Temos que pegar: Pokémon Go chega ao Android e iOS

Aplicativo usa a realidade aumentada para colocar Pokémons ao seu redor. Seja um treinador você também!

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas
pokemon go

Na madrugada desta quarta-feira (6), fãs de Pokémon foram surpreendidos com o tão esperado Pokémon Go aparecendo nas lojas de aplicativos do Android e iOS. É oficial: o jogo de realidade aumentada, fruto de uma parceria da Nintendo com a Niantic Labs, já está pronto para o público e pode ser baixado.

Pokémon Go é um dos lançamentos mais esperados do ano. Com o uso da realidade aumentada na palma da sua mão, o jogo simula um mundo Pokémon ao seu redor, em que você pode ser um treinador Pokémon e capturar Pokémons que estão perto de você. A Niantic Labs, desenvolvedora do Ingress, parece ter usado a mesma tecnologia para colocar ginásios Pokémon e os pequenos monstrinhos ao seu redor.

Leia também: nosso hands-on e guia para você se tornar o melhor treinador do Pokémon Go

Durante os meus testes, o aplicativo não se mostrou perfeito, mas foi muito bem desenvolvido. Os gráficos são bons e o posicionamento de ginásios e Pokémons funciona bem em qualquer cidade. Eles usam informações do Google Maps para transformar lugares, como parques, praças, universidades e até igrejas em ginásios Pokémon. Em todos os lugares, é possível ver quais Pokémons existem perto de você. Para capturar, o Pokémon Go liga a câmera do seu celular e você precisa acertar a pokebola no alvo. Se errar, já era.

Fui tentar dormir mas esse Eevee não deixou. Ainda bem que eu capturei.
Fui tentar dormir mas esse Eevee não deixou. Ainda bem que eu capturei.

Em alguns países, também está disponível a Pokémon Go Plus, uma pulseira que permite a captura de Pokémons sem usar o celular. Nos Estados Unidos, ela sai por US$ 35. Infelizmente, o download nas lojas de aplicativos está limitado para a Austrália e Nova Zelândia. Em nota ao Wall Street Journal, a Pokémon Company, que cuida do licenciamento da marca para a Nintendo, disse para os usuários dos Estados Unidos e Japão esperarem um pouco pelo lançamento oficial.

Eis os links oficiais para download no Android e iOS. No entanto, por conta da trava por região, não é possível instalá-lo. Usuários de Android podem burlar o bloqueio do Google Play e baixar o Pokémon Go por este link. Como de praxe, a opção “Fontes desconhecidas” precisa estar habilitada em Configuração > Segurança. Como sempre, baixe e instale por sua conta e risco.

Infelizmente, parece que o aplicativo deixou de funcionar para quem não mora nos países em que o Pokémon Go foi originalmente liberado. Meu chute é que a Niantic viu que era possível burlar a trava por região e bloqueou o carregamento de Pokémons e ginásios fora da Austrália e Nova Zelândia. Uma pena — o jogo estava funcionando tão bem. Este post será atualizado caso o app passe a funcionar por aqui. Fique ligado!

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados