A Boeing encontrou uma utilidade para o Google Glass

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
google-glass-brin

Os óculos de realidade aumentada do Google foram um fracasso, mas pelo menos alguém encontrou uma boa utilidade para ele. Os funcionários da Boeing concluíram com sucesso um projeto piloto que consistia em instalar partes elétricas das aeronaves com a ajuda de informações mostradas por meio do Google Glass. Resultado: o tempo gasto na montagem diminuiu 25%, segundo a CIO.

Quem entra num avião nem imagina a complexidade e os emaranhados de fios que ligam as partes elétricas umas nas outras — algumas delas do tamanho de uma pessoa. São inúmeros fios, de diversos comprimentos e espessuras. Por isso, os técnicos da Boeing normalmente seguem à risca instruções de montagem que estão em arquivos PDF.

Até então, funcionava assim: para conectar uma peça na outra, os funcionários tinham que abrir os PDFs em seus notebooks, dar um monte de Ctrl+F para localizar os códigos dos componentes, depois cortar os fios no tamanho certo e então descobrir onde ligar cada coisa. Isso já era meio trabalhoso quando você montava seu desktop e torcia para a fonte não pegar fogo no primeiro boot, então não deve ser muito prático com uma máquina de uns 40 metros de comprimento que carrega centenas de pessoas a 10.000 metros de altitude.

boeing-737-novo
boeing-google-glass

Com a documentação adaptada para o Google Glass, todas as informações ficam no campo de visão do técnico, e é possível dar comandos de voz para obter instruções de instalação para um componente específico. Como os funcionários trabalham com vários dados sob sigilo industrial, a Boeing desenvolveu um sistema de autenticação que se baseia em escanear um QR Code exibido por um computador específico da empresa.

A ideia não é nova: a Boeing chegou a fazer testes com realidade aumentada em 1995 (!!!), mas na época não existia um hardware com duração de bateria, qualidade de tela e peso que possibilitasse o serviço. Quem diria que o Google Glass seria a solução para resolver esse problema?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados