Início » Aplicativos e Software » Como usar o Cerberus para rastrear um celular roubado

Como usar o Cerberus para rastrear um celular roubado

O Cerberus Antirroubo é um dos melhores apps para rastrear seu smartphone em caso de perda ou roubo. Aprenda aqui a usá-lo.

Emerson Alecrim Por

Cerberus antirroubo

Cerberus. Esse é o nome de um dos aplicativos que é recomendável instalar assim que você compra um smartphone Android. Com a ferramenta, você pode rastrear em tempo real o aparelho em caso de perda ou roubo e, se for o caso, tirar fotos do ladrão, acionar um alarme sonoro, bloquear o dispositivo e até apagar dados. Como? Mostramos tudo o que você precisa saber sobre o Cerberus nas próximas linhas.

Primeiros passos

O primeiro passo consiste, obviamente, em instalar o Cerberus Antirroubo a partir do Google Play. O app requer o Android 4.0.3 ou superior. Na sequência, o Cerberus pedirá que você conceda vários tipos de permissões, como tirar fotos, visualizar as suas mensagens e modificar as configurações do sistema.

Aplicativo espião:veja como rastrear um celular roubado

É importante que você dê as permissões requisitadas, do contrário, o bloqueio remoto do smartphone e o comando para apagar dados em caso de roubo, por exemplo, podem simplesmente não funcionar.

Cerberus

Na etapa a seguir, você terá que criar uma conta no serviço. Você precisa apenas informar nome de usuário, senha e email. Por fim, o aplicativo exibirá algumas instruções básicas e pedirá que você ative os direitos de administrador. Pressione Ativar.

Como configurar o Cerberus

Agora você será direcionado à tela de configuração. Nela, você pode ativar ou desativar funções do Cerberus. Eis as principais:

- Ocultar ícone na lista de apps: ao ativar essa opção, o ícone do Cerberus não aparecerá entre seus aplicativos, assim, terceiros que estiverem bisbilhotando o smartphone não conseguirão encontrar o app e, consequentemente, desinstalá-lo. Abaixo, em Mudar o código de discagem, dá para definir um número para ser discado quando você precisar abrir o aplicativo. Guarde-o bem;

- Administrado do dispositivo — Estado: se você não ativou a administração do dispositivo logo após a instalação, pode fazê-lo aqui. É importante que você habilite essa opção porque, com ela, o Cerberus conseguirá apagar dados remotamente e bloquear a tela, por exemplo;

Cerberus - configuração

- Proteger o administrador do dispositivo: habilite essa opção, pois ela só permitirá a remoção da função de administrador com digitação de nome de usuário e senha;

- Bloquear o menu de energia: com essa opção, o aparelho não poderá ser desligado na tela de bloqueio, mesmo que a pessoa pressione o botão liga/desliga;

- Bloquear a barra de status: ativando esse item, terceiros não conseguirão expandir a barra de status, o que impede um ladrão de mudar a opções de acesso rápido do Android;

- Backup remoto: aqui você configurar o Cerberus para fazer backup de seus dados no Dropbox ou no Google Drive (requer login nesses serviços);

Cerberus - backup

- Apagar a memória: se, mesmo rastreando, você perceber que não conseguirá recuperar o seu smartphone, será possível ao menos apagar os seus dados a partir de um comando remoto. Para isso, habilite essa opção. Se você usa cartão de memória, ative também o item Apagar cartão SD;

- Salvar o histórico: essa opção guarda o histórico de localização do aparelho. Assim, caso o smartphone seja desligado, você ao menos conseguirá saber qual o último lugar em que ele foi rastreado.

