que vão quebrar a cara de muita gente e eu espero poder comprar um desses autonomos quando surgirem as versões comerciais. eu não tenho sindrome do airton senna não preciso mostrar pra ninguem como eu dirijo bem e bla bla bla tem coisas mais importantes que desconfiar de quem tirou o bumbum do sofa e esta mudando o mundo
Kelly Christina Carminato
primeiro, ninguem falou que era mais eficiente apenas citaram estatisticas, segundo estão comparando sim milhas americanas com milhas americanas terceiro, este autonomo esta em teste e em fase BETA se voce não sabe o que significa olha no google, vai ficar surpreso
Kelly Christina Carminato
os caras estão comparando milhas americanas com milhas americanas, faz favor. leia o texto!
Kelly Christina Carminato
concordo e tem gente que nem le o conteudo e ja sai vomitando opinião
Kelly Christina Carminato
ninguem dirige durante uma nevasca a orientação é parar o carro
Kelly Christina Carminato
ninguem falou isso
Exibir mais comentários