Início » Gadgets » A Boeing encontrou uma utilidade para o Google Glass

A Boeing encontrou uma utilidade para o Google Glass

Paulo Higa Por

Os óculos de realidade aumentada do Google foram um fracasso, mas pelo menos alguém encontrou uma boa utilidade para ele. Os funcionários da Boeing concluíram com sucesso um projeto piloto que consistia em instalar partes elétricas das aeronaves com a ajuda de informações mostradas por meio do Google Glass. Resultado: o tempo gasto na montagem diminuiu 25%, segundo a CIO.

google-glass-brin

Quem entra num avião nem imagina a complexidade e os emaranhados de fios que ligam as partes elétricas umas nas outras — algumas delas do tamanho de uma pessoa. São inúmeros fios, de diversos comprimentos e espessuras. Por isso, os técnicos da Boeing normalmente seguem à risca instruções de montagem que estão em arquivos PDF.

Até então, funcionava assim: para conectar uma peça na outra, os funcionários tinham que abrir os PDFs em seus notebooks, dar um monte de Ctrl+F para localizar os códigos dos componentes, depois cortar os fios no tamanho certo e então descobrir onde ligar cada coisa. Isso já era meio trabalhoso quando você montava seu desktop e torcia para a fonte não pegar fogo no primeiro boot, então não deve ser muito prático com uma máquina de uns 40 metros de comprimento que carrega centenas de pessoas a 10.000 metros de altitude.

boeing-737-novo

boeing-google-glass

Com a documentação adaptada para o Google Glass, todas as informações ficam no campo de visão do técnico, e é possível dar comandos de voz para obter instruções de instalação para um componente específico. Como os funcionários trabalham com vários dados sob sigilo industrial, a Boeing desenvolveu um sistema de autenticação que se baseia em escanear um QR Code exibido por um computador específico da empresa.

A ideia não é nova: a Boeing chegou a fazer testes com realidade aumentada em 1995 (!!!), mas na época não existia um hardware com duração de bateria, qualidade de tela e peso que possibilitasse o serviço. Quem diria que o Google Glass seria a solução para resolver esse problema?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emanuel Schott
Difícil ser testado custando U$1000.
Leandro Nascimento
meu sonho ainda é comprar esse treco... mas a google fode mesmo, porra, por que não vendem o negocio direito?!
Caillou
imagina pokemon go com isso
BassVix
Me desculpe aí, mas fracasso?!?!? Você deve ter se baseado em marketing de concorrência. Não foi um fracasso, foi um insucesso no nicho que a Google tentou conquistar. Pra mim ela não começou nem errada e nem foi certa, filtrou usuários pelo alto custo (será que realmente precisava cobrar tanto?, Logo a $$ Google $$?), levou a uso em locais interessantes, mas então nesse mesmo aspecto também acabou sendo "fisgada" por problemas gerados por isso. O usuário não usavam a realidade aumentada mas sim foto e filmagem. Desenvolvedoras não sabiam o que criar de apps. Os estabelecimentos começaram a criar barreiras para uso do Glasse, até que se tornou insustentável a Google perder tempo com um hardware com potencial mas usuários não sabendo usar, desenvolvedoras não sabendo o que produzir e empresas/estabelecimentos criando empecilhos (com razão) para o uso. Fora ainda a rejeição de ver alguém usando, assim como até hoje existe sobre conversar COM o celular para comandos via Google Now, Cortana e Siri. Eu creio que a falha maior foi a Google ter lançado fora da época, não por falha dela, mas porque o mundo não estava (está?) preparado para isso.
Rômulo Pacheco
Acho que nem foi um fracasso. Foi só uma etapa para o produto amadurecer e depois voltar.
Junior
Logo será subtituído pelo Hololens que me parece ser bem melhor no quesito realidade aumentada e capacidade de funcionalidades
Keaton
Fracasso para usuários? Talvés. Mas fracasso total? Acredito que não, ele encontrou um nicho de usuários. O principais problemas, que eu vi, foram: 1. o preço cobrado, que era meio alto (mesmo pro pessoal do EUA) para um produto que ninguém sabia para que servia de fato (se é que servia para algo na mão de curiosos) 2. a paranoia anti-googleglass que se tornou vários lugares (como se não tivesse jeito mais discreto de filmar... apenas dizendo...) [não sei se dá pra incluir, mas o surgimento de apps porns no glass - pouco antes do google banir esse tipo de app lá]
Ciro Moises Seixas Dornelles
POKEMON GO CADE???
Comediante
E eu que pensei que a utilidade disso ia ser video do tipo upskirt em escadas de shopping...
Baidu feat MC Brinquedo
Só eu tenho medo de virar estrábico por conta desse Google Glass?
Baidu feat MC Brinquedo
Para isso: http://bit.ly/29TJMHe Obs: É preciso ler até o final.
Juliano Dorneles dos Santos
Pois é... pelo que mostram, parece pronto. E ficam nessa de exclusividade... só na mão dos tais "explorers".
Weller Santibanez
Mas pelo que li, eles ainda desenvolvem, porém agora em "segredo".
Ricardo - Vaz Lobo
Em que o GGlass teria utilidade?
Juliano Dorneles dos Santos
Um fracasso pois não foi produzido para o público! Ficaram de mimimi e colocando só na mão de alguns considerados por eles como VIPs. Nenhum produto tem sucesso sem ser utilizado. Eu sempre pensei que o Glass tivesse tudo para dar certo... mas demoraram demais e perderam a janela.
Rodrigo Gommes
Pior que esses dias eu tava pensando no Cardboard, e me questionei sobre o Glass... Nem tinha reparado que o negócio parou....
Feripe Hatsune
Mais um respiro na vida do conturbada do Glass. Não sabia que a parte elétrica dos aviões era tão artesanal assim, com tolerância zero para erros.
Guilherme Leoni
Muito interessante. Felizmente, conseguiram dar mais um motivo para a existência do Glass.