Captura automática de foto

Indo no menu do Cerberus, você pode acessar outro recurso importantíssimo do aplicativo: a captura automática de foto. Com ela, você pode configurar a ferramenta para ativar a câmera frontal e tirar foto automaticamente da pessoa que manipula o aparelho em uma das seguintes situações:

- Senha incorreta: em Tentativas sem sucesso, você pode escolher o número de vezes que a sequência tem que ser digitada incorretamente para o disparo da foto ocorrer (uma, duas ou três vezes);

- Alarme interrompido: se o Cerberus disparar um alarme, provavelmente o ladrão tentará desligá-lo e, com isso, olhará para a tela. O Cerberus aproveita essa situação para tirar uma foto do indivíduo;

- Mensagem descartada: se você exibir uma mensagem no smartphone, o Cerberus tirará uma foto se a pessoa fechar a janela do recado.

Cerberus - captura de foto

Em todas essas situações, o Cerberus enviará as fotos capturadas ao seu email.

Verificador do SIM card

Você pode usar o Cerberus em aparelhos dual SIM (chip) ou mesmo em mais de um smartphone. Para isso, é importante que você ative o Verificador do SIM card para saber se os seus chips atuais estão autorizados.

Se um chip não autorizado for colocado no smartphone, você pode receber alertas sobre essa mudança em outro número de celular ou mesmo por email. Basta deixar as opções Localização do dispositivo, Informação do SIM card e Enviar alertas também por email habilitadas.

Cerberus - verificador do SIM card

Meu smartphone foi roubado! E agora?

Aconteceu o pior: você perdeu o seu smartphone ou o aparelho foi roubado. É hora de colocar o Cerberus em ação para tentar reavê-lo. Para tanto, acesse o site www.cerberusapp.com e clique em Entrar. Ali, informe o seu nome de usuário e senha.

Você está agora no dashboard do Cerberus. É fácil utilizá-lo. A barra superior mostra quais os aparelhos você está rastreando. Escolha aquele que foi perdido ou roubado e o Cerberus emitirá um comando para localizá-lo. Se tiver sucesso, ele mostrará a localização aproximada do smartphone no mapa mais abaixo.

Cerberus - site

No menu à esquerda, você consegue executar uma série de comandos. Iniciar rastreamento é o mais importante, mas você também pode obter informações sobre o dispositivo (rede Wi-Fi atual, operadora que está sendo usada, entre outros dados), bloquear o aparelho com código, mostrar uma mensagem na tela do celular (você digita a frase que quiser) e iniciar o modo de emergência (o Cerberus passa a atualizar automaticamente os dados de localização do dispositivo), por exemplo.

Outras opções incluem capturar vídeo (a câmera será acionada remotamente), gravar áudio, obter registros de SMS, carregar o histórico de chamadas, enviar mensagem, apagar dados da memória interna ou do cartão SD, entre vários outros recursos.

Cerberus - site

Email com foto enviada pelo Cerberus

Email com foto enviada pelo Cerberus

Como dá para notar, o Cerberus é um aplicativo poderosíssimo. Mas você precisa que o smartphone esteja conectado a uma rede Wi-Fi ou a uma rede de dados (3G / 4G) para que a ferramenta funcione, certo? Não, necessariamente: você também pode enviar comandos por mensagem a partir da opção Enviar SMS do menu à esquerda.

Se você enviar uma mensagem para o seu aparelho com o comando cerberus senha lock código (troque senha pela sua combinação; código é sequência definida por você; mas não se preocupe: essas informações não serão exibidas no smartphone), por exemplo, o celular será bloqueado. A lista de comandos do Cerberus completa pode ser obtida aqui.

* * *

Antes de encerrar, duas observações importantes. A primeira é que o Cerberus é um aplicativo pago. Você pode usá-lo gratuitamente por um período de testes, depois precisa desembolsar um valor próximo a R$ 10 para mantê-lo — para os recursos oferecidos, um preço bastante acessível.

O segundo detalhe é que todas as ações disponíveis no site do Cerberus também podem ser executadas em outro smartphone: junto com o Cerberus também é instalado um cliente (Cliente Cerberus) que tem justamente a função de dar acesso às funções de rastreamento encontradas no site.