A Samsung anunciou nesta quinta-feira (7) seus primeiros cartões de memória UFS (Universal Flash Storage). Eles possuem dimensões parecidas com os microSD, mas são absurdamente mais rápidos: com taxas de leitura de até 530 MB/s, não perdem nada dos SSDs com interface SATA que estão dentro dos computadores.

Para fins de comparação, os microSD com padrão UHS–1 normalmente conseguem chegar a apenas 95 MB/s de leitura. Mas a maior vantagem do UFS pode ser a quantidade de operações de entrada e saída por segundo (IOPS): enquanto o UFS atinge até 40.000 IOPS em leitura aleatória, um bom microSD não costuma passar de 1.800 IOPS (e os HDs magnéticos de 7.200 RPM, coitados, ficam na casa dos 100 IOPS).

ufs-samsung-256gb

A ideia da Samsung é que esses novos cartões UFS sejam utilizados em dispositivos que fotografem e filmem em alta resolução, como câmeras de realidade virtual em 3D, drones e DSLRs. Com 170 MB/s de velocidade de escrita sequencial, um vídeo em Full HD de 5 GB demoraria apenas 30 segundos para ser gravado no cartão de memória. São 35.000 IOPS de escrita aleatória, contra apenas 100 dos microSD comuns.

Os cartões UFS permitem a leitura e escrita simultânea de dados, o que também dobra a capacidade de banda — e evita aquelas travadas irritantes no gerenciador de arquivos quando você estiver fazendo alguma operação na memória. Essa tecnologia também foi utilizada na memória interna dos smartphones e responsável por boa parte do avanço no desempenho dos Galaxy S6 em relação ao Galaxy S5.

samsung-ufs

O UFS é um padrão de mercado; os desenhos dos cartões foram patenteados pela Samsung, mas serão licenciados para permitir que outras fabricantes desenvolvam produtos compatíveis sem pagamento de royalties. Claro, nenhum smartphone à venda atualmente suporta o novo padrão — mas não seria nenhuma surpresa se um slot UFS viesse num futuro Galaxy Note 7 ou Galaxy S8.

Os novos cartões UFS da Samsung estarão disponíveis em capacidades de 32, 64, 128 e 256 GB. Os preços ainda não foram divulgados. Obviamente, não dá para esperar nenhuma pechincha.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Mello
cade esses cartões ??
Um Estranho No Ninho
Pelo que eu li em outra notícia do mesmo assunto, aparentemente os novos devices vão ser compátiveis tanto com o microSD quanto com o UFS, já os devices atuais não suportariam o UFS (obviamente)
Ed. Blake

Nem todo mundo pensa só em dinheiro jovem.
A Apple é exceção, não regra.

Sabia que a Volvo inventou o cinto de segurança e licenciou de forma a permitir que qualquer outra fabricante pudesse usar o produto sem pagamento de royalties? Imagina só, eles não queriam dinheiro com este produto, mas agregar valor à marca para ganhar em produtos futuros ao mesmo tempo em que promovem um mercado mais inovador (caso da Samsung), humano (caso da Volvo), ou seja lá o valor que a empresa queira passar aos admiradores da marca e da inovação em si.

Michael Loeps™

Não, é assim que se faz dinheiro, a Samsung criou um novo padrão, só que diferente da Sony elá sabe que não tem a mágica da Apple para manter o padrão exclusivo.

@Sckillfer

Eu tinha curiosidade também e comprei quando vi que ele tinha abaixado ao máximo, no fim um leitor de cartões fulero!

"32 giga... Só falta tu comprar os giga"

@Sckillfer

Já é difícil achar telefone com slot pra microSD, imagine esse... E nem corrige um dos maiores defeitos do microSD, que é sua fragilidade. Sdds M2 da Sony!

Tá bem na hora do responsável pelo microSD atualizar o padrão, nem que seja pra usar UFS através do formato existente, como o SATA 3.1 faz com o PCI-e!

Berg

a pequeno prazo acho que será assim mesmo, porem quando eles estiverem tão acessivel quandos os micro sd's acho que não terá porque manter o outro formato, a não ser que consigam velocidades de transferencia iguais ou superiores a esse novo treco ai.

Higo

Não entendi... Retrocompatibilidade é algo comum.

Keaton

Como esses cartões são finos pra caramba, dúvido que existirão adaptadores deles para microSD e vice versa... (não que tenha alguma vantagem, mas... vai saber, o pessoal inventa de querer esse tipo de coisa.)

Hemerson Silva

O futuro está aí. Mas aí vc já está querendo demais.

Michael Kuvabata

Muito bom, acho que o importante é estar em produção ai é uma questão de tempo e não é muito, se pensar nas evoluções que tivemos em poucos anos.

Will

Mas como a Samgung é líder de vendas e se todos os celulares tiverem esse formato, todo mundo vai adotar rápido, heheh.

Thiago Sabaia

Ai o pedido de patente seria recusado, pois iriam classificar como copia. E esperar que os novos aparelhos suportem ambos cartões no mesmo slot, como ocorreu por um tempo com o M2 e MicroSD nos aparelhos da Sony quando ela começou a abandonar o M2.

Ed. Blake

"(...)os desenhos dos cartões foram patenteados pela Samsung, mas serão
licenciados para permitir que outras fabricantes desenvolvam produtos
compatíveis sem pagamento de royalties." - É assim que se faz inovação tecnológica!

Higo

Qual seria a utilidade disso? De qualquer maneira, vc não aproveitaria o ganho de velocidade pois o barramento é totalmente diferente. Útil vai ser se o slot tiver retrocompatibilidade com os SDs atuais.

Exibir mais comentários